MídiaOn

NOTÍCIAS

PF prende 13 pessoas em quatro estados em nova operação contra líderes de seita religiosa com base em MG, restaurante em Luís Eduardo Magalhães, é interditado

Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018 / Brasil

O restaurante de Luis Eduardo Magalhães também está interditado - fica na Avenida JK - Foto: Blogbraga

Foto: Blogbraga

 

Restaurante "Poços Grill" é interditado em Poços de Caldas pela Polícia Federal (Foto: João Daniel Alves / EPTV)

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (6) uma nova operação contra uma seita religiosa investigada desde 2011. A organização conhecida como "Comunidade Evangélica Jesus, a verdade que marca" é suspeita de manter fiéis em situação análoga à escravidão em propriedades rurais e empresas em Minas Gerais e Bahia, e ainda se apoderar de todos os bens das vítimas. Pelo menos 13 pessoas foram presas, sendo oito apenas no Sul de Minas. Nove pessoas ainda estão foragidas, entre elas "Pastor Cícero", considerado o líder do grupo. Ele já havia sido preso em 2015Dezessete estabelecimentos foram pré-interditados. A Operação "Canaã – A Colheita Final" acontece com apoio do Ministério do Trabalho e também cumpre 42 mandados de busca e apreensão.

Entre os alvos da operação estão investigados em pelo menos quatro cidades do Sul de Minas – Poços de Caldas, Pouso Alegre, Minduri e São Vicente de Minas. Em Poços de Caldas, o restaurante "Poços Grill" foi interditado pela Polícia Federal durante a manhã. A gerente do estabelecimento foi presa no local. Ela seria a responsável pela seita na cidade. Além dela, foram presas duas pessoas em Pouso Alegre, Três em São Vicente de Minas e duas em Minduri.

Em Pouso Alegre, foram interditados os restaurantes "Circuito das Águas" e "Café Bourbon". Todos esses estabelecimentos seriam comandados pela seita religiosa. Conforme as investigações, os funcionários desses estabelecimentos eram fiéis que não recebiam pelo trabalho.

Segundo as investigações da Polícia Federal, mesmo após duas outras operações realizadas em 2013 e 2015, os líderes da seita continuaram a cometer crimes de exploração. A seita estaria em plena expansão, com novas fazendas sendo adquiridas em vários estados. A promessa do grupo, conforme a PF, é que a "besta" estaria vindo e dentro das comunidades, todos estariam protegidos no dia do apocalipse. Em 2016, 43 pessoas ligadas à seita foram indiciadas pela Polícia Federal por crimes como lavagem de dinheiro e trabalho escravo.

Gerente de restaurante é detida pela Polícia Federal em Poços de Caldas (Foto: João Daniel Alves/EPTV)

Os trabalhos também acontecem nas cidades de Contagem, Betim, Madre de Deus e Andrelândia (MG), além do estado da Bahia, em Ibotirama, Luis Eduardo Magalhães, Wanderley e Barra, e São Paulo (SP).

Além de manter trabalhadores em condições de escravos, os líderes da seita religiosa são investigados por tráfico de pessoas, estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Policiais estiveram na sede no Ministério do Trabalho em Poços de Caldas (MG) (Foto: João Daniel Alves/EPTV)

Os líderes teriam aliciado pessoas na sede de uma igreja em São Paulo (SP). As vítimas foram induzidas a doarem todos os bens para a organização criminosa. Depois de trabalhos psicológicos e de doutrina, as pessoas eram levadas para centros de convivência em zonas rurais e urbanas de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

Nos locais,eram submetidos a trabalhos em estabelecimentos comerciais e lavouras sem remuneração. Com o trabalho escravo e a apropriação de bens das vítimas, os líderes viviam de patrimônios luxuosos e altos faturamentos.

Trabalhadores eram mantidos em fazendas e não recebiam salários (Foto: Reprodução/EPTV/Arquivo)

As investigações apontaram que o grupo também conseguiu expandir investimentos para o estado do Tocantins, com exploração ilegal.

Com a terceira frase da operação nesta terça-feira, os investigados podem cumprir até 42 anos de prisão, em caso de condenação. Segundo a polícia, a operação é uma referência bíblica à terra prometida.

O G1 tenta contato com os advogados da seita religiosa, mas até a publicação desta reportagem, ainda não tinha conseguido retorno.

Operação "Canaã" em 2013

A seita começou a ser investigada em 2011,  e os trabalhos resultaram na deflagração da "Operação Canaã" em 2013, quando a Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho fizeram inspeções em propriedades rurais. As precárias condições de alojamento e trabalho foram denunciadas aos órgãos.

Na época, cerca de 800 integrantes da organização moravam em cinco fazendas em São Vicente de Minas e Minduri. Conforme as investigações da época, foi identificado um sofisticado esquema de exploração do trabalho humano e lavagem de dinheiro levado a cabo por dirigentes e líderes religiosos.

Dois membros da seita religiosa "Jesus a verdade que marca" foram presos por apropriação indébita de cartões do programa "Bolsa Família" e de aposentadoria durante a operação.

Operação “De Volta para Canaã” em 2015

Já em 2015, uma nova operação prendeu seis líderes da seita religiosa. Segundo a PF, o pastor que é um dos principais líderes da organização foi preso em Pouso Alegre (MG), e outras cinco pessoas, que formariam a cúpula da seita religiosa, foram detidas em Minas Gerais e Bahia.

Além disso, foram bloqueados bens que pertencem aos líderes da seita, entre eles 39 imóveis rurais em Minas Gerais e Bahia, além das contas físicas e jurídicas dos envolvidos.

Em 2015, Integrantes de seita foram levados para sede da Polícia Federal em Varginha (Foto: Ernane Fiuza/EPTV/Arquivo)


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Moto com placa de Barreiras, suspeita de roubo e chassi adulterado é apreendida em Poção-PE

Domingo, 04 de Fevereiro de 2018 / Brasil

A Guarnição realizava rondas no Sítio Cordeiro de Baixo, zona Rural em Poção-PE, quando percebeu a aproximação de uma motocicleta HONDA CG/125, na cor preta e placa OVD-7128 de Barreiras, e ao tentar abordar o referido veículo e determinar que o condutor parasse, o mesmo desembarcou do veículo e adentrou o matagal em desembalada carreira, deixando para trás a moto e sua carteira de identidade. 

Ao realizarem busca no SINESP Cidadão, foi constatado que a placa que estava no veículo não confere com a numeração do final do CHASSI, sendo o número final do numeral do CHASSI (16671) e da moto o final (23) e o restante da numeração estavam suprimidas. 

A motocicleta foi apreendida e presentada na Delegacia de Polícia Civil local. A guarnição fez várias diligências, mas não houve êxito na busca do suspeito de nome Renato Manassés Maciel.

O fato aconteceu na tarde deste domingo (04), por volta das 13h.


Blogbraga/Release da polícia de Poção-PE enviada a nossa redação

Compartilhar no Whatsapp

Família procura por homem que desapareceu em Mauá

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 / Brasil

Bom dia Braga, a minha pauta é a seguinte: meu tio está desaparecido há quinze dias.

Joilson Xavier Neves, 57 anos, morador da cidade de Mauá, na grande São Paulo, saiu de casa no dia 17 de janeiro de 2018 e, desde então, ele não retornou.

Saiu sem documento, celular ou dinheiro, vestindo uma camiseta polo e uma bermuda bege. De início, suspeitamos que ele poderia ter passado mal ou perdido a memória, já que ele não tinha desavença alguma com ninguém para pensarmos na possibilidade de um sequestro, por exemplo.

Conforme os dias foram passando, conseguimos reunir um mutirão de mais ou menos 100 pessoas que se dividiu para procurá-lo por todo o ABC. Fomos em todos os lugares possíveis, fizemos buscas em mata fechada próxima a casa dele, e até o momento a única coisa que temos são algumas imagens de câmeras de segurança de comércios próximos de onde ele mora, que registrou a sua passagem alguns minutos depois que ele saiu de casa. Fora isso, nem sinal.

Joilson tem uma esposa, dois filhos, uma neta e próximo a ser vô novamente. Quatro dias antes de seu desaparecimento teve a maior emoção da sua vida, que foi casar sua filha. Ele tee algumas crises de labirintite nos últimos tempos, toma remédios controlados, e provavelmente quando saiu de casa planejava ir até a casa do seu irmão, que mora próximo, e simplesmente desapareceu no meio do caminho.

E eu fico pensando em todas as possibilidades de acontecimentos, e cada vez faz menos sentido, como uma pessoa sã, com família estruturada, andando em meio a um monte de gente, desaparece desse jeito?

Imagino que recebam muitos casos assim, aliás, casos de desaparecimento é o que mais tem por aí. Mas já que esse está na sua mão agora, pensa no que já ouviu por aí a respeito da comunicação, e pensa no poder que ela tem! Além disso, pensa no desespero de oito irmãos, um pai e uma mãe, dois filhos (uma recém casada e o outro com a mulher prestes a ter bebê), todos procurando por notícias dele e todos esses dias indo dormir com a cabeça vazia, desolados, sem saber o que pensar.

Peço desculpas se fui um pouco sensacionalista, quem já passou por esse tipo de situação pode entender, estou aflita vendo o sofrimento de toda minha família e estou fazendo a minha parte da forma que posso. 

Contato de família:
Fagner Neves (filho): 11 99859-1906
Meu número: ‪11 94641-3648‬


Blogbraga/Participação e fotos de internauta de Mauá-SP

Compartilhar no Whatsapp

Filho do cantor Cristiano Neves morre em acidente na BR-135 próximo a cidade de Corrente

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018 / Brasil

Um acidente de trânsito que ocorreu na manhã desta terça-feira (30), por volta das 06h30, tirou a vida Adhemir Teixeira Neves, filho e empresário do cantor Cristiano Neves.

O acidente aconteceu na BR-135, imediações do município de Corrente, no Piauí. De acordo com informações da Polícia Militar, havia oito passageiros dentro da van que ia do Ceará em direção a São Paulo. O Major Hortêncio, comandante da PM, disse que estava chovendo pela manhã quando o motorista do carro foi realizar uma curva fechada, onde perdeu o controle da direção do veículo, vindo a capotar. Ainda conforme a PM, sete pessoas tiveram ferimentos leves e uma pessoa veio a óbito no local.

As causas do acidente serão investigadas pela polícia. Os outros integrantes da banda foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Corrente e encaminhados ao Hospital Regional, João Pacheco Cavalcanti. O pai da vítima, o cantor Cristiano Neves, é natural de Barro Alto, cidade localizada na região de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro/Fotos: Redes sociais

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA PRORROGA CAMPANHA QUITA FÁCIL ATÉ MARÇO

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018 / Brasil

Os descontos são de até 90% para a liquidação de débitos em atraso

A Caixa Econômica Federal prorrogou, até 31 de março, a campanha denominada Quita Fácil, voltada para aproximadamente 2,5 milhões clientes pessoa física e 150 mil clientes pessoa jurídica com contratos de crédito em atraso. Uma das oportunidades da campanha é que os clientes poderão ter descontos de até 90% sobre o valor original da dívida, nos casos de pagamento à vista.

A superintendente de Gestão de Adimplência da CAIXA, Eugênia Regina de Melo, ressalta que a ação busca auxiliar o cliente a administrar suas finanças. “É uma campanha muito atrativa porque permite que o cliente organize sua vida, colocando em dia o que saiu do controle, e inicie 2018 sem dívidas”.

Desde maio de 2017, a campanha já regularizou contratos de mais de 467 mil clientes pessoa física e mais de 67 mil clientes pessoa jurídica.

O atendimento da campanha Quita Fácil é feito por meio do site http://www.negociardividas.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 8068 (opção 8). Os clientes também podem procurar qualquer agência da CAIXA, que conta com empregados qualificados para orientar o cliente acerca da melhor alternativa para a regularização de dívidas em atraso.


Blogbraga/Caixa

Compartilhar no Whatsapp

Relator aumenta pena de Lula para 12 anos e um mês de prisão

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018 / Brasil

O relator da apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, João Pedro Gebran Neto, votou para manter a condenação do petista na Lava Jato no caso do triplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena dele para 12 anos e um mês de prisão. 

O caso envolve a compra e reforma da cobertura no edifício Solaris, negócio estimado em R$ 2,4 milhões e pago pela empreiteira OAS, vencedora de licitações fraudadas e superfaturadas na Petrobras. Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sérgio Moro, em julho do ano passado. 

Gebran Neto sustentou que o ex-presidente e a família dele tinham ciência de que não iriam pagar pelo apartamento que estava reservado a eles.

— Relativamente à aquisição do apartamento, reforma e mobiliários, restam demonstradas materialidade, autoria, com relação ao réu Luiz Inácio Lula da Silva. Inevitável conclusão idêntica ao réu José Adelmário Pinheiro [dono da construtora OAS]. De um lado tem-se o corrupto, de outro lado tem-se o corruptor.

O magistrado concordou com o que as investigações apontaram, de que havia uma conta extraoficial da OAS para beneficiar o PT, com saldo de aproximadamente R$ 16 milhões. Foi dessa conta que a empreiteira pagou o triplex.

— Havia um caixa único [na OAS para o PT] e dele eram pagos agentes políticos. Crimes dessa espécie não passam recibo.

A defesa sustentava que o imóvel sempre esteve em nome da construtora OAS, argumento que foi rebatido pelo desembargador.

— A situação é identica a se o apartamento tivesse sido colocado no nome de um laranja. É como se a OAS fosse um laranja [do ex-presidente].

A transferência só não foi feita para o nome de Lula ou de algum familiar havia ocultação de patrimônio, de acordo com o Gebran Neto.


Blogbraga/Fonte: R7 Foto: Paulo Whitaker

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DA CAIXA: Eficiência e Capital

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018 / Brasil

A Caixa Econômica Federal informa que aprovou, por meio do seu Conselho de Administração, nesta terça-feira (23), a atualização do plano de contingência de capital do banco. Essa atualização permite que a instituição assegure o cumprimento das exigências regulatórias e prudenciais previstas no Acordo de Basileia III para os anos de 2018 e 2019.

A CAIXA vem implementando medidas visando maior eficiência e a otimização do capital. O banco reduziu despesas, ajustou processos de alocação de capital, aprimorou a gestão da carteira de crédito usando a estratégia do Retorno Ajustado ao Risco (RAROC), ampliou a margem de contribuição de seus produtos e serviços, ajustou o benefício pós-emprego para equacionamento do passivo atuarial e realizou a disseminação da cultura de risco, dentre outras ações. O processo de ajuste é contínuo e permanente, conforme previsto no novo Planejamento Estratégico da CAIXA.

O plano de contingência de capital vem sendo implementado desde o início de 2017 com adoção de medidas para fortalecer a governança corporativa e a gestão da estrutura de capital. Dentre as medidas previstas no plano, destacam-se: a recapitalização pelo Tesouro Nacional dos dividendos a serem pagos pela CAIXA relativos aos exercícios de 2017 e 2018; a emissão de instrumentos de dívida perpétua (capital de nível I) no mercado internacional; e a securitização e venda de carteiras de crédito sem retenção de riscos.

Com a atualização do plano, a CAIXA assegura o cumprimento do seu planejamento para 2018, incluindo o orçamento previsto para habitação popular, sem a necessidade da emissão de instrumento de dívida junto ao FGTS.

Aplicação do novo Estatuto da CAIXA

A Caixa Econômica Federal decidiu, por meio de seu Conselho de Administração, o início imediato de processo competitivo de seleção, com apoio de empresa especializada, para todos os cargos de vice-presidente, nos termos previstos no novo Estatuto do banco. Este processo de seleção ocorrerá nos próximos 12 meses.

Conforme previsto no inciso II do artigo 142 da Lei 6.404/76, na Lei 13.303/16, regulamentada pelo Decreto Presidencial 8.945/16, e mediante atribuição de competência pelo novo Estatuto da CAIXA (inciso XVI do artigo 25), ficou decidida a destituição ad nutum do vice-presidente Corporativo, Antônio Carlos Ferreira; do vice-presidente de Governo, Roberto Derziê de Sant’Anna; e da vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Deusdina dos Reis Pereira.

Deliberou-se, ainda, restituir ao cargo o vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital, José Henrique Marques da Cruz, em razão da constatação, em investigações interna e independente, de ausência de elementos suficientes para configuração de sua responsabilidade.

A primeira etapa do processo de seleção abrangerá as vice-presidências Corporativo; Governo; Fundos de Governo e Loterias e Administração e Gestão de Ativos de Terceiros.

Foi aprovado ainda o início do processo de contratação de empresa especializada para rever a estrutura organizacional da CAIXA.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

O COTIDIANO DAS PESSOAS DE LEM, REGIÃO E DO BRASIL: INTERNAUTA DE TOLEDO-PR

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018 / Brasil

Recebemos fotos de um internauta do Blogbraga da Cidade Toledo, município do Paraná. Segundo o internauta que é bastante conhecido como Baiano, é tão fã do Blogbraga que veste a camisa.

Baiano recebeu em casa uma Camisa do Blogbraga e nos enviou a foto.

Baiano tem uma loja no Camelódromo na Av. Maripá, Box -03, nº 1055- Centro, Toledo/PR. 

Baiano, é tão fã do http://www.blogbraga.com.br que não fica um dia sem acessar o blog e ensina as pessoas do local e seus clientes a acessarem o Blogbraga.

A equipe do Blogbraga agradece ao internauta pelo carinho e atenção prestada ao mesmo. O Blogbraga mostrando o dia a dia das pessoas de LEM da região e do Brasil (Toledo), e a vida segue na normalidade!!


Blogbraga/Cotidiano

Compartilhar no Whatsapp

Febre amarela: sintomas, transmissão e prevenção

Domingo, 14 de Janeiro de 2018 / Brasil

Sintomas

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Transmissão

A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

Prevenção

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

A população de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia receberá a dose fracionada da vacina de febre amarela. A meta é vacinar 95% de 19,7 milhões. O objetivo é evitar a circulação e expansão do vírus. 


Blogbraga/Fiocruz

Compartilhar no Whatsapp

Procurador do TCU é contra uso do FGTS para socorrer a Caixa Econômica Federal

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018 / Brasil

A Caixa Econômica Federal pode se transformar no "novo BNDES" do governo Michel Temer com a injeção de recursos do FGTS, avaliam os críticos da operação de capitalização de R$ 15 bilhões do banco com recursos do fundo dos trabalhadores. A comparação é uma alusão aos aportes bilionários feitos pelo Tesouro no BNDES a partir de 2009, que "incharam" a capacidade do banco e que passaram a ser cobrados pelo governo no ano passado.

Contrário à operação, que terá ainda que ser aprovada pelo Conselho Curador do FGTS, o procurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), Julio Marcelo, alertou que o socorro poderá representar uma reedição do caso do BNDES durante os governos Lula e Dilma Rousseff, que começou com o Tesouro emprestando R$ 12 bilhões e, no final de seis anos, já tinha emprestado R$ 500 bilhões. Esses empréstimos foram usados para turbinar o crédito de empresas e setores durante os governos do PT.

Nesta segunda-feira (8), o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, acertou com o presidente Michel Temer a liberação de R$ 2 bilhões a Estados e municípios. A concessão desses empréstimos pela Caixa e pelo Banco do Brasil está provocando uma ciumeira entre os governadores e é moeda de troca de apoio para aprovação da reforma da Previdência. Para o presidente do Insper, Marcos Lisboa, a Caixa não tem funcionado como banco comercial e o governo já teve de aportar recursos diversas vezes.


Blogbraga/Agência Estado

Compartilhar no Whatsapp

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, CAIXA E BB DIVULGAM CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO PIS/PASEP PARA PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS

Terça-feira, 09 de Janeiro de 2018 / Brasil

Mais de 4,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com a nova redução da idade para o saque de cotas do PIS/PASEP estabelecida pela MP 813/2017

O pagamento de cotas do PIS/PASEP para pessoas com mais de 60 anos terá início no dia 24 de janeiro. Esta nova etapa de saques beneficia mais de 4,5 milhões de cotistas do PIS e do PASEP que poderão efetuar o saque de R$ 7,8 bilhões disponíveis nas instituições financeiras.

O crédito em conta automático para os beneficiários com conta corrente ou poupança individual na CAIXA e no Banco do Brasil será realizado na noite do dia 22 de janeiro. Com relação ao PASEP, cerca de 1,8 milhão de cotistas terão direito ao valor total de R$ 3,2 bilhões. Quanto ao PIS, mais de 2,7 milhões de pessoas poderão sacar o total disponível de R$ 4,6 bilhões.

O pagamento das cotas do PIS/PASEP para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos, que já tinham sido contemplados pela MP 797/2017, será retomado a partir desta segunda-feira (8/1), nas agências e canais da CAIXA e do Banco do Brasil, assim como para os demais cotistas com mais de 70 anos, aposentados e herdeiros.

Esta nova etapa de saques é possível em razão da MP 813/2017, lançada pelo governo no fim de 2017 e que reduziu a idade mínima para o saque das cotas do PIS/PASEP para 60 anos, tanto para os homens quanto para as mulheres. O pagamento dos cotistas é uma iniciativa conjunta do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da CAIXA e do Banco do Brasil.

Para o Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, a nova redução da idade tem como objetivo aumentar o acesso ao saque das cotas do PIS/PASEP para os trabalhadores brasileiros. "Essa medida, além de colocar dinheiro no bolso do brasileiro para pagar despesas e deixar suas contas em dia, ajuda a aquecer a economia, ativar o comércio, a indústria e os serviços, gerando mais empregos e melhorando a renda dos trabalhadores", ressalta.

Quem pode sacar:

Tem direito às cotas do PIS/PASEP o trabalhador cadastrado no Fundo entre 1971 até 4 de outubro de 1988 e que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.

A MP 813/2017 alterou a idade para saque de cotas do PIS/PASEP. Com a publicação, homens e mulheres a partir de 60 anos têm direito ao saque de cotas dos dois programas. As demais regras de saque das cotas do PIS/PASEP não foram modificadas.

É possível, por meio dos sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep, consultar se há saldo disponível para saque. Nas páginas, o trabalhador pode visualizar a data de início do pagamento e os canais disponíveis, além da melhor opção de pagamento, antes de se dirigir a um dos canais oferecidos.

Herdeiros:

Os beneficiários legais, na condição de herdeiros, poderão comparecer a qualquer agência da CAIXA e do Banco do Brasil portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque.

O saque poderá ser realizado pelo representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS/PASEP.

Canais de pagamento e documentação:

O saque das cotas do PIS e do PASEP será autorizado após a confirmação do direito nas agências bancárias.

No caso do PIS, os pagamentos das cotas com valor até R$ 1,5 mil podem ser realizados no Autoatendimento da CAIXA apenas com a Senha Cidadão. Já com Cartão Cidadão e Senha Cidadão, o saque pode ser feito nas Unidades Lotéricas e CAIXA AQUI, mediante ainda a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Os saques de valores até R$ 3 mil podem ser feitos no Autoatendimento, Unidades Lotéricas e CAIXA AQUI com Cartão do Cidadão, Senha Cidadão e documento de identificação oficial com foto. Os valores acima de R$ 3 mil devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

O saque das cotas do PASEP pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, com apresentação de documento de identificação oficial com foto.

No BB, para aqueles que possuem saldo de cotas no valor de até R$ 2,5 mil, está disponível solução para envio de TED para outra instituição financeira, sem custos, pela internet (www.bb.com.br/pasep) ou pelos terminais de autoatendimento do Banco.

Canais exclusivos de consulta das cotas do PIS e do Pasep:

A CAIXA criou um serviço exclusivo em seu site (www.caixa.gov.br/cotaspis) para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao saque das cotas do PIS por idade e aposentadoria. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou do internet banking para correntistas da CAIXA, na opção "Serviços ao Cidadão", além do Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 0207.

O Banco do Brasil disponibilizou todas as informações acerca do PASEP na página  www.bb.com.br/pasep, onde os cotistas podem consultar sobre o calendário de pagamento, a documentação necessária para saque, existência de saldo e ainda realizar transferência (TED) para outra instituição financeira, sem custo, caso não seja correntista ou poupador do BB e tenha cota no valor de até R$ 2,5 mil.

As soluções de consulta e saque da cota para envio de TED também estão disponíveis nos terminais de autoatendimento do BB. O cotista também poderá obter informações por meio da Central de Atendimento BB nos telefones 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).

Rede de atendimento:

A rede de atendimento da CAIXA é composta por 4.249 unidades próprias (470 com Penhor e 3 instaladas em Barco), sendo 3.412 agências, 837 postos de atendimento e 8 unidades móveis (Caminhões), 13.080 Unidades Lotéricas, 11.178 correspondentes CAIXA AQUI e 6.230 pontos de Autoatendimento, com 31.315 equipamentos, 19.868 terminais do Banco 24Horas e 2.953 da Rede Compartilhada CAIXAxBB.


Blogbraga/ Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

MEGA DA VIRADA SAI PARA 17 APOSTAS

Terça-feira, 02 de Janeiro de 2018 / Brasil

Cada aposta irá render um prêmio de mais de R$ 18 milhões

A Mega da Virada 2017, concurso especial 2.000 da Mega-Sena, sorteou R$ 306,7 milhões na noite deste domingo (31). Os números sorteados foram 06 - 37 - 34 - 10 - 03 e 17, e o super prêmio saiu para 17 apostas, que vão dividir o maior prêmio da história das Loterias da CAIXA. Cada ganhador vai receber R$ 18,04 milhões.

As apostas premiadas são de São Paulo (seis apostas, sendo quatro da capital e duas em Guarulhos), Bahia (três apostas: Prado, Uruçuca e Cruz das Almas), Paraná (São João do Triunfo e Rio Azul), Minas Gerais (Carmo do Cajuru e Contagem) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Seropédica), além de Belém (PA) e Brusque (SC).

Entre os ganhadores, duas apostas são de bolão: em Belém foi sorteado um bolão de 22 cotas. Cada participante vai receber cerca de R$ 820 mil. A aposta premiada em Rio Azul (PR) também foi para um bolão de cinco cotas, que vai render um prêmio de R$ 3,6 milhões para cada participante. Já na segunda faixa de premiação, acerto de cinco números, 4.862 apostadores vão levar R$ 10,5 mil cada, e os 173.428 apostadores que acertaram quatro números vão receber R$ 423,12 cada.

O valor total do prêmio superou todas as estimativas da CAIXA. Foram feitas mais de 254,5 milhões de apostas em todo o país. As apostas paralelas para o concurso especial começaram no dia 30 de outubro e as exclusivas iniciaram no dia 22 de dezembro, totalizando R$ 890,9 milhões em arrecadação.

Proteja seu prêmio:

Prêmios com valor superior a R$ 1.903,98 são pagos exclusivamente nas agências da CAIXA. O bilhete é ao portador, mas o ganhador pode escrever, no verso do recibo da aposta premiada, seu nome completo e CPF. Dessa forma, ninguém mais poderá retirar o prêmio. Em caso de bolão, cada participante pode fazer o mesmo no verso de seu recibo individual de cota.

Os ganhadores também devem ficar atentos às datas. Os prêmios prescrevem após 90 dias da data do sorteio. Decorrido esse prazo, o prêmio prescrito é repassado ao Fundo de Financiamento ao Ensino Superior (FIES).


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

Quem preserva o cerrado brasileiro?

Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2017 / Brasil

Com uma legislação ambiental bastante rígida, o Brasil tem conseguido manter os serviços ecossistêmicos do bioma

Produzir de maneira sustentável é um desafio mundial, o qual os produtores rurais brasileiros parecem ter descoberto a fórmula. O modelo de agricultura praticada no País, mais especificamente no oeste da Bahia, focado em garantir a segurança alimentar e o equilíbrio do meio ambiente, tem servido de inspiração para outras regiões. A implantação de lavouras em áreas do cerrado baiano, há pouco mais de três décadas, proporcionou mudanças na paisagem do bioma. Com a fertilização do solo, foi possível transformar terras praticamente estéreis em um dos um dos maiores polos produtivos da América Latina.

A região se destaca pela vocação agrícola, com alta produtividade de grãos e fibra. Apesar da sua importância produtiva para o Matopiba (área de confluência entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, intitulada como última fronteira agrícola do País), apenas 36% da sua extensão territorial foram abertas para diferentes usos, incluindo as atividades de lavoura, silvicultura e pecuária, ou seja, cerca de 64% do bioma encontram-se conservados em 9,1 milhões de hectares do  oeste baiano. Esses números conferem aos agricultores locais o primeiro lugar no ranking de conservação ambiental em propriedades rurais do planeta, segundo recente pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O estudo, baseado nos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), identificou uma área aproximada de 3,3 milhões de hectares com remanescentes de vegetação nativa destinada à Reserva Legal, em diferentes fisionomias do Cerrado (campestres, savânicas e florestais). Este percentual de área conservada tende a aumentar se forem incluídas as Áreas de Preservação Permanente (APP) e excedentes com vegetação nativa existente em propriedades rurais.

Os números da adesão ao Cadastro Ambiental Rural também indicam que as áreas consideradas conservadas, preservadas e/ou em processo de recuperação, são maiores em propriedades privadas (4,5 milhões de hectares) do que as áreas atualmente estabelecidas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável (federal, estadual e municipal) implantadas na região oeste da Bahia, que é de 1,9 milhão de hectares. Essa estatística evidencia a preocupação do produtor rural em conservar o cerrado e todos os serviços ecossistêmicos a este associado. Para tanto, investe-se em tecnologia capaz de aumentar a produtividade sem necessariamente aumentar a área plantada, de maneira a promover o progresso e a preservação ambiental.

“O produtor rural brasileiro, principalmente o baiano, sabe que o desenvolvimento sustentável é seu grande aliado para manter e ampliar a produtividade em seu empreendimento rural. Desta maneira, ele tem adotado modelos que associam os desafios da produção, que estão atrelados ao cumprimento legal e à adoção de boas práticas agropecuárias, trazendo eficiência em todas as etapas do processo, com manejo adequado do solo e da água, e gestão de resíduos”, ressaltou Alessandra Chaves, diretora de Meio Ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Quando se refere exclusivamente às APP’s, o Brasil, conforme previsto no Código Florestal, traz as maiores faixas de proteção associadas a mananciais hídricos do mundo, que pode variar de 30 a 500 m de vegetação. Na região oeste da Bahia, as faixas de APP’s encontram-se distribuídas em uma área de 452 mil hectares nas bacias hidrográficas dos rios Grande, Corrente e Carinhanha, conforme classificação realizada por imagens de satélite Landsat-8, resolução espacial de 15 metros (2017) e Rapid-Eye resolução espacial de 5 metros (2011).

Com uma legislação ambiental figurando entre as mais rígidas do mundo, no Brasil, o seu cumprimento precede qualquer processo de ocupação, e que tem como principal marco regulatório a publicação do Código Florestal Brasileiro (Lei n° 12.651/2012), e posteriormente as regulamentações federal e estaduais.

“A publicação da Lei n° 12.651/2012 e, em seguida, dos decretos n° 7.830/2012 e n° 8.235/2014, estabeleceram instrumentos de ordenamento territorial essenciais para regularização ambiental da propriedade rural no Brasil, exemplificado pela implementação do CAR e do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Desta maneira, essas duas ferramentas estabeleceram estratégias de gestão e de regularização ambiental do empreendimento rural, uma vez que na adesão ao Cadastro são estabelecidas as áreas passíveis de ocupação, as Áreas de Preservação Permanente (APP) e os percentuais de Reserva Legal destinados à recuperação, conservação e/ou compensação. Para os estados localizados na região do Matopiba, o percentual admitido para a alocação das áreas destinadas à Reserva Legal (RL) em propriedades pode variar entre 20% para áreas localizadas nos biomas cerrado e caatinga, e 35% em áreas limítrofes com a Amazônia legal”, explicou Alessandra Chaves.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp

Operação Natal: Ibametro reprova 30 por cento dos produtos fiscalizados

Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2017 / Brasil

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro para a Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), divulga o resultado da Operação Natal. Dos 125 produtos fiscalizados, 30% foram reprovados por estarem com peso abaixo do indicado na embalagem ou por não apresentarem informação relativa à quantidade no rótulo do produto. Apenas dois itens, panetone e espumante, foram aprovados. A Operação foi realizada na capital e interior do Estado, no período de 01 a 20 de dezembro, com o objetivo de evitar que os consumidores fossem lesados.

Entre os produtos reprovados estão chocolates, queijos, peru, chester, passas, ameixas, entre outros, sendo a característica principal a de que foram embalados pelo próprio estabelecimento comercial. “É importante o consumidor ficar atento a esses itens embalados pelo próprio mercado, que são acondicionados em bandejas de isopor ou ensacados, por exemplo. Vale frisar que todos esses produtos alvo da operação são fiscalizados, periodicamente, ao longo do ano. E, em geral, encontramos muitas irregularidades nesses artigos”, orienta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

A coordenadora da área de Pré-Embalados Cíntia Lé informa que, durante a Operação, foram recolhidas amostras para exames em laboratório, onde estas sofreram análises para checagem se o conteúdo do produto (peso real) estava condizente com o informado na embalagem.

Penalidades - Os estabelecimentos comerciais autuados vão enfrentar processo administrativo, com pena de multa de até R$ 1,5 milhão. O valor da multa depende de alguns fatores, como o tipo de irregularidade encontrada na fiscalização e a reincidência no erro, o que agrava a situação do estabelecimento. A empresa tem um prazo de dez dias para apresentar a defesa. 

A fiscalização foi realizada em todo o país, através dos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nos estados.

Denúncias - Em caso de produtos suspeitos, o consumidor pode efetuar denúncia junto a Ouvidoria do Ibametro 0800 071 1888 para uma vistoria nos produtos.


Blogbraga/Ibametro

Compartilhar no Whatsapp

PRÊMIO ESTIMADO DA MEGA DA VIRADA AUMENTA PARA R$ 280 MILHÕES

Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2017 / Brasil

Será o maior prêmio da história das Loterias CAIXA

O prêmio da Mega da Virada deste ano pode chegar a R$ 280 milhões, a maior premiação já ofertada na história das Loterias CAIXA. Sem apostadores vencedores no último sorteio regular, o valor acumulado passa a compor a premiação principal da edição especial.

As apostas exclusivas para a Mega da Virada começam nesta sexta-feira (22). A partir de hoje, os bilhetes registrados nas lotéricas de todo o país concorrerão ao sorteio especial de fim de ano, inclusive as apostas feitas com os volantes regulares da Mega-Sena.

O sorteio será realizado no dia 31, véspera do Ano Novo, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pela TV. O prêmio não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será rateado entre os apostadores que acertarem cinco números e assim por diante.  

As apostas da Mega da Virada podem ser feitas até as 14h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do Brasil. A aposta simples custa apenas R$ 3,50 e pode ser feita nos volantes especiais da Mega da Virada ou nos volantes comuns da Mega-Sena. Titulares de conta corrente na CAIXA podem fazer suas apostas na Mega da Virada pelo computador, tablet ou smartphone utilizando o Internet Banking CAIXA.

Como o sorteio da Mega da Virada será no domingo (31), algumas lotéricas podem não ter atendimento nesse dia em função de questões regionais. Por isso, a CAIXA orienta aos apostadores para que antecipem as apostas para concorrer ao prêmio milionário.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO E FORMOSA DO RIO PRETO: Municípios baianos têm PIB agropecuário que superam 1 bilhão de reais e ficam no topo do ranking nacional

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 / Brasil

Plantação de algodão em São Desidério, uma das cidades da Bahia com maior PIB agropecuário do país (Foto: Imagem/TV Oeste)

Dados são referentes ao ano de 2015, quando produtores das cidades de São Desidério e Formosa do Rio Preto tiveram resultados positivos.

Os municípios de São Desidério e Formosa do Rio Preto, ambos no oeste da Bahia, tiveram o maior Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do país. O dado é referente ao ano de 2015 e faz parte de uma pesquisa do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na quinta-feira (14).

Conforme apontou a pesquisa, São Desidério teve um PIB agropecuário de cerca de R$ 1,8 bilhão e Formosa do Rio Preto, de R$ 1 bilhão. O PIB dos municípios foi elaborado em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), as secretarias estaduais de governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

De acordo com a pesquisa, o município de Barreiras, também no oeste do estado, possui o terceiro PIB agropecuário da Bahia, com R$ 736,8 milhões, mas não figura no ranking das primeiros do país.

A Bahia se destaca, ainda, no PIB referente à indústria. No estado, lideram o ranking do setor em 2015, as cidades de Camaçari (R$ 8,4 bilhões), Salvador (R$ 8,3 bilhões) e São Francisco do Conde (R$ 3,9 bilhões). De 2014 para 2015, Camaçari teve o oitavo maior aumento de participação no valor total gerado pela indústria brasileira, passando de 0,6% para 0,7% do total.

No setor de serviços, os maiores valores adicionados entre os municípios baianos estavam na capital,com R$ 34,7 bilhões; seguido da segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, que apresentou R$ 6,4 bilhões; e de Camaçari, na região metropolitana (R$ 5,8 bilhões).

PIB per capita do país

Avenida Contorno, na cidade de Camaçari, que está entre os 100 maiores PIB per capita do país (Foto: Arquivo/ Prefeitura de Camaçari)

Os municípios de São Francisco do Conde, São Desidério e Camaçari estão entre os 100 maiores PIB per capita do país, ainda segundo a pesquisa do IBGE. Em 2015, o PIB per capita brasileiro, valor do PIB dividido pela população estimada no ano, foi de R$ 29.323, e o baiano ficou em R$ 16.115.

Conforme apontou a pesquisa, São Francisco do Conde ficou em 8º lugar com R$ 219.845; São Desidério, em 71º lugar, com R$ 83.234; e Camaçari, em 93º lugar, com R$ 71.012. Esses municípios têm os PIB per capita mais elevados do estado, seguidos por Cairu (R$ 67.787) e Formosa do Rio Preto (R$ 63.256).

Salvador também apresentou números positivos com relação ao PIB do país. capital baiana subiu uma posição no ranking e tem o nono PIB do Brasil.

O IBGE destacou que nem todo PIB gerado no município é apropriado por sua população residente, uma vez que a geração do Produto Interno Bruto e a renda disponível para consumo não são necessariamente iguais.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Multas aplicadas para quem dirigir sem farol ligado em rodovias podem ser canceladas

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 / Brasil

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara aprovou um projeto de lei, do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que concede anistia a multas e sanções aplicadas até 90 dias após a entrada em vigor da lei que tornou obrigatório o uso de farol aceso em rodovias durante o dia.

O relator da proposta na CCJ, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), recomendou a aprovação do texto, e frisou que é possível aos deputados proporem anistias dessa natureza. Como o projeto foi aprovado por todas as comissões em caráter conclusivo, deve seguir para revisão do Senado.

A lei entrou em vigor em 24 de maio de 2016. O presidente da República vetou trecho que previa a vigência imediata na data da publicação, a fim de garantir um prazo maior para divulgação e conhecimento das regras. 

Como foi retirada a data para entrada em vigor, ficou valendo o princípio mais geral, que estabelece prazo de 45 dias para qualquer nova lei ter efeito prático.

Na avaliação do autor, o prazo garantido pelo veto do Executivo foi insatisfatório", diante da repercussão da medida. “A norma possui amplo alcance, pois afeta os motoristas que circulam em rodovias nacionais e os órgãos de trânsito da Federação, exigindo, portanto, que tenha sua vigência iniciada em prazo que permita sua divulgação e conhecimento, justifica Leitão.

A Comissão de Viação e Transporte rejeitou o texto de autoria da deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), que ampliava o prazo para 12 meses. Esse prazo também foi considerado demasiado. 


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Bolívia interessada na tecnologia agrícola e parceria com Oeste Baiano

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017 / Brasil

Nesta quarta-feira (14), o assessor da Secretaria de Assuntos Federativos, Jader Marabá esteve em audiência com o Embaixador da Bolívia, José Kinn Franco, a fim de tratar de interesses do setor agrícola do oeste baiano.

“A Bolívia está buscando expandir sua fronteira agrícola, buscando agricultores interessados em investir no país. Os dois Governos, brasileiro e boliviano, firmaram um memorando de entendimento, entre os Ministérios dos Transportes do Brasil e de Obras Públicas da Bolívia, a respeito do corredor ferroviário bioceânico. O empreendimento prevê a ligação ferroviária entre Brasil, Bolívia e Peru, indo do Oceano Atlântico ao Pacífico” informou o assessor da Secretaria de Assuntos Federativos, após a audiência.

Esse acordo vai impulsionar a produção agrícola dos dois países, reduzindo muito o custo da logística. “O oeste baiano é uma referencia de tecnologia e a Bolívia está buscando criar parceria para desenvolver o Agronegócio”, diz Odacil Ranzi após receber as boas notícias de Jader Marabá.

“O embaixador convidou os produtores da região oeste da Bahia para uma visita em Brasília, onde ele irá apresentar o potencial agrícola do seu país”, informa Júnior Marabá.

“A ideia é que posteriormente seja agendada uma visita à Bolívia para conhecer a região e seus potenciais. O Júnior e o Odacil já estão se articulando em Luís Eduardo para identificar os produtores e agendar a visita à Brasília”, conclui Jader.

Estiveram presentes na audiência com o Embaixador da Bolívia José Kinn Franco, o Diretor de Municípios da Presidência, Marcus Calheira e o assessor da Secretaria de Assuntos Federativos, Jader Marabá.


Blogbraga/ASCOM

Compartilhar no Whatsapp

SINAL é a nova ferramenta da PRF para localizar veículos roubados e furtados

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017 / Brasil

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disponibiliza uma nova ferramenta eletrônica, o sistema SINAL, que vai aumentar as chances de recuperar um veículo roubado ou furtado.

O cidadão, agora, vai poder fazer um registro da ocorrência de seu veículo no Portal da PRF (http://www.prf.gov.br/sinal).

Após realizado esse registro, uma mensagem "pop-up" será encaminhada para os telefones funcionais de todos os policiais que estejam em serviço operacional no raio de 100 km do local da ocorrência, ou por onde o veículo possa vir a passar. Assim os veículos poderão ser localizados e recuperados com maior rapidez.

Para dar mais credibilidade os agentes da PRF poderão acessar os dados lançados no SINAL para conferir as informações e caso necessário rejeitar a denúncia caso seja verificado que se trata de falso relato.

A PRF ressalta que o registro no SINAL não substitui a necessidade de lavratura de boletim de ocorrência na Polícia Civil.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Atriz Eva Todor morre aos 98 anos no Rio de Janeiro

Domingo, 10 de Dezembro de 2017 / Brasil

A atriz Eva Todor morreu na manhã deste domingo (10), aos 98 anos, em decorrência de uma pneumonia. Ela estava internada em casa, no Rio de Janeiro, desde o dia 9 de setembro deste ano.

Em março, ela já havia sido internada em uma clínica. Ela era viúva e não tinha filhos. A atriz recebeu o diagnóstico de Mal de Parkinson há alguns anos e vivia reclusa em casa, sob os cuidados de enfermeiras.

O último trabalho dela na televisão havia sido em 2012, na novela "Salve Jorge", na TV Globo.


Blogbraga/BN

Compartilhar no Whatsapp

Concurso para auditor fiscal da Sefaz é autorizado, salários chegam a R$ 13 mil

Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2017 / Brasil

Edital está previsto para ser publicado no primeiro trimestre de 2018

Os concurseiros de plantão já podem se preparar para  mais uma oportunidade de ingressar no serviço público. Foi autorizado nesta quarta-feira, 6, o concurso para auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), que vai preencher 60 vagas, com salários de até 13 mil. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, durante a assinatura que autorizou o certame.

O edital deve ser publicado no primeiro trimestre de 2018. As vagas são destinadas a candidatos de nível superior, que receberão um salário base de R$ 8.456,19, acrescido de benefícios que podem totalizar R$ 13 mil.

Podem participar do concurso os profissionais graduados nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Processamento de Dados.


Blogbraga/A Tarde

Compartilhar no Whatsapp

Senado aprova 1% a mais no Fundo de Participação dos Municípios

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2017 / Brasil

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (06/12) a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 29/2017, que aumenta em 1% o repasse ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a ser entregue no primeiro decêndio do mês de setembro de cada ano.  A estimativa é de que, com a aprovação da PEC, as transferências aos municípios via FPM possam chegar a R$ 5,6 bilhões em 2021. O acréscimo será escalonado, sendo 0,25% em 2018, 0,5% em 2019 e 1% no ano seguinte.

A proposta de acréscimo na participação dos municípios sobre a arrecadação do Imposto de Renda e de Produtos Industrializados (IPI) atende à reivindicação dos prefeitos brasileiros que, de acordo com o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, “cobram uma divisão mais justa do bolo tributário, hoje concentrado na esfera da União”.

O gestor, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, e acompanhou a votação no Senado, ressalta que essa é uma luta histórica com a participação efetiva dos prefeitos da Bahia. “Quando reunimos mais de 350 prefeitos em marcha na Bahia e mobilizamos caravanas para o protesto realizado em Brasília, no último mês, é porque chegamos a uma situação de basta. Os prefeitos da Bahia estão de parabéns por encabeçarem esse movimento vitorioso”, reforçou.

Municípios empobrecidos

No estado, cerca de 80% dos municípios não tem base geradora de tributos próprios e dependem do fundo para manter os serviços públicos em funcionamento. Eures Ribeiro afirma que esses serão os maiores beneficiados. “Garante um reforço adicional e, diferente de uma ajuda momentânea, a PEC se transformará em Emenda, tornando o repasse um complemento fixo na receita anual”, explicou.

Os parlamentares baianos que acompanharam a votação reforçaram a necessidade de reformular o pacto federativo para dar mais autonomia aos municípios. “Descentralizar recurso é resolver a vida da população”, defendeu o senador Otto Alencar durante a sessão. Já a senadora Lídice da Mata, que na semana ajudou na aprovação da matéria como membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) explicou que “essa PEC é extremamente importante para diminuir a situação difícil que vivem os municípios brasileiros”.


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Protesto de prefeitos em Brasília rendeu cerca de R$186 milhões para municípios baianos

Sábado, 25 de Novembro de 2017 / Brasil

A luta, agora, é junto ao Governo do Estado para que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que seria pago em 2 de janeiro seja antecipado para dezembro

Um verdadeiro fôlego para equilibrar as contas públicas municipais. É isso que representa o do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), no valor total de R$ 2 bilhões, por meio de Medida Provisória emergencial, que os prefeitos brasileiros reivindicaram e conquistaram, em protesto, na capital federal, na última quarta-feira (22). Deste montante, R$ 186.446.653,03 é a previsão do valor que será destinado aos 417 municípios baianos. O repasse deve estar disponível nas contas municipais no próximo dia 15.

Para o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, esse montante vai amenizar bastante, mas não resolve problema financeiro das prefeituras, uma vez que o valor pleiteado foi R$ 4 bilhões, e a liberação só foi metade disso. “Isso significa que a nossa luta é constante e contínua. Vamos batalhar, agora, para que o Governo do Estado da Bahia faça a antecipação do repasse o ICMS de janeiro/2018 para dezembro deste ano. Isso vai ajudar no fechamento das nossas contas”, lembra Eures.

O AFM vai ajudar os municípios fecharem as conta públicas, especialmente no que diz respeito ao funcionalismo, pagamento de décimo terceiro salário, prestadores de serviços, fornecedores e a manutenção dos serviços de saúde, educação e assistência social. Na avaliação do prefeito de Ibirapitanga, Isravan Barcelos, o gestor vai aportar o repasse nas necessidades mais urgentes da cada município. “Acredito que cada gestor vai encaminhar as suas prioridades. Para cerca de 50% das prefeituras, que teriam dificuldade de pagar o décimo terceiro salário, esse repasse vai ajudar muito”, diz.


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

De novo: Preço do gás de cozinha tem sexto aumento consecutivo desde junho

Segunda-feira, 06 de Novembro de 2017 / Brasil

Passou a valer neste domingo (5) o novo aumento do gás de cozinha. Segundo a Agência Brasil, as refinarias aumentaram desde a 0h os preços dos botijões de até 13 kg (GLP P-13).

O aumento é de 4,5%, em média. Esta é quinta elevação consecutiva desde junho desde que a Petrobras mudou a políticas de preço para o produto, informou a Folha. Conforme a companhia, que anunciou o último aumento na sexta-feira (3), o reajuste ocorreu devido a “alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte”.

A companhia disse ainda que a variação do câmbio também influenciou no aumento. 


Blogbraga/Informações da Folha

Compartilhar no Whatsapp

Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para a prova do Enem, amanhã dia 5

Sábado, 04 de Novembro de 2017 / Brasil

Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova. Quem precisar comprovar sua presença na prova, para apresentar no trabalho, por exemplo, deve levar a declaração de comparecimento impressa e colher a assinatura do coordenador no dia da prova. O formulário está disponível na Página do Participante.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Itens proibidos

Não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Atenção

Neste ano, pela primeira vez será usada a prova personalizada, com os cadernos de questões e o caderno de respostas identificados com nome e número de inscrição do participante. Ao receber a prova, o candidato deverá verificar se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens, se o nome está correto e se não há defeito gráfico.

O aluno poderá deixar o local duas horas depois do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas.

Segurança

Neste ano, serão usados 67 mil detectores de metal durante o Enem, um para cada 100 participantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse número garante a vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação. Neste ano também serão usados detectores de ponto eletrônico.

Itens proibidos no dia da prova:

Lápis

Chaves

Livros

Manuais

Borracha

Anotações

Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares

Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens

Impressos

Lapiseira

Óculos escuros

Caneta de material não transparente

Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes)


Blogbraga/Fonte: Acorda Cidade

Compartilhar no Whatsapp

Enem terá a maior estrutura de segurança da história, diz ministro

Sábado, 04 de Novembro de 2017 / Brasil

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse na sexta-feira (3) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá a maior estrutura de segurança desde a sua criação. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, ele lembrou que serão utilizados 67 mil detectores de metal em todos os locais de prova e mencionou a estreia dos detectores de ponto eletrônicos e das provas personalizadas como mecanismos para coibir fraudes.

A primeira prova do Enem ocorre no próximo domingo (5), com questões de linguagens, ciências humanas e redação. No outro domingo (12), será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. Segundo o ministro, a aplicação da prova em dois domingos, mudança definida em consulta pública, dará mais tranquilidade aos participantes e acabará com o confinamento para os sabatistas, que tinham que esperar até o fim do dia para fazer a prova no sábado.

O ministro aproveitou o pronunciamento para desejar boa sorte e calma aos candidatos. “São mais de 600 mil pessoas trabalhando em todo o país para oferecer a melhor condição possível a você que vai fazer a prova. Tenha toda a tranquilidade. Boa sorte!”, disse Mendonça Filho.

Mendonça Filho também destacou que a prova deste ano terá o recurso da vídeoprova traduzida na Língua Brasileira de Sinais para participantes com deficiência auditiva.

“O Enem é a principal porta de entrada para a universidade. Os programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu, para as universidades federais, o Prouni para bolsas e o Fies, com financiamento, estão garantidos. O novo Fies vai ofertar 310 mil contratos, com 100 mil deles a juros zero”, ressaltou o ministro.


Blogbraga/Agência Brasil

Compartilhar no Whatsapp

Agentes de trânsito planejam ato em Brasília após veto presidencial

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017 / Brasil

Foto: Blogbraga

Membros do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindseps) planejam mobilização, em Brasília, depois de o presidente Michel Temer vetar o projeto que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito. “Os colegas vão à Brasília para cobrar a deputados e senadores que a categoria tenha seu direito respeitado”, disse o diretor do sindicato, Bruno Carianha.

Os agentes de trânsito defendem o armamento da categoria para aumentar a segurança para os profissionais. “A gente não tem nada para se proteger. O armamento é emblemático, para que possamos cumprir o código de trânsito na sua integralidade”, presidente da Associação dos Servidores de Transporte e Trânsito do Município (Astram), André Camilo.

Na nota divulgada pela assessoria da presidência na quinta-feira, dia do veto, o presidente explicou o motivo de rejeitar o projeto: “A proposta de alteração do Estatuto do Desarmamento vai de encontro aos objetivos e sistemática do próprio Estatuto, de buscar restringir o porte de arma de fogo aos integrantes das forças de segurança pública”.

O sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati concordou com o veto. “Essa militarização não é a solução. As pessoas não vão infringir menos a lei se os agentes estivessem armado. Elas o veriam como mais um risco”, afirmou.

Para Biavati, o problema da fiscalização de trânsito no Brasil é estrutural, com a divisão de funções entre várias instituições. “Em países como Espanha, Austrália e Colômbia, a polícia faz a fiscalização de trânsito”.

Respeito

Para o diretor do Sindseps a arma é necessária para que os agentes consigam cumprir o trabalho. “A gente vê claramente que nossa sociedade é bélica, que respeita a arma de fogo”, defendeu. Biavati se opõe ao argumento. “Em nenhuma sociedade, a construção do respeito mútuo vem pela arma. O ideal é que o agente seja visto como um parceiro da população”.

De acordo com a Astram, 40 servidores municipais sofreram agressão enquanto faziam fiscalização de trânsito em Salvador em 2017. No ano passado, foram 90. “Aqui em Salvador, é constante a remoção de veículos. E a primeira coisa que o motorista faz é enfrentar o agente”, disse o presidente da Astram.

Biavati defende que a segurança dos agentes de trânsito pode ser feita de outras maneiras. “Pode haver ações coordenadas com a polícia para ações que ofereçam mais risco, por exemplo”.

O projeto de lei que propunha o porte de arma para agentes de trânsito voltará a ser votado na Câmara de Deputados e Senado em 30 dias. Para ser aprovado, o projeto precisa de maioria em cada casa legislativa. O presidente da Astram considera que a possibilidade de aprovação é “remota”.

Caso os senadores e deputados derrubem o veto, o uso de armas depende também da instalação de programas de armamento de servidores em cada município. O prefeito de Salvador, ACM Neto, já se colocou contra o porte de armas de agentes de trânsito.

Nas cidades em que for implementado, caso o projeto de lei seja aprovado na sessão conjunta, os agentes de trânsito terão que provar ter capacidade técnica e de aptidão psicológica para portar armas. Guardas municipais que trabalhem na fiscalização de trânsito também teriam esse direito.


Blogbraga/A Tarde

Compartilhar no Whatsapp

Assaltantes explodem carro forte na BR 153 entre Presidente Kennedy e Guaraí

Sábado, 28 de Outubro de 2017 / Brasil

Nesta sexta-feira (27), na BR 153, km 302 - Presidente Kennedy/TO, foi efetuada por 03 assaltantes, em uma SW4, a qual emparelhou com o carro forte e efetuaram disparos contra o mesmo, forçando a parar.

Depois de para-lo utilizaram explosivo. Durante a ação um caminhão passou em alta velocidade no local e os assaltantes deixaram cair uma metralhadora .50, a qual foi danificada. 

Após o assalto empreenderam fuga, tomando de assalto um Agile cor prata, placa de Anapólis, e incendiaram a SW4 e seguiram direção Guaraí (sentido crescente).

Não houve feridos na ação.


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Oeste Manutenção Effect Mineiros renda extra G&G Magazine Silvano Santos Mimoso Segurança Mundo Verde Pantanal Clinica Vitoria Segurança em Eventos Contabilidade Rondon CISO Mimogás Imperial Delicia Global Dupará Açaí PM Unopar Coyote MaxCar Dique Denuncia DPVAT Barreiras Dr. Márcio Rogério àguia motos Real Querência Máquinas Agrícolas Cultura Grupo Marabá Sporttime DBT Neli SKY Protegendo Seguros Digital Informatica Evolucao Online Celulares G7 Rabelo Fontana DM Reparos Expressofia Guarda Municipal Polícia Civil P&F Kenni Henke Compre Bem Extreme Click Tec Casas Baiana AUTOCAR Luz motos Gil