Modelo Gestão Bahia Bahia Farm Show

NOTÍCIAS

NOTA DE PESAR

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Região

Com muito pesar a família de João Vitor Escobar Cunegundes, 21 anos, natural de Barreiras, comunica seu falecimento na qual foi vítima de acidente de motocicleta na serra do município de Cotegipe fato ocorrido na noite deste domingo (19).

João Vítor foi socorrido pelo SAMU e estabilizado no Hospital de Cotegipe, e logo depois transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras com quadro de saúde muito grave. Apesar de todo esforço médico, João Vitor veio a óbito na madrugada desta terça-feira (21).

João Vítor é descrito pela família como um jovem muito alegre, querido e bom amigo. Trabalhava como gerente de uma loja de móveis, morava com sua mãe em Angical/BA.

O corpo será velado no Povoado de São Joaquim e o sepultamento está previsto para acontecer em Missão, Angical.

Em nome da família, rogamos a Deus para que continue confortando todos os enlutados neste momento de profunda tristeza e dor.


BlogBraga/ Luto

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CANTOR AGNALDO TIMÓTEO É TRANSFERIDO PARA HOSPITAL EM SALVADOR

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Região

Ambulância no Hospital do Oeste aguardando o paciente para levar até o aeroporto da ABA

Agnaldo Timóteo sendo transferido para Salvador/BA

UTI aérea cedida pelo Governo do Estado

Márcio timóteo filho do cantor

Márcio agradeceu a todo carinho e preocupação. "Orem por meu pai..."- disse

O cantor Agnaldo Timóteo que estava internado desde a noite de ontem, segunda-feira (20), no Hospital do Oeste em Barreiras, foi transferido para um Hospital na capital Salvador na tarde desta terça-feira (21). O nome do Hospital não foi divulgado na ocasião.

Conforme noticiado pelo BlogBraga, o cantor passou mal na tarde de ontem, segunda-feira (20), sendo necessário um atendimento na UPA/24H em Barreiras. O cantor iria se apresentar em Santa Rita de Cássia em um Show homenageando as mães e o cantor Altemar Dutra.

O quadro de saúde teria se agravado, sendo então necessário a transferência, que aconteceu por UTI/Aérea no aeroporto da ABA. A aeronave foi providenciada pelo Governo do Estado da Bahia. Segundo informado por Márcio Timóteo, filho do Agnaldo Timóteo, vários cantores e duplas sertanejas, apresentadores de televisão ofereceram transporte por avião. Mas era necessário uma UTI/Aérea acompanhando a todo momento o quadro do cantor.

Em entrevista ao BlogBraga, Márcio Timóteo disse que o quadro de saúde de seu pai evoluiu para um pequeno AVC, e por isso acompanhamento e cuidados redobrados. Agradeceu a preocupação dos fãs, e pediu para que todos orassem para a melhora do cantor.

Desejamos boa recuperação para este excelente intérprete e compositor da música brasileira, e que continue embalando seus fãs com sua inigualável voz.

Clique no link e reveja a matéria desta segunda-feira:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-cantor-agnaldo-timoteo-precisou-de-atendimento-medico-em-barreiras-antes-de-show-marcado-em-santa-rita-de-cassia-ba&Id=63087


BlogBraga/ Reportagem e fotos: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

LEM: SAMU é acionado no Bairro Santa Cruz, mas ocorrência não passou de trote de garotos que faziam simulação

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Cidade

O SAMU foi até o local, mas era TROTE!!

O SAMU retornou para a BASE

Na tarde desta terça-feira 21, por volta das 15h40, uma equipe do SAMU foi acionada para socorrer uma suposta vítima de tentativa de homicídio por arma branca, no bairro Santa Cruz, mas precisamente na Praça da Bíblia, em Luis Eduardo Magalhães.

Uma unidade de suporte avançado (USA) foi até o local solicitado e foi constatado que tudo se passava de TROTE, e que alguns jovens estariam fazendo simulação de guerra, utilizando o número 192 como brincadeira.

A Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) retornou para Base.

Este é um problema que atinge os órgãos de segurança e também a sociedade como um todo. TROTES, se é que se pode chamar isso de brincadeira, é de muito mau gosto.

Antigamente as pessoas que tinham este tipo de atitude ficavam impunes porque dificilmente eram identificadas, hoje porém há identificadores de chamada nos telefones destas instituições. A pessoa que passa trote PODE ser rastreada, identificada e pega.

Art. 340 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40: Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Apelo, para que não passem trotes, especialmente para CORPO DE BOMBEIROS, POLÍCIA, SAMU, PRF, etc, pois além de ser crime, isso pode tirar uma equipe da BASE sem necessidade e colocar vidas e patrimônios em risco no caso de uma ocorrência real no mesmo momento.

NÃO PASSE TROTES!


Blogbraga/Reportagem: Marlon/Paiva

Compartilhar no Whatsapp

O COTIDIANO DAS PESSOAS DE LEM - DU PARÁ AÇAÍ

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Cidade

Du Pará Açaí sobre Rodas esteve presente no Campeonato Baiano de Velocidade na Terra 2019 em Apoio a AMALEM - Associação de Amigos do Autista.

O Campeonato Baiano de Velocidade na Terra 2019, aconteceu no último final de semana dias 18 e 19, no autódromo Júnior Poletto em Luis Eduardo Magalhães.

Du Pará Açaí - Avenida Salvador em Luis Eduardo Magalhães

Contato: (77) 9. 9960-0142

Avenida Clériston Andrade, centro de Barreiras (77) 9.9818-6086

O Blogbraga mostrando o dia a dia das pessoas de LEM e a vida segue na normalidade!!

O Açaí é o fruto do açaizeiro, Ele é fruta tipicamente brasileira e de grande importância econômica no nosso país. o Açaí cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil. O Açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e uma excelente fonte das vitaminas: Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2. 

Os benefícios do açaí para a saúde 

O açaí também possui uma boa quantidade de Fósforo, Ferro e Cálcio. 

Benefícios do Açaí Na Prevenção do Câncer: O Açaí contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que desempenhar um papel importante na prevenção do câncer. As antocianinas estão presentes em todas as bagas (elas são responsáveis pelas cores preto, vermelho e roxo do açaí) Estudos realizados mostraram que eles podem ter um efeito preventivo e significativo sobre o câncer. 

O Açaí Diminui o colesterol: Um estudo publicado na revista Nutrição, descobriu que ratos alimentados com dietas ricas em gordura, juntamente com a polpa do açaí tinham níveis mais baixos de colesterol LDL ("mau") do que os ratos que foram alimentados com dietas ricas em gordura, sem polpa de açaí. As antocianinas no açaí também podem ajudar a reduzir níveis de colesterol. 

Benefícios do Açaí Para a Saúde do Coração: Um estudo publicado na edição de junho de 2011 da revista Atherosclerosis descobriu que o suco de açaí protege contra a aterosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol mencionados acima também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável. 

O Açaí é Rico em antioxidantes: Estudos realizados sobre o Açaí roxo foi encontrados altos níveis de atividade antioxidante. Os Antioxidantes são benéficos porque lutam contra os radicais livres, com isso há uma grandes baixas nas quantidades associadas com as taxas de câncer, doença cardíaca e derrame. 

Benefícios do Açaí Para o Sistema imunológico: Os antioxidantes no açaí, incluindo altos níveis de Vitamina C, pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico. 

Açaí é um agente Anti-inflamatório: Houve alguns resultados promissores em estudos que mostram que o açaí pode ajudar com os sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças auto-imunes. Um estudo revelou que o açaí pode ser um inibidor de COX-1 e COX-2 inibidor natural, o que significa que ele pode ajudar a inibir a dor e a inflamação, sem os efeitos colaterais ou prescrição de COX-1 e COX-2. 

Benefícios do Açaí na Prevenção do Envelhecimento: Os antioxidantes no Açaí pode ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento. Flavonóides e antocianinas protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração das células, ajudando a manter o corpo saudável e jovem. 

Benefícios do Açaí Para Perda de Peso: Empresas que vendem açaí afirmam que muitas vezes ele acelera o metabolismo. Embora contém aminoácidos que se acredita ser essencial para um metabolismo saudável, ainda há muito pouca evidência científica para provar que comer Açaí há uma ajuda na perda de peso. Dito isto, bagas do Açaí são muito ricas em fibras e pobre em calorias e qualquer alimento com essas qualidades, quando consumidos em lugar de lanches carregados de calorias, a vontade ajuda a pessoa a manter um peso saudável. 


Blogbraga/Cotidiano/Pesquisa: Google

Compartilhar no Whatsapp

AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A SDR ATRAIU MAIS DE 20 DEPUTADOS PARA DEBATER INVESTIMENTOS NA AGRICULTURA FAMILIAR

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

As audiências públicas realizadas pela Comissão de Agricultura e Política Rural, sob a presidência da deputada Jusmari Oliveira, tem movimentado a Assembleia Legislativa da Bahia. Nesta terça-feira, 21, a reunião foi realizada para ouvir uma explanação  do secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes sobre os investimentos na agricultura familiar. Mais de 20 deputados estiveram presentes e ouviram uma explanação a respeito do cronograma de trabalho da SDR. “A participação foi muito boa e a audiência foi muito positiva para a agricultura familiar da Bahia. Vamos continuar intensificando o trabalho sempre com pautas de interesse do setor produtivo e de toda a sociedade” disse Jusmari.

Durante a audiência foram debatidos temas importantes como regularização fundiária, parcerias estratégicas, aproximação com as instituições financeiras, sistema municipal de inspeção sanitária, infraestrutura, oferta de energia, melhoria das estradas vicinais, pesquisa para desenvolver defensivos agroecológicos, articulação com prefeituras, consórcios, entre outros. Josias Gomes e os técnicos da SDR garantiram que todo o esforço vem sendo feito para impulsionar, cada vez mais a agricultura familiar. Segundo ele o setor gera renda para dois milhões e cem mil baianos. “Vamos buscar a modernização através dos avanços tecnológios pois este é um setor vital para a economia da Bahia” afirmou o secretário.

Ainda durante a reunião a deputada Jusmari pautou uma audiência pública que deverá ser realizada em Barreiras para debater as demandas da agricultura familiar no Oeste Baiano. Todos os deputados que participaram da reunião, destacaram a forma democrática com que a deputada Jusmari tem conduzido os trabalhos e elogiaram as pautas debatidas  pela Comissão de Agricultura e Política Rural. “Fico feliz com o reconhecimento e vamos continuar com o foco em aprofundar cada vez mais o debate para fortalecer a agricultura baiana”, concluiu Jusmari.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Deixar a equipe feliz e produtiva é a intenção da Guarda Civil Municipal de LEM

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Cidade

Deixar a equipe feliz e produtiva é a intenção da Guarda Civil Municipal de Luis Eduardo Magalhães.

Como tática para manter a equipe feliz, produtiva e engajada foi sorteado nesta sexta-feira (17/05), alguns brindes para a equipe da GCM e os sortudos foram os Agentes: EVANDRO BARROS DE ARCANJO e LUCIANO LIRA CUNHA.

Evandro Barros de Arcanjo, ganhou 2 rodízios de almoço no Boi na Brasa e Luciano Lira Cunha, ganhou uma limpeza dentária com o DR. GUSTAVO ANDRADE PEREIRA.

Além de ser uma forma de agregar mais incentivo por parte dos empresários local é uma tática de manter a equipe engajada e produtiva.

A Guarnição agradece ao Dr. Gustavo e a Equipe do Boi na Brasa pelos brindes. E não para por aí!


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Lavrador de 51 anos tem pedra de 1,3 Kg e 18 cm retirada da bexiga em cirurgia em Jacobina/BA

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Um lavrador de 51 anos passou por uma cirurgia em um hospital de Jacobina, na região norte da Bahia, para a retirada de uma pedra de mais de 1,3 Kg e com 18 cm de comprimento que estava na bexiga.

O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20). O médico que realizou o procedimento, o cirurgião João Cleber Coutiunho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo (veja mais casos ao final da reportagem).

O médico afirmou que o paciente relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga, mas somente em janeiro ele procurou saber as causas. Exames identificaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para Salvador, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia.

O procedimento cirúrgico durou cerca de 1h e, além do médico João Cleber, outros cinco especialistas participaram da operação.

O paciente, que não teve nome divulgado, ainda está internado, mas segundo os médicos, está bem e falando.

O médico explica que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inflamação do órgão. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior.

Outros casos

Em 2017, um americano de 64 anos teve uma pedra de 12 cm removida de sua bexiga. A pedra, de 770 gramas, foi comparada a um ovo de avestruz.

Em 2012, um paciente de 43 anos que vinha se queixando de dores urinárias teve uma pedra de 1,025 kg retirada da bexiga em Wuhan, na província de Hubei, na China.

A equipe médica ficou surpresa quando descobriu a massa em um raio-X realizado no paciente de 43 anos, que vinha se queixando de dores urinárias.

Três anos antes, em 2009, médicos retiraram uma pedra de 2,4 quilos de uma mulher de 40 anos também China.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Marçal Siqueira realiza palestra motivacional para funcionários de empresas em Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Cidade

Na noite desta segunda-feira (20), por volta das 19h40, no espaço do restaurante do Hiper Santo Antônio, localizado na Avenida JK, aconteceu uma palestra motivacional para colaboradores da empresa Grupo 90 - Posto de combustível e logo depois outra palestra para a equipe do Grupo Santo Antônio.

A palestra foi ministrada por Marçal Siqueira que é estrategista de pessoas, relacionamento e comunicação, master coach de performance e mentor com especialização internacional.

Vários temas foram abordados para as duas equipes, Grupo 90 e Grupo Santo Antônio, que motivou as equipes a atenderem os clientes no intuito de crescimento dentro da empresa e de fazerem a diferença na hora da abordagem, pois atendimento, juntando com criatividade, inovação, gentileza, gera o diferencial dentro da empresa.

Essa palestra com vários temas teve também como objetivo fortalecer o ambiente de trabalho, pois quando a equipe está em unidade e motivada, há qualidade e eficiência no trabalho prestado, gerando resultados positivos para a empresa e colaborador, além de favorecer os relacionamentos interpessoais. 

Essas palestras leva a equipe conhecimento, aprendizagem e treinamento e muito mais.

No final todos saíram felizes, motivados e poderam se deliciar de  um Coffee break.

Parabéns ao palestrante Marçal Siqueira. E hoje tem Marçal Siqueira no Hotel Solar às 20h.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Restaurante é alvo de assalto à mão armada no bairro Mimoso I

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Cidade

No início da tarde desta terça-feira (21), por volta das 12h40, dois elementos armados chegaram em um veículo supostamente VW gol ou Fiat/Uno, cor vermelha, adentraram no Restaurante Panela de Ouro e anunciaram o assalto.

O estabelecimento fica na rua São Francisco no bairro Mimoso I, em Luis Eduardo Magalhães. 

De acordo informações, os criminosos deram voz de assalto a todos os clientes e os proprietários. Eles saíram de mesa em mesa recolhendo os celulares e carteiras de bolso com cartões de crédito e dinheiro de todos que estavam almoçando (clientes), foram mais de 13 aparelhos de celular subtraídos.

A Polícia Militar da 85 CIPM esteve no local, colheu informações e saiu em diligência juntamente com a Rocam - Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas na tentativa de prenderem os criminosos que fugiram sentido Bairro Mimoso II e III.

Até o fechamento da matéria ninguém foi preso.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Praça em Irecê terá nome de ex-líder da banda Mamonas Assassinas

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Região

O ex-líder da banda Mamonas Assassinas, morto num acidente de avião em 1996, na Serra da Cantareira (SP), e mais conhecido como Dinho, será nome de praça em Irecê. A Praça da Juventude, uma das principais obras da gestão do prefeito Elmo Vaz (PSB), vai se chamar Fabrício Alecsander Alves Leite, em homenagem ao filho ilustre. A data de inauguração ainda não foi informada.

A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (20) pelo deputado estadual Jacó (PT), em sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Iniciada em 2011, a Praça da Juventude começou a ser construída na gestão do ex-prefeito José das Virgens, com emenda do deputado Edson Duarte, mas só ficou pronta agora.

“Quero repartir essa alegria com o povo. Para ser concluída, o prefeito colocou mais de R$ 400 mil de recursos próprios. Essa praça terá campo de areia, quadra poliesportiva, pista de skate, vestiários e estátuas do artista plástico Jailson Paiva”, comentou Jacó.

Outra obra importante para Irecê, a Praça Doutor Mario Dourado Sobrinho (Praça do Banco do Brasil), será inaugurada no aniversário de 86 anos de emancipação política da cidade, no dia 31 próximo. A praça terá ciclovia, estacionamento e traz de volta, recuperado, o monumento “Nesta terra em se plantando tudo dá”.


Blogbraga/Fonte: As informações são de assessoria/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Em vídeo, Rui faz defesa das universidades públicas

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Na tarde desta terça-feira (21), em vídeo publicado no Facebook, o governador Rui Costa reafirmou o compromisso com as universidades estaduais, ressaltando a importância das unidades públicas de ensino. Ele ainda convidou os internautas para participação no #PapoCorreria, enviando mensagens e dúvidas, que serão respondidas durante o programa. 

"Sempre estudei em escola pública, desde a infância. Fiz meu curso universitário [Economia] na Universidade Federal da Bahia e sou um absoluto defensor da universidade pública. No mundo inteiro, quem garante pesquisa, produção de ciência e extensão são as universidades públicas. Portanto, não abro mão do apoio absoluto a todas as universidades que têm sofrido ataque nesse momento", afirmou Rui. 

O #PapoCorreria será transmitido a partir das 19h desta terça (21), por meio das redes sociais. Assista à íntegra do vídeo com a declaração do governador:


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

MECÂNICA E AUTO PEÇAS EVOLUÇÃO - Com Grande Promoção!

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Publicidades

A Mecânica e Auto Peças Evolução tem uma grande promoção pra você, veja os freios do seu carro a suspensão, correia dentada, e na troca de óleo e todos os filtros do seu veículo ganhe um filtro do Ar condicionado mais o higienizador; Mecânica e Auto Peças Evolução seu veículo em boas mãos.

Temos peças para todos os tipos de caminhonetes.

Estamos na Rua Itacaré, N° 959 - bairro Floraes Léa, em Luis Eduardo Magalhães

Telefones (77) 3628-4216 e 9.9984-2446 


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Campanha Solidária a vítima de acidente de trânsito em Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Cidade

Vítima

No dia 20/05 nesta segunda-feira, o nosso amigo e instrutor Glênio Gonçalves, sofreu um acidente de moto. Hoje se encontra em Barreiras no Hospital do Oeste.

Agora em uma ação entre amigos do CTG Sinuelo dos Gerais, estamos arrecadando fundos para conseguir cobrir despesas que surgiram com o ocorrido, como translado da família, que se desloca do Rio Grande do Sul. Se você também puder nos ajudar entre em contato com o CTG (77) 3628-1154 ou pode fazer sua colaboração pelo Banco do Brasil:

Ag 2997-1
C/c 20030-1
CTG Sinuelo dos Gerais
Cnpj 63.078.018/0001-26

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=lem-motociclista-fica-gravemente-ferido-apos-ser-atingido-por-carro-no-bairro-mimoso-i&Id=63092


Blogbraga/Solidariedade

Compartilhar no Whatsapp

BOM JESUS DA LAPA: Professora da UFOB publica estudo sobre eficiência na captação de energia solar

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Região

Talvez você não saiba, mas também é papel das Universidades Federais fomentar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas cadeias produtivas de Energia, visando fortalecer a competitividade e aumentar a diversificação da matriz elétrica, garantindo segurança e eficiência energética para o país. E é exatamente isso que está sendo feito no Centro Multidisciplinar da UFOB, em Bom Jesus da Lapa.

Lá, a professora e pesquisadora Nuccia Carla Arruda de Sousa orienta o projeto de iniciação científica “Modelagem de células fotovoltaicas com ferramentas computacionais - Influência da temperatura na densidade de corrente e na mobilidade dos portadores de carga”. Com o auxílio do estudante Jonathas Samuel Tavares, ela redigiu um artigo científico de grande interesse para especialistas em semicondutores e energia solar. O estudo comparou o funcionamento das células fotovoltaicas, que transformam calor em energia elétrica, submetendo-as a diferentes graus de temperatura.

O trabalho foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), uma publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física (SBF) voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização. Nele, os pesquisadores trabalham com um modelo simples para avaliar a influência da temperatura e da intensidade luminosa na eficiência das células fotovoltaicas.

Uma célula solar, ou célula fotovoltaica, é um dispositivo que converte a energia da luz do Sol diretamente em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. A professora Nuccia explica que o estudo focou basicamente na análise do funcionamento das células fotovoltaicas fabricadas com silício quando submetidas a altas temperaturas, demonstrando que temperatura excessiva não significa maior potencial na conversão em eletricidade.

A pesquisa relacionou o modelo de aquisição dos resultados em temperatura ideal de funcionamento, 20°C a 28°C, e confrontou os resultados com temperatura local entre 25°C a 35°C, em região com usina fotovoltaica em operação no Oeste da Bahia. “Na análise da influência de temperaturas acima do grau nominal de operação da célula, verificou-se que a mobilidade de portadores de carga causou uma mudança considerável na densidade de corrente de saturação reversa, afetando substancialmente a eficiência do dispositivo fotovoltaico”, relata a docente.

A energia solar, captada por painéis de silício, é apontada como uma das melhores alternativas para diminuir a dependência dos sistemas convencionais na produção de eletricidade. Sendo assim, o conhecimento sobre o funcionamento e o modo ideal de operação desses painéis é fundamental para a implantação de usinas em comunidades remotas.

“O modelo utilizado apresentou uma boa aproximação da realidade, permitindo a análise das limitações da célula de silício em regiões de altas temperaturas. Não se deve relacionar calor com alta radiação solar. Na verdade, as células solares são mais eficientes em temperaturas amenas. Logo, projetos para novas tecnologias e modelos para o desenvolvimento com novos materiais são promissoras”, afirma.

Potencial da região

Incidência solar elevada, áreas disponíveis com preço competitivo e topografia favorável para implantação de novas usinas são só alguns dos diferenciais que colocam a Bahia na liderança da atração de projetos de geração de energia fotovoltaica. Só para citar um exemplo, com um investimento de R$ 244,4 milhões nas Centrais Fotovoltaicas São Pedro II e IV (54 MW), a Atlas Renewable Energy inaugurou, em janeiro desse ano, seu primeiro complexo solar no Brasil. As usinas ficam em Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, e têm capacidade de produção de mais de 150 GWh em um ano. Essa energia pode abastecer anualmente 82 mil residências. Juntas, as centrais possuem mais de 204 mil painéis solares em uma área de 150 hectares, que equivale a 210 campos de futebol.

Recentemente a mesma empresa anunciou o início das obras do complexo Sertão Solar Barreiras (117 MW), também no Oeste. O projeto já está em execução em uma área de 300ha localizada na Serra da Bandeira, a seis quilômetros do aeroporto.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Oeste da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Deputada Jusmari em Comissão de Agricultura e Política Rural

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Já estamos na audiência pública na Comissão de Agricultura e Política Rural.

Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural, fará uma apresentação do cronograma de atividade e nós iremos debater com ele as políticas públicas principalmente para a agricultura familiar, setor que vem crescendo muito na Bahia.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DBT Forte Grãos Luz motos Oeste Manutenção Click Tec Contabilidade Rondon DPVAT Barreiras Sportime Mineiros Sutrans Aliança Evolucao Unopar Vida Farma Coyote Bem Brasil Pastel Elo Aço Rede Multiassistencia Neli MaxCar Mimoso Segurança Global Pantanal Polícia Civil Online Celulares Imperial Paraíba DM Reparos Extreme AUTOCAR Grupo Marabá Cultura Ademilar PM Jaú Dr. Márcio Rogério Fontana Dupará Açaí Digital Informatica Guarda Municipal G7 Delicia Rabelo P&F CISO Silvano Santos Kenni Henke Mimoaço Casa da Ferramenta Dique Denuncia