A ILHA

NOTÍCIAS

Adolescente morre afogado próximo à ponte do Rio Branco em Barreiras.

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018 / Região

Foto: Arquivo familiar

Mergulhadores que ajudaram e encontraram o corpo de Alessandro

Bombeiros Militares ajudaram ativamente nas buscas

Uma triste ocorrência aconteceu na tarde deste domingo (09), por volta das 13:00h onde o adolescente Alessandro Souza da Silva, 13 anos de idade completados na última quinta-feira, morreu vítima de afogamento enquanto brincava com colegas nas águas do Rio Branco.

De acordo com a família, a princípio, o combinado era de brincar em um local já conhecido de todos e que não apresentava maiores riscos. Mas por algum motivo teriam ido para as proximidades da ponte e infelizmente no primeiro mergulho, Alessandro desapareceu.

Desesperados, começou um enorme esforço de localizar o jovem. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada e juntou-se às buscas com mergulhadores. Apesar de todo esforço, os trabalhos da equipe foram encerrados às 18:00h.

Mergulhadores independentes que seriam de um grupo “Amigos da Pesca” ajudaram nas buscas e finalmente às 22:00h o corpo foi encontrado. No momento a família aguarda exame de necropsia para a liberação e posterior sepultamento que deve acontecer no cemitério de Barreirinhas.

A família, evidentemente muito abalada, descreve Alessandro como um jovem estudioso, animado, gostava de jogar bola e empinar ‘pipas’, ajudava em casa e é o terceiro filho do casal Sr. Gilvan e Dona Damiana.

Lamentamos profundamente a perda da família, parentes e amigos. Que Deus dê força e consolo a todos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Abapa realiza Seminário de Tributos no Agronegócio para produtores rurais e profissionais das fazendas

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018 / Região

Uma discussão acerca das oportunidades tributárias estaduais e federais dará o tom do Seminário de Tributos no Agronegócio que a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está organizando para o próximo dia 21 deste mês no auditório da Abapa, em Barreiras. O evento será destinado a produtores rurais, gerentes administrativos e profissionais dos setores jurídico e contábeis das fazendas.

Ao longo do evento os participantes poderão tirar dúvidas e sanar dificuldades relacionadas aos impostos estaduais e federais. “Diante das constantes mudanças e evoluções inerentes aos tipos de custos e cargas tributárias no agronegócio e na economia, nossos associados passaram a ter algumas dúvidas frequentes sobre o assunto em questão, este seminário vem para auxiliar o produtor rural a executar com assertividade as atividades administrativas, jurídica e contábil das fazendas”, explica o articulador de cursos da Abapa, Elvis Rodrigues.

A condução dos trabalhos de orientação aos presentes ficará a cargo do advogado tributarista Dr. Ângelo Mário de Araújo Pitombo que entre outras funções foi auditor fiscal na Bahia e Conselheiro do Conselho de Fazenda Estadual (CONSE). Junto com ele, o também advogado tributarista, Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Dr. Fábio Pallaretti Calcini.

Os interessados em participaram devem enviar nome completo, e-mail e telefone de contato para o e-mail   ct2@abapa.com.br ou ligar para o número: (77) 98825-6078 (ELVIS) para maiores informações.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Estudantes da rede estadual são premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018 / Região

Participaram da iniciativa 42 estudantes dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) da capital e do interior

Estudantes do Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador conquistaram o "Prêmio Dedicação", durante participação na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada neste sábado (08), na Arena Fonte Nova. Estudantes da rede estadual da capital e do interior, participaram com 12 equipes montadas nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, com 42 estudantes no total.

“Nosso robô foi composto de palito de picolé, para que a carenagem fosse bem leve e usamos também cola branca. Nosso professor Elton nos auxiliou no processo de produção. A programação foi toda realizada durante a nossa participação na última edição da Campus Party. O robô já estava em mente desde 2017, quando a gente jurou que ia ganhar a próxima edição de qualquer forma e aqui estamos recebendo esta premiação”, destacou o estudante Iago Oliveira Medeiros, que desenvolveu o protótipo ao lado do seus colegas Jaime Santos Neto, Ramon Silva Nascimento e Victor Vinicius Muniz Silva.

A Olimpíada tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Seguindo o mesmo propósito com o seu público, o Centro Juvenil de Ciência e Cultura estimula e valoriza as ações fora da sala de aula, que impactam diretamente na vida escolar dos estudantes.

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura tem investido anualmente no desenvolvimento de capacidades em robótica, a partir da compreensão que os estudos nessa área são de fundamental importância para o desenvolvimento dos estudantes. “A primeira participação do CJCC na Olimpíada foi em 2015. Hoje, três anos depois, estamos presentes com 12 equipes, de quatro CJCC, envolvendo cinco professores e 42 estudantes. Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular o interesse à tecnologia, lógica, física e programação, por isso vamos implantar CJCCs em todos os territórios de identidade da Bahia”, pontua o secretário da Educação, Walter Pinheiro.

 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARRA/BA: Armas de fogo são apreendidas pela polícia no município de Barra

Domingo, 09 de Setembro de 2018 / Região

Uma Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe Semiárido apreendeu armas de fogo no município de Barra, na região do Vale do São Francisco.

Os militares foram até a localidade de São Francisco, zona rural do município, na tarde da última quinta-feira (06), por volta das 15h30, após uma denúncia anônima de que na existiam pessoas portando armas de fogo.

A polícia informou que após buscas na residência informada pela denúncia, com a devida permissão dos seus respectivos proprietários, foram apreendidos dois revólveres calibres 38 e uma espingarda de fabricação caseira, na comunidade de Arroz.

Segundo a polícia, foram detidas três pessoas que foram identificadas por João Batista Rodrigues dos Santos, Renildo da Silva dos Santos e Ivanilson Bezerra da Silva.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem morre vítima de colisão entre carro e moto na BA-144 em Morro do Chapéu

Domingo, 09 de Setembro de 2018 / Região

Motociclista morreu vítima de acidente em Morro do Chapéu(Foto: Reprodução)

Um homem conhecido por Cal morreu vítima de acidente de trânsito na tarde deste sábado (08), em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina.

Ele era o condutor de uma motocicleta Honda Biz que se envolveu em uma colisão frontal com um carro na rodovia BA-144.

O motociclista, morador do bairro Capelinha, em Morro do Chapéu morreu no local do acidente. Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionada para o local. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro.

A Polícia Rodoviária Estadual compareceu ao local para o atendimento da ocorrência e a perícia também foi acionada para apontar as causas do acidente.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Incêndio em vegetação atinge parte de quarteirão do bairro Serra do Mimo em Barreiras

Domingo, 09 de Setembro de 2018 / Região

Uma área murada, uma casa e vários terrenos baldios foram alcançados pelo fogo.

Um incêndio em vegetação atingiu parte de um quarteirão do bairro Serra do Mimo, em Barreiras, na noite deste sábado (08). Além de vários terrenos baldios, o fogo alcançou uma casa e uma área murada, onde havia móveis e papelões.

Em um dos focos, moradores utilizaram baldes de água e mangueiras para controlar o fogo. Nos demais locais, os bombeiros impediram que as chamas destruíssem a residência e combateram o incêndio no mato.

As pessoas da localidade ficaram assustados com a rapidez da propagação das chamas e a quantidade de fumaça.  Ainda não há informações do que causou o incêndio. Ninguém se feriu.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fonte: Gazeta 5

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação entrega reforma e novos laboratórios em colégios de Santa Maria da Vitória

Sábado, 08 de Setembro de 2018 / Região

A Secretaria da Educação do Estado realizou, neste sábado (08), a entrega da reforma geral do Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, além de cinco novos laboratórios para o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Rio Corrente, localizados em Santa Maria da Vitória (a 870 km de Salvador). Os atos de entrega contaram com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que também visitou o Centro de Educação Estadual Santa-Mariense, localizado no município.

No Rolando Laranjeira Barbosa, foram entregues as obras de recuperação dos telhados, banheiros, quadra, além da pintura interna e externa, revestimento cerâmico das paredes e revisão elétrica. "Promovemos uma reforma geral para tornar o ambiente escolar ainda mais atraente para o aluno. Também discutimos novos perfis de oferta para a unidade que já promove muitas atividades na área de arte, cultura e ciências, como cursos técnicos de nível médio. Debatemos também a possibilidade de ampliação da escola, cujo prédio vizinho pertence ao Estado sediado para um Polo da Universidade Aberta do Brasil", destacou o secretário. 

Já o CETEP, cinco novos laboratórios vão proporcionar aos estudantes dos cursos de nível médio em Análises Clínicas, Informática, Agropecuária, Gestão e Negócios (Administração e Logística) e Enfermagem, aperfeiçoarem o aprendizado e a capacitação profissional. 

Nos novos laboratórios, os estudantes terão diversos equipamentos fundamentais para o aprendizado como microscópio e aparelho para tipagem sanguínea (Análises Clínicas), Computadores e programas específicos (Informática), além de maca, esqueletos articulados e boneco versátil (Enfermagem). Com 700 alunos, a unidade também oferta o curso técnico em Agropecuária.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mulheres são detidas acusadas de furtar loja de departamentos Havan em Barreiras

Sábado, 08 de Setembro de 2018 / Região

O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (06). Duas mulheres, uma de 25 e outra de 29 anos, foram detidas em flagrante após furtar vários itens no interior da loja de departamentos HAVAN, localizada na Av. Clériston Andrade. As câmeras de segurança registraram toda ação.

Com as mulheres que foram abordadas pelo segurança da loja no estacionamento, foram encontrados os seguintes objetos: 17 calcinhas, 01 sutiã, 03 blusas, 02 calças, 03 bermudas, 02 shorts infantis, 01 blusa infantil, 02 cuecas infantis, 02 tops adultos, um total de 33 itens.

A Polícia Militar foi acionada e as conduziu até a Delegacia de Polícia onde respondem por Furto – Lei 2848 Art.155


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Caminhoneiro é preso pela Polícia Rodoviária Federal por conduzir carreta sob efeito de bebida alcoólica

Sábado, 08 de Setembro de 2018 / Região

Na tarde desta sexta-feira (07), pouco depois das 16:30h, uma guarnição da Polícia Rodoviária Federal durante ronda na BR-242 altura do KM 839, flagrou um caminhoneiro dirigindo uma carreta em zig-zag pela pista de rolamento sentido Barreiras/Luís Eduardo Magalhães.

Imediatamente foi iniciado os procedimentos de abordagem, quando então percebeu-se que o condutor de 66 anos estava com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. Conforme os policiais apuraram, o condutor admitiu ter ingerido algumas cervejas.

Após exame de alcoolemia, o etilômetro constatou o teor de 0.62 ml de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Diante dos fatos, foi dado voz de prisão e o motorista foi conduzido até a Delegacia de Polícia, onde responderá por Conduzir veículo sob influência de álcool – Lei 9503 Art. 306.

A carreta foi removida pelo Bel Guincho até o pátio conveniado ao Detran.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Polícia investiga série de arrombamentos e furtos em estabelecimentos comerciais de Barreiras

Sábado, 08 de Setembro de 2018 / Região

A Polícia investiga vários arrombamentos e furtos em diferentes estabelecimentos comerciais, na tentativa de identificar e capturar os elementos que praticaram as ações criminosas.

Foram registradas na Delegacia de Barreiras três ocorrências num espaço de três dias desde o último fim de semana, todos com modo semelhante de ação e objetos furtados.

Clínica de Saúde é arrombada e furtada:

A Clínica Mais Saúde, especializada em fisioterapia, ortopedia entre outros, foi arrombada no último fim de semana. Os ladrões usaram um pedaço de ferro para forçar o cadeado, conseguiram danificar a fechadura da porta de vidro após arrombar a grade de proteção, e uma vez dentro do estabelecimento, furtaram uma TV, um monitor de computador e vasculharam armários em busca de objetos de valor.

Imagens das câmeras de segurança da vizinhança poderão ajudar na identificação dos meliantes.

Restaurante é arrombado e furtado:

O restaurante “Cheiro Verde” localizado no centro histórico, também foi alvo de ladrões nesta segunda-feira (03) às 04:00h da madrugada. Os meliantes arrombaram a fechadura e furtaram uma TV de 40 polegadas e seu suporte.

Imagens das câmeras de segurança registraram a ação, poderá ser de ajuda para a Polícia em suas investigações.

Sindicato é furtado:

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreiras localizado no bairro Vila Regina, através de seu presidente, registrou nesta quinta-feira (06) o furto de um televisor de 32 polegadas das dependências da sede, fato ocorrido um dia antes. Não há câmeras de segurança no local.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Pai mata filho de dois meses com soco na cabeça no município de Santa Rita de Cássia.

Sábado, 08 de Setembro de 2018 / Região

Um crime brutal aconteceu no começo da noite desta sexta-feira (07), por volta das 18:20h na localidade conhecida como Assentamento Antônio Conselheiro, zona rural de Santa Rita de Cássia/BA.

Conforme registro policial, Etevaldo de Araújo Rocha, 36 anos, após discussão com esposa e estando sob efeito de álcool, agrediu com um soco na cabeça seu próprio filho de dois meses de nome Artur de Araújo Rocha Lopes. A criança foi socorrida sendo levada para o Hospital municipal onde infelizmente não resistiu vindo a óbito.

Ainda segundo informações policiais, o acusado teria tentado se evadir da cena do crime quando seu cunhado tentou contê-lo, e após desvencilhar, pegou uma espingarda “socadeira” e atirou no joelho do cunhado lesionando com fratura exposta.

Na ação ainda tentou fugir, quando finalmente foi detido por outras pessoas que acionaram a Polícia Militar que o prendeu em flagrante, conduzindo para a Delegacia em Barreiras onde está preso.

A família está inconformada com toda essa tragédia. O acusado aguarda julgamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CIPT LOCALIZA CRIANÇAS QUE ESTAVAM PERDIDAS EM BARREIRAS

Sábado, 08 de Setembro de 2018 / Região

Na noite da última quarta-feira dia 05 de setembro, a guarnição da RONDESP/Oeste, sob o comando do CB PM Gilmar, realizando rondas no bairro Santa Luzia, em Barreiras, foi acionado por uma família que estava desesperada procurando por dois menores que haviam saído sem avisar e até aquele momento não teriam retornado.

De imediato a guarnição recolheu os dados e características dos dois menores e iniciou diligências. Durante ronda no Bairro Vila Brasil os dois menores G.S. e V.A.S., foram localizados deitados em uma casa abandonada.

A guarnição identificou os dois e manteve contato com a família que confirmou que se tratava dos menores que eles procuravam. Os menores foram conduzidos até a família em perfeito estado de saúde física. 


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Polícia Militar prende fugitivo da Justiça em Itaguaçu da Bahia

Sábado, 08 de Setembro de 2018 / Região

A guarnição da Polícia Militar de Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê, prendeu na última quinta-feira (06), na Rua José Búzio de Carvalho, área central da cidade, Patrício Brito de Carvalho, o Branquinho, que estava com um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª vara crime de Feira de Santana. As informações são da Polícia Militar.

Segundo a PM, o acusado responde por participação em um latrocínio - roubo seguido de morte – em que foi vítima um empresário.

O fugitivo foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação promove debate com educadores em Barreiras

Sábado, 08 de Setembro de 2018 / Região

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, na noite desta quinta-feira (06), um debate com gestores, professores e funcionários do Colégio Estadual Antônio Geraldo, em Barreiras, com foco nas propostas do eixo pedagógico para ser ofertadas na unidade. Além do diálogo, uma equipe técnica da Secretaria, junto com o secretário Walter Pinheiro, vistoriou toda a unidade, que passou por reforma e ampliação recentemente.

De acordo com o secretário, as visitas constantes que têm sido realizadas em diversos municípios atendem à proposta de melhorar, cada vez mais, a Educação do Estado. "Estamos empenhados com esse diálogo direto com as escolas para ouvir essas demandas específicas de cada unidade pela necessidade de novas ofertas de ensino. Já temos pelo menos um curso técnico em 340 municípios e pretendemos chegar a todas as cidades até o final do ano.  A proposta é que todo o ensino noturno se torne Proeja [Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos]. Portanto, queremos conhecer os desejos e anseios da comunidade escolar", destacou.

Para o diretor Ernani Pereira, a presença de representantes do Órgão Central mostra o compromisso com as escolas. "Essa iniciativa vem endossar o discurso de um novo eixo pedagógico proposto pelo Governo do Estado. Com 1200 estudantes, a inserção de novas ofertas de ensino vai vitalizar a escola, que é uma referência na cidade de Barreiras. Nós tivemos uma ampla reforma recente, com um novo auditório, quadra, pintura em toda a unidade, então os gestores puderam avaliar os resultados e propor novas interferências para melhorar o ambiente escolar cada vez mais", enfatizou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Desfile da Independência reúne milhares de pessoas em Barreiras

Sexta-feira, 07 de Setembro de 2018 / Região

Pelotões do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros participaram do cortejo.

Fotos: Gazeta5

Como tradicionalmente acontece, o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil reuniu milhares de pessoas na Avenida Clériston Andrade, em Barreiras, na região Oeste, na manhã desta sexta-feira (07).

A programação foi iniciada com o cortejo das forças de segurança. Ao longo do percurso, pelotões do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal expuseram viaturas, uniformes operacionais e equipamentos.

Veteranos de todas as corporações também participaram do desfile. Além deles, instituições de ensino, projetos sociais e fanfarras municipais chamaram a atenção do público, que aplaudiu as apresentações.

No palanque oficial, autoridades civis e militares se reuniram para acompanhar o desfile. Durante a passagem dos pelotões, a população pôde acompanhar o histórico e as ações desenvolvidas por cada um deles no município.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fonte: Gazeta 5 Parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Praça Cívica aproxima estudantes dos serviços oferecidos pelo Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Cootrans.

Sexta-feira, 07 de Setembro de 2018 / Região

Os 196 anos de Independência do Brasil estão sendo comemorados em Barreiras com programações em escolas e nos bairros. A Praça Cívica, onde acontecem diariamente hasteamento e arreamento das bandeiras, realizados por estudantes e instituições civis e militares é uma atração à parte para ser visitada durante a Semana da Pátria. No espaço, é possível conhecer um pouco mais do serviço realizado por estas corporações, durante todo o ano.

A Secretaria Municipal de Educação organizou uma cronograma de visitas para que os estudantes das unidades escolares tenham um contato maior com representantes do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Cootrans. Mais de 300 alunos passaram pelo local desde a segunda-feira (3), para conhecer a exposição de carros, máquinas e equipamentos expostos pelo 4º BEC e Polícia Militar, além de acompanharem práticas sobre combate a incêndio e técnicas de resgate, pelo Corpo de Bombeiro. Internamente, no Palácio das Artes, outras surpresas estão reservadas para os visitantes.

As corporações se uniram para oferecer uma verdadeira viagem sobre as diferentes ações e serviços realizados em prol da população. Os estudantes que percorrerem o Palácio das Artes poderão conhecer mais sobre educação no trânsito com as maquetes, sinalização e faixa de pedestres interativas, montadas pela Cootrans. Exposição fotográfica do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar e equipamentos de combate utilizados pelo Exército. “Esse é um momento importante para nossos estudantes que estão conhecendo de perto o que já foi trabalhado em sala de aula nessa Semana da Pátria”, avaliou a vice diretora da Escola Municipal Joaquim Neto, que acompanhou a turma do 5º ano nas visitas.

Para a secretária de Educação de Barreiras, Cátia Alencar, a exposição é um momento singular na programação oficial das comemorações, que se encerram nesta sexta-feira, com o tradicional desfile cívico do Sete de Setembro. “Esta contribuição que as corporações oferecem se fazendo presentes na Praça Cívica é de extrema importância para nossos estudantes conhecerem um pouco mais do trabalho e função de cada uma, com os importantes serviços prestados no dia a dia para a sociedade, agradecemos a todos pelo engajamento e parceria”, finaliza.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Estudante de 17 anos morre ao colidir sua motocicleta contra uma caminhonete na zona rural de Santa Rita de Cássia/BA.

Sexta-feira, 07 de Setembro de 2018 / Região

Um triste acidente ocorrido na quarta-feira (04), por volta das 19:00h, vitimou fatalmente o jovem estudante identificado como Reginaldo Guedes Batista, de 17 anos, ao colidir sua motocicleta contra uma caminhonete C 10, na estrada vicinal do povoado do Peixe, zona rural de Santa Rita de Cássia.

De acordo com familiares que aguardavam a liberação do corpo no DPT de Barreiras, o jovem Reginaldo voltava da escola quando ao tentar ultrapassar um ônibus, muito provavelmente a poeira teria dificultado a visão do jovem que colidiu fatalmente contra a caminhonete que vinha em sentido contrário.

O impacto foi tão forte, que chegou a quebrar parte do capacete e destruiu a frente tanto da moto como do veículo. O óbito aconteceu no próprio local.

O corpo de Reginaldo Guedes foi liberado nesta quinta-feira (06) após documentação necessária. Lamentamos a perda da família, parentes e amigos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Polícia Militar da 83 CIPM PETO prende em flagrante homem acusado de tráfico de entorpecentes.

Sexta-feira, 07 de Setembro de 2018 / Região

Nesta quinta-feira (06), uma guarnição da 83ª CIPM PETO, recebeu comunicação via CICOM que um indivíduo identificado como Carlos Henrique dos Santos Ribeiro, estava traficando entorpecentes na Rua L, no bairro Vila Brasil.

Com isso, a guarnição deslocou-se imediatamente até o local, e no momento em que o indivíduo avistou a viatura, empreendeu fuga jogando uma pochete no telhado. O meliante foi capturado dentro da residência logo em seguida.

A guarnição fez a seguinte apreensão:

- 28 dolas de maconha;

- 05 pés de maconha;

- 41 pedras de crack;

- R$ 141,00 reais em espécies;

- R$ 2.25 reais em moedas.

O indivíduo flagranteado e todo material foram conduzidos à Delegacia de Polícia para medidas previstas em Lei.

83ª CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA!


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM PETO

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Diagnóstico realizado por acadêmicos da FASB aponta demandas na área de saúde em comunidades de Barreiras

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018 / Região

O resultado do estudo norteou ações integradas na área, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, FASB, Igreja Católica e outros parceiros

Após acompanharem a equipe da Unidade Básica de Saúde Herculano Faria em visitas aos moradores das localidades de Angélica Ayres (Cotia) e Vereda das Lages, acadêmicos do 10º semestre de Enfermagem da FASB, sob a orientação da professora de estágio Carine Jamille, fizeram um levantamento das principais demandas daqueles pacientes. Como resultado, no sábado (01), foi  dedicado a atender os moradores das duas localidades na Unidade Herculano de Saúde, em Barreiras, que abriu suas portas pela primeira vez neste dia da semana.

Os atendimentos consistiram em testes rápidos de HIV, Hepatite B, Sífilis e Hepatite C, além de curativos,  vacinação, atendimentos médico, odontológico, pediátrico, rastreamento do câncer de colo do útero, marcação de exames e confecção do cartão SUS. Para a paciente Silvanete Lima Ramos “o evento foi muito importante, pois trabalho durante a semana o que impossibilita vir à unidade de saúde. Já nesse dia pude ser atendida, juntamente com meus dois filhos, esposo e sogra. Considero que outras oportunidades como essa seriam ótimas para toda a comunidade”.

O evento ofereceu ainda alongamento e aula experimental de zumba com Leandro Braga, café da manhã e uma palestra sobre higiene bucal para as crianças com entrega de kits contendo creme dental, escova e fio dental. Os moradores conheceram também detalhes do Setembro Amarelo que intensifica a prevenção ao suicídio e tiveram a oportunidade se intensificar a aproximação com os acadêmicos que os visitaram previamente. Uma via de mão, dupla, conforme relatou o estudante João Carlos. “A ação ampliou meu olhar crítico frente às necessidades do indivíduo, família e comunidade”, disse.

A professora Carine Jamile avaliou com positividade a iniciativa. “Estes mapeamento e diagnóstico situacional realizados pelos acadêmicos foram fundamentais para hoje unirmos forças e oferecermos os serviços a estas pessoas, me sinto orgulhosa de nossos estudantes, certamente sairão da faculdade profissionais mais humanos e dedicados ao próximo”.

Além dos acadêmicos de Enfermagem da FASB integraram o mutirão, equipes de agentes comunitários de saúde, da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Transporte da Prefeitura e Paróquia São Sebastião.

 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso por estupro de vulnerável em Bom Jesus da Lapa

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018 / Região

Por volta das 14h40 desta quarta-feira (05), ao fazer ronda na Avenida Agenor Magalhães, a guarnição foi acionada por populares, informando que um indivíduo tinha acabado de estuprar uma adolescente de 13 anos.

A Polícia entrou em contato com a vítima, de iniciais T. V. R - 13 anos, onde foi passada as características do indivíduo. De imediato a PM realizou buscas no bairro no intuito de localizar o meliante. Quando a guarnição se deparou com o mesmo já imobilizado por populares. O indivíduo foi identificado como Gilmar Ribeiro da Silva, 35 anos, natural de Bom Jesus da Lapa.

O acusado foi apresentado na sede da 24ª Coorpin para serem adotadas as medidas cabíveis.

■ PROVIDÊNCIAS
Apresentado a DP

◼MEIOS EMPREGADOS: 
 VTR 9.3824 - PETO - Polícia Militar

■ FONTE:  5°PEL/38°Cipm - Bom Jesus da Lapa


Blogbraga/38 CIPM/ B J Lapa

Compartilhar no Whatsapp

Homem de 33 anos é morto a tiros em Irecê; o caso será apurado pela 14ª Coorpin

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018 / Região

Um homem identificado por Manoel Jesus dos Santos, 33 anos, foi morto a tiros no início da madrugada desta quinta-feira (06), por volta de uma 1h. O homicídio ocorreu na rua Costa e Silva, em Irecê.

Uma guarnição da Polícia Militar foi informada acerca do fato pelo Centro Interligado de Comunicação (Cicom). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local, o homem já estava morto.

O pai da vítima, Antônio Bispo dos Santos, disse à policia que ouviu dois disparos de arma de fogo, um barulho de uma moto saindo e, que ao sair na porta de casa encontrou seu filho caído ao solo.

A vítima era usuária de drogas. Os atiradores fugiram sem destino. O corpo de Manoel foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê. Não há informação sobre o velório e sepultamento.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, em Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria de Saúde de Barreiras e UFOB realizam o Projeto Feira de Saúde na Unidade João Gualberto de Almeida

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018 / Região

Moradores e pacientes da Unidade de Saúde João Gualberto, USF 06 – Vila Nova, tiveram uma manhã dedicada aos cuidados com a alimentação. A ação foi realizada pelos acadêmicos do primeiro semestre de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e dos servidores municipais.

Pequenos stands montados no espaço da Unidade chamaram a atenção principalmente dos idosos, uma vez que a temática foi voltada para os cuidados com a hipertensão, diabetes e sugestões de uma alimentação saudável. Dona Leonídia Bonfim de 79 anos visitou o stand das plantas medicinais e ficou surpresa pela variedade dos medicamentos naturais.

“Essa manhã foi bem produtiva, achei muito interessante o projeto. Eu já fazia o uso por conta própria e hoje descobri que faz bem, então, irei continuar tomando os meus chás”, disse.
Além do espaço das plantas medicinais, os convidados dessa manhã também visitaram os espaços do planejamento familiar, da alimentação alternativa, orientação sobre nutrição, e fizeram ainda aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

“Esse projeto faz parte de uma disciplina do curso de nutrição, fizemos ao longo do semestre várias atividades no bairro Vila Nova e hoje estamos fazendo esse atendimento para alertar da importância sobre a alimentação saudável e os cuidados com a glicemia e hipertensão. Agradecemos a parceria da Atenção Básica do município que contribuiu de forma positiva nessa ação na Unidade de Saúde”, ressaltou o professor do curso de Nutrição da UFOB, Marlus Pereira.

De olho nas orientações sobre uma boa alimentação e das consequências do excesso de açúcar nos alimentos, a aposentada Florentina de Souza de 73 anos, achou uma manhã de aprendizado. “Sempre me cuidei e agora irei redobrar a atenção com a quantidade de açúcar em meus alimentos”, disse.

Ao final do projeto, foi servido aos participantes e à equipe da Unidade de Saúde João Gualberto de Almeida, um lanche coletivo natural.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Educadores e estudantes participam de Diálogo com Gestores em Irecê

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

Professores, gestores, estudantes e funcionários de 70 unidades escolares ligadas ao Núcleo Territorial de Educação de Irecê (NTE 1) estão participando da segunda edição do Diálogo com Gestores. A atividade, que acontece no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município de Irecê (481 km de Salvador), é realizada pela Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de discutir questões relacionadas às rotinas das escolas, visando o fortalecimento do eixo pedagógico.

A iniciativa envolve técnicos de diferentes setores da Secretaria que abordam temas de interesse das escolas, na perspectiva de desburocratizar procedimentos e processos e otimizar a gestão escolar. Dentre outros assuntos são abordadas questões como o projeto político pedagógico, planejamento estratégico, formação de professores, Censo Escolar/Sistema de Gestão Escolar, Avaliações (Sistema de Avaliação da Educação Básica: IDEB – ENCEJA), infraestrutura, alimentação escolar, bibliotecas, Educação Indígena, Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica e Legislação.

Esta é a primeira vez que Rita de Cássia Pires de Carvalho, gestora do Colégio Estadual José de Souza Machado, participa da atividade. “Aqui temos a resposta imediata para as nossas demandas. Podemos mostrar as questões que enfrentamos diariamente nas escolas e tudo o que estou vendo aqui vou socializar com os meus colegas professores, líderes de classe e integrantes dos colegiados”, afirmou.

 Sobre os encontros – Os encontros “Diálogo com Gestores” serão realizados até 28 de setembro deste ano, nas sedes dos 27 NTEs, com a participação direta de unidades organizacionais da Secretaria da Educação do Estado. Estima-se a participação de 1.247 diretores escolares; 1.247 secretários escolares; 879 técnicos do Sistema de Gestão Escolar; 580 pais e 580 alunos representantes do Colegiado Escolar e 81 representantes dos NTE, totalizando 4.614 envolvidos.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Barreiras e produtores rurais formalizam contratos para fornecimento de itens para merenda escolar

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

Os contratos dos produtores rurais inscritos no Edital 01/2018 para fornecer produtos da agricultura familiar para a merenda escolar foram formalizados na manhã desta quarta-feira (5), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, com a assinatura entre os participantes. Um total de 10 contratos foram firmados, destes, um representado por uma cooperativa e os outros nove, de agricultores individuais. Os recursos para aquisição dos itens que serão entregues em escolas municipais são provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, sob o gerenciamento dos municípios.

O contrato têm a vigência de oito meses e estabelece que os inscritos forneçam mensalmente uma quantidade de produtos inerentes às suas capacidades de produção, considerando as demandas das escolas. São itens como cheiro verde, biscoitos, rapaduras e legumes. Os fornecedores individuais devem cumprir um limite máximo de até R$ 22 mil em produtos e para as cooperativas esse valor está estabelecido para acima de R$ 200 mil em itens entregues.

O agricultor Aurelino Soares da Silva foi um dos que firmou a parceria com a prefeitura para entregar pimentão, cheiro verde e couve. Hoje os produtos que colhe da horta são vendidos na feira livre, e a partir do contrato ele acredita que terá uma melhora nas vendas. “Agora vamos melhorar porque temos a garantia de onde vender nossos produtos, sem correr risco de perdas”, disse.

Para o secretário de Agricultura de Barreiras, José Marques, este modelo de compra e venda de produtos da agricultura familiar possui inúmeras vantagens para os pequenos agricultores, porém, as adesões ainda são poucas. “Este é o segundo ano que abrimos o edital, mas ainda temos poucos inscritos, porém, considerando o potencial que o Município possui de produção, nosso papel é de motivar o processo de venda e incentivar os produtores oferecendo este importante canal de escoamento dos produtos e, assim, inibindo a ação de atravessadores”, disse.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Homem morre em confronto com policiais militares em Cafarnaum

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

Revólver foi achado no local do confronto, no povoado de Conquista, em Cafarnaum (Foto: PM/ Divulgação)

Um homem morreu durante um confronto com equipes da Rondesp Chapada, Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) e Polícia Militar local no município de Cafarnaum, região de Irecê, na noite desta terça-feira (04), por volta das 23h.

De acordo com nota divulgada pela Polícia Militar, o caso ocorreu quando policiais patrulhavam na localidade de Conquista, zona rural do município, e receberam uma denúncia sobre a existência de tráfico de drogas no local.

Ainda conforme a nota, ao abordar uma casa em que um suspeito estava, os militares foram recebidos à bala, momento que revidaram. No confronto, um homem identificado pelo prenome de Wanderson, foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e levado pelos policiais para o Hospital Municipal Mãe Olímpia), mas não resistiu aos ferimentos.

A PM informou que, no local do confronto, foram achados um revólver calibre 38, 311 gramas de maconha, 7 trouxas e mais um saco grande de maconha, uma balança de precisão, um veículo Vectra, placa DRP-3206 de São Paulo e um aparelho celular. Todo o material apreendido foi apresentado à delegacia de Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

IBOTIRAMA: Polícia Militar prende suspeitos de roubo com arma artesanal em Ibotirama

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

Por volta das 03h30min da madrugada desta quarta-feira (05), a guarnição do 1° Pel da 28 CIPM/Ibotirama, recebeu uma ligação informando de um furto no Posto Copa 70, de imediato a Guarnição se deslocou até o local onde se iniciou a busca dos autores através das pegadas deixadas no local com isso foi percorrido cerca de 5 km a pé pela rota conhecida como desvio da PRF no encalço dos autores.

Por volta das 06h00min da manhã, foi localizado uma residência no bairro Xixa, onde terminava as pegadas, sendo assim foi solicitado a proprietária que autorizou a entrada no recinto e durante buscas foi encontrado parte do material furtado e uma arma de fabricação caseira artesanal tipo "garruncha" diante do encontrado o autor confessou o crime e entregou os outros comparsas identificado sendo Aroudo e Bruno.

Ambos conseguiram fugir antes da chegada da guarnição, diante do exposto foi feito buscas na residência dos mesmos onde também foi encontrado outra parte dos produtos furtados, sendo assim todos os envolvidos foram apresentados a delegacia territorial de Ibotirama.

MATERIAL APRENDIDO/RECUPERADO

01 Arma artesanal "Garruncha" 
01 Porção de Chumbo
01 Facão
01 Faca
01 Punhal
05 Cuecas novas
02 par de meias novas
01 Botijão de Gás
*Diversos itens alimentícios industrializados e perecíveis.
*Bebidas 

28 CIPM - GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Xique-Xique: Aula inaugural aborda a valorização da vida aos futuros integrantes da Polícia Militar da Bahia

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

Buscando ofertar uma formação ampla e humanística aos alunos do Curso de Formação de Soldados, Núcleo de Ensino CIPE SEMIÁRIDO, foi realizada na última segunda-feira, dia 03 de setembro, a aula Inaugural do Curso, tendo como tema, a Depressão e o Suicídio.

O evento foi realizado no Auditório da UNEB, CAMPUS Xique-Xique, contou com as mediadoras, senhora Vera Lúcia da Silva Matos, Assistente Social, e as Psicólogas Rebeca Rocha e Zaira Dourado, integrantes da Equipe de Coordenação do CAPS IRECÊ. Foram agraciados com as informações 30 (trinta) Alunos do Curso de Formação de Soldados que iniciaram suas atividades no último dia 14, além de integrantes da CIPE SEMIÁRIDO.

O evento corrobora com o Projeto Setembro Amarelo (campanha mundial de prevenção ao suicídio). O enfrentamento à doença; a vulnerabilidade a que os agentes de segurança pública estão submetidos; e os primeiros cuidados ao se deparar com situações dessa natureza, foram alguns dos pontos da apresentação.

O evento corrobora ainda com o Plano Estratégico da Polícia Militar, promovendo a valorização, a saúde e a qualidade de vida aos seus integrantes.

Informações da CIPE SEMIÁRIDO


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

IDEB: Veja o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de municípios da região de Irecê e adjacentes

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 avaliou a educação de municípios da região de Irecê. A pesquisa levanta por município do Brasil o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB das Redes Federal, Estadual, Municipal e Pública.

Na região de Irecê, os municípios que tiveram o melhor desempenho em 2017, segundo o Ideb, foram Barra do Mendes e Souto Soares, com média de 5,9. Em seguida vem Irecê com 5,5. O município de Central que em 2015 teve a pior nota, comparado a outros municípios vizinhos (3,8), subiu no ranking e, em 2017 obteve 4,5 – mesmo assim não alcançou a meta projetada pelo Ideb que foi 4,8 para 2017.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país.

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o país, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino. A média do sistema educacional dos países desenvolvidos é de 6 pontos.

Municípios da região e adjacentes (Ideb 2017)

América Dourada 4.9

Barra 4.2

Barra do Mendes 5.9

Barro Alto 5.1

Bonito 5.0

Central 4.5

Canarana 4.4

Gentio do Ouro 5.4

Ibipeba 4.8

Ibititá 4.3

Iraquara 5.6

Irecê 5.5

Itaguaçu da Bahia 4.4

João Dourado 4.7

Jussara 4.8

Lapão 4.6

Mulungu do Morro 4,3

Morro do Chapéu 4.4

Presidente Dutra 5,1

São Gabriel 5.0

Seabra 5.8

Souto Soares 5.9

Uibaí 4.6

Utinga 4.7

Xique-Xique 4.6


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: OPERAÇÃO SATURAÇÃO – FORÇAS POLICIAIS GARANTEM MAIS SEGURANÇA À POPULAÇÃO DE BARREIRAS.

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

Material entorpecente encontrado no 'Xurupita' durante operação Saturação

Mais uma Operação Saturação foi realizada em Barreiras nesta terça-feira (04) em diversos bairros.

Forças de segurança unidas como Polícia Civil, PM, PRF, PRE, CERRADO, PETO, RONDESP, GRAER, GCM cumpriram decisões judiciais, blitz e outras ações visando maior segurança à população que por sua vez elogiou muito o trabalho policial.

A reportagem do Blogbraga colheu vários depoimentos de cidadãos que desde a Operação Dark West não poupam elogios à atuação policial.

Comentários como: “A Polícia está de parabéns”; “Era necessário tais ações, pois a criminalidade é muito grande...”; “Isso nos traz um pouco mais de sossego...”; “Acho muito importante estas ações, pois quem não deve não teme...” – estes foram alguns dos comentários mais ouvidos.

Para exemplificar: Em uma dessas rondas operacionais na localidade conhecida como ‘Xurupita’, dois indivíduos foram flagrados com substâncias entorpecentes, aproximadamente 239g de substância aparentando ser maconha, 39 pedaços embalados em papel alumínio e mais 15 pedras de substância aparentando crack aproximadamente 12 gramas.

Parabenizamos as forças de segurança que no cumprimento de suas atribuições proporcionam mais segurança aos cidadãos!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: POLÍCIA MILITAR, PRF POLÍCIA CIVIL E GUARDA MUNICIPAL REALIZAM MAIS UMA OPERAÇÃO SATURAÇÃO EM BARREIRAS

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

Nesta terça-feira (04/09), as forças de segurança da cidade se juntaram em mais uma edição da Operação Saturação, com o intuito  combater a criminalidade local. 

A Operação Saturação foi criada há 02 anos e 07 meses e tem como objetivos, reforçar o policiamento, combater a criminalidade e reduzir os índices de CVLI e CVP, aumentando a sensação de segurança na comunidade. 

Participaram dessa Operação sob Coordenação do CPRO:  83 e 84 CIPM's, CIPT Oeste, CIPE Cerrado, 3a CIPrv, além da  PRF, PC e a GCM. As equipes contaram ainda com o apoio do GRAER. Foram montadas barreiras de trânsito em pontos estratégicos da cidade e guarnições volantes.

Foram empregados nesta Operação:

✅  15 Viaturas 4 rodas;
✅  02 Viaturas 2 rodas;
✅  76 Agentes de segurança;

A Operação alcançou os objetivos almejados, com forte impacto visual, trazendo grande sensação de segurança para a comunidade Oestina obtendo ao final os seguintes resultados: 

✅ 02 veículos removidos ao pátio legal;
✅ 16 autuações por infrações diversas;
✅ 25 estabelecimentos comerciais abordados;
✅ 106 veículos 4 rodas abordados;
✅ 200 veículos 2 rodas abordados;
✅  595 pessoas abordadas.
✅ 02 mandados de prisão cumpridos;

Das ações e abordagens desenvolvidas, foram obtidos os seguintes resultados:

✅ 01 elemento preso em cumprimento ao Mandado de Prisão, alvo  remanescente da Operação Dark West;
✅ 01 menor apreendido por cumprimento de Mandado de busca/apreensão;
✅ 02 elementos presos em flagrante delito por tráfico de entorpecentes;
✅ Com tais indivíduos, 39 (trinta e nove) dolas tamanhos diversos -  total: 239g de maconha e
15 pedras de  crack;
✅ 01 menor de idade apreendido em flagrante por ato infracional de tráfico de entorpecentes;
✅ Com o menor, foram apreendidas 08 (oito) trouxas de maconha, 04 (quatro) pedras de crack e um celular Samsung J7;
✅02 elementos presos em flagrante delito de receptação de veículos;
✅ Com os indivíduos, foram apreendidos e apresentados na DEPOL dois veículos marca VW, modelo Gol, cor branca, com placas clonadas;

Oeste unido, Oeste forte!

"PMBA e comunidade na corrente do bem."


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Segurança em Eventos Sporttime DBT SKY DM Reparos Global CISO Compre Bem Coyote Luz motos Online Celulares Mineiros Digital Informatica Click Tec MaxCar AUTOCAR Dr. Márcio Rogério Guarda Municipal P&F Dique Denuncia Neli Mimogás Imperial àguia motos Silvano Santos Evolucao Fontana Extreme Clinica Vitoria Cultura PM Mundo Verde Delicia Contabilidade Rondon Oeste Manutenção Querência Máquinas Agrícolas Polícia Civil renda extra Casas Baiana Gil Rabelo Premolem Kenni Henke Protegendo Seguros Expressofia DPVAT Barreiras Grupo Marabá Mimoso Segurança G&G Magazine Unopar Pantanal G7