Bahia Farm Show Modelo Gestão Bahia

NOTÍCIAS

Rui assina carta de governadores contra decreto presidencial que facilita o acesso a armas e munições

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Foto Ilustrativa

Rui Costa está entre os 13 governadores que assinaram uma carta contra o novo decreto de Regulamentação de Armas e Munições, do presidente Jair Bolsonaro. No documento, os chefes do Executivo de 12 estados e do Distrito Federal manifestam sua preocupação com a flexibilização da atual legislação do controle de armas e munições.

Para os signatários da carta, os problemas de segurança registrados no país são um entrave ao seu desenvolvimento social e econômico. Na sua avaliação, o acesso facilitado a armas e munições, que podem ser usadas de forma ilícita, impõe um desafio ainda maior ao enfrentamento e combate à violência.

A argumentação dos governadores é que, em vez de aumentar a segurança, a flexibilização no controle das armas tende a aumentar os índices de violência no país.

Além do governador baiano, também assinam o documento o chefe do Executivo dos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amazonas e Tocantins, assim como o do Distrito Federal.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Centralense lança em SP livro “Conquistando o Nosso Interior”

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Região

Foi lançado recentemente em São Paulo o livro intitulado Conquistando o Nosso Interior, escrito pelo centralense Gilvá Pereira de Souza.

A obra fala com profundidade sobre crescimento espiritual, saúde emocional e aspectos religiosos. Além de trazer respostas para as dúvidas da alma, o livro também traz capítulos inspiradores e cheios de lições.

“Foi um desafio e uma imensa alegria poder escrever este livro”. Feliz com o novo momento, o escritor convida a todos conterrâneos e pessoas da região para adquirirem o livro através desta página.

Gilvá é Pastor da Igreja Assembleia de Deus. Seus familiares residem no povoado de Caldeirãozinho, zona rural da cidade de Central.

Para mais informações, pode entrar em contato pelo WhatsApp (11) 95850-6486


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BCS/Santa Luzia dá início as aulas de Artes Marciais (JUDÔ/JIU JITSU/KUNG FU) para crianças e adolescentes.

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Região

Nesta segunda-feira (20), iniciou as aulas de Judô com o instrutor SD PM Rangel - Rondesp/Oeste, instrutor voluntário supervisionado pelo Sensei Barbosa, faixa Coral de Judô, junto a BCS/Santa Luzia.

Aulas totalmente gratuitas para crianças/adolescentes residentes nos bairros da área de atuação da unidade.

Um sonho da unidade que agora virou realidade. Na semana serão iniciadas ainda, aulas de Kung Fu e Jiu jitsu.

PM e Comunidade na corrente do bem.


Blogbraga/83 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

FALTA DE MANUTENÇÃO EM ESTRADA É MOTIVO DE RECLAMAÇÃO EM BAIANÓPOLIS

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Região

A estrada que liga Cocos a Guaíras, município de Baianópolis/BA, é motivo de reclamação de motoristas que diariamente trafegam pelo local e moradores. 

Além de buracos, lama e ondulações, que provocam danos aos veículos, quem passa pelo local, seja de carro ou a pé.

"Tem dois anos que essa estrada viu algum conserto" disse o internauta. Os moradores cobram da Prefeitura de Baianópolis  manutenção na estrada citada acima.

Eles esperam que as reivindicações sejam atendidas. 


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal quer a sociedade brasileira no debate da reforma da Previdência Social

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Chefe da Alba pediu ao presidente da Comissão Especial da Câmara que dialogue com os Legislativos do País, durante sessão especial na Bahia.

O debate sincero sobre a Reforma da Previdência deve, necessariamente, chegar à população. A reforma não tem o propósito de combater privilégios, e nem será a panaceia do país, como está sendo vendida. A PEC 006/2019 beneficia os banqueiros e prejudica os mais pobres. Ela é nociva aos interesses da economia da Bahia.
Esta foi a tônica da Sessão Especial Sobre a Reforma da Previdência e seus Impactos na Bahia, ocorrida na manhã desta segunda-feira (20), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), proposta pela Mesa Diretora da Casa. O evento contou com a participação do presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PR-AM).
O presidente do Legislativo estadual, deputado Nelson Leal (PP), destacou que mexer no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural, além de perverso, traz prejuízos significativos não apenas para a questão social, mas também em larga medida para a economia baiana.
“Esses dois benefícios injetam mais dinheiro que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 313 dos 417 municípios do Estado. Seria um colapso para essas cidades e para a Bahia. A desigualdade vem batendo recordes sucessivos no país”, criticou.
Nelson Leal lembrou que, conforme divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia, órgão ligado à Fundação Getúlio Vargas, a desigualdade no Brasil cresce pelo 17º trimestre consecutivo.
O deputado pepista considerou ainda inaceitável a proposta de implantação do regime de capitalização, assim como a ideia de desconstitucionalizar (retirar da Constituição Federal de 88) a questão da Previdência Social.
“Se isso acontecer, a Previdência vira uma colcha de retalhos e vai gerar transtornos à população brasileira. Porque a maioria simples é fácil alcançar em votação no Congresso Nacional”, preocupou-se, o chefe da Alba, para um plenário lotado de deputados federais, estaduais, vereadores, lideranças sindicais e dos movimentos populares, além de representantes de diversos órgãos públicos do Estado. O secretário Davidson Magalhães (Setre) representou o governador Rui Costa (PT).
O presidente da Alba disse que a reforma é necessária para promover os ajustes, “mas o peso não pode ser jogado nas costas dos mais humildes, da trabalhadora rural, dos idosos, dos deficientes, daqueles que ganham menos”.
Leal classificou de fundamental que a Câmara Federal, através de sua Comissão Especial de Reforma da Previdência, faça o debate com as Assembleias Legislativas, como forma de levar o assunto à sociedade brasileira. “É um tema de enorme relevância. Estamos apreensivos, é preciso de muita serenidade do país nesse momento, exortou, Leal.

AUDITORIA DA DÍVIDA

O deputado Marcelo Ramos (PR-AM), agradeceu o convite, e observou que a questão geracional impõe que a reforma se volte para os cálculos atuariais do regime da Previdência. O amazonense salientou que é preciso encontrar uma forma de promover o ajuste fiscal, sem prejudicar os mais pobres.
Marcelo Ramos enfatizou que não há déficit no item previdência isolado, que a reforma não será a solução de todos os problemas do Brasil e que ela não é apenas para combater privilégios. O Regime Geral da Previdência envolve ainda a saúde e a assistência social.
“Esse discurso não é verdadeiro. Eu não concordo, não posso vender essa ideia. Temos que ter responsabilidade”, confessou. Para Ramos, a reforma deve buscar garantir uma forma de viver no futuro da população, principalmente dos atuais 13 milhões de desempregados e 5 milhões de desalentados (nem mais buscam encontrar emprego).
Ramos ressalvou também a diversidade dos interesses regionais, citando a questão das desonerações. “A reforma não pode conceber que São Paulo é o centro do país. As desonerações fiscais são necessárias para estimular a atividade econômica. Temos que melhorar o ambiente de negócio, por exemplo, da indústria nacional no Norte e Nordeste”, comentou. Para Ramos, como o texto foi proposto pelo governo não passa no Congresso.
Todos os demais oradores pontuaram que o prejuízo não pode recair nas costas dos mais pobres. Destacaram a necessidade de se cobrar dos grandes devedores da Previdência, e da realização de uma auditoria da dívida pública. A coordenadora do Dieese na Bahia, economista Ana Georgina, disse que se o texto proposto pelo ministro Paulo Guedes for aprovado, o custo do curso de migração do regime de repartição para o de capitalização será da ordem de R$ 20 trilhões em 30 anos.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Começa a matrícula do pré-vestibular Universidade Para Todos

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

A matrícula para o cursinho pré-vestibular Universidade para Todos começa nesta terça-feira (21) e segue sexta (24), no local e turno para os quais o aluno optou para cursar. O programa é ofertados pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e tem como objetivo o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Neste ano, foram inscritos 32.711 estudantes de todo o Estado para as 11.505 vagas ofertadas. As aulas irão começar no dia 27 deste mês e seguem até dezembro.

No ato da matrícula, o estudante classificado deverá apresentar os documentos expressos no edital, dentre os quais os documentos pessoais e os históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. Além das aulas, os alunos têm acesso aos projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e orientação vocacional. Para os cursistas da UNEB e UESB, que obtiverem frequência superior a 75% nas aulas, está garantida a isenção da taxa de inscrição no vestibular.

Para a execução do projeto, serão selecionados pelas universidades parcerias, 1.034 estudantes universitários que atuarão como professores/monitores. Esta é mais uma política pública educacional desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado voltada para a juventude, de modo a oportunizar aos universitários a vivência do exercício da docência. Durante a execução do programa, esses alunos serão acompanhados e passarão por formação.

O cursinho pré-vestibular é voltado a estudantes matriculados, em 2019, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; aos matriculados, em 2019, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; e nos egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Marcado pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, o programa já possibilitou a cerca de 20 mil estudantes o ingresso no Ensino Superior em diversas instituições, ao longo de dez anos.  


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governador nomeia reitor e vice-reitora da Uefs

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa decidiu, na tarde desta segunda-feira (20), nomear os professores Evandro do Nascimento Silva e Amali de Angelis Mussi para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), respectivamente. O mandato será para o quadriênio 2019-2023. 

A nomeação estará disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Grupo francês vai investir R$ 1,3 bilhão na construção de parques eólicos instalados em Iraquara, Souto Soares, na Chapada Diamantina, e em Campo Formoso

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

Em reunião com a EDF Renewables, na tarde desta segunda-feira (20), o governador Rui Costa assinou nove protocolos de intenções para implantação de projetos de energia eólica na Bahia. Com investimento de R$ 1,371 bilhão, os parques eólicos serão instalados em Iraquara e Souto Soares, na Chapada Diamantina, e em Campo Formoso, no centro norte do estado. 

“São novos investimentos em energia eólica e esperamos que, em breve, tenhamos também em energia solar, favorecendo a região da Chapada Diamantina. Investimentos que chegam para gerar riqueza e emprego e fortalecer o que a Bahia tem como uma vantagem competitiva grande, que é a energia sustentável. Os empregos são gerados não apenas na implantação, mas na manutenção desses equipamentos", afirmou Rui. 

A EDF Renewables já possui outros empreendimentos em energia eólica em funcionamento na Bahia. Com os novos parques, a empresa totaliza R$ 3 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis no estado. "Um terço já foi investido nos municípios vizinhos a Morro do Chapéu e dois terços estão sendo implantados. Esses parques já estão em construção, e a previsão é de entrada em operação em 2020/2021”, declarou o diretor-presidente da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches. Segundo ele, 80% das 700 contratações na fase de construção são de mão de obra local.

Também participaram da reunião o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e os secretários da Casa Civil e de Infraestrutura, Bruno Dauster e Marcus Cavalcanti, respectivamente.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

COMISSÃO DE AGRICULTURA DA ALBA FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL PARA DEBATER PAUTAS DO SETOR

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Cidade

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, sob a presidência da deputada Jusmari Oliveira, se reúne nesta terça-feira, 21, com o secretário Josias Gomes, titular da secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, SDR, para debater cronograma de programas, projetos e ações da pasta.

Segundo a deputada Jusmari, o foco é o fortalecimento da agicultura familiar. “É um setor que cresce muito na Bahia e nós da Comissão de Agricultura mantemos uma interlocuação com a SDR para que possamos dialogar sobre este assunto tão importante para a economia baiana.”

A parlamentar disse não ter dúvida de que será uma sessão muito produtiva e que os deputados terão a oportunidade de uma interface com o secretário no sentido de obter informações, esclarecer dúvidas e buscar soluções para os problemas da agricultura familiar em todas as regiões da Bahia. “Fomentar este debate permanente através das audiências públicas é um dos nossos compromissos. E a Comissão de Agricultura vem cumprindo esse papel, não só aqui na Alba mas também se deslocando para ouvir de perto as demandas de cada região. Já fizemos isso em Irecê, Itapetinga e vamos a Luis Eduardo Magalhães. Desta forma estamos democratizando o debate sobre a agricultura, fator fundamental para o fortalecimento da economia baiana” finalizou Jumsari.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Motociclista fica gravemente ferido após ser atingido por carro no bairro Mimoso I

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Cidade

Vítima

SAMU socorreu o rapaz

A Polícia Militar registrou a ocorrência

Os veículos envolvidos

Os veículos foram removidos do local

No final de tarde desta segunda-feira 20, por volta das 17h40, ocorreu uma colisão envolvendo carro e moto entre as ruas Santa Catarina e a São Francisco, no bairro Mimoso I em Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações colhidas no local, o condutor da motocicleta Honda/CG, vermelha, vinha pela rua Santa Catarina (sentido AV. JK) quando o condutor do VW/Santana vinha pela rua São Francisco, invadindo a preferencial da moto e a colisão foi inevitável.

Com o forte impacto da colisão, o motociclista de nome Glenio Gonçalves da Silva de 27 anos, foi arremessado por cerca de 10 metros, ficando gravemente ferido.

O condutor do veículo VW/Santana fugiu do local sem prestar socorro à vítima. Uma equipe do SAMU - Unidade de Suporte Avançado (USA) foi acionada chegando rapidamente no local prestou os primeiros atendimentos ao rapaz, que foi estabilizado e entubado, mas devido a gravidade visto que o mesmo sofreu (TCE)  foi levado diretamente para o Hospital do Oeste (HO) em Barreiras.

Uma guarnição da Polícia Militar da 85 CIPM esteve no local registrando a ocorrência. Um guincho removeu os veículos que ficaram avariados para o pátio.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado discute novas perspectivas sobre a oferta da Educação Integral

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

A parceria com diferentes organismos tem sido viabilizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. E foi nesta perspectiva que membros do Instituto Sonho Grande e do Instituto de Corresponsabilidade na Educação (ICE) apresentaram ao secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (20), o projeto Ensino Médio em Tempo Integral. A experiência dos dois institutos é realizada em 18 Estados e tem como foco a expansão da formação integral dos estudantes. Participaram também da atividade representantes do Grupo Águia Branca e do Instituto Natura.

O secretário Jerônimo falou sobre o programa de Educação em Tempo Integral da rede estadual de ensino, que já foi implantado em 91 escolas, em 49 municípios baianos, alcançando quase 20 mil estudantes dos Ensino Fundamental e Médio. Ele também destacou a importância desta união de esforços para melhorar a educação. “A Educação está entre as prioridades do governador Rui Costa, por isso queremos aprofundar a estratégia de expansão das escolas em tempo integral, para que possamos dialogar de forma concreta e objetiva, levando em conta que estamos trabalhando em função do aprendizado dos nossos alunos que estão em sala de aula”.

A representante do Instituto de Corresponsabilidade na Educação (ICE), Juliana Zimmerman, falou sobre o diálogo com a Secretaria da Educação. “Para nós foi uma oportunidade maravilhosa estar aqui no Estado da Bahia levando um pouco do nosso conhecimento e nossa experiência já em 18 Estados e conhecer as especificidades daqui o que já foi feito em relação à Educação Integral. A Bahia tem muito a contribuir com o desenvolvimento do nosso projeto e a gente também com o que já construímos ao longo desses anos”. 

O encontro também foi avaliado pelo representante do Instituto Sonho Grande, Igor Lima: “Ficamos muito felizes de apresentar um projeto que consideramos que já está ajudando a vida de vários jovens no Brasil. E vai ser muito interessante se a gente puder trazer esta experiência que temos em Pernambuco como um de nossos cases de resultados positivos em aprendizagem e fluxo, diminuindo as desigualdades sociais e melhorando as condições de vida dos egressos. Espero que tenhamos a oportunidade de trabalharmos juntos, contribuindo e aprendendo juntos, sempre ouvindo a SEC”. 

O diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Wagner Chieppe, também falou sobre estra troca de experiências: “Para mim foi um momento importante porque estamos pensando aqui e dedicando a atenção para o maior motor do desenvolvimento socioeconômico do país, que é a Educação. A Bahia, com toda a tradição que conheço, dará grandes contribuições para o desenvolvimento da Educação no Brasil”. 

Programa de Educação Integral – Desenvolver os alunos de forma completa é o foco da Educação em Tempo Integral ofertada na rede estadual de ensino, que trabalha com a perspectiva de ampliar os tempos e espaços de formação escolar promovendo a formação humana integral do estudante.


Blogbraga/ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Digital Informatica Silvano Santos Vida Farma Jaú Forte Grãos Mineiros Global Evolucao Neli Bem Brasil Pastel PM Casa da Ferramenta P&F DBT Click Tec AUTOCAR Imperial MaxCar Unopar Grupo Marabá Paraíba Luz motos DM Reparos Kenni Henke Delicia Elo Aço Pantanal Mimoaço Coyote Extreme Dique Denuncia Online Celulares Rabelo Rede Multiassistencia Mimoso Segurança Dupará Açaí DPVAT Barreiras Contabilidade Rondon Aliança Cultura CISO Dr. Márcio Rogério G7 Fontana Guarda Municipal Ademilar Sutrans Sportime Oeste Manutenção Polícia Civil