A ILHA

NOTÍCIAS

Convênios do Bahia Produtiva serão assinados em Ibotirama

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018 / Região

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza, nesta quarta-feira (05/09), no município de Ibotirama, a assinatura de convênio do projeto Bahia Produtiva. A solenidade acontecerá no Centro Territorial de Educação Profissional Velho Chico, às 10h, durante a abertura do VII Seminário Territorial Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Velho Chico.

O convênio, no valor de cerca de R$ 1,7 milhão, será assinado entre a CAR e a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco  (Coopamesf), beneficiará 300 famílias, com a construção de entreposto de mel identidade visual de produtos, aquisição de veículo utilitário, kit apícola e serviço de assistência técnica.

No total, a CAR por meio do Bahia Produtiva está investindo mais de R$ 12 milhões no Território Velho Chico. Os convênios estão sendo assinados com 44 entidades da agricultura familiar, beneficiando diretamente 1.527 famílias.

O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, executado pela CAR/ SDR, por meio de acordo de empréstimo do Banco Mundial, voltado para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia nos 27 Territórios de Identidade do Estado.


Blogbraga/Silvia Costa Coordenadora de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Segunda edição do Intensivão OAB começa em alto astral na FASB

Terça-feira, 04 de Setembro de 2018 / Região

Teve início na manhã deste sábado (1º), no auditório João Altivo Bergamo, a segunda edição do Intensivão OAB, da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). A programação, promovida pelo colegiado de Direito, prevê um encontro semanal nos próximos dois meses e tem o objetivo de preparar os futuros profissionais do Direito formados na FASB, para a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), previsto para 18 de novembro. Na primeira aula, a equipe promoveu uma atividade divertida, com a participação dos alunos em um jogo de perguntas e respostas. Em seguida, o professor Emerson Santana deu dicas de como responder às questões da prova e a professora Delvânia Borges tratou das mudanças recentes no Direito Trabalhista.

“É o primeiro desafio que os concluintes e egressos do curso de Direito enfrentam, com a possibilidade de fazer o exame nos últimos semestres. A instituição dá o apoio a gente não foca unicamente na aprovação do exame da Ordem, porque existem inúmeras possibilidades para um bacharel em Direito, Mas para exercer a advocacia, que é uma delas, é necessária a aprovação no exame. Na primeira edição do Intensivão nós logramos muito êxito com o aumento da aprovação dos nossos alunos. Nós temos diagnósticos que revelam isso”, afirmou Cristiane Pacheco, coordenadora do curso de Direito da FASB. “Tivemos muitos depoimentos dos alunos dizendo que o conteúdo abordado caiu realmente na prova”, concluiu.

A estudante Caroline Souza de Miranda define como ‘atitude louvável’ o apoio da FASB aos estudantes e egressos em relação ao exame da Ordem. Ela entende que a aprovação significa a conquista do objetivo para o profissional, e é positivo para a faculdade, por conta da comprovação da eficácia da metodologia de ensino aplicada. “Embora a gente tenha visto muitos dos conteúdos, os códigos estão sempre se atualizando e esse Intensivão é uma excelente oportunidade para a gente acompanhar as novidades e relembrar conteúdos aplicados nos primeiros semestres. Eu, por exemplo, estudei o Código Processo Civil de 2015, mas outros estudaram o de 1973, então é o momento de atualizar e buscar um aprofundamento maior em outras matérias que têm carga horária menor”, complementa a acadêmica.

A coordenação do Curso de Direito solicitou aos 100 participantes a doação de um kit, para ser entregue às famílias que vivem no lixão de Barreiras. Cada aluno entregou, como contrapartida pela participação no curso intensivo, um pacote com leite em pó, óleo, arroz, feijão e macarrão. Em breve as famílias contempladas receberão a visita de professores e alunos para a entrega do material arrecadado.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Sento Sé: Incêndio destrói mais de mil hectares do Parque Nacional Boqueirão da Onça

Terça-feira, 04 de Setembro de 2018 / Região

Há quase uma semana, um incêndio está destruindo a vegetação de parte de uma área de preservação ambiental no município de Sento Sé, na região norte da Bahia: o Parque Nacional Boqueirão da Onça.

O incêndio já atingiu mais de mil hectares da área, localizada no semiárido baiano. Há cinco dias, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tentam conter as chamas. O trabalho é realizado por 26 brigadistas, mas a área é de difícil acesso.

"É um local onde tem serras, topos de morros, vales, então é muito difícil de acessar. Qualquer coisa fica a mais de 20 km. E a gente está em comunicação com outros órgãos para que a gente consiga um apoio aéreo", disse Camile Lugarini, representante do Instituto Chico Mendes, à reportagem da TV São Francisco.

O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em abril deste ano. Lá existe uma área nativa da vegetação caatinga que é preservada. A unidade de conservação de proteção integral tem 349 mil hectares, e abrange os municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas.

Foram 16 anos de espera para a criação do parque. O lugar abriga uma rica biodiversidade animal e vegetal. O instituto ainda não sabe a proporção dos danos ambientais, mas é grande o prejuízo, principalmente com a queima da vegetação nativa.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Motoqueiro sob efeito de bebida alcoólica desobedece ordem de parada da polícia, tenta fugir e acaba preso.

Terça-feira, 04 de Setembro de 2018 / Região

Um motoqueiro sem carteira de habilitação se deu mal quando deparou com um posto de fiscalização de trânsito na rua Boa Vista Bairro Barreirinhas neste domingo (02), pouco antes das 21:00h.

Ao receber a ordem de parada, o mesmo desobedeceu, acelerou e tentou evadir-se pela contramão gerando uma situação de risco público. Não deu outra, o motoqueiro perdeu o controle de sua moto, uma Sundown/Max, caiu sofrendo lesões aparentes nos braços, pernas e cabeça.

Após ser socorrido, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e no depoimento admitiu ter ingerido bebidas alcoólicas. Assim, a guarnição o conduziu até à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal para o teste de dosagem de alcoolemia (teste do bafômetro), sendo constatado o teor de 0,41 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado. A motocicleta foi encaminhada para o pátio municipal.

O motoqueiro responde pelas seguintes infrações:

Conduzir veículo sob influência de álcool – Lei 9503 Art.306 do CTB

Desobediência – Lei 2848 Art.330 do CTB

Dirigir veículo sem habilitação – Lei 9503 Art. 309 CTB


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Motocicleta adulterada é apreendida pela polícia em Canarana

Terça-feira, 04 de Setembro de 2018 / Região

Uma Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe Semiárido, quando realiza ronda na localidade de Lagoa do Zeca, zona rural do município de Canarana, região de Irecê, abordou um motocicleta Honda Bros, cor preta, sem placa de identificação.

Após averiguação, os militares constataram que os números dos identificadores motor e chassi estavam parcialmente suprimidos. O condutor identificado por Danilo Ferreira da Silva e o veículo foram apresentados à delegacia local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE FALECIMENTO: Câmara Municipal de Barreiras

Terça-feira, 04 de Setembro de 2018 / Região

A Câmara Municipal de Barreiras recebeu com muito pesar a notícia do falecimento de Maria Clara de Souza Novaes, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 04, em São Paulo. Filha de Vandir Carlos Pereira de Novaes – conhecido como Coco Contabilidade, e Lucimeire de Souza Novaes, a adolescente de 16 anos, lutava contra um câncer.

A Câmara de Vereadores apresenta as mais sinceras condolências à família neste momento de dor. E em virtude do acontecido o Poder Legislativo suspendeu a programação de entrega do Título de Cidadão Barreirense que seria realizada amanhã, 05, às 19h30. Vandir Carlos Pereira de Novaes (Coco), prestou serviço para a Câmara de Barreiras por mais de quinze anos. Posteriormente será divulgada uma nova data para a entrega do Título.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Maracujá produzido em Jussara é exportado para o Vale do São Francisco

Terça-feira, 04 de Setembro de 2018 / Região

Pequenos agricultores do Sertão da Bahia apostaram no maracujá como fonte de renda e estão felizes com o resultado.

Entre ramos e folhas, o maracujá está pronto para ser colhido. A fruta é a principal fonte de renda, ainda de uma quantidade limitada de pequenos produtores da localidade de Recife, zona rural do município de Jussara, na região de Irecê.

O maracujá precisa de água pelo menos duas vezes por semana. Quando o período de chuva na região é satisfatório, a irrigação é natural, com água da chuva. Mas, habitualmente os agricultores precisam usar um sistema artificial que construíram para garantir a produtividade da lavoura.

A propriedade de João Marcos Nunes de Figueiredo, 22 anos, comporta em torno de 4 mil plantas, totalizando mais ou menos 1200 plantas por hectare em espaçamento de 3 m entre linhas e 3 m entre plantas (3m x 3m). As informações foram repassadas ao Correspondente do Blobraga pelo Engenheiro Agrônomo Adle Mendes Novaes.

A irrigação da área é localizada, em forma de gotejamento e a água advinda de poço semi-artesiano, através do conjunto motor/bomba é bombeada até a área da irrigação para lavoura.

São colhidas até quatro safras no manejo do produtor, com uma média de produção de 2500 caixas de 16 kg na safra, totalizando 10 mil caixas no ano.

Cerca de 80% da produção é escoada para o Vale do São Francisco, Juazeiro/Petrolina e, os outros 20% ficam nas feiras e quitandas da região de Irecê.

Toda área é acompanhada pelo o Engenheiro Agrônomo Adle Mendes Novaes, da empresa Biolchim, que dá o suporte de assistência técnica.

De acordo com Adle Mendes, na região de Irecê, o cultivo do maracujá gigante amarelo, em média grande escala ainda é pouco, porém, há uma outra área de tamanho expressivo, também em Jussara. A perspectiva é aumentar o tamanho da área no próximo semestre.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Educação em Irecê é destaque na Bahia e supera a média projetada do IDEB para 2021

Terça-feira, 04 de Setembro de 2018 / Região

A educação pública do município de Irecê é uma das melhores da Bahia. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, o município está entre os três melhores desempenhos do estado, analisando os 35 mais populosos da Bahia. A média alcançada foi 5,5 e supera a prevista para ser alcançada apenas no ano de 2021. 

A novidade foi comemorada pelo prefeito Elmo Vaz, que destacou o crescimento meteórico da educação local. “Para se ter ideia do avanço, em 2013 a média era 4,5”, explicou. “Esse excelente resultado é fruto do trabalho de professores, gestores, coordenadores pedagógicos, demais servidores das nossas escolas e todos que fazem a Secretaria de Educação, além, claro, dos nossos alunos”.

Segundo o secretário de Educação de Irecê, Agnaldo Freitas, a Escola Tenente Wilson, escola piloto, que em 2017 passou a funcionar na modalidade de escola de tempo integral e integrada, foi o grande destaque, alcançando a media 6,0. “Essa excelente média equivale a de países desenvolvidos. Estamos revolucionando a educação local, e esses números expressivos comprovam”.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

Chapada: Dupla envolvida com venda de drogas é detida por policiais militares em Iraquara

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

Dois homens foram detidos por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) em Iraquara, município da Chapada Diamantina, na última sexta-feira (31), após denúncia de agressão física. Segundo a polícia, a vítima disse ter sido agredida por três homens, de prenomes Galvão, Luan e Carlos. A motivação, ainda de acordo com a vítima, era que Galvão, que seria traficante, afirmou que o denunciante teria entregado o local da boca de fumo.

A guarnição encontrou e prendeu Luan Neves da Silva, conhecido por ‘Luanzinho’, e Carlos Manoel C. de Souza, o ‘Carlão’. Contudo, o homem de nome ‘Galvão’ conseguiu fugir da abordagem policial. Os dois detidos foram presos e conduzidos para a Delegacia do município de Seabra, também na Chapada Diamantina, onde foram apresentados. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Seja um consultor Tupperware!

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

Seja um consultor Tupperware!

Aproveite esta grande oportunidade de uma renda extra e conquista profissional.

Com o Kit inicial Tupperware você terá a oportunidade de começar uma carreira de sucesso!

Ganhos financeiros, produtos Tupperware grátis, treinamentos exclusivos e muito mais...

Acesse o link abaixo: Clique na aba > seja uma consultora e faça já o seu cadastro!

www.garratupperware.com

Fones:

(77) 3612-3735

(77) 3612-6275

(77) 9.9913-2683 zap


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Solenidade marca o início da Semana da Pátria em Barreiras.

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

Da esquerda para direita: Coronel Jonny, Major Lusquinhos, Tenente Coronel Uzêda. 

Uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (03), na Praça Castro Alves, em Barreiras, deu início às atividades da Semana da Pátria.

O evento reuniu autoridades militares, entre elas o comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Contrução, Coronel Jonny Ferreira, o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Lusquinhos, e o comandante do 10º BEIC, Tenente Coronel Uzêda, além de representantes políticos, educadores e estudantes.

O hasteamento da Bandeira do Brasil iniciou o momento cívico.  No próximo dia 07, na Avenida Clériston Andrade, forças de segurança, entidades escolares, instituições sociais e outros participarão do tradicional desfile cívico.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Guarnições do Corpo de Bombeiros combatem focos de incêndios em Barreiras.

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

Foco nas imediações do IFBA

Quartel do 17 GBM de Barreiras

Guarnições do 17º GBM combateram pelo menos dois focos de incêndios nesta segunda-feira (03) em Barreiras.

Um dos focos aconteceu em uma vasta área de vegetação seca no bairro Bela Vista nas proximidades de onde será construída a Policlínica de Barreiras. A guarnição encontrou bastante dificuldade no acesso devido a existência de áreas de brejo no local.

Outro foco foi nas redondezas do IFBA. Acredita-se que uma queimada que teria fugido do controle seria a causa do incêndio na localidade. A guarnição conseguiu debelar o incêndio.

Evite queimadas:

Desmatamento, bitucas de cigarro, queima de lixo, todos esses hábitos podem provocar queimadas em grande escala. Queimadas que deveriam ser controladas, dentro de áreas particulares, podem sair de controle em lugares com vegetação seca e que vente muito, invadindo áreas protegidas e até mesmo outras propriedades. 

Ao trafegar pelas estradas e rodovias não jogue bitucas de cigarro pela janela, pois com a baixa umidade desse a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.

Jogue o lixo apenas em lugares adequados. Procure não queimar o lixo no quintal. Este hábito pode provocar acidente na região e emitir gases tóxicos ao meio ambiente. Se for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente os órgãos ambientais, o Corpo de Bombeiros e as Brigadas Civis.

Prejuízos que uma queimada pode trazer: 

- Diminuição da quantidade de água disponível 
- Erosão e acidez dos solos afetando a produtividade
- Destruição da biodiversidade 
- Aceleração da mudança do clima 
- Problemas de saúde para as pessoas
- Destruição de lavouras 
- Mortandade de gado e animais silvestres


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BREJOLÂNDIA/BA: Corpo de homem é encontrado em estado de decomposição

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

Por volta das 08h30 do último sábado 01/09/18, a Guarnição de serviço foi informada através do Sr. Getúlio D. dos Passos, que na fazenda de Toinho na estrada da Vereda, município de Brejolândia-BA, havia um corpo em estado de decomposição, este informou que estava indo pescar quando o viu.

Diante do relato, a Polícia Militar de imediato acionou a Polícia Civil para fazer a parte que lhes compete. Logo a Polícia Militar da 28 CIPM foi até o local fazer o isolamento, ao chegar, foi observado que aparentemente o corpo coincidia com o fugitivo da justiça de Goiás de nome Cícero Leite de Almeida de 63 anos, e que possivelmente seria ele, uma vez que este havia homiziado na região desde o dia 03/07/2018, aproximadamente.

Com isso, foi informada a família e esteve presente no local, as sobrinhas Cheila e Débora que reconheceram as últimas vestes: uma pochete preta, um par de tênis, uma camisa listrada, um óculos de grau e uma foice.

Quando a Polícia Civil chegou para fazer a remoção do corpo encontrou no interior da pochete encontrou os documentos pessoais sendo: a CNH, carteira de trabalho, registro de ocorrência, como também uma carta com características suicida.

O corpo foi removido para o instituto médico legal de Barreiras-BA. O caso está sendo investigado.


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Ibititá é bicampeão da Copa do Sertão de Futsal 2018

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

Na noite da última sexta-feira  (31), a equipe de Ibititá  mais uma vez levantou a taça de campeã da Copa do Sertão de Futsal 2018, ao empatar com Canarana pelo placar de 4 a 4. O jogo ocorreu na quadra do CRAS, em Canarana, na região de Irecê.

Ibititá levou vantagem, pois no primeiro jogo da grande final na quadra da Praça, em Ibititá, venceu a partida por 4 a 3. Com o triunfo, Ibititá leva o 2º título da Competição Regional de Futsal. O primeiro título foi em 2015.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Guarda Civil Municipal é assassinado em plena luz do dia no município de Cotegipe/BA.

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

Um crime de homicídio aconteceu na manhã desta segunda-feira (03) no município de Cotegipe.

Segundo informações preliminares passadas pela polícia, a vítima identificada por Otieres Batista Alves, 37 anos, foi alvejado com disparos de arma de fogo enquanto transitava na rua com sua bicicleta.

As informações até o momento são de que o criminoso estaria a bordo de um carro branco, por enquanto sem identificação confirmada.

A Polícia Militar aguarda a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica para perícia e remoção até o necrotério do DPT em Barreiras a fim de ser realizado o exame de necropsia.

O crime será investigado pela Polícia em busca da autoria e motivação.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Embriagues ao volante e conversão proibida provoca acidente contra um motociclista na Av. José Bonifácio em Barreiras.

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

A combinação perigosa de álcool e direção fez mais uma vítima na tarde deste domingo (02). O acidente aconteceu na Av. José Bonifácio no cruzamento com a Rua Bartolomeu Bueno no bairro São Miguel em Barreiras.

Conforme ocorrência policial, o condutor do veículo Chevrolet/Ônix prata seguia sentido bairro Santa Luzia quando tentou fazer uma conversão à esquerda na rua Bartolomeu Bueno bem no momento em que o motociclista conduzindo uma Honda/NXR 160 Broz trafegava em sentido oposto.

O impacto da colisão foi tão forte que o motociclista foi projetado contra o para-brisa do carro sofrendo forte pancada na cabeça que abriu um corte contuso e uma parte do couro cabeludo da vítima ficou grudada no para-brisa do carro.

Uma ambulância do SAMU prestou socorro à vítima conduzindo-a até o Hospital do Oeste. Informações dão conta de que o motociclista passa bem.

Uma guarnição da Polícia Militar compareceu no local e registrou a ocorrência. O condutor do veículo passou pelo teste do bafômetro onde ficou constatado teor alcoólico acima do permitido por Lei.

O mesmo foi conduzido até a Delegacia de Polícia onde ficou detido sem direito a fiança. Os dois veículos foram apreendidos e passarão pela perícia técnica.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Acusado de homicídio em Canarana é preso pela polícia

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

A Polícia Civil de Canarana com o apoio da Polícia Militar de Barro Alto prendeu em flagrante Rodrigo Bispo dos Santos, 26 anos, acusado de ter praticado um assassinato na noite do último sábado (01), na localidade de Tanque Furado, zona rural do município de Canarana, região de Irecê.

Em nota, a Polícia Civil informou que na madrugada de domingo, tomou conhecimento que um homem havia dado entrada no hospital municipal de Barro Alto com pequenos ferimentos causados por arma branca. identificado pelo prenome de Rodrigo, descobriu-se que ele havia tido uma discussão com a vitima horas antes. A vítima foi identificada por Geneffer Santos Lopes, que foi morta a golpes de arma branca.

Segundo o delegado Alex Nunes, o homicídio ocorreu após uma discussão envolvendo vítima e suspeito. À autoridade policial, o acusado confessou o crime. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Canarana onde está preso à disposição da Justiça.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

Na noite deste domingo (02), por volta das 20:50h, uma guarnição da RONDESP ao fazer rondas no centro da cidade de Barreiras, localizou um indivíduo em uma motocicleta Honda/CG Fan 125, de cor preta. A guarnição fez o acompanhamento e no momento oportuno realizou a abordagem policial no indivíduo identificado como José Manoel de Jesus Júnior, 23 anos, e com o mesmo foi encontrado um revólver Cal. 38 e três munições intactas e um papelote de substância aparentando ser cocaína.

Na continuidade ao flagrante o indivíduo informou que na sua residência havia uma pequena quantidade de droga prensada. Ao chegar no local foram encontrados mais 10g da substância, uma balança de precisão e R$130,00 em espécie.

O indivíduo e todo material ilícito foram apresentados na Delegacia de Polícia, onde o Delegado de plantão lavrou a infração penal por Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido e tráfico de drogas.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Fortalecimento do Comércio e Indústria é destacado durante lançamento do Festival Primavera

Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018 / Região

O presidente do Sindilojas-Oeste e vereador Carlos Costa participou nesta sexta-feira (31), do lançamento do Festival Primavera de Negócios e Entretenimento, realizado pela Prefeitura de Barreiras em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, TV Oeste e Sicredi. De acordo com o vereador, o evento chega, na sua segunda edição, como uma excelente oportunidade de criar novos empregos e de trazer para Barreiras, pessoas de várias outras cidades, fortalecendo a economia. Representante dos setores do comércio, indústria e serviços, Carlos Costa tem levado as constantes demandas dos segmentos ao Executivo Municipal.

Durante o lançamento, que reuniu empresários, políticos e imprensa, o prefeito Zito Barbosa destacou a atuação do vereador Carlos Costa e sua luta pelo fortalecimentos dos segmentos que representa. “A convite do vereador Carlos Costa estivemos no Distrito Industrial para uma reunião com os empresários. E tenham certeza, nós vamos mudar a realidade daquele setor, atraindo mais indústrias para gerar mais empregos e renda”. Barbosa reforçou ainda a atuação do empresariado local que, mesmo diante de um cenário de instabilidade econômica, se mantém equilibrado. “Vocês empresários que estão aqui hoje, têm todo o nosso respeito porque mesmo em momentos de crise, são criativos e conseguem movimentar os negócios”. finalizou.

Ao representar as duas entidades: a Câmara Municipal e o Sindilojas, Carlos Costa reforçou a parceria de ambas junto aos munícipes e aos setores de comércio, indústria e serviços. “A Câmara está ciente do papel que tem no desenvolvimento de Barreiras, todas as iniciativas que caminhem nesse sentido, têm o nosso apoio, assim como o Sindilojas-Oeste, que após cinco anos de luta, agora possui autonomia para representar plenamente os comerciantes da região, principalmente durante as convenções coletivas de trabalho. Somos parceiros e apoiadores de iniciativas como o Festival Primavera, que cumpre um importante papel social e econômico para Barreiras”, disse.

Festival Primavera de Negócios e Entretenimento – O evento será realizado de 26 a 29 de setembro no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. Serão 64 estandes, auditórios com palestras técnicas a cargo do Sebrae, além de praça de alimentação. Os projetos da TV Oeste Toque Brasileiro e Minha Vida, Minha Arte, integram a programação cultural que contará ainda com apresentações de artistas locais e show da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, na sexta-feira (28) e no sábado (29), o cantor José Augusto.


Blogbraga/Araticum

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Acusado de assaltar e incendiar veículo de vice-prefeito de América Dourada é preso

Domingo, 02 de Setembro de 2018 / Região

Um dos suspeitos de assaltar passageiros e incendiar o veículo de Aleomar Francisco Da Silva, Conhecido por Mar De Assis, atual vice-prefeito do município de América Dourada, na região de Irecê, foi na última sexta-feira (31) por agente da Polícia Civil.

Francisco Pereira da Silva, conhecido por Chico, estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, que foi representado pela delegada Marisilva Bastos Barreto e expedido pela Justiça local. Outro acusado de participar do crime, o Jonh Lenon, também já está preso.

O caso ocorreu no final da manhã do dia 10 de agosto, quando o político seguia por uma estrada vicinal do município com o seu veículo conto 7 passageiros, momento em que foi abordado por dois homens que estavam fingindo cortar uma cerca de quiabento na estrada (Leia mais AQUI).


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Colisão na BR-242 zona urbana deixa motociclista com fratura

Domingo, 02 de Setembro de 2018 / Região

Um acidente pouco antes das 23:30h da noite deste sábado aconteceu na BR-242 zona urbana da cidade de Barreiras, em frente ao Posto Cepil no bairro Novo Horizonte.

Não foi possível precisar quem teria provocado o acidente. Entretanto, a colisão foi bastante violenta, pois a moto ficou destruída arrancando até a roda dianteira.

O SAMU foi acionado e rapidamente chegou até o local. O motociclista sofreu fratura no braço e ficou preso entre o carro e a moto. Os socorristas foram bastante cuidadosos ao prestar o socorro imobilizando e estabilizando o paciente que foi encaminhado até o Hospital do Oeste.

Com a batida, o carro um Fiat/Siena ficou atravessado na BR, interditando parte da pista. O motorista do veículo não se feriu.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Motorista de um veículo quatro rodas foge após acidente com uma motocicleta.

Domingo, 02 de Setembro de 2018 / Região

Por volta das 23:20h de sábado (01), aconteceu uma colisão envolvendo um veículo de quatro rodas ainda não identificado e uma motocicleta Honda/CG. O acidente aconteceu na Avenida José Bonifácio bem próximo à Panificadora Quero Mais no bairro JK em Barreiras.

Uma ambulância do SAMU foi acionada e rapidamente chegou até o local prestando o socorro à vítima e encaminhando até o Hospital para maiores avaliações.

Segundo informações, o motorista do carro não identificado evadiu-se do local. Uma guarnição da 83 CIPM registrou a ocorrência. Imagens em câmeras de segurança poderão ajudar nas investigações.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Jardim Ouro Branco em Barreiras

Sábado, 01 de Setembro de 2018 / Região

Uma colisão envolvendo um veículo Nissan e uma motocicleta Honda/CG aconteceu na tarde deste sábado (01), no cruzamento das ruas Antônio Coité Filho e Rua Santa Marta no bairro Jardim Ouro Branco em Barreiras deixando o motociclista ferido.

De acordo com as informações, o motorista do veículo Nissan descia a rua Antonio Coité Filho e o motociclista na rua Santa Marta e no cruzamento houve a forte colisão.

Populares acionaram o SAMU que rapidamente prestou socorro à vítima e encaminhado ao Hospital do Oeste.

Uma guarnição da Polícia Militar e da Cootrans registraram o acidente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Equipes de bombeiros militares que atuaram em grave acidente na BR-242 são homenageados.

Sábado, 01 de Setembro de 2018 / Região

O cenário era de destruição, parecido com o que se vê somente em filmes de catástrofes.  Na rodovia, entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, três carretas em chamas e vários gritos de socorro. Em meio às ferragens, incansáveis, os bombeiros lutavam contra o tempo para socorrer os feridos e controlar o fogo.

Assim foi a ocorrência que rendeu homenagens a uma equipe de bombeiros militares do 17º Grupamento, em Barreiras, na manhã desta sexta-feira (31).

Durante solenidade, os bombeiros que atuaram na ocorrência receberam certificado de reconhecimento das mãos do comandante da unidade, Major Lusquinhos.

A iniciativa faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Soldado, lembrado em 25 de agosto, pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

De acordo com a corporação, o objetivo da certificação é reconhecer e valorizar o trabalho dos bombeiros em difíceis situações. Além da tropa operacional, agentes do serviço administrativo também foram homenageados.

Parabéns!

Clique no Link abaixo sobre o grave acidente:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=tres-pessoas-morrem-e-duas-ficam-feridas-apos-acidente-entre-tres-carretas-na-br-242-em-barreiras&Id=37367


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fonte: Gazeta 5

Compartilhar no Whatsapp

NAVV – Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida já é uma realidade em Barreiras!

Sábado, 01 de Setembro de 2018 / Região

Diretoria do NAVV (Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida)

Dr. Francisco Honorato - Presidente do NAVV falou sobre como tudo começou...

Adriana Azevedo (Psicóloga) 2ª Secretária do NAVV pontuou sobre o novo espaço e metas...

Deusdete Santiago (Vice-presidente) falou sobre a parte jurídica e desafios...

Natália Albernaz (Psicóloga) Tesoureira do NAVV falou sobre a atuação da entidade nas diversas áreas da sociedade...

Assistência atenta e apreciativa...

Na noite desta sexta-feira (31), aconteceu a inauguração do NAVV (Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida), um grande projeto encabeçado pelo Dr. Francisco Honorato - junto a Comissão de Prevenção ao Suicídio -, que se tornou realidade na cidade de Barreiras.

A inauguração que aconteceu na sede do NAVV localizada na Rua Hermenegildo Fé, edifício Raimundo Santiago, 1º andar – centro, cedido pela fundação Mundo Lindo, contou com a presença de autoridades civis, militares, religiosos e imprensa.

O Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida (NAVV), fundado em 04 de julho de 2018, é um espaço de atendimento social voltado para a prevenção ao suicídio com caráter voluntário e sem fins econômicos. O NAVV terá como tarefa, promover a prevenção ao suicídio em todas as esferas sociais da cidade de Barreiras e região.

Proporcionará acolhimento, atendimento psiquiátrico e psicológico aos indivíduos que tentaram suicídio a partir de uma FICHA DE ENCAMINHAMENTO E DE NOTIFICAÇÃO obtidos nas unidades de saúde apoiadoras do núcleo. (Secretaria Municipal de Saúde; Hospital do Oeste; Hospital Eurico Dutra e Atenção Básica; além da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB).

Proporcionará também atendimento aos familiares do indivíduo que cometeu suicídio a partir dos DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO E FICHA DE NOTIFICAÇÃO que lhes serão providos.

O NAVV proporcionará terapias em grupo, entrevistas e palestras em instituições públicas, privadas, religiosas e de comunicação. Além desses importantes serviços, fará também ações sociais periódicas com serviços gratuitos à população.

Em entrevista ao BlogBraga, Dr. Francisco Honorato (Presidente do NAVV), agradeceu as parcerias firmadas, os profissionais voluntários e falou emocionado sobre a realização deste sonho: “O NAVV veio a se tornar realidade em um tempo mais curto do que imaginávamos... Trabalhamos com amor e por amor de forma voluntária. Estou muito feliz!”

O suicídio é uma questão muito séria em nível mundial, nacional, e de saúde pública. O NAVV será mais um poderoso instrumento na luta contra o suicídio em Barreiras e região.

Como disse o astronauta norte-americano Neil Armstrong ao pisar na lua: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. O NAVV é o primeiro passo para grandes saltos na prevenção do suicídio em Barreiras e região.

Parabenizamos o empenho de todos os envolvidos e desejamos sucesso nesta empreitada que merece reconhecimento e sinceros elogios.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

STM Irecê realiza posse dos agentes de trânsito selecionados em concurso público

Sábado, 01 de Setembro de 2018 / Região

A Superintendência de Trânsito e Mobilidade de Irecê (STM) celebrou a posse dos 8 agentes de trânsito na noite desta sexta-feira (31), em solenidade realizada no auditório da Praça CEU. Selecionados através de concurso público, os agentes já estão atuando nas ruas do município, organizando e fiscalizando o trânsito. Além da posse dos novos servidores, foram apresentadas as ferramentas de trabalho da STM, ferramentas de comunicação e uma peça humorística com a palhacinha do trânsito, profissional que realizará ações educativas em espaços públicos e nas escolas municipais.

Com a presença do prefeito Elmo Vaz, do superintendente de trânsito e mobilidade Ronaldo Miron, de representantes da PM, Ciretran, Sebrae, da TIVIC (empresa que vai operar os radares fixos), vereadores e da equipe da STM, além de familiares dos agentes, a equipe foi apresentada a sociedade juntamente com o kit completo de fardamento, que segue padrões técnicos de visibilidade e uniformização. Os agentes também assinaram o termo de posse, tornando oficial a entrada em serviço como novos servidores públicos municipais.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Elmo Vaz rememorou o histórico do trânsito municipal e afirmou que a posse dos agentes simboliza uma nova fase da mobilidade urbana em Irecê. "Ainda no processo eleitoral, a gente tinha feito um levantamento qualitativo que apontou o trânsito como um dos maiores problemas de Irecê, então sabíamos que a expectativa era grande. Desde então nós estruturamos o órgão municipal de trânsito, criamos o fundo municipal de trânsito, criamos a Zona Azul, instalamos novos semáforos, fizemos ajustes de infraestrutura em pontos estratégicos e estamos aqui hoje empossando os novos agentes. É muito trabalho feito em menos de dois anos, e os resultados positivos já estão aparecendo", ressaltou.

O gerente regional do Sebrae, Edirlan Souza, enalteceu o impacto positivo que o trabalho da Prefeitura e STM estão gerando para Irecê. "Apesar de toda mudança gerar uma certo desconforto no início, o empresariado já está compreendendo as melhoras que todas as medidas estão surtindo. Hoje temos mais rotatividade nos estacionamentos, o que significa mais pessoas circulando no comércio. Irecê é o polo regional, então esse trabalho não é só para os 74 mil habitantes de Irecê, e sim para as quase 200 mil pessoas que circulam aqui durante a semana em busca do comércio e dos serviços que são oferecidos aqui", explicou.

O superintendente Ronaldo Miron comemorou os avanços recentes da STM e sinaliza novas melhorias. "É com grande satisfação que empossamos hoje os agentes selecionados no concurso. Além do que já fizemos e estamos fazendo, em breve estaremos instalando mais semáforos em locais sensíveis, além do funcionamento dos radares, que vão proporcionar mais segurança a condutores e pedestres, sem contar novas e mais amplas ações educativas e de controle", afirmou.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

JUSMARI DIVULGA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE IRMÃO DA PRIMEIRA-DAMA DE BARREIRAS

Sábado, 01 de Setembro de 2018 / Região

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Paulo de Souza Bastos, conhecido como Zé de Edésio. Ele é irmão da primeira-dama de Barreiras, Marizete Bastos, cunhado do prefeito Zito Barbosa e filho do líder político de Brejolândia, Edésio Bastos. Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências a família, e peço a Deus, que em sua infinita misericórdia, console a família enlutada.

Jusmari Oliveira


Blogbraga/Nota de Pesar

Compartilhar no Whatsapp

Transexual é morta a tiros em Xique-Xique

Sábado, 01 de Setembro de 2018 / Região

Uma transexual foi morta a tiros no Bairro Polivalente, Rua Carlos Santos, no município de Xique-Xique (BA), na madrugada deste sábado (01), por volta de 01h30.

Segundo informações da Polícia Militar, ela foi alvejada por disparos de arma de fogo e não resistiu. Ainda não se sabe quem são os responsáveis pela morte e a motivação para o crime.

A vítima foi identificada por Rafael de Sena Santiago, conhecida por Rafaela. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduos são detidos por roubo em Barreiras

Sábado, 01 de Setembro de 2018 / Região

A Polícia Militar da 83 CIPM ao realizar rondas pelo bairro Sandra Regina, em Barreiras se deparou com um indivíduo com as caraterísticas de um suspeito de ter cometido roubos nas imediações da OAB/colégio Adventista. De pronto procedeu com a abordagem e foi questionado ao mesmo sobre o roubo, este informou que dois aparelhos celulares estavam na residência de um outro envolvido.

A guarnição deslocou-se ao local onde foi recuperado os dois aparelhos celulares e uma bolsa feminina com uma carteirinha de estudante do Barreiras Card.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão e conduzidos a DP. 

Conduzidos: 
Ramon Levi do Nascimento Filgueira

Menor: B.R.A.S

Materiais recuperados: 
SAMSUNG J5 BRANCO

MOTOROLA XT1033 PRETO

BOLSA FEMININA BEGE COM UMA CARTEIRINHA NO NOME DE ZORAIDE DE SOUZA CÂMARA


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Uma pessoa fica ferida em colisão que envolveu dois carros e três motocicletas no centro de Barreiras.

Sexta-feira, 31 de Agosto de 2018 / Região

Uma forte colisão envolvendo dois carros de passeio onde um deles atingiu três motocicletas que estavam estacionadas aconteceu na noite desta sexta-feira (31), no centro da cidade de Barreiras próximo ao Banco Itaú.

De acordo com informações o acidente aconteceu no cruzamento das ruas José Rocha e Marechal Hermes, um cruzamento onde vários acidentes já aconteceram.

A condutora do Ford/Fiesta trafegava pela Rua José Rocha e o motorista do GM/Vectra na rua Marechal Hermes quando então uma forte colisão aconteceu. O impacto foi tão forte que o GM/Vectra atingiu um poste e mais três motocicletas que estavam estacionadas. A condutora do Fiesta ficou ferida e precisou do atendimento do SAMU. Seu estado de saúde não foi divulgado.

Uma guarnição da COOTRANS compareceu no local e registrou a ocorrência.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Clinica Vitoria Evolucao Premolem Mimoso Segurança Mundo Verde Expressofia renda extra Grupo Marabá àguia motos Neli Click Tec Pantanal CISO Mineiros Protegendo Seguros Casas Baiana Sporttime Luz motos PM G&G Magazine Fontana Unopar Global Delicia Online Celulares Compre Bem Rabelo Dique Denuncia MaxCar Kenni Henke SKY Silvano Santos Cultura Gil Dr. Márcio Rogério Coyote DM Reparos G7 Mimogás Guarda Municipal Extreme Oeste Manutenção Polícia Civil Querência Máquinas Agrícolas Imperial AUTOCAR DPVAT Barreiras DBT Segurança em Eventos Digital Informatica Contabilidade Rondon P&F