MídiaOn

NOTÍCIAS

Homem morre eletrocutado em Xique-Xique/BA

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

Nesta quarta (2), por volta das 13h30, Noelson Pereira dos Santos vulgo "TUCUN" de 25 anos sofreu uma descarga elétrica e morreu eletrocutado na Ilha do Amarra Couro em Xique-Xique. 

Noelson que era natural de Xique-Xique e como de costume foi até a beira do Rio São Francisco ligar a bomba d'água, quando seus familiares deram conta da sua demora. 

Preocupados, parentes e amigos deslocaram até o local e já o encontram Noelson sem vida. Encaminhado até o HJV (Hospital Julieta Viana) às pressas, mas não resistiu e os médicos constaram o óbito por descaga elétrica, assim foi expedido guia para necropsia e o registro. 

Segundo informações de terceiros apurados pelo delegado Alex Roza, afirmam que um pescador da região ia passando no momento e deparou com o corpo já sem vida. 

O corpo foi removido para o IML para exames cadavérico.


Blogbraga/ Regis Santos/Rádio Fm Xique-Xique/Fonte Polícia Civil

Compartilhar no Whatsapp

UFOB oferece curso sobre Turismo arqueológico em São Desidério

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

A importância do Guia de Turismo como mediador dos conhecimentos tradicionais e acadêmicos será abordada no curso de extensão Arqueologia e Turismo. A atividade acontecerá nos dias 7, 14 e 21 de janeiro, a partir das 19h, no centro Cultural Celso Barbosa, em São Desidério.  

O curso, que tem o objetivo de aproximar a comunidade, os guias de turismo e as pesquisas acadêmicas que vem sendo desenvolvidas em São Desidério, acontecerá em três módulos: introdução à arqueologia, novos dados da pesquisa arqueológica e turismo no Sítio Arqueológico Gruta das Pedras Brilhantes.

São ofertadas 25 vagas, sendo 15 para os Guias de Turismo de São Desidério. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário eletrônico, disponível AQUI. A atividade conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Oeste da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE PESAR

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

Bárbara Gomes Guimarães

Comunicamos, com corações consolados, o falecimento de Bárbara Gomes Guimarães. Deus, em sua infinita misericórdia e SOBERANIA, permitiu ela ir embora mais cedo. O corpo será velado na capela 07 do Campo da Esperança em Brasília/DF,  e o sepultamento será às 16h nesta quinta-feira (03).

Que o mesmo Deus que nos consolou, console também os seus corações.

A equipe do Blogbraga deixa suas condolências para os familiares e amigos por esta perda.


Blogbraga/Luto

Compartilhar no Whatsapp

Presidente da Abapa prestigia posse de secretariado do Ministério da Agricultura

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, participou da cerimônia de posse dos secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a primeira da gestão da ministra Tereza Cristina. Busato também estava representando a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), na qual ocupa a função de vice-presidente. A solenidade ocorreu no auditório do Mapa, em Brasília.

Em seu discurso, a ministra lembrou a relevância do agronegócio na balança comercial brasileira, setor responsável por 44% das vendas externas do Brasil. Ela também ressaltou a necessidade urgente de melhoria na infraestrutura de logística, “para que os ganhos não se percam nas operações de transporte de produtos”, disse. 

Para Busato, o pronunciamento da ministra vai ao encontro das expectativas dos cotonicultores, especialmente, em um momento em que uma nova safra recorde de algodão já se anuncia, com expectativa de volume de 2,5 milhões de toneladas. “Essa safra deverá implicar também um recorde de exportações, uma vez que o mercado interno só absorve de 700 a 750 mil toneladas desse montante produzido, e todo o excedente será exportado”, ponderou. 

“Logística é competitividade. O algodão brasileiro tem ganhado mercado, principalmente, na Ásia e o mundo quer o nosso algodão, que tem qualidade excelente e é produzido em moldes sustentáveis. Hoje, a quase totalidade das exportações acontecem pelo Porto de Santos, que já atingiu toda a sua capacidade. Precisamos de alternativas de escoamento, para que a pluma chegue ao destino no tempo acordado com os compradores. Isso ajudará a solidificar a credibilidade do Brasil e do algodão brasileiro”, afirmou Busato. “Os cotonicultores estão à disposição da ministra Tereza Cristina para buscar soluções para este e outros gargalos do agro. Desejamos a ela uma excelente gestão”, concluiu.


Blogbraga/Fonte: Ascom da Abrapa com edição da Ascom Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Homem agride policial de folga e é baleado em Uibaí

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

Um homem de 23 anos, identificado por Edistio Alves de Sena foi alvejado na perna direita por um disparo de arma de fogo após agredir fisicamente o policial militar Magno Mendes Dourado, que estava de folga.

O caso ocorreu na madrugada do último sábado (29), por volta de 01h, na Avenida Presidente Dutra, na cidade de Uibaí, região de Irecê.

Em nota, a PM informou que o policial foi procurado por vendedores de lanches e donos de bares, alegando que Edistio teria consumido lanches e bebidas no local e não teria pago a ninguém, e que ao ser questionado, o suspeito apontado pelas vítimas já agiu agressividade e foi investindo contra o soldado Mendes, desferindo golpes de socos, chegando a atingir seu rosto.

Ainda segundo a nota, não havendo outro meio de cessar a investida contra sua pessoa, o PM desferiu um disparo contra as pernas do suspeito, vindo à atingir sua perna direita na altura da coxa.

O suspeito foi levado para uma unidade hospitalar local e depois transferido para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, com indício de fratura na perna. O PM registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Abastecimento interrompido para retirada de vazamento em oito bairros nesta quarta-feira (2)

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

A Embasa informa que o abastecimento para os bairros Arboreto I e II e São Francisco, em Barreiras, deverão ser restabelecidos, de forma gradual, ainda no início da tarde desta quarta-feira (2) com a retirada de dois vazamentos de trecho da rede distribuidora.  Diante do local de difícil acesso, os técnicos tiveram dificuldade para identificar e iniciar a execução dos serviços. 

Para a retirada dos vazamentos na manhã desta quarta-feira (2), o fornecimento de água também precisou ser interrompido nos bairros Boa Sorte, Distrito Industrial, Grapiúna, Nova Conquista e Santo Antônio. A normalização do abastecimento, com o atendimento dos imóveis de todos estes bairros, deverá ocorrer na manhã desta quinta-feira (3).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Morro do Chapéu/BA: Vinhos, queijos e embutidos movimentam economia rural da Chapada Diamantina

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

De terra fértil e clima ameno, a Chapada Diamantina, na Bahia, já muito conhecida pelo turismo, está se tornando também um polo de produtos sofisticados. Hoje, quem visita a região pode tomar bons vinhos locais, comer queijos variados, embutidos e defumados. São produtos que nascem no campo e movimentam a economia rural.

Silvano Leal é um dos produtores que apostam nesse novo mercado. Ele tem uma fazenda de 62 hectares em Morro do Chapéu, onde cria 350 cordeiros para engorda. Ao lado do filho, cuida de cada detalhe da propriedade, desde o milho que vai ser usado na ração até a escolha da genética dos animais.

Todo os animais da fazenda já têm mercado certo. Um dos compradores é Benedito Maciel Aguiar, dono de uma fábrica de embutidos, a primeiro do gênero em toda a chapada.

"Sempre foi meu sonho, mas para construir isso aqui eu tive que me desfazer de uma fazenda. Eu era produtor de café e também produtor de ovinos", conta.

A fábrica tem capacidade para 2 toneladas por dia, mas por enquanto processa 700 quilos. De lá saem pernil, paleta, carré, costela e t-bone de carneiro e as sobras das peças de carne vieram embutidos: linguiças bem temperadas com sal, ervas e toucinho. Já são 30 produtos no cardápio.

Depois de tudo preparado e temperado, as peças das carnes, as linguiças e outros embutidos são levadas para o defumador, o lugar mais importante da produção, onde a temperatura varia entre 60 e 80 graus. O processo é todo artesanal.

"É um processo que requer muito cuidado porque a temperatura tem que ser controlada, não usamos aditivos químicos. Essa característica a gente não pode perder, que é justamente o nosso diferencial", diz Maurício Aguiar, engenheiro de produção, filho e braço direito de Maciel.

O cardiologista Rogério Roney Rocha Martins é dono de uma fazenda perto de Morro do Chapéu e investe na produção de queijos finos.

A fazenda tem montanhas de pedra e o clima propício para a criação de vacas leiteiras. A área utilizada para a produção de queijo ocupa 8 hectares, apenas 0,5% das terras que Roney herdou do avô. No resto ele não mexe, porque quer manter a paisagem.

Para viabilizar a queijaria, o médico precisou vender a maior parte do rebanho. Errando e acertando, chegou ao equilíbrio que pretendia. Hoje trabalha apenas com duas raças: holandesa e Jersey.

A escolha tem um motivo. "O leite deve ter alguns teores de gordura e proteína adequados para cada tipo de queijo. Então ou eu faço isso em laboratório, o que eleva o custo, ou tento fazer a campo. Aí faço o blend desse leite e consigo fazer todo tipo de queijo", afirma.

Com a mistura, ele diz que conseguiu aumentar o rendimento da produção em até 30%. Hoje, 7 litros de leite rendem, em média, 1 quilo de queijo. Além da seleção das raças, o cuidado com a alimentação dos animais é fundamental para a qualidade do produto final: o rebanho come capim nativo e outras variedades plantadas.

"Cada um tem uma particularidade. A matéria verde é essencial principalmente no teor de gordura, que é o que vai dar a característica, mais sabor ao queijo", explica o veterinário Flávio Souza.

Cada vaca produz cerca de 20 litros de leite por dia, uma boa média, suficiente para abastecer a queijaria.

Dentro da queijaria, o leite é pasteurizado em banho-maria. Depois de meia hora a 65 graus, não há risco de contaminação. O processo serve para matar as bactérias que o produto adquire durante a ordenha. Mas como é impossível fazer queijo sem bactéria, elas precisam ser repostas artificialmente.

No caso da fazenda de Roney, que produz mais de 30 variedades de queijos finos, as bactérias vêm de longe. "São bactérias próprias para que o queijo desenvolva o sabor, o aroma, a coloração", explica.

O doutor segue receitas clássicas de queijos italianos, franceses e suíços, mas gosta também de criar o seu próprio, como um que é feito com rapadura.

Para ele, o que confere sabor único a seus produtos é o chamado "terroir". "É aquela combinação de temperatura, umidade, pressão atmosférica, até a água", afirma.

Conheça a produção de uvas e vinhos da Chapada Diamantina

Vinhos experimentais

As parreiras de uva também compõem o cenário da Chapada Diamantina. Na região da Serra do Sincorá, município de Mucugê, a fazenda Progresso, que cultiva café há 20 anos, está apostando também na produção de vinhos.

"Eu costumo dizer que onde dá café, dá vinho. Porque as condições exigidas para um café de qualidade são as mesmas em termos climáticos que se exige também numa vinícola de qualidade", diz Fabiano Borré, administrador da propriedade.

O tipo de solo da região também contribui para a qualidade final do vinho. Por ser bem drenado, permite que as raízes, das plantas alcancem as camadas mais profundas.

O projeto na fazenda começou em 2015 com 14 hectares, hoje já são 32. São 10 variedades de uvas plantadas, irrigadas por gotejamento.

Do campo, as uvas seguem para a vinícola e são descarregadas em um tonel de alumínio que fica no teto do prédio. A fruta entra e já sai esmagada lá embaixo: o suco é armazenado em tanques de aço inox trazidos da Serra Gaúcha. Lá, o líquido fermenta, transformando os açúcares em álcool e vinho.

Por enquanto, a produção anual é de 15 mil garrafas, mas a ideia é elevar para ao menos 400 mil garrafas a partir de 2021, quando os primeiros rótulos devem chegar ao mercado.

Em Morro do Chapéu, Norte da Chapada, a produção de uvas ocorre em pequenas propriedades. Em uma delas, de 1,5 hectare, já trabalham 10 funcionários fixos. Durante a colheita, o número sobe para 30. Segundo o dono da propriedade, Ciro Mirante de Azevedo, a ideia é ampliar a plantação para 5 hectares, posteriormente.

Ciro não está sozinho. Hoje, os parreirais de Morro do Chapéu somam 10 hectares. Mas a expectativa é de que essa área aumente muito nos próximos anos e, para organizar o crescimento, os pequenos produtores do município criaram uma cooperativa, que já conta com 34 integrantes.

"Nós estamos com expectativa de produzir uma faixa de 10 mil a 20 mil hectares. Nós abrimos o horizonte não só para o vinho, que é nosso carro-chefe, porque vamos produzir um vinho de excelente qualidade. Mas vamos também derivar para produzir passas, sucos e vinagre", diz Damares Rodrigues, presidente da Cooperativa Vinícola da Chapada Diamantina.

Outro sítio, de 5 hectares, também está fazendo sua primeira colheita de uvas. Há três anos, o proprietário e agrônomo Jairo Vaz trocou a cidade pelo clima da chapada e diz que está realizando um sonho.

A produção na propriedade de Jairo é orientada por Giuliano Pereira, enólogo da Embrapa Uva e Vinho, uma das autoridades em uvas viníferas do Brasil. Ele diz que um dos segredos em um vinhedo tão jovem é não sobrecarregar a planta.

"No início nós temos que focar no estabelecimento dessa planta, na formação radicular. Se nós deixarmos toda a produção, os dois cachos, vai comprometer a formação, então é preferível eliminar, deixar um só", explica.

Morro do Chapéu ainda não tem nenhuma vinícola mecanizada, por isso os produtores precisam mandar a maior parte de sua safra para as vinícolas do Vale do São Francisco, a 400 quilômetros de distância. A menor parte, cerca de 10% da colheita, deixam na cidade mesmo, para a produção artesanal.

O pessoal do sítio faz tudo à mão: retira os engaços, examina os cachos para não deixar passar nenhuma uva mal formada. Na hora do esmagamento, proprietário e enólogo também colocam a mão na massa.

Em pequenos barris de carvalho, Jairo guarda os primeiros vinhos que produziu. Quanto mais tempo no barril, maior o valor agregado à bebida.

É um vinho que apresenta um excelente potencial. Tem uma bela coloração, um vermelho rubi, aromas frutados, especiarias. Na boca está equilibrado, ou seja, um bom vinho para uma produção experimental.

— Giuliano Pereira, enólogo da Embrapa Uva

Segundo ele, o produto terá condições de competir com vinhos de outras regiões do Brasil e do mundo, como Europa e Estados Unidos.

Vinhos saborosos, queijos variados, cordeiro defumado, embutidos. Com produtos como esses, a Chapada Diamantina vai consolidando sua nova vocação: uma região turística que também é terra de agricultura, criação e alimentos sofisticados.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

5ªCia de Utinga/BA: Após desentendimento por conta de som alto, idoso de 74 anos é morto a tiros e dois ficam feridos

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

Por volta das 18h30 do último sábado (29), a guarnição de serviço 5ªCia de Utinga/BA região de Morro do Chapéu, foi solicitada via funcional, que segundo o informante haviam três vítimas de arma de fogo na localidade conhecida como Balneário do Bier, em Utinga.

Ao chegar no local  foi constatado que os senhores Paulo Sérgio R. Nascimento, 46 anos e Getúlio F. Dos Santos, 44 anos estavam com ferimentos leves, provocado por arma de fogo e que o Sr. Edésio Joaquim, 74 anos, veio à óbito devido as complicações do ferimento antingido no flanco esquerdo (abdômen). Edésio foi vereador na cidade.

O óbito foi constatado pelo Dr. Adailton Araujo. Segundo informações preliminares dão conta que dois ciganos a bordo de um carro VW/Polo, branco, quando contrariados para baixar o volume do som pelo proprietário do balneário estes sacaram a arma disparando aleatoriamente atingindo assim o senhor Edésio e as outras vítimas citadas acima.

Até o presente momento não foram encontrados os possíveis autores, a guarnição local e guarnições de apoio em reforço estão em diligência no intuito de localizar os autores dos crimes homicídio e tentativa de homicídio.


Blogbraga/5ªCia Utinga

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Homem intimida ex-companheira ao atirar em parede de bar em Presidente Dutra

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

Um homem identificado por Hércules Rocha Novaes, conhecido por  Bodão, atirou contra a parede de um bar, localizado na rua do campo, em Presidente Dutra, região de Irecê.

Segundo a Polícia Militar, Bodão efetuou o disparo na noite de domingo (30), por volta das 22h30, a fim de intimidar a ex-companheira de convívio, Eliraiane Santana dos Santos, proprietária do bar.

O suspeito fugiu e está sendo procurado pela polícia.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Nova Mesa Diretora da Câmara de Barreiras é empossada para o biênio 2019/2020

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

A posse da Mesa Diretora que ficará à frente dos trabalhos da Câmara de Barreiras em 2019 e 2020 aconteceu nesta terça-feira, 01, quando o novo presidente, Eurico Queiroz Filho, o vice-presidente, João Felipe de Melo Lacerda, Alcione Rodrigues- 1º secretário, e Hipólito dos Passos de Deus- 2º secretário, assumiram a direção da Casa Legislativa. A transmissão do cargo foi feita pelo presidente anterior, Gilson Rodrigues de Souza.

Acompanhada pelos vereadores, servidores e familiares dos componentes da atual Mesa, durante a sessão o presidente Eurico Queiroz Filho disse que a gestão será participativa, e reafirmou o compromisso de fortalecer o mandato dos vereadores, a defesa dos interesses da sociedade, e de maneira enfática falou que a Câmara de Barreiras seguirá com a parceria já estabelecida com a Administração Pública Municipal, tendo em vista o trabalho sério que vem sendo realizado pelo Executivo.

“O Poder Legislativo é um Poder completamente independente do Executivo, mas o presidente Gilson Rodrigues teve a felicidade de estar à frente deste Poder ao lado de um prefeito que tem feito muito por Barreiras, e para mim que estou sendo empossado é um motivo de grande satisfação dirigir o Poder Legislativo, tendo à frente do Executivo um homem determinado que não mede esforços para realizar as obras tão sonhadas pelo povo. Peço aos vereadores da base e da oposição para que possamos nos unir para fazermos muito por nossa cidade, para realmente levar Barreiras ao lugar que merece – ser transformada na verdadeira capital do Oeste”, disse o presidente.

Eurico Queiroz apontou ainda investimentos na área da comunicação. Considerada como patrimônio de Barreiras, a TV Câmara será fortalecida para que haja maior interação entre o veículo e a população, e com isto mais proximidade entre Câmara e cidadão. A previsão é adquirir novos equipamentos e oferecer ao telespectador uma programação bem diversificada. Para a Mesa Diretora, a TV Câmara é um importante meio de comunicação para a cidade, e por isso, a expectativa de mais avanços.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE PESAR

Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2019 / Região

 

Foto: Arquivo da família

Com bastante pesar a família de Endhiel Muriel de Souza comunica a todos seu falecimento na tarde desta terça-feira (01).

Muriel ou “Muri” como era carinhosamente chamada, estava com 25 anos, natural de Barreiras tendo como pai Laerte de Souza e mãe Josenice Francisca de Jesus.

Muriel apesar de sorriso fácil e lindo, amorosa e meiga, sofria de depressão e fazia tratamento há algum tempo, parou por algum período e depois recomeçou. A doença depressiva paira como a principal causa dela ter colocado um fim em sua vida.

A família está programando o enterro para acontecer nesta quarta-feira (02) no povoado de Canabravão, município de São Desidério.

Desde já agradece todo apoio e consolo recebido por parentes e amigos.

O Blogbraga também expressa suas condolências e deseja que Deus dê força e consolo aos pais, parentes e amigos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Jovem de 17 anos é assassinado a tiros em Central

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2018 / Região

Um jovem de 17 anos foi morto a tiros na noite deste domingo (30), em Central, na região de Irecê.

Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu após uma confusão num balneário que fica localizado às margens da rodovia BA-052. Ainda conforme a PM, a vítima identificada por Iarlei Galvão Ferreira foi baleada e socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Ribeiro e depois para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O autor dos disparos que ceifaram vida da vítima já foi identificado. A PM faz buscas para tentar localizar  e prender o suspeito.

A PM ainda informou que os tiros atingiram o braço direito e costas da vítima, que morava na Eliete Ferreira de Brito, em Central.

O corpo do adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê para perícia, para depois ser liberado para o velório e sepultamento.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto a tiros no bairro São João, em Ibotirama

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2018 / Região

O corpo do homem foi encaminhado para o IML de Bom Jesus da Lapa pela Polícia Técnica. (Foto: Gazeta 5)

Um homem de 32 anos foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (31), no bairro São João, em Ibotirama. O crime aconteceu por volta das 11h, mas não há informações sobre as circunstâncias.

De acordo com Polícia Técnica, pelo menos cinco disparos atingiram Paulo dos Santos, vulgo Paulo Jabuti. O corpo dele foi encontrado sem vida dentro de um terreno.

Ainda segundo informações, após a perícia do local, a vítima foi encaminhada para o IML de Bom Jesus da Lapa. O homem, que tinha passagem pela polícia, era separado e deixa um filho pequeno.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fonte: Gazeta 5

Compartilhar no Whatsapp

Homem rouba carro e causa acidente no centro de Irecê

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2018 / Região

No final da manhã deste domingo (30), a Polícia Militar registrou um acidente envolvendo três veículos na cidade de Irecê.

Segundo a polícia, um dos veículos – uma caminhonete SW4 – que provocou o acidente, tinha sido roubado de um empresário por Geison Bento da Silva, 21 anos, que fugia com o carro em alta velocidade pela Avenida 1º de Janeiro, região central da cidade.

De acordo com testemunhas, a Toyota SW4 colidiu contra um ônibus da empresa Cidade Sol e um Fiat Strada, conduzido por Jadson Edson Pereira que passava pelo o local com duas crianças no interior do automóvel.

A SW4 ficou completamente destruída após a batida. O ônibus e o Fiat ficaram avariados. Por sorte, ninguém se feriu. O suspeito foi contido por populares até a chegada de uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar, que em seguida, apresentaram Geison Bento à delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARDA-VIDAS DO CORPO DE BOMBEIROS DE BARREIRAS ATUAM DE FORMA PREVENTIVA NA OPERAÇÃO VERÃO 2019

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2018 / Região

Desde o início do mês de dezembro, cerca de cinquenta guarda-vidas do 17º Grupamento de Bombeiros Militar estão atuando na Operação Verão 2019 em Barreiras, na região Oeste.

O objetivo da ação é garantir a segurança dos visitantes nos dois principais locais de banho do município. Os postos foram montados nos Balneários da Prainha e das Três Bocas, ambos no Rio de Ondas.

Até o período de Carnaval, a expectativa é de que os bombeiros trabalhem de forma preventiva, realizando atividades de orientação e acompanhamento aos banhistas.

O riscos de afogamento e outros acidentes aumentam consideravelmente neste período do ano.  Isso por conta do período de férias, quando os balneários passam a receber centenas de pessoas nos finais de semana.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Idoso de 77 anos não resiste aos ferimentos supostamente causado por cirurgia espiritual feita em uma chácara na zona rural

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2018 / Região

Um idoso de 77 anos, identificado como Arnaldo Domingos dos Passos, natural de Baianópolis/BA, não resistiu aos ferimentos que estariam ligados a uma “cirurgia espiritual” feita por um médium, ocorrida numa chácara localizada no povoado de São José do CTI, zona rural no município de Barreiras.

Segundo registro policial, a vítima deu entrada no Hospital do Oeste em Barreiras na sexta-feira de (30/11), e apresentava lesão que segundo familiares foi causado por instrumento perfuro-cortante na região dos testículos após a cirurgia espiritual feita por um médium.

O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para a remoção do corpo e então passar por exame de necropsia. Depois dos procedimentos e documentação o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento.

Este é o segundo caso de óbito registrado pela polícia que supostamente estariam ligados à dita “cirurgia espiritual”. No primeiro caso, uma mulher de 42 anos, chamada Vanderluce Soares dos Santos, não resistiu aos procedimentos e morreu devido complicações no Hospital do Oeste.

Um outro senhor de idade, que também estava internado no HO que da mesma forma havia se submetido a tal cirurgia nos testículos, feitas pelo mesmo médium, recebeu alta hospitalar após vários dias de internação e tratamento intensivo.

Veja matéria relacionada acessando o link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=policia-investiga-se-houve-exercicio-irregular-da-medicina-por-parte-de-um-medium-que-estaria-realizando-cirurgias-espirituais-em-uma-chacara-em-barreiras-&Id=55088


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PM recupera moto furtada em Irecê e prende suspeito

Segunda-feira, 31 de Dezembro de 2018 / Região

Equipes da Polícia Militar de Irecê e João Dourado recuperam na noite de sexta-feira (28) uma moto que foi furtada atrás do depósito do Eskinão (imediações das lojas Americanas), em Irecê. A moto Honda NXR 150 Bros, placa JRF 5935, vermelha, estava em uma casa na cidade.

De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito do furto foi identificado por Elenilson Coelho Lopes, 24 anos, preso quando deslocava em um carro VW parati, placa-JDS 4213, licença de Águas Lindas- Goiás, cor bege, em direção a João Dourado, juntamente com outros 3 ocupantes. O carro foi interceptado na rodovia BA-052, sendo que os outros suspeitos conseguiram fugir pelo matagal.

A PM também apreendeu duas mochilas e pertences dos ocupantes do carro, além de dois botijões, uma maquita e três celulares (dois funcionando e um quebrado). A moto pertence a uma comerciário de Irecê.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=comerciario-tem-moto-furtada-em-irece-assista-ao-video&Id=56126


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Motorista capota veículo na BR/349 sentido Correntina/BA

Domingo, 30 de Dezembro de 2018 / Região

Por volta das 8h da manhã deste domingo (30), aconteceu um acidente tipo capotamento na BR/349 há 75 Km da cidade de Correntina/BA, região Oeste.

De acordo informações passadas a nossa reportagem, um veículo modelo Corsa/sedan que saiu de Valparaíso-GO com destino a Correntina-BA, tinha dois ocupantes que ficaram levemente feridos. O SAMU esteve no local e prestou socorro às vítimas que não tiveram os nomes divulgados. 

Segundo informações, o condutor do veículo perdeu o controle da direção saiu da pista e caiu às margens da rodovia. A dinâmica do acidente não foi divulgada. 

O veículo foi removido do local pelo Dica Guinchos.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTA MORRE APÓS BATER EM UMA ÁRVORE E CAPOTAR NAS PROXIMIDADES DA SERRA DO SACO

Domingo, 30 de Dezembro de 2018 / Região

A colisão foi muito forte...

Árvore arrancada pela colisão

SAMU atestou o óbito do condutor

Polícia Rodoviária Federal no local do acidente

Um grave acidente aconteceu na manhã deste domingo (30), por volta das 08:15h na BR-242 proximidade do povoado Bela Vista que fica pouco depois da Serra do Saco sentido Salvador/BA.

De acordo com informações, o condutor da caminhonete Toyota Hilux CD4X4 Preta, identificado como Fábio Souza Santos, seguia em viajem sentido Barreiras quando em uma reta perdeu o controle da caminhonete saiu da pista e bateu violentamente contra uma árvore vindo a capotar em seguida. Pista molhada pode ter contribuído para o acidente.

Além do condutor que infelizmente veio a óbito no local estava atrelado ao cinto de segurança e teve o air-bag acionado, mas mesmo assim não resistiu. No veículo estava sua namorada que teve ferimentos leves e foi atendida por uma equipe do SAMU.

Não houve interdição no tráfego, apenas lentidão e atenção por parte dos condutores. A Polícia Rodoviária Federal sinalizou o local e registrou o acidente.

Era aguardada uma equipe da Polícia Técnica para a perícia no local e remoção da vítima fatal para o necrotério do DPT em Barreiras. Um forte temporal aconteceu durante os procedimentos de remoção.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Professor morre após colisão frontal entre caminhonete e caminhão-baú na BA-432, entre Lapão e Canarana

Domingo, 30 de Dezembro de 2018 / Região

A Hilux ficou completamente destruída após a batida 

O motorista do caminhão-baú foi conduzido ao Hospital Regional de Irecê 

Uma batida frontal entre uma caminhonete e um caminhão-baú, ocorrida na tarde desta sexta-feira (28), por volta das 17h, na BA-432, entre os municípios de Lapão e Canarana, na região de Irecê, deixou uma pessoa morta, segundo informações da Polícia Militar. A caminhonete Hilux ,de cor branca e placa NZO-1361 ficou completamente destruída com o impacto da batida.

Segundo a PM, o condutor da Hilux, identificado por Robson Cunegundes, 43 anos, deslocava sentido Canarana. Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas quando chegou ao local, Robson já estava morto e preso às ferragens. Ele era professor e morava na rua Satélite em Mulungu do Morro.

Em nota, a Prefeitura de Mulungu do Morro lamentou o corrido:

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Professor Robson Cunegundes, ocorrido na tarde desta sexta-feira (28/12). Externamos os nossos sentimentos, para que a família seja confortada neste momento de dor e saudades.

As causas do acidente serão investigadas. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeram o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.

Ainda de acordo com a PM, o motorista do caminhão-baú, pertencente a uma transportadora, foi resgatado aparentemente sem gravidade e encaminhado ao Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Frutas Vermelhas são aposta dos produtores da Chapada Diamantina

Sábado, 29 de Dezembro de 2018 / Região

Produtores da região turística colhem resultados recordes com a Amora Preta

Gerar renda em uma propriedade pequena e manter os filhos crescidos no local de origem, no interior, não é uma tarefa fácil. Esse problema também aconteceu com Denevaldo Luz, conhecido como Barão, produtor de morango em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, município distante 465 quilômetro de Salvador.

Antes de 2012, ele plantava café na sua propriedade, e, com a crise hídrica, preços abaixo do mercado e falta de investimentos, não enxergava mais a possibilidade de continuar na sua terra natal. Iria voltar para São Paulo em busca de novas oportunidades, mas acreditou em uma nova cultura, o morango. “Eu já tinha vendido tudo. Estava sem esperanças e ia viajar em poucos dias. Com o Morango a minha vida mudou. Consegui minha casa, comprei meu carrinho novo e meus filhos vivem bem. Agora estou com mais um desafio, e apostando na amora preta”, avalia o produtor.

Barão colhe os morangos de dois em dois dias na sua propriedade e conta com a ajuda do filho, da esposa e de outros colaboradores para embalar e revender para uma empresa, que absorve grande parte do que ele produz.

O agricultor já vê na Amora uma nova oportunidade de agregar valor à sua produção, utilizando os mesmos meios e a própria logística da produção do morango. “Estou confiante e com a expectativa melhor possível. Acredito que a Amora será um grande diferencial para nós produtores da Chapada. Não tenho estudo, mas hoje tenho um salário muito bom, que eu tiro através da comercialização das frutas”, diz.

 Em 2011, o Sebrae Bahia em parceria com o Governo do Estado implantou o projeto Morango da Chapada Sul, através de um encadeamento produtivo entre a empresa Bagisa S/A Agropecuária. O projeto contemplou os municípios de Barra da Estiva e Mucugê, em parceria com os agricultores familiares e prefeituras municipais. A iniciativa fez com que a Chapada Diamantina se tornasse, em três anos, a região mais competitiva fornecedora de Morangos no mercado nordestino.

 Avaliando essa realidade positiva, o Sebrae encabeçou um estudo de viabilidade, dando o suporte inicial de planejamento e implantação do cultivo de AmoraPreta, a conhecida blackberry. Fruta bem avaliada no mercado e está sendo consumida pelo alto teor de oxidantes e compostos naturais que trazem benefícios à saúde. A princípio, o Sebrae realizou palestras de mobilização com produtores de morango, em parceria com a empresa especializada Holantec, e após a adesão, implantou o projeto piloto com um grupo experimental de 18 agricultores de Barra da Estiva.

Adriana Moura, coordenadora de Agronegócios do Sebrae, destacou a importância de apostar em novas oportunidades de atuação no mercado. “A amora foi um desenvolvimento natural das estratégias para contemplar outras ações de comercialização, agregando valor e renda ao que é produzido pelos agricultores familiares da Chapada Diamantina”, explica.

O secretário de Agricultura de Barra da Estiva, Luis Eusébio está entusiasmado com a nova cultura e diz que é fundamental o apoio do Sebrae para os pequenos agricultores da Chapada. “A Expectativa é aproveitar a cadeia produtiva e a logística do morango, comercializando a amora nos grandes centros. Estamos confiantes com a produção e os produtores felizes com os resultados iniciais”, ressalta.

O desafio então foi produzir amora de forma eficiente com um clima que não é totalmente propício. Para o técnico do Sebrae em Seabra Heitor Marback, a introdução de tecnologia aliada ao manejo orientado é responsável pela produção acima da média, nessa primeira colheita. “Já conseguimos produzir mais do que em cidades com clima frio e que têm tradição na colheita de amora. Com a parceria da Holantec, inserimos tecnologia e as plantas produzem como se estivessem submetidas a baixas temperaturas. Sem tecnologia, provavelmente teríamos uma produção muito pequena, mas com a Indução das flores e a polinização da abelha estamos produzindo acima da média”, explica.

A técnica de produção utilizada nesta experiência na Chapada veio de Holambra e foi implantada em áreas que já existe o morango consolidado, utilizando assim o mercado e o público consumidor da fruta. Heitor ressalta que esse conjunto de fatores faz com que a comercialização seja feita de forma integrada e que baixe o custo com logística. “O quilo da amora é comercializado por até seis vezes mais do que o quilo do morango. Estamos em fase de teste, mas as primeiras colheitas já mostram resultados muito positivos”, diz.

A amora pode ser comercializada como fruta in natura ou como licor, suco, geleia, compota e, até mesmo, congelada. É muito utilizada em receitas ligths e pratos nutritivos.

 Para Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, a aposta na Amora é algo que pode mudar a realidade de vários agricultores da região. “Se tudo corresponder como o esperado, a produção será cada vez em maior escala, o que vai fazer da Chapada Diamantina uma das grandes regiões produtoras do País. Além de gerar emprego e renda, vai ajudar no desenvolvimento econômico local”, comemora.

 Antes do sucesso das frutas vermelhas, a Chapada Diamantina já era uma região importante da Bahia, que, além de explorar o turismo, é uma grande produtora de cafés especiais exportados para vários países. Com a seca que assolou a Bahia em 2011, os agricultores perderam consideravelmente as áreas de produção e investiram em fruticultura.

 Berries, as famosas Frutas Vermelhas

 Entusiasmado com a grande procura da fruta e com os bons resultados obtidos na primeira colheita o produtor Uvilson Santos, do povoado de Capãozinho em Mucugê, foi além e já está plantando outras frutas vermelhas, como framboesa e boysenberry. O produtor espera revender para os grandes centros e aposta também na comercialização dos produtos em casa, com marca própria e embalagem específica para venda.

 Uvilson procurou o Sebrae e vai fazer todo material de papelaria, marca e layout através do Sebraetec. “A gente nem conhecia a Amora. Foi uma festa na primeira colheita e agora já vislumbro um mercado muito próspero que inclui o público fitness e as pessoas que buscam produtos naturais. Estou produzindo e testando diversos produtos. Em breve terei marca e toda identidade visual através do Sebraetec”, aponta. As frutas vermelhas estão em alta por conta do apelo funcional, já que são frutas sem restrições em diversas dietas, como a low carb e mediterrânea.

Com a plantação de algumas variedades Uvilson pode intercalar a colheita e produzir em diversos períodos do ano. “Quero plantar pelo menos 3 mil pés de frutas vermelhas. Assim eu faço um cronograma de colheita com 750 plantas produzindo por vez e fico quase todo o ano produzindo”, planeja.


Blogbraga/Fonte: Sebrae Irecê/ Nara ZanelI

Compartilhar no Whatsapp

Paulinho do Destak é eleito Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Irecê

Sábado, 29 de Dezembro de 2018 / Região

O vereador Paulo Joaquim de Souza (PTN), conhecido por Paulinho do Destak, venceu a eleição e será o próximo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Irecê. Ele encabeçou a chapa de oposição formada pelo vereador Leonardo da Silva (Léo da Unibel), na vice-presidência, Antônio de Jesus (Toinho do Judô), primeiro secretário e a vereadora Valdereis Lopes, segunda secretária.

A sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora (biênio 2019/2020), aconteceu na noite desta quinta-feira (27), em segunda convocação.

A chapa da situação teve o vereador Fabiano Oliveira Silva dos Santos (Fabiano Bia), como candidato a presidente, existindo, portanto, alteração. A oposição venceu por 8 votos a 7.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Homem é morto a sangue frio com vários tiros na frente da esposa e filho de colo no bairro Vila Rica

Sábado, 29 de Dezembro de 2018 / Região

Delegado Dr. Francisco Carlos de Sá deu início às investigações no local do crime

O crime chamou muita atenção das pessoas 

Polícia Militar no local preservando a cena e registrando o crime

Um crime de homicídio aconteceu no começo da noite deste sábado (29), por volta das 18:45h na Rua da ET, uma travessa da rua principal chamada Buenos Aires no Bairro Vila Rica em Barreiras.

Segundo apurado pela Polícia, o crime que vitimou fatalmente a pessoa de Paulo Ricardo da Silva Santos, 19 anos, natural de Riachão das Neves/BA, e conhecido na localidade como “Oreia”, foi em decorrência de uma discussão com um homem que teria mexido com suas duas cunhadas menores de idade e seu filho um bebê de colo que estava nos braços da mãe enquanto estavam em uma esquina. A família teria ido comprar pão de queijo.

Segundo informações, Paulo Ricardo teria repreendido a pessoa que estaria fazendo comentários depreciativos dizendo que eram da família dele e que parasse com isso. O homem, autor do crime em dado momento teria dito: “O que você tá querendo, você não é nem daqui...espera um pouco, vou ali e já volto.”

Ao retornar em um carro que a princípio seria um Gol/Branco desferiu pelo menos cinco tiros de arma de fogo contra Paulo Ricardo, que como dito, estava acompanhado da esposa e filho de colo. Um dos tiros pegou de raspão no braço da esposa.

O SAMU e a Polícia Militar foram acionados. Quando a equipe de socorro do SAMU chegou no local apenas pôde constatar o óbito. Também prestou socorro à mulher que após o curativo negou-se a ser encaminhada para o Hospital do Oeste.

Uma guarnição da Polícia Militar PETO esteve no local preservando a cena do crime. O Delegado de plantão, Dr. Francisco Carlos de Sá compareceu no local colhendo informações dando início às investigações.

Uma equipe de peritos do Departamento de Polícia Técnica esteve no local iniciando os trabalhos periciais no corpo e local. O rabecão conduziu a vítima para o necrotério do DPT.

A Polícia já tem pistas do suspeito do crime que empreendeu fuga.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Correntina: Motorista perde o controle e vem a capotar já próximo à cidade de Correntina

Sábado, 29 de Dezembro de 2018 / Região

Na manhã deste sábado (29), um veículo que seguia de Brasília/DF para Correntina/BA, veio a capotar ficando com as quatro rodas para cima a aproximadamente 3 km da entrada da cidade na BA-349.

Segundo informações, o acidente aconteceu na passagem de um quebra-molas onde o condutor para não colidir com outro veículo que teria freado bruscamente, perdeu o controle e veio a capotar várias vezes. A pista estava bastante molhada, o que deve ter contribuído.

Apesar do enorme susto, não há registro de vítimas embora o SAMU foi acionado. A Polícia Militar esteve no local e registrou o acidente.

O Guincho ‘Dica Guinchos’ deu atendimento ao acidentado removendo o veículo.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Angical: Garotinha de 10 anos morre vítima de choque elétrico enquanto lavava casa do avô.

Sábado, 29 de Dezembro de 2018 / Região

Um triste acidente ocasionado por choque elétrico vitimou fatalmente uma garotinha de 10 anos, identificada como Kailany Beatryz Santos Andrade, no povoado de Ouriçanga, zona rural de Angical/BA. O fato aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 10:45h.

De acordo com informações policiais, a criança estaria lavando a casa do avô quando ao ligar o rádio na tomada macho e fêmea, tomou a descarga elétrica. Imediatamente a criança foi socorrida para o Hospital Othon Alencar em Angical, mas chegou sem vida.

Ainda segundo a Polícia Técnica, a residência estava no padrão quanto à instalação elétrica. Não havia fio desencapado, as tomadas todas no padrão correto. Realmente uma fatalidade.

Kailany Beatryz passou por exame de necropsia no Departamento de Polícia Técnica de Barreiras e depois liberada para a família poder realizar o sepultamento.

Lamentamos sinceramente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Empresário morre vítima de infarto nesta madrugada em Irecê

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018 / Região

Morreu na madrugada desta sexta-feira (28),  o empresário Aluísio Melo, 73 anos, dono de uma revendedora de veículos em Irecê.

O comerciante sofreu um infarto fulminante dentro de casa, mas ainda foi socorrido para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, mas acabou falecendo. Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Comerciário tem moto furtada em Irecê; assista ao vídeo

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018 / Região

Imagem Ilustrativa

Um comerciário teve a moto furtada na manhã desta sexta-feira (28), em Irecê, no norte da Bahia.

A motocicleta Honda Bros, vermelha, ano 2008, placa GES-5935, estava estacionada nos fundo do depósito do Eskinão, empresa de material de construção da cidade. O dono oferece recompensa para qualquer informação que leve ao paradeiro da moto.

Um vídeo gravado por câmeras de monitoramento flagram o momento em que o ladrão aparece de capacete e furta o veículo. Informação a respeito, pode entrar em contato com a delegacia mais próxima.

Vídeo:

 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Homem é roubado após aceitar carona e deixado inconsciente à beira da estrada

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018 / Região

Os bandidos fizeram a vítima perder a consciência e lhe roubaram todos os pertences

Carona maldita! É o mínimo que se pode dizer, depois que um cidadão de 30 anos de idade teve suas malas, celular e dinheiro (R$ 190,00) roubados após aceitar uma carona para Barreiras oferecidas por dois homens em um veículo HB-20 vermelho.

Segundo a vítima, estava na rodoviária de Luís Eduardo Magalhães aguardando ônibus para Barreiras quando então dois homens puxaram conversa, lhe pagaram um  um refrigerante e ofereceram “carona”.

Após uns 20 Km percorridos, e nas proximidades do Posto Cerradão, um dos elementos colocou um pano no nariz da vítima que imediatamente perdeu os sentidos.

Aproveitando-se da situação, os criminosos largaram a vítima deitada na beira da estrada inconsciente. O homem conseguiu depois chegar até Barreiras onde registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Adolescente é abusada sexualmente por dois rapazes após ser dopada no golpe "boa noite, cinderela"

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018 / Região

O crime teria sido praticado por dois “conhecidos” da adolescente

Uma adolescente de 15 anos, moradora de um povoado na zona rural de Barreiras, acompanhada de sua mãe registrou na Delegacia de Polícia de Barreiras um caso de estupro que teria sido praticado por dois rapazes também moradores da localidade.

A vítima alega que o fato aconteceu na terça-feira (25), quando teria ingerido uma bebida oferecida por seus “conhecidos” que então colocaram uma substância que fez com que ela perdesse os sentidos.

Aproveitando da inconsciência da vítima, teriam abusado sexualmente da adolescente. O Delegado que atendeu o caso expediu guia onde os elementos que teriam praticado o crime serão intimados na 1ª DT de Barreiras.

Infelizmente esse tipo de caso acontece com muito mais frequência do que imaginamos.

Aproveitamos o triste relato acima para oferecer algumas dicas que pode te proteger:

Imagem: Internet

5- Dicas para não cair no golpe do “Boa noite, Cinderela”

• Não aceite bebidas qualquer que seja de estranhos;

• Sempre peça sua bebida (suco, drink) diretamente ao garçom ou vá ao balcão de atendimento e faça você mesmo a retirada;

• No caso de bebidas com lacre, sempre verifique se não foi violado, se possível abra você mesmo;

• Descarte sua bebida se ela tiver ficado sobre a mesa durante o período em que você saiu para dançar ou foi ao banheiro, por exemplo;

• Durante uma conversa com algum estranho em uma balada ou festa, por exemplo, sempre mantenha o copo no seu campo de visão.

Dicas: site Mundo Educação


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Eliana Calmon afirma que lentidão da Justiça favorece grilagens de terras na Bahia

Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018 / Região

Ex-Ministra Eliana Calmon

A ministra aposentada, Eliana Calmon, em uma entrevista para o programa Rádio Atividade, da Jovem Pan, afirmou que se “a Justiça fosse rápida, se a Justiça fosse célere e séria, não haveria grilagem” de terras no oeste da Bahia. A ministra aposentada, que agora advogada, é uma das responsáveis pela defesa dos proprietários de 340 mil hectares de terras no oeste baiano, centro de uma disputa judicial. O processo para reconhecimento da titularidade das terras já tramita na Justiça há mais de 30 anos.

Em entrevista a radialista Madeleine Lasckos, Calmon conta que seu cliente, José Valter Dias, já tem a “escritura limpa e certa” das terras e que ele foi colocado para fora delas e até então, não conseguiu reaver sua posse. “O meu cliente, que é o dono das terras, que é uma pessoa muito humilde, que comprou essas terras há muitos anos, quando a terra lá não valia absolutamente nada, ele foi colocado para fora das terras, bateram muito nele. Ele chegou a perder uma vista. Hoje, ele vive fora de Barreiras, escondido em uma cidade no sul do Piauí, porque, senão, matam ele”, informou na entrevista.

Ela também conta que “o Ministério Público tomou à frente, começou a desvendar o que havia e havia pessoas com escrituras falsas que se apossaram dessas terras”. “O MP conseguiu comprovar a origem da falsidade dessas terras, que colocou isso tudo para o Tribunal de Justiça, e a Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia, anulou todas essas escrituras”, relembrou o caso.

Para ela, não é possível “que ainda mais se prorrogue essa irregularidade”, pois o que aconteceu, na prática, foi deixar que a posse das terras ficasse nas mãos das pessoas que fraudaram as escrituras e obrigou com que o proprietário brigasse na Justiça para resolver a questão. Eliana Calmon também afirmou que já há um processo penal em andamento, assim como investigações criminais a respeito do caso. Conta que a própria autoridade policial diz que é “a lentidão da justiça que termina por favorecer a grilagem”.


Blogbraga/Bahia Notícias

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Pantanal renda extra Delicia Mimogás Contabilidade Rondon Casas Baiana Digital Informatica Fontana Polícia Civil Silvano Santos AUTOCAR Dique Denuncia Unopar Mimoaço Rabelo Global Imperial Casa da Ferramenta P&F G&G Magazine Querência Máquinas Agrícolas Dr. Márcio Rogério Paraíba àguia motos Compre Bem Cultura Coyote Mineiros Oeste Manutenção Luz motos DPVAT Barreiras Neli Gil Kenni Henke Extreme Expressofia PM MaxCar DM Reparos Mimoso Segurança Sportime CISO Online Celulares Grupo Marabá Guarda Municipal Effect Dupará Açaí Click Tec G7 Evolucao DBT