Governo da Bahia

NOTÍCIAS

GAROTINHO DE 4 ANOS PULA DE ALEGRIA AO VISITAR QUARTEL DO CORPO DE BOMBEIROS EM BARREIRAS

Terça-feira, 02 de Julho de 2019 / Região

O quartel do Corpo de Bombeiros de Barreiras recebeu, na tarde de segunda-feira (01), uma visita super especial. O pequeno Arthur, de 4 anos, viajou da cidade de Santa Rita de Cássia para conhecer a corporação.

O menino é portador de autismo e carrega a admiração pelos bombeiros há algum tempo. Segundo os pais dele, o carinho é tanto, que até os desenhos animados preferidos do filho são relacionados com a profissão.

Assim que chegou ao quartel, Arthur viu os caminhões de resgate e começou a pular de alegria. Os militares que estavam de serviço também não contiveram a emoção e fizeram questão de tornar o passeio inesquecível.

Durante a visita, o garotinho usou roupa de aproximação, brincou com a mangueira de combate a incêndios e até ganhou volta de viatura pelo quarteirão. Os familiares registraram atentamente cada momento. Para eles, o encontro foi maravilhoso, e Arthur dificilmente vai esquecer do dia em que conheceu os ‘bombeiros de verdade’.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fonte: Gazeta 5 Parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Polícia apreende drogas, balanças de precisão e dinheiro durante operação em Irecê

Terça-feira, 02 de Julho de 2019 / Região

Ao realizar a operação Impactos no município de Irecê, ação da Rondesp Chapada, unidade pertencente ao Comando de Policiamento da Região da Chapada, em conjunto com a CETO do 7º BPM, resultou na prisão em flagrante de uma pessoa por envolvimento no tráfico de drogas.

O ocorrido se passou na Rua Luiz Mário Marques Dourado, bairro Boa Vista, na tarde da última sexta-feira (28).

Em nota, a polícia informa que houve a apreensão de 02 balanças de precisão, 1,013 kg de crack, 228 g de cocaína, R$ 495,00 em espécie e diversos objetos de origem duvidosa.

O indivíduo agiu de forma suspeita e ao avistar as guarnições, motivando a abordagem, encontrando parte da droga.

Por haver indícios de que na casa do suspeito teria mais drogas, o imóvel foi localizado e da revista foram encontrados os outros itens apreendidos, evidenciando o crime.

Sendo levado para registro que resultou na apreensão da droga. Em seguida, o suspeito e o material apreendido, foram apresentados na delegacia territorial de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: IDOSO É ATROPELADO POR UMA MOTOCICLISTA NO CENTRO DA CIDADE

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

Na manhã desta segunda-feira (01), por volta das 11:30h, aconteceu um atropelamento na Av. Benedita Silveira no centro da cidade próximo à igreja São João Batista.

Um idoso fazia a travessia da avenida quando foi surpreendido pela condutora de uma motocicleta que seguia sentido Luís Eduardo Magalhães e não conseguiu desviar.

O SAMU foi acionado e prestou socorro à vítima que foi encaminhado para uma unidade de saúde, sua situação de saúde é estável. A condutora da motocicleta não se feriu.

Uma guarnição da 83 CIPM registrou o acidente enquanto uma equipe da Cootrans sinalizou a via até o término do atendimento do SAMU.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Homenagem: Após acidente Sargento lotado em Dianópolis é inspiração para os colegas

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

O Sargento José Nelson dos Santos, recusa aposentadoria após perder braço em um grave acidente próximo de Goiânia/GO, no mês de Agosto de 2015, em uma colisão com um caminhão.

José Nelson é policial militar desde 1993, lotado em Dianópolis na 2° CIPM, que mesmo sem um dos braços continua exercendo seu trabalho de forma competente e incansável. Para os comandantes, o sargento é motivo de inspiração. Ele permanece na corporação como policial da ativa e recusou aposentadoria após perder braço e é inspiração para os colegas.

Um Policial amigo do Sargento entrou em contato com a nossa redação/Blogbraga pedindo uma homenagem ao mesmo.

Parabéns Sargento, "o Senhor não é inspiração só para os seus colegas como para todos nós".


Blogbraga/Homenagem

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTA ALCOOLIZADO É PRESO APÓS SE ENVOLVER EM ACIDENTE EM FRENTE À CÂMARA DE VEREADORES

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

O infrator subiu no canteiro e ainda colidiu contra outro veículo...

O infrator conduzia o Fiat que colidiu contra o Nissan

Pouco depois das 21:30h deste sábado (29/06), um indivíduo de 61 anos de idade, natural de São Desidério/BA envolveu-se em acidente de trânsito na Av. Clériston Andrade quase em frente à Câmara de Vereadores de Barreiras.

De acordo com informações policiais, o indivíduo estava em estado de visível embriagues alcoólica. O fato foi constatado por agentes da Guarda Civil Municipal que atenderam a ocorrência, o acusado conduzia um Fiat/Pálio azul quando perdeu o controle da direção, passou pelo canteiro central e ainda chegou a colidir contra um veículo Nissan/Kicks.

Ambos tiveram avarias sendo então entregue aos responsáveis. Não há relato de feridos. Quanto ao infrator, foi conduzido pelos agentes da Guarda Civil Municipal para a delegacia de polícia onde foi indiciado por Conduzir Veículo Sob Influência de Álcool - Lei 9503.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: HOMEM É PRESO APÓS AMEAÇAR ATIRAR EM SUA IRMÃ COM UMA ESPINGARDA

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

Uma guarnição da Polícia Militar de Riachão das Neves apresentou na delegacia de polícia um homem de 50 anos que é acusado de ameaçar de morte sua irmã de 47 anos, com o uso de uma espingarda cartucheira Cal.28.

De acordo com informações policiais o autor das ameaças estava em visível estado de embriagues e foi indiciado pelos crimes de Ameaça e Posse Irregular de Arma de Fogo.

O fato aconteceu na tarde deste sábado (29/06) na Fazenda Esfrega, zona rural de Riachão das Neves.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA REGISTRA ENTRADA DE DOIS ÓBITOS DE FORMOSA DO RIO PRETO

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

O Departamento de Polícia Técnica de Barreiras registrou a entrada de dois óbitos procedentes da cidade de Formosa do Rio Preto/BA.

Vítima: Aldecimar Serpa da Silva Filho, 38 anos, natural de Formosa do Rio Preto/BA.

O corpo de Aldecimar foi encontrado em uma residência na Av. Formosa no centro da cidade por volta das 11:30h de sábado (29/06) já em estado de decomposição. Segundo o irmão da vítima, o mesmo sofria de dependência alcoólica.

Após necropsia o corpo foi liberado aos familiares neste domingo (30).

--------------

Vítima: Gabriel Alves da Silva, 22 anos.

Por volta das 20:30h de sábado (29/06), Gabriel voltava do trabalho quando ao atravessar de moto a BR-135 foi colhido por um caminhão Baú que na colisão, ainda teria arrastado a vítima com a moto por mais de 50 metros.

O corpo passou por necropsia e foi liberado aos familiares neste domingo (30).


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER TEM MAL SÚBITO E MORRE AO DIRIGIR NA AVENIDA CLÉRISTON DE ANDRADE

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

A família estava bastante abalada com a fatalidade

Por volta das 06:30h, uma mulher de 61 anos identificada como Maria Arminda Souza Silva, teve um mal subido enquanto dirigia seu veículo, um Fiat/Pálio na Avenida Clériston de Andrade no bairro Vila Nova em Barreiras.

De acordo com informações colhidas no local, a vítima ainda conseguiu estacionar, abrir a porta do carro, ficar em pé já se sentindo mal, quando infelizmente não resistiu sentando no banco vindo a óbito.

O SAMU foi acionado e ao chegar no local constatou o óbito. A Polícia Militar foi acionada via CICOM e registrou o acontecimento aguardando a chegada da Polícia Civil.

O filho da vítima disse à nossa reportagem que sua mãe possuía um histórico de problemas cardíacos. Posteriormente chegaram outros parentes e o marido da vítima. Uma cena bastante triste. Lamentamos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Segurança pública do São Pedro de Irecê conta com vários policiais da CIPE Semiárido

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

Durante o São Pedro da Boa Vista, em Irecê, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Semiárido estiveram mobilizadas com ações preventivas e, se necessário, repressivas, ao longo de toda a programação do evento. As comemorações, que tiveram início na noite de ontem, sábado (29), finalizaram neste domingo (30).

Cidades da região e outras localidades adjacentes também tiveram a presença da CIPE Semiárido. ‘Guarnições realizaram o patrulhamento tático móvel em Irecê, Xique-Xique, Tapiramutá, Mairi, Pintadas e Mulungu do Morro nos perímetros e vias de acesso dos locais dos eventos realizando, Abordagens, visando a segurança de todos’, diz uma nota enviada à imprensa.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE SEABRA: Cipe/Chapada e Semiárido encontram 2 toneladas de maconha; um morre em confronto com a polícia em Iraquara

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

Foto: SSP - Aproximadamente 250 mil pés e tabletes da erva prensada foram localizados na cidade de Iraquara. 

Denúncias anônimas e ações de acompanhamento levaram as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido, na manhã deste sábado (29), a cerca de duas toneladas de maconha. Os entorpecentes eram cultivados e distribuídos em um sítio, na cidade de Iraquara.

Guarnições chegaram ao terreno nas primeiras horas da manhã e foram recebidas a tiros por Ronaldo Cruz de Souza. No confronto ele foi atingido, socorrido para o hospital local, mas acabou não resistindo. Com o criminoso, responsável por vigiar a plantação, foram apreendidos um revólver calibre 38 e munições.

Devido a grande quantidade de pés (cerca de 250 mil), a polícia solicitou um trator da Prefeitura para ajudar na erradicação. No local, dentro de uma casa, os militares apreenderam ainda 72 kg da erva colhidos, 40 kg também da mesma droga prensada, vasilhas e sacolas plásticas.

"Grande trabalho conjunto das unidades especializadas. Vamos agora atrás dos donos deste grande montante de entorpecentes", informou o comandante do Policiamento Especializado (CPE) da PM, coronel Sérgio Freire.

Deram apoio nas buscas e erradicação, equipes da 29a CIPM, 42a CIPM, 7° BPM e da Rondesp Chapada.


Blogbraga/Fonte: Ascom/SSP; Alberto Maraux

Compartilhar no Whatsapp

CIPE CERRADO: PRISÃO PELO CRIME DE POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM WANDERLEY

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Região

Por volta das 11h deste sábado (29), em OPERAÇÃO CONJUNTA com o efetivo do Destacamento local, PETO da 84ª CIPM, Policia Civil, juntamente com uma guarnição da CIPE CERRADO se deslocaram até a Comunidade do “Pichaim” no município de Wanderley, a fim de verificar informações de ameaça, danos e a presença de um grupo armado no local. 

Segundo informações, as equipes chegaram até o primeiro ponto informado onde após realizar abordagem nos presentes os mesmos foram questionados sobre as denúncias citadas. Neste momento uma pessoa de nome Luiz Eduardo informou que de fato ocorreram desavenças com outras pessoas da comunidade em virtude de um problema que envolve as terras da família e que as ocorrências já haviam sido registradas. 

Perguntado sobre as armas, o mesmo juntamente com seus familiares informaram que possuíam armas naquele local, e que de forma espontânea nos foi informado a localização sendo encontrado no primeiro momento, dentro de uma cômoda, 01 (um) Revólver calibre 32, de marca não visível, com 06 (seis) munições intactas, o qual pertencia a Teocles dos Santos Sena, conforme afirmado pelo mesmo. Posteriormente foi localizado outro Revolver, desta vez 01 (um) marca Taurus, calibre 38 de numeração não aparente, com 06 (seis) munições intactas, sendo este pertencente a Luiz Eduardo. Logo em seguida os demais familiares ali presentes também fizeram a entrega de forma espontânea de 01 (uma) espingarda calibre 36, e 01 (um) rifle Winchester, calibre 44, e uma capanga com munições. 

Logo após seguiram para um Bar, onde foi realizada a abordagem e encontraram o Sr Everaldo, o qual segundo informações também estava armado, e após ser interpelado pelo fato suspeito o mesmo confirmou que possuía arma em sua residência, levando as guarnições até o local e também de forma espontânea entregou 01 (um) Revolver marca Rossi com 04 (quatro) munições intactas, bem como um espingarda calibre 36. 

Diante os mesmos foram encaminhados e apresentados na delegacia de Wanderley, onde a ocorrência foi registrada e o flagrante foi lavrado. 

Material Apreendido:

✅ 01 (um) revolver marca TAURUS, calibre .38, com numeração não aparente;

✅ 01 (um) revolver marca desconhecida, calibre .32, de número 148538;

✅ 01 (um) revolver marca ROSSI, calibre .38, de número D428414;

✅ 01 (um) rifle Winchester, calibre .44, com numeração não aparente;

✅ 01 (uma) espingarda, marca desconhecida, calibre 36, de número 19633;

✅ 01 (uma) espingarda, marca desconhecida, calibre 36, de número 162454;

✅ 10 (dez) cartuchos calibre .38 intactos;

✅ 06 (seis) cartuchos calibre .32 intactos;

✅ 01 (um) cartucho calibre 44 intacto;

✅ 15 (quinze) cartuchos calibre .36 intactos;

✅ 13 (treze) estojos de calibre .36 vazios;

✅ 03 (três) recipientes plásticos contendo pólvora;

✅ 02 (dois) recipientes plásticos contendo chumbo;

✅ 01 (um) soco inglês (soqueira).

Pessoas conduzidas:

✅ EVERALDO DA COSTA SANTOS, 58 anos;

✅ LUIZ EDUARDO EVENGELISTA DOS SANTOS, 40 anos;

✅ TEÓCLES DOS SANTOS SENA, 30 anos;


Blogbraga/CIPE CERRADO

Compartilhar no Whatsapp

Processo seletivo tem vaga para quatro técnicos no Cesol do Território Chapada Diamantina

Domingo, 30 de Junho de 2019 / Região

A Cooperação para a Educação e Trabalho Coletivo (CTEC) lança edital para Processo Seletivo Simplificado para a contratação do quadro técnico do Centro Público de Economia Solidária da Chapada Diamantina. São quatro vagas distribuídas em diferentes áreas. Uma vaga para Auxiliar Administrativo, uma para Marketing e Comercialização, e duas vagas para Agente Sócio-produtivo e Relacionamento.

Essas vagas são para atuação no Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Território Chapada Diamantina, que fica em Piatã, devendo haver, portanto, disponibilidade para viagens. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e remuneração bruta de R$ 1.400,00 a R$ 2.450,00. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de envio de currículo e documentos, via e-mail, correios ou protocolada na sede na instituição. Por e-mail devem ser encaminhadas para ctec.assessoria@gmail.com até as 23h59 do dia 30 de junho.

A sede da CTEC é localizada na Praça Barão do Rio Branco, 32, 1º andar sala 02, Centro, no município de Urandi, sudoeste da Bahia. O atendimento funciona de a segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 17h. Confira o edital publicado completo aqui. De acordo com informações, a realização da prova escrita e das entrevistas será na sede do Cesol da Chapada Diamantina, localizada na Rua José Quirino Lima, 400, Centro, na cidade de Piatã, no dia 5 de julho, das 9h às 12h.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro/ Com informações do Jornal da Chapada

Compartilhar no Whatsapp

Fazendeiro morre eletrocutado enquanto trabalhava em fazenda entre Luis Eduardo Magalhães e Barreiras

Domingo, 30 de Junho de 2019 / Região

Fazendeiro-Gerson

O SAMU esteve no local e constatou o óbito

Local do ocorrido

O Agricultor morreu na hora

A Polícia Militar preservou a cena até a chegada da Perícia da Polícia Civil

A Coelba desligou a rede elétrica

Amigos e parentes da vítima no local

Após a perícia o corpo foi removido para o necrotério de Barreiras

Um acidente de trabalho no início da manhã deste domingo (30), terminou com uma pessoa morta em uma fazenda 15 Km depois do Povoado Cerradão distante 45 Km de Luis Eduardo Magalhães. 

Segundo informações colhidas no local, um homem agricultor/fazendeiro de nome Gerson Luis Wilges de 45 anos, manobrava um Pulverizador Agrícola quando uma haste, encostou na rede elétrica e energizou todo entorno de onde a máquina estava. A vítima desceu para ver o que tinha acontecido e levou uma descarga elétrica de 13 mil volts, o trabalhador morreu na hora.

Ainda segundo informações, por volta das 5h50 deste domingo, a Central da Coelba acionou uma equipe de plantão pois havia acontecido uma queda de energia nas proximidades do Povoado Cerradão, ao sair com a viatura padronizada da Coelba  verificando as redes a equipe encontrou o Agricultor no chão eletrocutado. Logo em seguida um funcionário da Fazenda que estava em um trator agrícola, se aproximou pra ver o que tinha acontecido e encontrou o Agricultor sem vida e acionou os familiares.

Algumas viaturas da Coelba estiveram no local e os prepostos desligaram as linhas vivas.

A Polícia Militar de Barreiras foi acionada como também o SAMU de Luis Eduardo Magalhães que constatou o óbito. 

Os militares preservaram o local do ocorrido até a chegada da perícia da Polícia Civil e do rabecão que removeu o corpo para o necrotério de Barreiras para autópsia.

A equipe do Blogbraga lamenta o ocorrido.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Tio e sobrinho são detidos vendendo drogas em Bom Jesus da Lapa

Domingo, 30 de Junho de 2019 / Região

Por volta das 03h da madrugada deste domingo (30), uma guarnição Rondesp/Oeste 3.4404, realizava patrulhamento tático, no povoado Nova Brasília, no município de Bom Jesus da Lapa-BA, quando foi informada por populares que no mercado do peixe, no mesmo bairro, havia um individuo de nome Valdemiro de 52 anos, acompanhado de seu sobrinho menor de idade, de iniciais D. N. S. 17 anos, ambos estaria vendendo drogas. 

Momento em que foi realizada abordagem pessoal e busca de perímetro, onde foi encontrado 34 pedras de substância análoga a crack, entre outros objetos.

Diante dos fatos, o material encontrado e os dois indivíduos foram conduzidos e apresentados na 26ª Coorpin de Bom Jesus da Lapa-BA para medidas de praxe.

RONDESP/OESTE
O braço forte do oeste.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: Homem é preso por porte ilegal de armas de fogo e receptação

Sábado, 29 de Junho de 2019 / Região

Por volta das 17h, deste sábado (29), a guarnição da RONDESP-OESTE 3.4402, realizava rondas no Povoado de Perdizes, município de São Desidério-BA, quando foi informado por populares, que naquele região estava havendo vários furtos/roubos. E que o indivíduo de nome Carlito Azevedo de Souza de 33 anos, morador do povoado citado, estava comercializando produtos de origem ilícita, em seu Bar.

Diante das informações, a guarnição deslocou até a localidade e ao fazer busca de perímetro foi encontrado diversos materiais de origem duvidosa (sem notas), como também várias armas de fogo dentro do referido Bar. 

Material encontrado e apresentado:

01- Espingarda cal. 20, número 4464;
04- Espigadas de fabricação caseiro (tipo bate bucha);
01- Bomba D’Água, modelo KS 50bv, 1/2hp;
02- Caixas de eletrodos, marca ZUCCH;
12- Chaves de boca e estrela, de números diversos;
01- Chave griffe.

Diante dos fatos, o indivíduo juntamente com todos materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia de Barreiras, para medidas de praxe.

RONDESP/OESTE
O braço forte do Oeste Baiano.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Rondesp prende casal por crime de trânsito e desacato em Bom Jesus da Lapa

Sábado, 29 de Junho de 2019 / Região

Na madrugada deste sábado (29), por volta das 00h20, a guarnição da CIPT/Oeste, realizando ronda na Cidade de Bom Jesus da Lapa, mais precisamente no Bairro São Gatardo, quando se deparou com um veículo Volkswagen Saveiro, cor branca, placa OUS7H05, e dentro do carro havia um casal que estava discutindo. 

Ao perceber a presença policial o motorista tentou evadir, mas foi alcançado e ao proceder com a abordagem policial o Sr. Leorge de 37 anos, resistiu a abordagem, mas foi contido pelos policiais que perceberam que o mesmo havia ingerido bebida alcoólica, sendo confirmado pelo mesmo a posteriori. 

Foi dada voz de prisão ao motorista, momento em que sua companheira F.C.G. de 25 anos, bastante exaltada, tentou tirar o seu companheiro das mãos dos policiais e veio a desacatar e ameaçar os policiais da guarnição.

Diante dos fatos os dois foram conduzidos até a Delegacia de Polícia em Bom Jesus da Lapa e apresentados à autoridade competente. Junto com eles foram apresentados o veículo, 03 celulares e a quantia de R$324,00 reais.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Em Seabra, na Chapada Diamantina, caminhoneiro está desaparecido há 9 dias

Sábado, 29 de Junho de 2019 / Região

Um caminhoneiro identificado por Antônio Roberto Aguiar, de 64 anos, está desaparecido há cerca de 9 dias, quando saiu da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, e seguia para o Porto de Salvador com uma carga de soja, no último dia 20 de junho.

O sumiço do homem está sendo investigado pela Polícia Civil da Bahia. De acordo com informações, após desaparecer, o veículo de carga que ele conduzia foi encontrado vazio em um trecho da BR-110, no município de Jeremoabo, no norte do estado.

A família de Antônio Roberto registrou o desaparecimento e está oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil para quem tiver pistas do paradeiro da vítima.

O caso está sob investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Carga (Decarga).


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

SEABRA: 29ª CIPM ajuda a encaminhar múltiplos órgãos para central nacional

Sábado, 29 de Junho de 2019 / Região

Guarnições da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Seabra) ajudaram, na tarde de sexta-feira (28), no transporte rápido de múltiplos órgãos. Os materiais foram encaminhados para a Central de Transplantes do Brasil.

A unidade da PM foi solicitada e encaminhou, de maneira rápida e segura, os órgãos do Hospital Regional da Chapada, na cidade de Seabra, até o Aeroporto do município de Lençóis. 

"Foram 71 km percorridos com muita responsabilidade, pois levamos a esperança de vida para outras pessoas", relatou o comandante da 29ª CIPM, major Nélson Normando Júnior.


Blogbraga/Fonte: Ascom: Alberto Maraux

Compartilhar no Whatsapp

Agricultores familiares do Território Velho Chico comemoram resultados do serviço de assistência técnica e extensão rural

Sábado, 29 de Junho de 2019 / Região

Mais de 700 famílias de agricultores familiares, dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Paratinga, no Território de Identidade Velho Chico, comemoram os resultados da prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) da Chamada Pública do Projeto de Ater Sustentabilidade, executado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Fundação Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran).

A Ater, serviço fundamental para a promoção do desenvolvimento rural, por meio de orientações sobre o processo de produção e troca de conhecimentos entre agricultores e agricultoras familiares e técnicos extensionistas, no estado da Bahia, é responsabilidade da Bahiater/SDR, que executa o serviço em parceria com organizações da sociedade civil e com as prefeituras municipais. 

De acordo com Darcy Gomes, 43, agricultora familiar da comunidade de Capim, município de Sítio do Mato, por meio da chamada pública recebe orientações técnicas necessárias para ampliar e melhorar sua produção de leite e o cultivo de hortaliças: “Aprendemos muitas coisas com os técnicos, o que mudou a minha vida e das famílias daqui do município. Eram muitas dúvidas que tínhamos. Mudamos a nossa forma de cuidar do solo, pois sem o solo sadio não conseguimos produzir nada. Aprendemos a lidar melhor com os nossos animais, por exemplo, temos criação de vaca, e fazemos ordenha duas vezes ao dia. É desta criação que tiramos o nosso sustento, vendemos o leite, o requeijão e a manteiga na região”.

Ivani Santos, subcoordenadora da Bahiater no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) Velho Chico, localizado em Bom Jesus da Lapa, avalia o êxito do projeto: “A Bahiater acompanhou continuamente o trabalho realizado pela Fundifran, junto aos agricultores familiares. Estivemos presentes em algumas atividades desenvolvidas e contribuímos como facilitadores em outras. Observamos o quanto os agricultores puderam ampliar seus conhecimentos sobre diversas atividades produtivas participando de diferentes atividades, intercâmbios e visitas técnicas. Realizamos capacitações dos técnicos e dos agricultores, principalmente, na cadeia produtiva da avicultura, com criação de frangos e galinhas caipiras, e sobre os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (PNAE)”.

Boaventura Gomes de Almeida, presidente da Fundifran, ressalta que essa parceria fortalece o meio rural: “Conseguimos atender às metas, prestando assistência técnica permanente para 720 famílias de agricultores familiares. Tivemos bons resultados, trabalhando algumas cadeias produtivas destes quatros municípios atendidos nesta chamada pública, com o desenvolvimento da Apicultura, Avicultura e Mandiocultura. Essa parceria deu certo. Realizamos reuniões de avaliação, as pessoas beneficiadas deram muito valor e satisfizeram seus anseios. É muito importante termos editais como estes para formamos novos agricultores”.

A Chamada Pública Ater Sustentabilidade, do Governo do Estado, executada pela Bahiater/SDR, com atuação no Território de Identidade Velho Chico, teve investimentos de mais de R$ 2 milhões, com a finalidade de prestar serviços de Ater voltados à produção sustentável. Dentre os resultados obtidos estão a elaboração de propostas para o PAA, implementação de unidades demonstrativas de mandioca, elaboração e acompanhamento de projetos de fomento Brasil Sem Miséria, desenvolvimento da criação de Galinha Caipira, Apicultura, Suinocultura, Horticultura e Bovinocultura de leite, além do apoio à gestão de empreendimentos e formação de preços, produção de marcas e rótulos de produtos da agricultura familiar.


Blogbraga/SDR Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

SERRA DO RAMALHO: Guarnições da Rondesp Oeste apreendem material ilícito na Agrovila II

Sábado, 29 de Junho de 2019 / Região

Por volta das 17h40 desta sexta-feira (28), a guarnição da CIPT/Oeste, realizando ronda na Agrovila 02, nas Casinhas Populares em Serra do Ramalho, foi acionada por populares que informaram de movimentações em uma das casas da localidade.

De imediato a guarnição deslocou e ao chegar na casa indicada fez o cerco policial e durante a busca de perímetro encontrou na mesma, que estava sem morador, 02 (duas) espingardas de fabricação artesanal (tipo bate bucha), 01 (um) estojo de pólvora, 01(um) adaptador de visão noturna, 03(três) cartuchos de calibre 12 deflagrados, 01( um) rádio comunicador da marca inova, 02( dois) cartuchos calibre 32 deflagrados, 01(um) simulacro de arma de fogo tipo pistola, 01(uma) soqueira de ferro, 01(um) pote contendo chumbos finos, 01(um) pacote contendo chumbos grossos, 01(um) pacote de pólvora preta, 01(uma) caixinha de espoleta é uma bolsa com chumbo e espoletas.

Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia de Serra do Ramalho para medidas cabíveis.

 Material Apreendido:

-02 espingardas de fabricação caseira;
- 01 estojo de pólvora;
- 01 adaptador de visão noturna;
- 03 cartuchos calibre 12 deflagrados;
- 01 rádio comunicador;
- 02 cartuchos calibre 32 deflagrados;
- 01 simulacro;
- 01 soqueira de ferro;
- 01 pote de chumbos finos;
- 01 pote de chumbos grossos;
- 01 pacote de pólvora preta;
- 01 caixinha de espoletas;
- 01 bolsa com chumbos e espoletas.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Capotamento na BR/020 deixa dois feridos próximo a Roda Velha

Sábado, 29 de Junho de 2019 / Região

SAMU prestou socorro à uma das vítimas

A moça deu entrada na UPA

Na noite desta sexta-feira (28), por volta das 20h30, ocorreu um acidente tipo capotamento na BR/020, cerca de 10 Km do Distrito de Roda Velha e distante 66 Km de Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações, um Fiat/Siena com quatro ocupantes tinha saído de Barreiras com destino a Goiânia, quando uma carreta sem farol tentou uma ultrapassagem pela contramão, para não colidir na carreta o condutor do Fiat/Siena jogou para a direita rodando na pista vindo a capotar.

O motorista e um carona saíram ilesos, já os outros dois ocupantes ficaram feridos. Uma das vítimas foi socorrida por terceiros para a UPA com um corte na testa que foi preciso ser suturado com 9 pontos, a outra vítima de nome Camila Gomes da Costa de 23 anos, foi socorrida por uma equipe médica de Roda Velha, logo em seguida o SAMU foi acionado para transferir à vítima para UPA de Luis Eduardo Magalhães, para uma avaliação mais precisa.

A mesma (Camila) foi transferida para a ambulância do SAMU que foi até o encontro e posteriormente levada para UPA, com dores nas costas.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso por tráfico de drogas em Ibotirama/BA

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 / Região

Por volta das 16h40, desta sexta-feira (28), uma guarnição da ROCAM realizava patrulhamento tático ostensivo com motocicletas no centro de Ibotirama, seguindo às diretrizes do comandante da unidade, sempre visando a prevenção e a redução do CVLI e Crimes contra o Patrimônio (furtos/roubos), bem como combate ao tráfico de drogas, quando ao passar nas proximidades do Rio São Francisco foi avistado dois indivíduos em uma motocicleta Honda/CG de cor vermelha em atitude suspeita.

Conforme preceitua a Legislação Brasileira, foi dado voz de abordagem e durante a busca pessoal foi encontrado na posse do indivíduo identificado como Danilo, 02 trouxinhas de substância análoga a maconha, garantido direito constitucional ao silêncio, e ao ser questionado sobre onde e com quem tinha comprado o mesmo informou que em uma residência no bairro Alto do Cruzeiro no município já citado, e ao ser questionado se não tinha mais droga, ele informou a Guarnição que em sua residência tinha.

Foi solicitado apoio da Guarnição da vtr 9.2812. Já na residência do indivíduo, a Polícia encontrou mais substância análoga a maconha e uma balança de precisão.

Diante dos fatos ilícitos o indivíduo e todo material fora devidamente conduzidos e apresentados na Delegacia de Policia Civil de Ibotirama para serem tomadas as medidas cabíveis.
 
Materiais Apreendidos:

Substância análoga a maconha
Balança de Precisão
Moto Honda CG 150 DE PLACA PKO-0608
  
 28 CIPM/IBOTIRAMA - GUARDIÃ DO PORTAL DA CHAPADA 


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso por tráfico de drogas em Ibotirama

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 / Região

Por volta das 14h, desta sexta-feira (28), a Guarnição extra de prefixo 9.2803 se encontrava em rondas pela Avenida ACM, centro de Ibotirama, quando um indivíduo percebeu a presença da Polícia, iniciou uma fuga correndo em direção a sua residência sendo alcançado e abordado logo em seguida.

Durante a busca pessoal foi encontrado com o mesmo uma porção de substância análoga a maconha, após foi solicitado ao suspeito permissão para entrar na sua residência local conhecido como ponto de venda e consumo de entorpecentes, inclusive com sistema de vídeo monitoramento para tentar retardar qualquer ação policial no local, onde se encontravam dois jovens menores de idade. Durante as buscas no interior do recinto foi encontrado uma pedra de substância análoga ao crack dentro de um (1) armário de cozinha, continuando as buscas foram encontrado uma porção de substância análoga a cocaína, muniçao calibre .38, celulares, balança de precisão e dinheiro.

Diante dos fatos o autor e todo o material foram conduzidos e apresentados a delegacia territorial de Ibotirama para medidas cabíveis.

Materiais Apreendidos

3 gramas de substância análoga a maconha.
131 gramas de substância análoga ao crack.
37 Gramas de substância análoga à cocaína.

*Celulares
*Balança de precisão 
*R$ 1.047,35 reais em espécie.
*05 munições calibre -.38.

28 CIPM - Guardiã do Portal do Oeste


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Abapa amplia estrutura e fecha novas parcerias para Centro de Treinamento

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 / Região

Quem visitou a última edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, conferiu as novas instalações do pavilhão coberto que abrigou 60 expositores que comercializaram os seus produtos na feira agrícola. A estrutura passa a integrar o Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) - Parceiros da Tecnologia, e terá o objetivo de estender o portfólio de cursos para os funcionários e futuros profissionais do setor agrícola do Oeste da Bahia. No ano passado, foram capacitadas um total de 10.526 mil pessoas em 383 treinamentos como: Operação e Manutenção de Colheitadeira de Grãos, NR 31.8 Aplicação de Agrotóxicos, NR-33 Espaço Confinado, Segurança e Saúde do Trabalhador na Era do E-Social, dentre outros.

Com a ampliação, a estrutura passará a disponibilizar mais salas para a coordenação e professores, 2 auditórios, 4 salas de aula, laboratórios de elétrica/hidráulica, pneus agrícolas e rodoviários, agricultura de precisão, manutenção básica de caminhão, dentre outros. “É a Abapa retornando para o setor produtivo por meio de cursos e treinamentos o desenvolvimento humano e social de quem trabalha ou vai trabalhar no setor agrícola. Estamos fechando novas parcerias com empresas para garantir a melhor capacitação alinhada com o mais novo na operação de equipamentos que estão no mercado”, reforça o presidente da entidade, Júlio Cézar Busato.

Novas parcerias – Ainda durante a Bahia Farm Show, foram assinados três novos convênios, com a Pivodrip/Valley, com a ABA/Air Tractor, e Gotemburgo/Volvo, visando garantir a ocupação do novo espaço e de pessoal para ministrar os treinamentos no Centro. Serão instalados e equipados os laboratórios para a operação e manutenção de pivôs, aeronaves agrícolas e de caminhões pesados. “Se no ano passado, chegamos a treinar cerca de 10 mil pessoas, para este ainda o objetivo é capacitar ainda mais a mão de obra e ampliar o atendimento por meio das parcerias e levando ainda mais os cursos até as fazendas”, explica Busato. O Abapa, por meio do CT, promove os cursos em parceria com a Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SESI, SENAI, CIEB, SPRB/SENAR, além do apoio do Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Sento Sé: Plantação com mais de 1200 pés de maconha é localizada pela polícia

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 / Região

Na tarde de quarta-feira (26), uma plantação com mais de 1.200 mudas de maconha foi localizada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, na localidade de Campeado, zona rural do município de Santo Sé, Região Norte do estado. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia.

Segundo a SSP/BA, a droga foi localizada com uso de drone utilizado para confirmar informações anônimas que relatavam a plantação. Ainda conforme o órgão, uma moto modelo CG Titan preta, placa JSB-3016, e documentos foram localizados nas proximidades da lavoura.

À assessoria de comunicação da SSP, o comandante da Cipe Caatinga, major PM Adriano Souza Dias, disse que as mudas poderiam chegar a valer R$ 480 mil. “Estas mudas levam de 2 a 3 meses para serem colhidas. O crescimento é muito rápido, o que dificulta sua descoberta”, enfatizou o oficial. T

A motocicleta e parte da droga foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

SERRA DOURADA: MULHER É EXECUTADA A TIROS POR HOMENS ENCAPUZADOS EM UM BAR

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 / Região

Um crime de homicídio aconteceu na noite desta quinta-feira (27), por volta das 21:23h em um bar na rua da Passagem no município de Serra Dourada/BA.

A Polícia Militar foi acionada e ao averiguar os fatos, constatou que a vítima identificada como Josélia Pereira dos Santos, 42 anos, natural de Serra Dourada/BA, foi executada com pelo menos seis disparos de arma de fogo por dois homens encapuzados.

Segundo informações, os criminosos chegaram no bar em uma motocicleta Honda/Bros, simularam um assalto fazendo com que as pessoas deitassem no chão com a cabeça para baixo e então executaram Josélia.

Os indivíduos fugiram no sentido do povoado Boqueirão. Notícias dão conta de que o bar é ponto de droga. O celular da vítima foi encontrado no local, sendo recolhido e encaminhado para perícia para auxiliar nas investigações.

O caso foi remetido à 26ª COORPIN de Santa Maria da Vitória. Quanto a motivação, a polícia não descarta a hipótese de envolvimento com o tráfico de drogas.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Polícia Civil de Santa Maria da Vitória

Compartilhar no Whatsapp

Sítio do Mato: Polícia cumpre mandado de busca e apreensão

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 / Região

Nesta sexta-feira (28), por volta das 5h50min, a equipe do SI da 24ª Coorpin sob o comando do delegado titular Bel. Marcos Aurélio Oliveira Porto, cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de Stelvio Giuliano Alves de 41 anos, vulgo "Estevo", na Travessa São José, no centro de Sítio do Mato.

Realizando busca foi encontrado no interior da residência do mesmo; aproximadamente 56 gramas de erva seca, aparentando ser maconha, sendo que parte estava acondicionada em trouxinhas e um porção maior em forma de tablete; duas balanças de precisão; quatro aparelhos de celular smartfone; uma pistola de airsoft, adaptada a uma arma de fogo, calibre 22.

Em ato contínuo, o indivíduo foi conduzido a 1ª Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa para lavratura do auto de prisão em flagrante e o registro. 


Blogbraga/Fonte: DPC Marcos Aurélio, SI e Plantão da 24ª COORPIN.

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Investidores Árabes visitam Oeste da Bahia

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 / Região

De olho no potencial produtivo do Oeste baiano, uma Missão dos Emirados Árabes desembarcou em Barreiras nesta quinta-feira (27), para conhecer algumas fazendas e entidades do agronegócio da região. Recepcionado por agricultores e representantes do poder público municipal e estadual, o grupo se reuniu, nesta tarde, na sede da Aiba para conhecer a história de um dos principais polos agrícolas do Brasil e conhecer os números das últimas safras de grãos e fibra produzidos na região.

Os números (mais de 5,3 milhões de toneladas de soja só no último ciclo) impressionaram os visitantes, que manifestaram o interesse em investir no Oeste da Bahia, tanto no segmento agrícola quanto na área social, através de um Fundo criado para levar desenvolvimento e progresso as comunidades com pouco acesso à saúde, educação e agricultura sustentável.

“Nosso Fundo é o que mais doa dinheiro no mundo para as causas sociais, pois o nosso objetivo é diminuir a desigualdade entre as sociedades. Queremos investir nesta área, mas também temos interesse em fazer negócios com os produtores daqui, pois enxergamos o potencial da região. Se lá no deserto nós já fizemos muito, imagina aqui nesta terra”, comentou o segundo secretário da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Abdelhman Abdulla Almaazmi, se referindo à abundância de recursos naturais, principalmente hídricos.

Ele vê com bons olhos uma possível parceria entre o Brasil e os países Árabes, já que os produtores nacionais importam fertilizantes de Dubai, enquanto exportam commodities, a exemplo de algodão e soja.

“Já existe uma relação bilateral, mas é sempre satisfatório estreitar laços com quem tem o mesmo interesse que nós: de explorar o potencial agrícola, ampliando a produção sustentável, preservando nossos recursos naturais e gerando riqueza para a nossa região. Por isso, a comitiva é muito bem-vinda aqui em nossa região”, disse o presidente interino da Aiba, Odacil Ranzi, enquanto os recebia na associação.

O conselheiro consultivo da Aiba, Luiz Pradella, ressaltou a possibilidade de parcerias como essa promoverem benefícios ambientais e sociais para a região. “Aprovamos tudo que vem para somar e trazer melhorias para o nosso povo, seja em forma de geração de emprego ou de transformação, através de projetos que beneficiem as comunidades envolvidas. Ao que nos parece eles querem investir em regiões que contemplem a agricultura familiar e empresarial. Então, estão no lugar certo, pois o oeste baiano se destaca por reunir produtores de pequeno, médio e grande porte”, pontuou.

Durante a visita, os árabes foram apresentados aos projetos mantidos pela Aiba e Abapa nas áreas ambiental, de infraestrutura, logística, fitossanitária e de pesquisa. O grupo ainda fica na região até o próximo sábado (29). Na sexta-feira (28) eles visitarão algumas fazendas de Barreiras e São Desidério para ver de perto o modo de produção adotado pelos fazendeiros locais e acompanhar a colheita de algodão e o processo de beneficiamento da fibra.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MORRE NO HOSPITAL DO OESTE A QUINTA VÍTIMA DE ACIDENTE ENTRE CAMINHÃO E VAN OCORRIDO EM ABRIL NA BR-242

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 / Região

 

O acidente aconteceu no começo da madrugada de 19 de abril 

Depois de 68 dias internada, veio a óbito nesta quinta-feira (28), a quinta vítima fatal de um grave acidente ocorrido na madrugada do dia 19/04 na BR-242 Km 835, envolvendo um caminhão baú e uma Van de passageiros que seguia sentido Luís Eduardo Magalhães.

A vítima identificada como Helena Silva Santana, 53 anos, natural de Tapiramutá/BA, passou por várias cirurgias devido aos sérios ferimentos que sofreu, mas infelizmente seu quadro clínico agravou-se e não resistiu.

De acordo com Maurício, filho único de Helena Silva, ela viajava para visita-lo em Luís Eduardo Magalhães. Durante todo o tempo desde a internação, Maurício ficou ao lado de sua mãe na esperança de recuperação. Agradece todo empenho e dedicação da equipe médica do Hospital do Oeste.

Lamentamos a perda e desejamos força nesta hora tão difícil.

Relembre o acidente e a identificação das outras vítimas através dos links abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=acidente-entre-van-e-caminhao-deixa-quatro-mortos-na-br-242-no-municipio-de-barreiras-a-van-tinha-saido-de-jacobina-ba&Id=61512

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=identificadas-vitimas-de-acidente-que-deixou-quatro-mortos-na-br-242-em-barreiras-entre-uma-van-e-caminhao&Id=61520


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
CISO Contabilidade Rondon Fontana Mimoaço PM Kenni Henke Extreme Global Silvano Santos Oeste Manutenção Forte Grãos DPVAT Barreiras Bem Brasil Pastel Dr. Márcio Rogério Click Tec Dique Denuncia Casa da Ferramenta G7 Grupo Marabá Imperial Luz motos Vida Farma Neli Polícia Civil Mineiros Paraíba Sportime Elo Aço Evolucao DM Reparos P&F Coyote Guarda Municipal Unopar DBT Dupará Açaí Jaú Delicia MaxCar Sutrans Rabelo