Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Proprietário tenta recuperar caminhão placa de Luis Eduardo Magalhães tomado de assalto na região da Coaceral

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Cidade

Proprietário tenta recuperar caminhão tomado de assalto na noite desta quinta-feira (26), na região da Coaceral, município de Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia, onde o motorista teria sido surpreendido pelos criminosos armados.

De acordo informações, os criminosos fugiram com o veículo carregado. O motorista foi libertado e passa bem.

O veículo Scania/R 440, prata, Placa Policial PKM-0280 de Luis Eduardo Magalhães, caso alguém tenha alguma pista sobre o paradeiro do veículo por favor entrar em contato com a polícia (190) ou com o proprietário, pelo telefone: (77) 9.9903-5385 falar com Renato. 


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Barreiras apresenta em Audiência Pública o Pré-Projeto de Requalificação do Centro Histórico da cidade

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Região

Em mais uma noite histórica em Barreiras, moradores, comerciantes e frequentadores do Centro Histórico, lotaram o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho nessa quarta-feira, 25, para conhecer o Pré-Projeto Multidisciplinar de Requalificação do Centro Histórico de Barreiras, que será executado dentro do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana.

Ansiosos e atentos, idosos, jovens, adultos, bem como vereadores e representantes de entidades sociais e governamental que estavam presentes, puderam entender um pouco mais do projeto arquitetônico através da exposição da arquiteta Luiza Carvalho que utilizou em sua apresentação maquetes em 3D, mostrando como ficará o Centro Histórico depois das intervenções de requalificação.

A chefe de gabinete Marileide Carvalho acolheu a todos, dizendo do anseio e desejo do prefeito Zito Barbosa pela concretização do Projeto de Requalificação do Centro Histórico. Em seguida passou a palavra a arquiteta Luiza, que deu início a apresentação do pré-projeto abordando todo o processo participativo que envolveu sua elaboração, contemplando questionários dirigidos a população do Centro Histórico, reuniões com a CDL, Câmara de Vereadores, moradores, comerciantes do Mercado Cultural Caparrosa, ocupantes dos Quiosques da Praça Antônio Balbino, culminando com a Escuta Pública em 12 de julho.

Em seguida foi feita a exposição dos problemas e potencialidades de cada setor que passará por intervenção na requalificação, a especialista exibiu um profundo diagnóstico da atual situação dos logradouros que compõem o entorno do Centro Histórico, salientando os problemas e desafios a serem superados nas questões sociais, climáticas, estética, de segurança, iluminação, acessibilidade e trânsito.

O próximo passo foi apresentar a grande plateia na Audiência Pública, o pré-projeto de Requalificação do Centro Histórico, que na sua execução será dinâmico e diversificado, abrangendo na primeira etapa as Praças Coronel Antônio Balbino, Landulfo Alves, Bailon Boa Ventura e os becos que unem as ruas paralelas do centro histórico.

A Praça Cel. Antônio Balbino foi projetada para se tornar um espaço que atraia famílias, considerando principalmente os idosos e crianças, com parque infantil, área de jogos, e além disso, o espaço receberá dois modernos quiosques e um projeto específico com palco para uso cultural. Já a Praça Landulfo Alves receberá um monumento alusivo à ferradura do Rio Grande, mantendo uma área de contemplação que ficará entre o prédio da Sertaneja – onde hoje funciona o Senac- e o Mercado Cultural Caparrosa, com arborização de palmeiras e fonte com jatos d’água. Na parte superior, a arborização e um estacionamento compartilhado farão parte da estrutura, que proporcionará um espaço amplo para que as pessoas possam admirar o Rio e os prédios históricos.

O Mercado Cultural Caparrosa será totalmente requalificado. Na parte interna ganhará construção de banheiros acessíveis e abrigará a comercialização de produtos diversos e típicos da região. Em volta do Mercado (Praça Bailon Boa Ventura), a prioridade será transformar em um espaço de estar, agradável durante todo o dia, com a inserção de arborização, pergolados e coberturas, além de um deque elevado. Nos becos que ligam as ruas paralelas ao centro histórico, será um espaço voltado para instalações e explorações artísticas.

Ao final da apresentação foi aberto espaço para intervenções dos participantes, e Roseane Reis destacou a importância da irrigação e a manutenção desse novo espaço. “Parabenizo a gestão por esse momento de integração com a população e com as pessoas que convivem diariamente no centro histórico. Gostei bastante das áreas verdes e gostaria muito que levasse em consideração, a manutenção de irrigação para essa área bem como dessa nova estrutura”, destacou a presidente da Associação de Moradores do Bairro Morada Nobre.

Para o presidente da Câmara Dirigentes Lojistas – CDL, esse é um momento histórico e participativo “Essa é uma grande oportunidade, as arquitetas são capacitadas para essas atividades e com certeza é preciso ouvir os anseios da população para essa requalificação do centro histórico. Considero toda essa área um lugar muito bonito e com grande potencial para o turismo, e estamos contentes por esse momento que está chegando”, disse André Braga.

Segundo Luiza Carvalho, o objetivo do projeto é ser plural e coletivo, levando em consideração as diretrizes urbanísticas e os critérios de qualidade de vida, como: a oferta de áreas de lazer para famílias, espaços prioritários para pedestres, ruas compartilhadas, locais específicos para estacionamento, preservação do patrimônio histórico, acessibilidade plena, valorização do Rio Grande e outras diretrizes.

“Foram dois meses de intenso trabalho, organizando os momentos participativos e estudos preliminares, para finalmente entregar à população este pré-projeto, que busca atender aos principais anseios da população. Eu, junto as colegas Anne Sturmer e Marianne Campos, só temos a agradecer pela oportunidade de poder usar nossos conhecimentos técnicos de arquitetura e urbanismo para idealizar a requalificação de um local simbólico. Esperamos que esse projeto possa fortalecer ainda mais o sentimento de pertencimento e a cidadania barreirense”, concluiu a arquiteta.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

LEM: PREFEITURA REALIZA REUNIÃO DE TRABALHO QUE DISCUTE O PLANO DIRETOR MUNICIPAL

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Cidade

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou na manhã desta sexta-feira (27), reunião de trabalho que discutiu propostas de legislação complementar ao Plano Diretor Municipal junto a arquitetos, engenheiros, corretores imobiliários, corpo técnico da Secretaria de Planejamento e demais profissionais da área.

A reunião, conduzida pelo consultor técnico André Joazeiro, discutiu principalmente o Código de Urbanismo - que contempla os códigos de obras, de posturas e de meio ambiente - de Luís Eduardo Magalhães, visando a elaboração de parecer técnico para construção de projeto de lei do executivo municipal.

Participaram do evento ainda o presidente da Associação dos Engenheiros de Luís Eduardo Magalhães, senhor Airton João Mallmann, o presidente da Associação dos Arquitetos e Urbanistas do Oeste Baiano, senhor Judson Veras e o inspetor do CREA-BA, senhor Cezar Vieira.

"A construção participativa é o melhor caminho para um projeto de lei que atenda adequadamente as necessidades do nosso município e da sociedade luiseduardense. É ouvindo a todos e com várias mãos trabalhando juntas que conduziremos o crescimento de Luís Eduardo Magalhães", exclamou o prefeito Oziel Oliveira que acompanhou os trabalhos durante toda a manhã.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

Dupla é presa durante operação policial em Central

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Região

Durante as ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar, na Operação Central Segura, que tem o objetivo de combater o tráfico de drogas, foram presos nesta quinta-feira (26), Uilian Marques Nunes e Tonivaldo de Jesus, o “Professor” e apreendido o adolescente A. C. S. R. de 17 anos de idade.

Em nota, a Polícia Civil informou que com Uilian foram encontradas 29 trouxinhas de maconha e na residência de Tonivaldo, 70 trouxinhas e meio tablete prensado da mesma droga. Com o menor infrator foi achada uma arma de fogo, espingarda, tipo socadeira, carregada.

Ainda segunda a Polícia Civil, foram conduzidos para a delegacia local cinco suspeitos que estavam consumindo cigarros de maconha nos imóveis abordados, dentre eles, um menor de 14 anos.

A dupla permanece presa na Delegacia de Polícia Civil de Central à disposição da Justiça. “ Esta fase da Operação Central Segura continuará durante todo o restante do mês de julho até o final do mês de agosto. As Polícias estão unidas para trazer mais segurança aos cidadãos de Central”, ressalta o delegado Michael Alves por meio de nota enviada à imprensa.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Projeto que incentiva leitura entre crianças carentes no bairro Jardim das Acácias em Luis Eduardo Magalhães

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Cidade

No início da noite de quinta-feira 26, por volta das 18horas, a equipe do SAMU foi acionada para realizar um curso para crianças do Projeto Sociocultural chamado "Toda quinta tem livro".

O projeto tem por objetivo desenvolver o hábito de leitura entre crianças e adolescentes, além de contribuir para o desenvolvimento intelectual, senso crítico, felicidade, educação, senso de grupo dos participantes e zelar pelas crianças da vizinhança.

Elina Maria Longatti Ferreira iniciou o projeto com quatro crianças da vizinhança perguntando se eles tinham caderno para estudar, após constatar que eles tinham um caderninho de brochura pequeno para o ano todo ela ofereceu um caderno grande e logo em seguida fez amizade com as crianças e perguntou se elas gostavam de livros. Então em uma tarde de quinta-feira reuniu em sua casa as crianças e lhe apresentou alguns livros, devido a isso que o nome do projeto se chama "toda quinta tem livro". 

Após um ano e meio o projeto conta com mais de 30 crianças de várias idades, sendo de 3 até 13 anos. Nesse projeto as crianças vão pra ler e algumas vezes para assistirem palestras com a que foi realizada ontem pelo SAMU. A Nina como as mesmas a chamam consegue alguns cursos. O projeto é desenvolvido na rua Angico, no Bairro Jardim das Acácias, em Luis Eduardo Magalhães. Para saber se as crianças estão tendo desenvolvimento Elina manda livro para casa dos participantes e na semana seguinte os cobra para ver se estão lendo realmente os livros, após as atividades serve um lanche para as crianças e muitas vezes os leva nas rádios e em praças e consegue cursos como esse feito pelos socorristas do SAMU.


Blogbraga/Reportagem: Wagner Medeiros

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Motociclista colide em cachorro, cai e sofre ferimentos no bairro Santa Cruz

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Cidade

Moto da vítima 

A moto teve avarias

O acidente chamou atenção de populares

Vítima de queda de moto

A moça foi encaminhada para UPA

A vítima deu entrada na UPA

Socorristas do SAMU foram acionados para atendimento de uma pessoa ferida vítima de acidente de trânsito na Rua Enedino Alves da Paixão, próximo a Kasamar, no bairro Santa Cruz, em Luis Eduardo Magalhães.

Segundo as informações, a motociclista de nome Amanda Geisla da Silva de 23 anos, seguia pela via a bordo de uma moto Honda/Biz, quando um cachorro atravessou a rua. Ela tentou desviar, mas não conseguiu, e acabou colidindo contra o animal vindo a cair.

O SAMU prestou os primeiros socorros a Amanda que sofreu dores lombar, torácica e na perna direita, após ser imobilizada foi encaminhada para UPA para maior avaliação. 

O acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (27), por volta das 8h30.


Blogbraga/Reportagem: Wagner Medeiros

Compartilhar no Whatsapp

Carreta carregada de banana tomba na BR-242 em Luis Eduardo Magalhães

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Cidade

Por voltas das 10h da manhã desta quinta-feira 26, a Guarda Civil Municipal, Sutrans e Polícia Militar da 85 CIPM foram acionados pois uma carreta carregada de banana havia tombado às margens da BR 242 no Setor Industrial, próximo ao aeroporto de Luís Eduardo Magalhães.

O acidente aconteceu na madrugada de quarta-feira (25). Segundo informações, o condutor da carreta nada sofreu mais estava acompanhado da sua esposa que está gestante, mas estava bem. Mesmo assim o SAMU foi acionado para verificar o estado de saúda da mesma.

Ela foi conduzida para UPA e logo depois para o hospital e maternidade Gileno de Sá para uma avaliação mais precisa. Os Agentes citados acima permaneceram no local dando suporte e controlaram o trânsito. A carga de banana foi saqueada e logo depois o dono autorizou as pessoas levarem. 


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO: XIII Olimpíada Brasileira de Matemática

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Cidade

No dia 24/7/2018, na Secretaria de Educação de Luís Eduardo Magalhães, aconteceu a premiação da XIII Olimpíada Brasileira de Matemática para alunos e professores da Região Oeste da Bahia.

A Escola Monteiro Lobato – Objetivo, Unidades1 e 2 – Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, teve a honra de participar da cerimônia em que 6 alunos foram premiados, motivo de orgulho para todos da Escola:
ÉRICA ADAMS - Certificado Menção Honrosa.
GIOVANA MELO FARIA - Certificado Menção Honrosa.
GUILHERMO LUZ BUZANELLO - Certificado Menção Honrosa.
JOÃO RODRIGO MORENO FERREIRA DA SILVA – Medalha de Bronze.
JULIA REIMANN DOS SANTOS – Certificado Menção Honrosa.
LUIS HUMBERTO ROMEIRO - Certificado Menção Honrosa.

Estavam presentes, o Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Sr. Oziel Oliveira, o Secretário de Educação de Luís Eduardo Magalhães, Sr. Leandro dos Santos, a Coordenadora da OBMEP e Professora da UNEB, Sra. Ivone Pedroza, e também, outras autoridades, Profissionais de Educação, alunos e seus pais e a comunidade em geral.

A Escola Monteiro Lobato – Objetivo se fez representar pela Diretora Pedagógica, Tânia Manfredini, alunos premiados e seus pais.

Foi um cerimônia digna, cujo ponto alto foi o reconhecimento do esforço de cada aluno premiado e o incentivo ao estudo permanente para que o sucesso aconteça.

Ressaltou-se que a Matemática é uma Ciência de fundamental importância, presente em todas as Ciências, sobretudo na Engenharia e tantas aplicações a fim de que possamos ter um Brasil melhor.

Nossos parabéns aos alunos que se destacaram, aos Professores, aos pais pelo apoio incondicional e a todos que tornam a OBMEP um evento efetivo.


Blogbraga/Escola Monteiro Lobato

Compartilhar no Whatsapp

Homem é assassinado a tiros no município de Cocos/BA.

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Região

Um crime de homicídio aconteceu no final da madrugada desta quinta-feira (26), no bairro Parque dos Umbuzeiros município de Cocos.

Domingo Araújo dos Santos, 39 anos, natural de Cocos/BA, solteiro, lavrador, residente na Fazenda Jacaré, foi alvejado no local acima mencionado com pelo menos três tiros de arma de fogo. Transeuntes que passaram pelo local, avisaram a Polícia Militar que constatou o fato.

Segundo informações passadas à Polícia, após os estampidos foi ouvido o barulho de motocicleta saindo em disparada. A moto não pôde ser identificada. A polícia investiga o crime e motivação.

O corpo de Domingo Araújo foi conduzido para o Necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras para exame de necropsia e posterior liberação aos familiares.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

SAMU socorre vítima de acidente de trânsito em Luis Eduardo Magalhães

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Cidade

No início da manhã desta sexta-feira (27), por volta das 5h40min, aconteceu uma colisão traseira entre um veículo VW Gol e uma caminhonete Ford/Ranger, em Luis Eduardo Magalhães.

O acidente, aconteceu na Avenida Eduardo Campos em frente ao Boliche, às margens da BR 242 zona urbana deste município. Segundo informações a Ranger estava seguindo a Avenida para adentrar a BR 242/020 quando foi surpreendida por um choque na traseira pelo veículo Gol conduzido por um jovem de 19 anos de iniciais A. B. M. B., o mesmo não conseguiu frear a tempo e houve a colisão traseira, causando grandes danos materiais em ambos os veículos.

Com o impacto, o condutor do Gol ficou desacordado dentro do carro causando preocupação para o condutor da Ranger que logo ligou para o SAMU que ao chegar socorreu a vítima já consciente, medicou e conduziu para UPA para ser melhor avaliado, visto que o mesmo sentia fortes dores no ombro esquerdo.

A Polícia Militar da 85 CIPM foi acionada para registrar o acidente.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Eduardo Salles e associações de vaqueiros trabalham para derrubar ADIN que pretende acabar com a vaquejada

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018 / Bahia

O deputado estadual Eduardo Salles, o assessor jurídico da ABV (Associação Baiana de Vaquejada), Marcelo Carvalhal, e os advogados da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Leonardo Dias e João Neto, participam na próxima terça-feira (31) de audiência com o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, para estabelecer estratégias conjuntas para que o governo baiano e as entidades possam fazer no STF (Supremo Tribunal Federal) a defesa das leis estaduais e da PEC 96/2017 que regulamentam a realização das vaquejadas. 

O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrou com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) questionando as leis estaduais que regulamentam as vaquejadas e a PEC 96/2017, de autoria do senador Otto Alencar, aprovada pelo Congresso Nacional em 2017. A expectativa é que o ministro Marcos Aurélio inicie o debate da ADIN a partir do dia 9 de agosto.

“Quero deixar claro que nós, representantes da vaqueirama baiana e do Nordeste, não estamos parados. Seguimos trabalhando muito para evitar que a tradição de um povo não seja proibida”, disse Eduardo Salles.

O parlamentar, autor da Lei 13.454/2015, já sancionada pelo governador Rui Costa, frisa que a vaquejada pode acontecer com total respeito às regras que garantam o bem-estar animal, a geração de milhares de empregos e tradição do povo nordestino.

“A nossa lei estadual, elaborada por veterinários e entidades ligadas aos vaqueiros, já define uma série de pontos que permitem a segurança dos animais”, explica Eduardo Salles. “Não é admissível que acabemos uma cultura por extremismo”, reclama o parlamentar.

“Estamos, inclusive, elaborando uma lei complementar para aprimorar ainda mais a Lei 13.454, que regulamentou as vaquejadas e cavalgadas na Bahia”, acrescenta o deputado.

A PEC aprovada no Congresso Nacional em 2017 elevou a vaquejada à condição de patrimônio imaterial e cultural brasileiro e instituiu normas para a prática.


Blogbraga/ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DPVAT Barreiras Mineiros Jaú Global Epis BA G7 NET Vida Farma Click Tec Fashion Work Coyote Paraíba Apple Shop P&F MaxCar CMO Sportime Neli Luz motos Unopar Capital Imóveis Delicia Fontana Sutrans Dupará Açaí Oeste Manutenção Elo Aço Bem Brasil Pastel Polícia Civil Contabilidade Rondon PM Extreme Grupo Marabá Guarda Municipal Imperial CISO DBT Casa da Ferramenta Rabelo Dique Denuncia Mimoaço Evolucao DM Reparos