Governo da Bahia

NOTÍCIAS

894 mil baianos ainda não declararam Imposto de Renda

Sexta-feira, 15 de Abril de 2016 / Bahia

A Superintendência Regional da Receita Federal na Bahia (5ª Região Fiscal) espera, agora em abril, por um aumento considerado no envio das declarações do Imposto de Renda no estado. A menos de 30 dias para o final do prazo de entrega (dia 29), menos de 25% do 1,18 milhão de contribuintes baianos obrigados a declarar cumpriram com a obrigação fiscal: 286 mil, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 31, pela instituição.

O índice baiano, entretanto, ficou acima média nacional: segundo a Receita, até esta quinta, cerca de 22,8% dos contribuintes em todo o país já haviam entregue a declaração. Segundo o auditor  fiscal Adilson Matos, que atua na Receita Federal da Bahia, os contribuintes não têm tido maiores dificuldades no preenchimento da declaração, com exceção de  barreiras tecnológicas enfrentadas, principalmente, por idosos.

Matos ressalta, entretanto, que o sistema para preenchimento e envio da declaração é autoexplicativo, não tendo sofrido maiores mudanças em relação ao ano passado. São apenas duas novidades, sendo que uma delas envolve somente os profissionais de saúde e advogados, que agora são obrigados a declarar as receitas recebidas por CPF, e não mais em valores globais - o que, por outro lado, amplia as chances de identificar inconsistências no cruzamento de dados.

"No caso dos profissionais, não há muita complicação, pois todos já foram orientados desde o ano passado a usar um programa específico detalhando os valores recebidos e, agora, se assim o fizeram, basta importar os dados para a declaração ou terá de fazer, um a um, agora ", explica Matos.

Dependentes

A outra mudança abrange todos os contribuintes que tenham dependentes maiores de 14 anos, que terão agora que apresentar o número do CPF, sendo o responsável obrigado a fazer o cadastro de pessoa física do menor, a partir dessa idade, caso ainda não tenha feito. Antes, a obrigatoriedade de informação do CPF era apenas para maiores de 16 anos.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Antônio Nogueira, o lançamento das despesas de saúde e instrução de dependentes estão entre as principais dúvidas dos contribuintes.

O especialista considera o sistema relativamente complexo, diante do nível de informação da maioria da população. "Sendo assim, o melhor mesmo é sempre antecipar o preenchimento da declaração, para identificar dúvidas, ainda dentro do prazo previsto para entrega", aconselha Nogueira.


Blogbraga/Tribuna Feirense

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
G7 NET LH Madeiras Contabilidade Rondon Sutrans Online Celulares CISO Vida Farma DPVAT Barreiras Sportime Casa da Ferramenta Polícia Civil Jaú Oeste Manutenção ASMAT P&F Neli Coyote AFS Global Casa do Marceneiro Luz motos PM Grupo Marabá Odontolessa Midori Paisagismo Imperial DBT Casa da Informática Oeste Beton Minas Aço Dique Denuncia Ofertas - Hiper Santo Antonio Delicia ORIX Paraíba Guarda Municipal Extreme Mineiros Dupará Açaí