Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Abapa orienta produtores beneficiados com kits de irrigação no Sudoeste da Bahia

Segunda-feira, 25 de Março de 2019 / Bahia

Os técnicos do programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveram na última semana, nos dias 19, 20 e 21 de março, uma série de três encontros com os pequenos produtores de algodão beneficiados com kits de irrigação nesta safra  nas cidades de Candiba, Iuiú e Palmas de Monte Alto, no Sudoeste da Bahia. Na oportunidade, eles foram orientados sobre a importância da adesão de tecnologias em sementes e da prevenção e manejo no controle de pragas e doenças do algodão, a exemplo do Bicudo do Algodoeiro e Mosca Branca.  A doação do kit de irrigação e o suporte técnico estão ligados ao programa de transferência de tecnologia e incentivo ao desenvolvimento da cotonicultura no sudoeste baiano, que vem sendo promovido pela Abapa nas últimas quatro safras da região. 

Para o coordenador do programa fitossanitário da entidade, Antônio Carlos Araújo, estes encontros são fundamentais para estimular o uso de tecnologia de irrigação e controle de pragas para atingir as produtividade e garantir maior rentabilidade com a produção de algodão. “A entidade disponibiliza uma estrutura com dois técnicos para monitorar a safra de algodão na região e garantir esse apoio para aqueles que pequenos produtores que foram beneficiados com os kits”, afirma ele, que participou dos encontros com os assistentes técnicos, José Lupércio e Lucivaldo Martins. 

Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, a entidade está cumprindo o seu papel social ao promover a sustentabilidade e maior produtividade nas pequenas e médias lavouras, levando mais geração de renda e oportunidade para que as famílias de agricultores se mantenham no campo no sudoeste baiano. “Na região, a irrigação é fundamental para que seja retomada a histórica vocação do plantio de algodão, prejudicada nas últimas décadas por veranicos intensos e prolongados, e pelo bicudo do algodoeiro, que destruiu as lavouras. Além dos kits, estamos focando também na transferência de conhecimento e tecnologia atualmente reunida e disponibilizada pelos agricultores e técnicos ligados à Abapa”, afirma. 

No início da safra, 2018/2019, foram doados 50 novos kits para incrementar a produção de dez municípios do vale do Iuiu, na região de Guanambi, que na década de 90, já foi o principal pólo de produção de fibra da Bahia. Nas safras anteriores, foram disponibilizados 84 kits e produtores assistidos pelos técnicos do programa fitossanitário da Abapa.O projeto, executado pela Abapa, investiu R$ 328,2 mil , com recursos do Fundo do Desenvolvimento do Agronegócio (Fundeagro) nesta safra.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Elo Aço Click Tec Paraíba Kenni Henke Dupará Açaí DBT Luz motos Casa da Ferramenta Global Sportime Unopar DM Reparos Neli Contabilidade Rondon Coyote Fontana Jaú Imperial Dique Denuncia Evolucao Dr. Márcio Rogério Extreme Vida Farma Polícia Civil Bem Brasil Pastel G7 Sutrans Delicia Mimoaço CISO Guarda Municipal Forte Grãos Oeste Manutenção P&F DPVAT Barreiras Silvano Santos Mineiros PM Grupo Marabá MaxCar Rabelo