MídiaOn

NOTÍCIAS

AES Tietê orienta população sobre o risco de queimadas

Terça-feira, 11 de Setembro de 2018 / Brasil

Fotos: Blogbraga

Foto: Paiva repórter do Blogbraga

A AES Tietê tem como política campanhas educativas de conscientização sobre o meio ambiente. A empresa, que atua nos municípios de Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí com o Complexo Eólico Alto Sertão II, informa à população sobre os ricos de queimada na região. Neste período, com a falta de chuvas, tempo seco, ventos fortes e vegetação rasteira, pequenas faíscas podem se transformar em incêndios de grandes proporções.

As queimadas destroem o solo, o ambiente e espantam os animais da região. Além disso, podem provocar doenças respiratórias, ao contaminar o ar, colocar em risco plantações, casas e rede elétrica da comunidade. Há quem acredite que a prática de queimadas torna o solo mais fértil, prepara a terra para o plantio e aumenta a produção na lavoura, mas a companhia alerta que isso é mito. A verdade é que depois de uma queimada, o solo fica descoberto, sem nutrientes, mais compactado e com redução na capacidade de infiltração da água, resultando no seu empobrecimento e na diminuição da produtividade.

A alternativa sustentável indicada para o preparo do solo conta com distribuição de palha ou material orgânico triturado na terra para aumentar a fertilidade, o reflorestamento das matas e margens dos rios e córregos, para evitar a erosão nos períodos de entressafra, além do rodízio de culturas, para enriquecimento da terra. A prevenção pode ser feitar por todos da comunidade, com iniciativas simples, como, por exemplo, não deixar garrafas e cacos de vidros espalhados pelo terreno, que podem se tornar foco de incêndios; não soltar balões, o que é um crime ambiental; não jogar restos de cigarros acessos no solo; nunca deixar uma fogueira acesa e apagar qualquer foco de incêndio antes que se espalhe.

Além do perigo para o entorno e prejuízo ao meio ambiente, realizar queimadas sem autorização é crime, pode resultar em multas, serviços comunitários, proibições e até prisão. Para mais informações ou denúncias, basta ligar para a Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).


Blogbraga/Informações para imprensa – AES Tietê: Fotos: Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
CISO DM Reparos Coyote Casas Baiana Sporttime DBT Gil Fontana Mimoso Segurança Imperial Effect Clinica Vitoria Neli Online Celulares Evolucao Digital Informatica Segurança em Eventos Cultura MaxCar PM Polícia Civil Mundo Verde AUTOCAR renda extra Click Tec Delicia àguia motos Compre Bem Global Extreme Guarda Municipal Dique Denuncia G7 SKY Grupo Marabá Mimogás G&G Magazine Dr. Márcio Rogério Unopar Kenni Henke Luz motos Oeste Manutenção P&F DPVAT Barreiras Silvano Santos Contabilidade Rondon Mineiros Protegendo Seguros Real Pantanal Expressofia Rabelo Querência Máquinas Agrícolas