EMBASA

NOTÍCIAS

Aiba e Abapa lançam publicação voltada para Educação Ambiental

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021 / Região

As associações dos produtores baianos – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) – lançaram o Guia sobre a Educação Ambiental. A publicação foi criada para ser utilizada nas ações socioeducativas das entidades, a exemplo das palestras do programa de recuperação de nascentes. Com ilustrações que reforçam a integração entre o homem e o meio ambiente, a publicação tem o objetivo de ampliar o debate da Educação Ambiental, de forma integrada e interdisciplinar nos diferentes meios da sociedade, fundamentado na sustentabilidade e no uso equitativo dos recursos naturais.

Para a diretora de meio ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, que trabalhou na organização do material, o Guia traz uma base técnica sólida, mas com uma linguagem simples e acessível, com conteúdo voltado para as noções da Política Nacional de Educação Ambiental, e de ações práticas de conservação promovidas pelos agricultores baianos no Oeste da Bahia. “Além das ações de sensibilização da Aiba e Abapa, a publicação poderá ser utilizada como suporte sobre o assunto em sala de aula, palestras e cursos com a comunidade, ou, até mesmo, em comitês ou colegiados mais específicos sobre o meio ambiente”, reforça.  

O Guia aborda ainda ações práticas que vêm sendo desenvolvidas nas unidades de conservação do Oeste da Bahia, a exemplo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Uso Sustentável, que abrange os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, cuja mobilização de criação do conselho gestor contou com o apoio dos agricultores baianos, por meio da Aiba e Abapa. Nestas áreas, o Guia de Educação Ambiental demonstrou que vêm sendo empreendidas ações de gerenciamento de resíduos sólidos com a coleta seletiva nas propriedades rurais, projeto de compostagem e hortas nas escolas e projeto de entrega voluntária de pilhas e baterias.

Para o produtor rural e conselheiro da Abapa, Júlio Cézar Busato, um dos idealizadores do projeto de recuperação de nascentes das entidades, a integração entre a produção agrícola e o meio ambiente é fundamental, e vem acontecendo, na região Oeste da Bahia, de forma sustentável, com o cumprimento da legislação ambiental e adoção de práticas conservacionistas nas propriedades rurais. “Temos um trabalho consistente na última década de orientação ao setor agrícola por meio do Centro de Apoio à Regularização Ambiental, e hoje, os produtores rurais baianos são considerados aqueles que mais preservam, dentro das suas áreas, a vegetação nativa, segundo mapeamento da Embrapa”, reforça.

O Guia de Educação Ambiental está disponível para download nas áreas de publicação dos sites da Aiba (www.aiba.org.br) e da Abapa (www.abapa.com.br).


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Rivaldo Online ORIX LH Madeiras Guarda Municipal Neli AFS CISO Grupo Marabá DBT ASMAT P&F Global SBS Contabilidade Rondon Jaú Sportime Ofertas - Hiper Santo Antonio Sutrans DPVAT Paraíba Vida Farma Casa do Marceneiro G7 NET Extreme Oeste Beton Minas Aço Casa da Ferramenta Delicia Luz motos PM Imperial Dique Denuncia Dupará Açaí JBJ