Embasa

Governo da Bahia
SICREDI
Ação
NOTÍCIAS

BAHIA: Matrícula para alunos novos segue em 125 municípios conforme calendário da SEC

Quinta-feira, 08 de Abril de 2021 / Bahia

Conforme o calendário divulgado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o processo de matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo 2020/21, que vai até o dia 14 de abril, está ocorrendo por bloco de municípios e Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Até esta quinta-feira (8), a ação contempla estudantes de 125 municípios de sete Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A matrícula para quem já é aluno da rede estadual foi renovada automaticamente. 

Os pais, responsáveis ou estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021). A relação dos municípios correspondentes a cada NTE e os telefones das escolas também estão disponíveis no Portal da Educação. 

A matrícula pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC Digital (disponível gratuitamente nos sistemas Android e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada diretamente da escola, com horários agendados por telefone, adotando todos os protocolos sanitários, durante o atendimento. 

Em Vitória da Conquista, a 519 km de Salvador, Suze Souza da Silva já matriculou a sua filha Silvia Souza da Silva, 15, egressa da Escola Municipal Professora Ridalva Corrêa de Melo Figueiredo, que irá cursar a 1ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual José Sá Nunes. "O atendimento foi ótimo, pois mediram a minha temperatura, fiz a higienização das mãos com álcool e o ambiente da escola está limpo, organizado e ventilado. Tudo é muito novo, mas as expectativas são as melhores e espero que minha filha conclua todo o Ensino Médio aqui. As referências que ouvimos sobre a escola foram muito boas, por isso escolhemos este colégio", afirmou.

A matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, segue até 8 de abril. Já para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental, a matrícula nova será no dia 8 e, para o Ensino Médio, nos dias 7 e 8. 

Este terceiro bloco de matrículas, que segue até o dia 8, contempla os seguintes NTEs: Ribeira do Pombal (NTE 17); Alagoinhas (NTE 18); Feira de Santana (NTE 19); Vitória da Conquista (NTE 20); Santo Antônio de Jesus (NTE 21); Jequié (NTE 22); e Santa Maria da Vitória (NTE 23). Dentre as cidades, destacam-se: Aporá, Esplanada, Rio Real, São Felipe, Ubatã e Varzedo, entre outras.

 Como faz a matrícula on-line 

Para fazer a matrícula on-line, o estudante deve fazer o cadastro no SAC Digital. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e iOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, será necessário preencher os dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última página.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital para a ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
SBS P&F Ofertas - Hiper Santo Antonio Minas Aço Casa do Marceneiro ASMAT ORIX G7 NET Jaú Sutrans Oeste Beton CISO DBT Dique Denuncia Delicia DPVAT Vida Farma Rivaldo Global Neli AFS Dupará Açaí Casa da Ferramenta Imperial Luz motos Contabilidade Rondon JBJ Sportime Online Grupo Marabá LH Madeiras Guarda Municipal Paraíba PM Extreme