São Camilo GOV

Corbã
SICREDI
Ação
NOTÍCIAS

BAHIA: Primeiro dia do Terra Madre Brasil tem ingredientes da caatinga baiana em destaque

Terça-feira, 17 de Novembro de 2020 / Bahia

A abertura oficial do Terra Madre Brasil será nesta terça-feira (17), às 14h. O evento online conta com mais de 50 atividades, entre rodas de conversa, diálogos, oficinas do gosto e espaços educativos dedicados à cultura alimentar e será transmitido pelo Youtube do Slow Food Brasil.

O primeiro dia de evento será marcado por uma aula de cozinha e um bate-papo, que vai trazer reflexões sobre conservação do bioma e terá como foco as riquezas da Caatinga baiana, como umbu, maracujá da Caatinga, farinha de mandioca, queijo meia-cura e a manta de bode.

Os ingredientes estarão presentes na Oficina do Gosto do Bioma Caatinga, que acontece às 17h30 e conta com a presença da presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Denise Cardoso, e da cozinheira Bruna Moreira, especialista em charcutaria nordestina, que comanda a atividade culinária com o preparo da manta de bode acompanhada de pirão de leite cremoso e vinagrete de milho verde. Após o preparo da receita, elas participam de uma roda de conversa.

Segundo Bruna, o Nordeste, e principalmente as regiões do Semiárido, sofrem um preconceito muito grande: “A fome, a miséria e a seca sempre foram os assuntos mais pautados. Nesse sentido, penso que estamos caminhando para uma mudança. Quando podemos levar nosso bioma em eventos como o Terra Madre, outros profissionais podem conhecer um pouco de nossa riqueza”, ressalta a cozinheira nordestina.

O pesquisador e ativista do Slow Food Brasil, Marcelo Terça-Nada, fará a mediação do evento: “Tive a sorte de viajar bastante pela Caatinga, conhecer de perto as comunidades de produtores e a variedade de paisagens que esse bioma surpreendente guarda. Talvez a maior lição foi ver que, ao contrário da imagem clichê que se difunde do sertão, a Caatinga é cheia de vida, riquezas e força. Ter contato com as pessoas que vivem ali e com tudo o que elas constroem e produzem nesse bioma é transformador. A Caatinga e seu povo são uma aula de resistência”.

A participação no evento é totalmente gratuita. Para fazer a pré-inscrição e participar dessa e de outras oficinas, acesse o site terramadrebrasil.org.br e receba por e-mail, com antecedência, a lista de ingredientes que serão utilizados por diversos cozinheiros e mixologistas em novos preparos e receitas próprias da cultura alimentar brasileira.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dique Denuncia Global Sutrans Casa do Marceneiro G7 NET Sportime Luz motos Casa da Ferramenta Delicia Imperial ASMAT LH Madeiras Neli Paraiba DBT UMOB Paraíba Açaí do Chiquinho PM Dupará Açaí Minas Aço Xikito Contabilidade Rondon CISO Jaú DPVAT P&F Online Extreme Vida Farma JBJ Oeste Beton Grupo Marabá Guarda Municipal Ofertas - Hiper Santo Antonio SBS