NOTÍCIAS

BAHIA: Procon-BA alerta consumidores sobre renegociação de dívidas por plataforma online

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019 / Bahia

O Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), alerta os consumidores para participar do mutirão online de renegociação de dívidas, através da plataforma consumidor.gov.br ou do aplicativo do sistema, disponível em iOS e Android, que acontecerá dos dias 9 a 20 de setembro. Por meio da plataforma, será possível renegociar dívidas com condições especiais junto às instituições financeiras participantes, como bancos e administradoras de cartão de crédito.

Para isto, o primeiro passo é verificar se a empresa alvo da reclamação está cadastrada no sistema. Em seguida, o consumidor deve fazer o cadastro na plataforma, informando dados, como telefones e e-mails de contato, para facilitar o atendimento. Após o registro da reclamação, é necessário informar o desejo de se habilitar no mutirão para negociar ou quitar a dívida. Antes do início da negociação, as instituições realizarão a identificação positiva do consumidor por questões de segurança e legitimidade.

As empresas terão até 10 dias para emitir a resposta, contando a partir do registro da reclamação. Durante esse período, é possível que a empresa solicite informações complementares para atender alguns casos. Ao final, o consumidor poderá avaliar em até 20 dias se a reclamação foi “Resolvida” ou “Não Resolvida”, além de indicar o grau de satisfação do atendimento prestado pela empresa, o avaliando com uma nota entre 1 e 5, sendo 1 o nível mais baixo de satisfação e 5 o mais alto.

É importante destacar que todos os dados pessoais dos consumidores estarão protegidos, sendo públicas apenas as informações relacionadas ao relato da reclamação, a resposta da empresa e o comentário final do consumidor, de acordo com os termos das Políticas de Uso de Dados Pessoais.

consumidor.gov.br

É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo via internet, em um ambiente totalmente público e transparente.

O mutirão, realizado pela plataforma, ganhou dimensões nacionais devido à divulgação do Procon-BA, que preside a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil). Além de contribuir com o incentivo da renegociação de dívidas dos consumidores junto às instituições financeiras, a iniciativa também amplia o atendimento aos consumidores baianos, principalmente nos municípios onde não existem Procons. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - Foto: Reprodução: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Evolucao Real Paraíba Bem Brasil Pastel Luz motos Vida Farma Delicia Global DPVAT Barreiras Sportime Online Celulares Polícia Civil Jaú Unopar Grupo Marabá Oeste Manutenção Dupará Açaí Dique Denuncia DBT PM Mimoaço Guarda Municipal CISO Extreme Imperial Casa da Ferramenta Contabilidade Rondon Neli Mineiros Elo Aço CMO Ofertas - Hiper Santo Antonio G7 NET Minas Aço P&F Sutrans