MídiaOn

NOTÍCIAS

BAHIA: Superintendência Regional do Trabalho sedia exposição que retrata o drama de crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantil

Terça-feira, 02 de Outubro de 2018 / Bahia

Aberta para visitação pública a partir do dia 08 de outubro, a mostra retrata o drama de mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes submissas a situações de trabalho no Brasil

Na próxima segunda-feira (08), às 09h30, a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia – SRTb/BA inaugura a Exposição Cartas da Exploração Infantil do Artista Plástico Elinaldo Costa. A mostra estará disponível para visitação pública até o dia 09 de novembro, das 08 às 17 horas, na sede do órgão, localizada no caminho das árvores, em Salvador, e conta com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT-DS/BA e do Sindicatos dos Auditores fiscais do Estado da Bahia – Safiteba.

Através das telas, os visitantes serão convidados a refletirem sobre o drama das crianças vítimas de trabalhos forçados que se curvam diante da sua própria subsistência. Apesar das cores, traços e formas, as pinturas representam acontecimentos de grave porte. Crianças saindo ligeiramente da infância vivenciam perturbações psicológicas e emocionais devido ao drama, como marionetes de mentes perversas.

No Brasil, infelizmente, essa situação acontece além das telas. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, existem  2.551 milhões de crianças e adolescentes de 05 a 17 anos em situação de trabalho. Na Bahia, são mais de 240 mil crianças e adolescentes nessa mesma faixa etária, sendo que 48,2% se concentram no setor agrícola.

A Superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz, convida toda a sociedade para conferir de perto a exposição. “O trabalho infantil deve ser combatido por toda a sociedade. Temos muitos números que retratam o triste cenário que ainda temos no Brasil, mas, com essa exposição, queremos mostrar a realidade de outra forma a fim de sensibilizar e convocar todos para erradicar o trabalho infantil que deixa marcas a ponto de comprometer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças e dos adolescentes”, ressaltou.

Além da exploração da mão de obra infanto juvenil, as telas também traduzem situações que muitas vezes acontecem em decorrência dessa prática. De acordo com o artista Elinaldo Costa, as pinturas demonstram a queda da criança em um precipício de dor e alucinação quando caem nas redes da pedofilia. Hipnotizadas por mentes perturbadas e perturbadoras logo submergem sem forças para lutar por estarem sob as amarras de uma sociedade de falsos valores. “Apesar dos quadros possuírem beleza cromática e outros adjetivos, as pinturas não poderiam ser omissas em retratar a miséria porque as pessoas ainda precisarão muito do socorro da Arte”, afirma o artista.

O Chefe da Inspeção do Trabalho no Estado da Bahia, auditor José Honorino de Macedo, explica que a abertura desse espaço nas dependências da Superintendência, surge como um canal de comunicação com a sociedade e tem finalidade de manter sempre em pauta o grave problema do Trabalho Infantil. “O contato direto e diário com essa temática faz com que as pessoas passem a refletir mais sobre os malefícios causados pelo trabalho infantil”, ressalta Honorino.

Sobre as ações da fiscalização, o auditor detalha que nos últimos dez anos foram realizadas pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia 3.925 ações fiscais, com 8.890 crianças e adolescentes afastados do trabalho. Até agosto desse ano, foram realizadas em todo o Estado 258 ações fiscais com 75 crianças e adolescentes afastados.

O quê:

Exposição Cartas da Exploração Infantil do Artista Plástico Elinaldo Costa.

Período de visitação:

De 08 de outubro até 09 de novembro, das 08 às 17 horas.

Abertura da Exposição: Dia 08/10, às 09h30.

Onde:

Sede da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia.

Endereço: Ria Everton Visco, nº 190, Ed. Boulevard Financeiro – Caminho das Árvores. Salvador/ Bahia.


Blogbraga/SRT-BA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Protegendo Seguros Sporttime SKY Oeste Manutenção Silvano Santos Contabilidade Rondon Expressofia Click Tec Dr. Márcio Rogério Segurança em Eventos renda extra DPVAT Barreiras Compre Bem Mineiros DBT Clinica Vitoria Pantanal PM àguia motos Querência Máquinas Agrícolas Casas Baiana Kenni Henke Evolucao Dique Denuncia Real MaxCar Luz motos G7 Gil Unopar Fontana G&G Magazine Mimoso Segurança Imperial Extreme CISO Rabelo Guarda Municipal DM Reparos Grupo Marabá Effect Coyote AUTOCAR Online Celulares Global Polícia Civil Cultura Delicia Digital Informatica Mundo Verde P&F Neli Mimogás