Governo

Sicredi
NOTÍCIAS

BAHIA: Três presos na Operação Black Fraude do Consórcio!

Terça-feira, 30 de Novembro de 2021 / Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

Na sexta-feira, dia 26 de novembro, após denúncia do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado da BAHIA- CRECI BAHIA, em uma operação conjunta com a Inteligência da Polícia Civil e DECON – Delegacia do Consumidor, denominada de “Black Fraude”, foram presas 3 pessoas (que não tiveram os nomes divulgados), acusadas pelo crime de estelionato com fraude eletrônica e exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

Os suspeitos foram acusados de integrar uma empresa falsa que oferecia serviços de consórcio e financiamento de imóveis. Durante as buscas foram apreendidos documentos e computadores.

Agentes Fiscais do CRECI participaram das diligências, realizadas no Centro da Cidade. A Delegada Maria Aparecida Guerra, titular da DECON, registrou que a ação deflagrada foi desencadeada por uma denúncia do CRECI, acontecendo após um trabalho minucioso e árduo da Inteligência da Polícia Civil.

MOMENTO DA AÇÃO:

Empresas que não têm autorização do Banco Central para operar como consórcio, primeiro captam clientes com anúncios de imóveis, carros e motos com imagens reais (em geral com preço muito abaixo do mercado) sem o conhecimento dos seus proprietários e oferecem um suposto financiamento ou contrato falso de consórcio onde a vítima tem que pagar uma entrada para obter o bem.

No momento da operação, 03 clientes estavam sofrendo o golpe, que se não fosse o flagrante dos policiais da DECON, junto com os Agentes Fiscais do CRECI BAHIA, totalizaria um prejuízo de quase R$100 mil reais. Sete pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes, respondendo pelo crime de estelionato e contravenção penal por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis. Dos 07 detidos, 03  ficaram presos em flagrante e foram reclusos nas celas da Central de Flagrantes.

“Foram incontáveis as denúncias, junto à nossa Ouvidoria, sobre as ações destes falsários contraventores, que se autodenominavam corretores de imóveis, enganando a população e desonrando a reputação de nossa classe! Após nossa denúncia, acompanhamos, em sigilo, o excelente trabalho da Inteligência da Polícia Civil e da DECON, e, finalmente, obtivemos um desfecho satisfatório, nesta primeira etapa! Mas, não vamos parar por aí, outras empresas estão sendo investigadas e esperamos desarticular, em breve, outros grupos que também praticam os crimes de estelionato e exercício ilegal da profissão!” afirmou Samuel Prado, Presidente do CRECI BAHIA.

O Diretor de Fiscalização, Miguel Prado, o Coordenador Jurídico, Wilson Lima, a Coordenadora de Fiscalização, Gleice Araújo e o Superintendente Marcosuel Sousa têm trabalhado, incansavelmente, com a equipe de Agentes Fiscais, do Conselho, com a determinação de extinguir estes clandestinos contraventores que tanto prejudicam nossa classe profissional e também a Sociedade!

Portanto, Corretores de Imóveis continuem denunciando para a nossa Ouvidoria todas as infrações que, porventura, venham a tomar conhecimento, porque juntos somos mais fortes e quem cala, consente. Sua denúncia não precisa ser pública, o pedido de anonimato é permitido, porém, para a denúncia, precisamos de fatos concretos e comprovados, para que possamos agir e obter resultados eficientes como este.


Blogbraga/Creci-BA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Sutrans CISO Paraíba Luz motos Jaú UMOB PM Sportime Grupo Marabá ASMAT SBS P&F Delícia Casa da Ferramenta Açaí do Chiquinho Casa do Marceneiro Global Imperial DPVAT Minas Aço Guarda Municipal Contabilidade Rondon Neli Vida Farma Online Dique Denuncia Transporte Guincho Dupará Açaí LH Madeiras G7 NET Extreme DBT