MídiaOn

NOTÍCIAS

BARREIRAS: Ligas acadêmicas da FASB e da Ufob realizam IV Jornada Integrada de Ortopedia de Barreiras

Quinta-feira, 06 de Dezembro de 2018 / Região

Estudantes da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAORT), do curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LARDI), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), realizaram a IV Jornada de Ortopedia Integrada de Barreiras, nos dias 30/11 e 01/12, no auditório II, da Ufob. O evento contou com extensa programação, para um público de 170 inscritos, com 12 palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos.

O Dr. Luiz Jordan, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Bahia (SBOT-BA), disse, em seu discurso de abertura, que a entidade fez questão de estar presente no evento por entender a importância da programação de palestras para os jovens que estão no período de formação. Além de ministrar duas palestras, ele tratou da atuação da SBOT, em vários estados, com o intuito de fortalecer a representatividade da classe médica. “Esse trabalho será de grande relevância não só para os profissionais médicos, mas, também, para toda a sociedade. É um prazer enorme participar desse evento e ver essa sala cheia. Esse sucesso é sinal de que logo teremos outras edições e que os médicos e os futuros profissionais da medicina continuarão recebendo o conhecimento necessário para desempenhar um excelente trabalho”, finalizou.

O professor da FASB, Dr. Nivaldo Cardozo, coordenador da IV Jornada, falou, em sua palestra sobre ‘O manejo clínico das lesões do Manguito rotador’ e elogiou a parceria entre a FASB e a Ufob. “Essa jornada só foi possível devido à dedicação dos alunos, pois eles se empenharam imensamente. Estamos vivendo um momento importante, único, com a união dessas duas instituições de ensino em prol da ortopedia. Estamos cultivando uma semente para que, no futuro, possamos colher os frutos, com a realização de eventos ainda maiores”, declarou.

A nova realidade da Medicina no oeste baiano, com o advento do ensino superior nesta área, foi abordada por diversos palestrantes. “Antes o médico teria que sair do local de trabalho e viajar para participar de simpósios, jornadas e congressos de Medicina porque a região oeste da Bahia não oferecia esse tipo de evento. Mas a chegada dos cursos de Medicina da Ufob e da FASB criou o ambiente favorável, e é previsível que programações como esta aconteçam com mais frequência. Hoje nós estamos trazendo o conhecimento dos grandes centros para dentro da cidade de Barreiras”, comentou o Dr. Estéfano Queiroz, professor da Ufob e coordenador da LARDI, que palestrou sobre ‘avaliação radiológica das lesões no manguito rotador’.

Nas palestras outros temas foram abordados: Fraturas do fêmur proximal (Dr. Alexandre Meirelles); Atendimento inicial ao politraumatizado (Dr. Túlio Lira); Paciente em risco elevado de fratura (Dr. Luiz Jordan); Rabdomiólise (Dr. Rodrigo Mello); Curativos na prática ortopédica (Enf. José Carlos); Osteoporose (Luiz Jordan); Imobilizações (Dr. Roberto Rezende); Infecções oesteoarticulares (Dr. Igor Thadeu); Trauma raquimedular (Dr. Luiz Fernando); Enfermagem na ortopedia (Enf. André Pires); Patologias dolorosas da coluna lombar (Dr. Matheus Rizzo).


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Sporttime CISO Online Celulares P&F Clinica Vitoria Gil DBT MaxCar SKY Oeste Manutenção Global Rabelo Dupará Açaí Pantanal Grupo Marabá Cultura DPVAT Barreiras Mimoso Segurança Click Tec Delicia Coyote Dique Denuncia renda extra Mimogás Digital Informatica Segurança em Eventos Guarda Municipal Extreme Evolucao Compre Bem AUTOCAR Mundo Verde DM Reparos Expressofia Polícia Civil Mineiros Luz motos Fontana Unopar Dr. Márcio Rogério àguia motos Kenni Henke Casa da Ferramenta Effect Contabilidade Rondon Querência Máquinas Agrícolas Silvano Santos G&G Magazine PM Imperial G7 Neli Casas Baiana