SECOM 2 SECOM

NOTÍCIAS

Boa notícia:‘Pílula da USP’ foi liberada nesta quarta para paciente de Presidente Dutra diagnosticado com câncer

Quarta-feira, 30 de Março de 2016 / Região

Foi liberado nesta quarta-feira (30), a 2ª remessa da fosfoetanolamina, conhecida pela ‘Pílula da USP’ para o paciente Elio Martins de Carvalho, 58 anos, natural de Presidente Dutra e que também tem primos e irmãos em Central.

Atualmente morador de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 180 quilômetros de Salvador, Elio havia ganhado na Justiça o direito de receber a fosfoetanolamina, que posteriormente teve o fornecimento da substância suspenso pelo laboratório pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IQSC-USP).

A família de Elio Martins de Carvalho, diagnosticado com câncer na língua em estado avançado, estava muito  preocupada com estado de saúde dele, já que apresentou piora no quadro clínico depois de parar de tomar a fosfo. 
A fosfoetanolamina passou a ser produzida em laboratório por um pesquisador da USP, hoje aposentado, que acredita que seja capaz de tratar câncer. 

Pacientes com a doença têm entrado na Justiça para obter o produto da universidade paulista.
 
Elio conseguiu uma liminar da 2 ª Vara Cível de Santo Antônio de Jesus no dia 30 de novembro de 2015 e, logo no início de dezembro do mesmo ano, recebeu em casa 3 pacotes com 60 cápsulas cada. No entanto teve que suspender o uso da substância pois a USP não enviou as pílulas.

Através das redes sociais, o filho do paciente, Caio Souza, escreveu: ‘Queria agradecer a todos aqueles quem foram solidários comigo, me ajudaram e me deram apoio nesse momento tão difícil. Queria dizer que tivemos uma vitória parcial,  pois recebemos nesta quarta-feira, dia 30 de março de 2016, a segunda remessa da fosfo. Apesar de todo o atraso, meu pai resistiu como um guerreiro que ele é. Meus mais sinceros agradecimentos a todos que me apoiaram e por hora declaro vitória. Espero que a USP mantenha o fornecimento contínuo da substância’.

Felipe Machado, advogado que representa Elio, recorreu à Justiça para garantir o envio de mais cápsulas de fosfoetanolamina.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Neli Casa da Ferramenta Oeste Beton Oeste Manutenção Unopar Grupo Marabá ASMAT Minas Aço Sportime Imperial Online Celulares Real LH Madeiras Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa da Informática CISO CMO Paraíba DBT G7 NET Extreme P&F PM Global Sutrans Guarda Municipal DPVAT Barreiras Contabilidade Rondon ORIX Dique Denuncia Polícia Civil Dupará Açaí Evolucao AFS Delicia Mineiros Vida Farma Elo Aço Luz motos Jaú