Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Campanha contra o câncer de mama continua em Barreiras

Sexta-feira, 08 de Novembro de 2019 / Região

O mês de novembro chegou, no entanto, a campanha contra o câncer de mama, continua, afinal, Outubro Rosa é todo dia. Esta foi a mensagem deixada pela mastologista Alba Dias, durante Tribuna Popular realizada pela Câmara de Vereadores, numa indicação da vereadora Silma Alves, presidente da Comissão da Mulher. “Sou mulher, mãe, vereadora, e como representante da sociedade tenho a obrigação de incentivar as políticas sociais, por meio de ações capazes de sensibilizar a população. É preciso levar informações como estas, que de fato, conscientizem as mulheres a cuidar da saúde”, disse a vereadora.

Durante a apresentação, a médica destacou que atualmente as ações do mês de Outubro estão sendo promovidas com mais frequência e em praticamente todos os órgãos, dada a importância da luta contra o câncer de mama - doença temida por ser a que mais mata as mulheres, por isso, Outubro é o mês simbólico, mas a prevenção deve ser cotidiana porque a incidência é muito alta.

De acordo com Alba Dias, apesar dos números elevados, a mortalidade está diminuindo e um dos motivos é a campanha do Outubro Rosa, criada nos Estados Unidos em 1990 e no Brasil, no ano 2000. A campanha é sempre clara e mostra a importância do diagnóstico precoce e os fatores de risco. A mulher tem que estar atenta à história reprodutiva, sedentarismo, alimentação, fatores genéticos e hereditários. Praticar exercícios físicos e manter dieta equilibrada, reduz a chance do câncer de mama em 28%.

Na Tribuna, a mastologista afirmou que o autoexame é necessário e desmistificou dúvidas sobre a mamografia que deve ser feita, sim, para a detecção da doença. As imagens de lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, são precisas. Alba Dias, fez referencia também à idade das mulheres para a realização da mamografia, recomendando que o exame seja

feito, anualmente, a partir dos 40 anos, e não depois dos 50, já que 40% dos casos estão surgindo antes desta faixa etária.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Evolucao Elo Aço Casa da Ferramenta Contabilidade Rondon Imperial Oeste Manutenção Apple Shop Global Unopar Epis BA Dupará Açaí Mimoaço Extreme Guarda Municipal Sportime Jaú CMO Grupo Marabá Luz motos Sutrans P&F DM Reparos CISO Delicia Neli Fontana Dique Denuncia Vida Farma Rabelo MaxCar Coyote Fashion Work Polícia Civil Click Tec DPVAT Barreiras Mineiros Bem Brasil Pastel Paraíba G7 NET Capital Imóveis PM DBT