COVID-19

NOTÍCIAS

Coelba dá dicas para evitar desperdício de energia e ideias para gerir equipe remotamente

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Bahia

Confira as orientações para economizar energia e utilizá-la de forma consciente durante período de home office.

O momento vivenciado no mundo com a pandemia de Covid-19 tem alterado a dinâmica de trabalho e relacionamento entre as pessoas. O home office garante a segurança dos trabalhadores, ao mesmo tempo que mantém a continuidade dos serviços. Mas é importante estarmos alertas e adotarmos práticas eficientes de consumo de energia, por isso preparamos um conteúdo especial com as principais questões sobre o assunto e reunimos dicas de como gerir a sua equipe à distância.

Quais medidas devo tomar com o meu celular e computador?

Monitore o tempo de carregamento da bateria de celulares e computadores e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Desligue o monitor do computador durante as pausas no trabalho. A tela ligada é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Não deixe a TV e computadores ligados ao mesmo tempo sem que ambos estejam em uso.

Quais medidas devo tomar em relação aos outros itens da casa?

Você pode implementar medidas acessíveis no seu dia-a-dia como: apagar as lâmpadas que não estiver utilizando e abrir a janela para aproveitar ao máximo a luz natural; desligar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando; ligar o ar-condicionado e manter as janelas e portas fechadas; desligar o aparelho do ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado; não deixar a TV ligada sem necessidade e não abrir a porta da sua geladeira a todo momento. Não se esqueça: o uso consciente da energia é uma responsabilidade de todos nós!

Quais as principais bases para um trabalho remoto bem sucedido?

A Neoenergia recomenda o modelo dos 3 C’s – Clareza, Comunicação e Conexão. A partir dele, devem ser estabelecidas alguns critérios, como prioridades, metas e expectativas alinhadas entre as equipes. Além disso, é importante o compartilhamento de responsabilidade de contato entre todos, estabelecendo uma base de relacionamento de acordo com estilo, habilidades e preferências de trabalho de cada um.

O contato será feito exclusivamente por e-mail?

Não, o ideal é que a relação entre líderes e colegas de trabalhos vá além do e-mail e adote métodos como telefone, mensagens instantâneas, mensagens de texto individuais ou em grupos. O uso de ferramentas como Teams ou Skype para realização de videoconferência e manutenção de contato visual também é importante, pois a visualização de expressão das pessoas contribui na comunicação.

Preciso ficar online o tempo todo?

Assim como você cumpre um horário regular no ambiente de trabalho, o home office estabelece que o funcionário siga a mesma carga horária quando estiver de casa. O importante aqui é determinar um tempo adequado de resposta para evitar confusão e transtornos causados pelo chamado ‘silêncio virtual’.

Como manter a produtividade e o engajamento?

A programação de reuniões por videoconferência com regularidade contribui para o alinhamento entre todos os membros da equipe sobre o progresso das demandas, assim como evita a sensação de isolamento e desconexão que alguns funcionários podem sentir no início. Esse momento também é útil para engajar conversas que vão além da rotina de trabalho, seja no começo ou ao final da reunião.

Existem formas de otimizar as reuniões online?

Sim, certifique-se que todos escutem claramente o que é discutido em reuniões por telefone ou videoconferência e reduza os ruídos do ambiente. Além disso, verifique regularmente se os participantes têm algo a acrescentar ou perguntar. Essas trocas podem ser facilitadas com o estabelecimento de uma pauta, horário e um cronograma consistente.

SERVIÇO:

Os canais digitais disponibilizados pela Coelba são: 

Central de Relacionamento com o Cliente

116

Site

www.coelba.com.br

Aplicativo

Sistema IOS e Android

Canais oficiais nas Redes Sociais

Facebook - coelbaoficial

Twitter – oficialcoelba

Instagram – coelba_oficial

SMS para informar interrupção no fornecimento de energia

26560 (basta informar o número da conta contrato)

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).


Blogbraga/Imprensa Coelba

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Midori Paisagismo Vida Farma Global CISO P&F Guarda Municipal Sutrans Online Celulares Luz motos Unopar Ofertas - Hiper Santo Antonio Grupo Marabá Oeste Beton DPVAT Barreiras ORIX Dupará Açaí Jaú Delicia Sportime DBT G7 NET Contabilidade Rondon ASMAT LH Madeiras Imperial PM Mineiros Extreme Casa da Ferramenta Dique Denuncia Neli Polícia Civil Coyote Oeste Manutenção AFS CMO Paraíba Minas Aço Casa da Informática