Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Com documentação irregular, carga de madeira beneficiada é apreendida pela PRF em Senhor do Bonfim (BA)

Quarta-feira, 09 de Setembro de 2020 / Bahia

Dentre as espécies flagradas estavam madeiras serradas quarubatinga, mandioqueira, táxi-amarelo, quaruba-rosa nos perfis vigas, ripas e sarrafos.

Na manhã de ontem (08), um caminhão carregado com quase 35 m³ de madeira transportada irregularmente foi apreendido pela PRF em Senhor do Bonfim (BA). A ação foi registrada por volta das 9h30, quando os agentes federais fiscalizavam o KM 117 da BR 407.

Ao abordar um caminhão modelo IVECO/STRALISHD, os PRFs solicitaram do seu condutor a documentação de origem comprobatória da carga. O homem por sua vez, apresentou uma guia florestal na qual não constava a placa do veículo em questão, tampouco nenhuma outra placa. Esse tipo de supressão da informação, além de tornar o documento irregular, abre precedente para que a mesma guia seja reutilizada várias vezes por outros transportadores, indo de encontro às permissões ambientais.

As cargas de madeira necessitam ser acompanhadas de nota fiscal e documento de origem florestal ou guia florestal. Qualquer irregularidade entre os documentos ou entre eles e a carga, tornam os documentos inválidos e a carga ilegal.

Indagado pela equipe, o condutor informou que carregou o veículo com a madeira na cidade de Barcarena (PA) e que a transportaria até Jacobina (BA), sem desconhecer qualquer irregularidade da carga.

Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência para o motorista e este assinou, também, o Termo de Compromisso se comprometendo a comparecer na audiência do Juizado Especial Criminal (JECRIM) para responder por suas condutas.

Veículo e carga estão à disposição do INEMA local para adoção das medidas administrativas cabíveis.

Somente esse ano, a PRF na Bahia já realizou a apreensão de 800,00 m³ de madeira nas rodovias federais que cortam o estado.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Sutrans Global Casa da Informática DBT ASMAT Dique Denuncia Midori Paisagismo Imperial Sportime G7 NET Dupará Açaí Grupo Marabá Rivaldo PM Luz motos Minas Aço Paraíba Extreme Guarda Municipal Posto Oeste Beton Casa da Ferramenta Ofertas - Hiper Santo Antonio P&F Polícia Civil Delicia DPVAT LH Madeiras Neli ORIX Contabilidade Rondon AFS CISO Online Celulares Casa do Marceneiro Jaú Vida Farma