Bahia Farm Show Modelo Gestão Bahia

NOTÍCIAS

Criação de uma APA na área das nascentes da Serra da Jacobina foi tema de seminário no MP no ‘Dia mundial da Água’

Segunda-feira, 25 de Março de 2019 / Bahia

Uma proposta de criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) para preservar os recursos hídricos nas nascentes da Serra da Jacobina, no Piemonte Norte do Itapicuru, foi apresentada hoje, dia 22, no seminário ‘Em defesa da Serra da Jacobina’, realizado no Sindicato dos Comerciários da cidade, marcando passagem do ‘Dia Mundial da Água’. A proposta da criação da unidade de conservação foi apresentada pelo professor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Gustavo Hees de Negreiros, que explicou os conceitos relacionados e os objetivos desta modalidade de área protegida. No evento, o promotor de Justiça Pablo Almeida falou sobre o projeto ‘Floresta Legal’ e sobre os ‘Desafios na Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru: Criação de Unidades de Conservação Públicas e Privadas’, abordando a atuação do Ministério Público em defesa da preservação ambiental.

Segundo Pablo Almeida, a área proposta para a APA incluiria os municípios de Miguel Calmon, Jacobina, Mirangaba, Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves, Campo Formoso e Senhor do Bonfim. A unidade cobriria as nascentes dos rios Itapicuru, Itapicuru-açu e Itapicuru-mirim, tendo como foco de atuação a ordenação ambiental das atividades econômicas e sociais, bem como apoiar ações de gerenciamento ambiental. “Com a iniciativa, será possível conter ações predatórias que prejudicam a área, preservando os recursos hídricos nessa região já castigada pela seca”, salientou o promotor. Pablo Almeida abordou ainda a relação entre a preservação das matas, das florestas e da água, ressaltando que o próprio Código Florestal afirma que “as Áreas de Preservação Permanente – APP têm como função ambiental preservar os recursos hídricos”.

O seminário contou ainda com uma exposição da Pastoral da Terra sobre ‘Quantidade versus Qualidade da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru e Conflitos’. No evento foi lançado o livro ‘Vamos Passarinhar?’, da fotógrafa e observadora de pássaros Márcia Costa, relatando suas experiências na observação de aves. O encontro foi realizado conjuntamente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, pela Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF Chapada Norte), pela Comissão Pastoral da Terra, pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e pela Univasf.


Blogbraga/MP/BA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Imperial Online Celulares Sportime Jaú DPVAT Barreiras Dr. Márcio Rogério Paraíba Casa da Ferramenta PM AUTOCAR Mimoso Segurança Silvano Santos MaxCar Evolucao P&F Forte Grãos Contabilidade Rondon Coyote Aliança Sutrans Grupo Marabá CISO Neli Cultura Mimoaço Vida Farma Fontana Delicia G7 DM Reparos Digital Informatica DBT Dique Denuncia Polícia Civil Guarda Municipal Pantanal Kenni Henke Dupará Açaí Ademilar Click Tec Oeste Manutenção Rede Multiassistencia Unopar Luz motos Rabelo Mineiros Elo Aço Bem Brasil Pastel Global Extreme