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CUIDADO AO FAZER COMPRAS VIA INTERNET: MAIS UMA VÍTIMA DE ESTELIONATO REGISTRA QUEIXA NA DELEGACIA EM BARREIRAS

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 / Região

Muito cuidado ao fazer compras pela internet! Mais um caso de estelionato é registrado na delegacia de Polícia de Barreiras.

No começo deste mês de dezembro, um homem comprou dois pneus 205/75 aro 16, marca Michelin via internet de uma empresa revendedora de pneus que estaria sediada no Estado do Espírito Santo.

O preço teria chamado atenção do comprador que chegou a pagar a quantia de R$ 770,01 pelos dois pneus. Detalhe, lojas de renome vendem tais pneus na faixa de R$ 540,00 a 590,00 cada!

A vítima fez o pagamento via boleto em uma casa lotérica e não verificou que estava pagando o boleto para uma outra empresa. Tentou ligar ao número telefônico do suposto vendedor e não conseguiu contato dando-se conta de que caiu num golpe.

É preciso muito cuidado com as compras virtuais. Escolha sempre lojas de confiança, se possível com indicação e opinião de algum conhecido que já tenha adquirido algo lá. Desconfie de preços muito diferentes dos da concorrência. Procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro” - são alguns conselhos de segurança. Confira mais:

DICAS DE ESPECIALISTAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES DE SITES FALSOS:

1- Não compre por impulso

As ofertas e descontos das lojas virtuais são atrativos, mas antes de oferecer seus dados e usar o cartão de crédito, é melhor analisar friamente se a compra é necessária.

Desconfie de ofertas milagrosas e compare preços.

2- Identifique o fornecedor

Procure no site informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone, e-mail. Tenha cuidado se o site exibir apenas um celular como forma de contato.

Quanto mais canais o fornecedor divulgar, mais segurança o cliente vai ter se precisar comunicar um problema.

3- Veja a opinião de outros consumidores

Busque referências sobre o fornecedor. Além de perguntar para amigos e familiares, você pode ver a opinião de outros consumidores nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui e Buscapé.

Dados sobre números de reclamações já feitas sobre a empresa e índices de solução dos problemas podem ser encontrados no Sindec, plataforma que reúne informações de todos os Procons do Brasil.

4- De olho na segurança eletrônica

Em uma compra online, o fornecedor pede uma série de dados pessoais do consumidor, como CPF e endereço para entrega, além do número do cartão de crédito.

Para ter certeza de que o site é confiável, somente finalize suas compras quando o endereço eletrônico estiver iniciado pela sigla "https" e exibir no navegador um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.

Para aumentar sua segurança eletrônica, instale e mantenha atualizados programas antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados). Existem opções gratuitas na internet.

Evite fazer suas compras online em computadores públicos, como em lan houses e cybercafés, pois podem não estar protegidos de forma adequada.

Troque com frequência suas senhas e evite códigos óbvios e já usados em outros sites, como datas de aniversário, números de telefone e sequência simples como 123456 ou abcdef. O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres, alternando letras minúsculas, maiúsculas e números, recomenda o Procon-SP.

5- Verifique a confiabilidade do produto

Leia com atenção a descrição das características do produto antes de fechar a compra e compare com outras marcas. Alguns produtos exigem registro em órgãos específicos. É o caso dos telefones celulares e tablets, que devem ter registro na Anatel. Produtos e serviços de saúde, estética e alimentação, por sua vez, precisam de registro na Anvisa. Já as agências de viagens devem ter registro na Embratur.

6- Compare preços

Tenha noção da faixa de preço normal do produto que você procura, tanto em lojas virtuais como em lojas físicas. Por esse motivo, desconfie se os descontos ofertados pelos sites estão muito fora da faixa de preço normal.

7- Formas de pagamento

Observe as condições de pagamento e tenha clareza de quais opções têm juros inclusos. Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.

Se o produto comprado não for entregue e o fornecedor recusar o contato do consumidor, é possível cancelar a compra se o cartão de crédito foi usado como meio de pagamento. O cancelamento deve ser solicitado à administradora do cartão de crédito.

8- Atenção às condições da entrega

O prazo de entrega deve ser informado pelo fornecedor. Muitas vezes o custo do frete não está incluso no preço do produto e o consumidor deve ficar atento aos valores.

9- Direito de arrependimento

Depois da entrega, o consumidor tem o direito de arrependimento de até sete dias úteis a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato. Neste caso, deve entrar em contato com o fornecedor e formalizar o pedido de cancelamento e devolução. Importante: o fornecedor não pode exigir que a embalagem do produto não tenha sido aberta.

10- Pós-venda

Guarde os comprovantes de compra e exija nota fiscal quando receber o produto. Se tiver algum problema, o primeiro passo é procurar a empresa fornecedora. Caso a solução não seja encontrada, o segundo passo é procurar os órgãos de defesa do consumidor. 

Fonte: O ESTADÃO


BlogBraga/ Repórter Paiva

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