Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Cultura para combater a depressão: conheça o projeto social que procura melhorar a qualidade de vida por meio da dança

Terça-feira, 20 de Agosto de 2019 / Brasil

Para muitos pesquisadores, a depressão é o mal do século. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o estresse e a depressão serão duas das maiores causas de doença no ano 2020. Diante desse cenário, há pessoas que procuram de alguma forma minimizar os danos causados por essas doenças

Na Dinamarca, por exemplo, existe uma iniciativa que tem como objetivo oferecer aos pacientes encontros com profissionais de diversas áreas artísticas que os ajudam a tirar o foco da doença e incentivar a autoconfiança.

"Usei a cultura e a música em particular, para renovar a energia deles, construir a autoconfiança e fortalecer a habilidade deles em serem mestres de suas próprias vidas", contou o dinamarquês idealizador do projeto, em entrevista ao G1.

Essas iniciativas não são exclusividades de países do exterior. No município de Prado, no interior da Bahia, a Associação Cultural Arte Esportiva Pradense também tem como meta melhorar a qualidade de vida dos participantes por meio da dança de, zumba, hip hop, lambazouk, kizomba, funk, axé e capoeira, além de outras atividades físicas, como artes marciais. 

Sob o comando do Professor Super Choque, nome dado em referência ao desenho animado de mesmo nome, a associação também leva cultura a outros distritos da região, contemplando aproximadamente 500 jovens e idosos que procuram sair do sedentarismo.

"Nossas ações visam fomentar a atividade física para consequentemente ajudar a manter o bem-estar físico e mental dos participantes. Além de Prado, hoje levamos cultura para os distritos de Iguaí, Juerama, Guarani, Cumuruxatiba e Oiteiro" comentou o dançarino com mais de duas décadas de experiência.

Bastante famoso na região, Super Choque também é conhecido por seus vídeos que têm feito sucesso na internet e levado o nome de Prado para além dos limites do município. Há registros nas redes que passaram de um milhão de visualizações. Em um dos vídeos, o apresentador Luciano Hulk e o ator Vladimir Brichta repetem o termo "Vá buscar", bordão utilizado pelo professor que está na boca do povo na região.


Blogbraga/Pedro Machado Assessor de imprensa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Elo Aço CMO CISO Luz motos P&F Rabelo Extreme Coyote Dupará Açaí Contabilidade Rondon Dique Denuncia Jaú Kenni Henke Oeste Manutenção DM Reparos Grupo Marabá Epis BA Sutrans MaxCar Mimoaço Imperial Fashion Work Capital Imóveis Paraíba Click Tec Fontana DBT Mineiros Delicia Forte Grãos Evolucao Vida Farma Bem Brasil Pastel Casa da Ferramenta Dr. Márcio Rogério Global Sportime Guarda Municipal Neli G7 DPVAT Barreiras Silvano Santos Polícia Civil Unopar PM