Cuidando da Bahia Embasa

NOTÍCIAS

Dentro de quatro dias, conta de luz fica salgada para o mês de janeiro

Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2014 / Bahia

Dentro de quatro dias, os brasileiros de energia elétrica terão um acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia. Isso porque passa a vigorar as bandeiras tarifárias em 2015, estreando o sistema logo com a sinalização vermelha que indica o máximo do acréscimo.

Os estados do Amazonas, Amapá e Roraima são os únicos que ficam em exceção. Pelo sistema de bandeiras tarifárias, as cores verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade, para os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Assim, o consumidor poderá identificar qual bandeira do mês e reagir a essa sinalização com o uso inteligente da energia elétrica, sem desperdício.

 Caso o mês tenha a cor verde, há condições favoráveis de geração de energia e a tarifa não sofre nenhum acréscimo. Na bandeira amarela, as condições de geração menos favoráveis e a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Já no vermelho, as condições são mais custosas de geração e a tarifa sofre acréscimo de R$ 3 para cada 100 kWh consumidos. A próxima mudança da bandeira tarifária, que irá vigorar no mês de fevereiro, será divulgada no dia 30 de janeiro. 


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Ofertas - Hiper Santo Antonio Guarda Municipal P&F ASMAT G7 NET Polícia Civil ORIX Extreme Dupará Açaí Vida Farma Global Neli DPVAT Sutrans Casa do Marceneiro PM Oeste Beton Paraíba Casa da Ferramenta Luz motos AFS Rivaldo CISO Imperial Online Celulares Posto LH Madeiras Minas Aço Delicia DBT Grupo Marabá Sportime Midori Paisagismo Dique Denuncia Jaú Contabilidade Rondon