MídiaOn

NOTÍCIAS

Dia das Crianças: evite acidentes dando brinquedo com o selo do Inmetro

Sábado, 06 de Outubro de 2018 / Bahia

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, faz um alerta para os pais e responsáveis na hora da compra do presente para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro: seja nacional ou importado, brinquedos para crianças de até 14 anos devem conter o Selo de Identificação da Conformidade do INMETRO.

O selo, que contém ainda a marca do organismo acreditado responsável pela certificação, é a evidência de que o produto passou por testes diversos, quando são avaliados os principais itens de segurança, como:

impacto e queda (pontas cortantes e agudas);
mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca);
composição química (metais nocivos à saúde);
inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo);
ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação).

Riscos à saúde e à segurança da criança - Brinquedos podem oferecer riscos à saúde e à segurança das crianças. Selecione o brinquedo considerando a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. A faixa etária a que ele se destina deve constar na embalagem, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança, além do CNPJ e do endereço do fabricante. As informações obrigatórias na embalagem demonstram a responsabilidade do fabricante ou importador.

Desde 1992, a certificação de brinquedos é compulsória no Brasil. A obrigatoriedade visa propiciar a confiança de que o produto foi fabricado a partir de requisitos mínimos de segurança.

Para ajudar os pais na compra segura, seguem algumas dicas:

Procure pontos de venda legalmente estabelecidos. O mais barato pode sair muito caro. Ensaios conduzidos pelo Inmetro em produtos não certificados nos laboratórios evidenciaram várias irregularidades, em especial a presença de metais pesados e ftalatos, substâncias que podem ser nocivas à saúde se utilizada acima dos limites estabelecidos pelo regulamento.

Compre somente brinquedos que contenham o selo com a marca do Inmetro. A presença dele é obrigatória e indica que o produto, antes de ser colocado no mercado, foi submetido a ensaios em laboratórios acreditados e atendeu a requisitos mínimos de segurança. 

O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada no produto, e deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que o certificou.

Na hora da compra, exija nota fiscal, tíquete do caixa, recibo ou equivalente que somente empresas legalizadas possuem. Esse simples hábito pode favorecer a reclamação do consumidor no caso de o produto ser impróprio para consumo e/ou defeito do mesmo.

Retire a embalagem do brinquedo antes de entregá-lo à criança, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento. Leia com atenção as instruções de uso presentes na embalagem ou em seu interior e procure repassar estas instruções para a criança. Procure, ainda, supervisionar o uso do brinquedo pelas crianças.

Os pais devem redobrar a atenção com brinquedos eletrônicos. Se usados indevidamente, ou se mal projetados ou construídos, podem causar graves acidentes, como choque elétrico ou queimaduras.

Se o brinquedo estiver sem o selo do Inmetro, entre em contato com a Ouvidoria do Instituto através do telefone 0800 071 1818.


Blogbraga/Ibametro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
PM Silvano Santos Global DPVAT Barreiras Unopar Grupo Marabá Cultura Fontana Contabilidade Rondon P&F Mimogás Sporttime DBT Guarda Municipal Clinica Vitoria Imperial Protegendo Seguros DM Reparos Online Celulares Querência Máquinas Agrícolas Mundo Verde Real Casas Baiana MaxCar Kenni Henke SKY Mineiros Compre Bem Neli Dr. Márcio Rogério G&G Magazine Extreme renda extra AUTOCAR Digital Informatica Click Tec àguia motos Evolucao Pantanal CISO Polícia Civil Segurança em Eventos G7 Mimoso Segurança Dique Denuncia Delicia Luz motos Effect Expressofia Oeste Manutenção Rabelo Coyote Gil