Governo da Bahia

NOTÍCIAS

ELEIÇÕES 2018: TSE libera eleitor para votar com camiseta de candidato no domingo

Sábado, 06 de Outubro de 2018 / Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira (5), por unanimidade, orientar a Justiça Eleitoral a liberar o uso de camisetas de candidatos pelos eleitores nos locais de votação neste domingo (7), primeiro turno das eleições.

O eleitor poderá usar camiseta com nome de seu candidato preferido, mas como forma de manifestação individual, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele. De acordo com a lei eleitoral, está proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, além de manifestações coletivas e ruidosas e qualquer tipo de abordagem, aliciamento ou persuasão de eleitores. 

De acordo com a Agência Brasil, a camiseta não pode ser distribuída pelo candidato. A questão foi decidida a partir de um questionamento do Ministério Público Eleitoral (MPE) diante de divergências criadas na atuação de promotores eleitorais em todo país, responsáveis pela fiscalização de propaganda eleitoral irregular.

Em todo o país, ambulantes aproveitaram o engajamento dos eleitores no pleito para comercializar camisetas de candidatos. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a lei eleitoral proíbe a distribuição de material de campanha no dia da eleição, como adesivos, broches, adesivos, mas a norma é omissa sobre o vestuário do eleitor.


Blogbraga/Agência Brasil

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Coyote CISO Jaú DPVAT Barreiras G7 Dique Denuncia Extreme DM Reparos PM Luz motos Elo Aço Oeste Manutenção Sportime Neli Evolucao Dupará Açaí Grupo Marabá Fontana Kenni Henke Rabelo Sutrans Global Paraíba Mineiros Capital Imóveis Polícia Civil Vida Farma Click Tec Fashion Work Guarda Municipal Dr. Márcio Rogério Delicia DBT Mimoaço Forte Grãos Unopar Contabilidade Rondon Silvano Santos MaxCar Epis BA Casa da Ferramenta Bem Brasil Pastel CMO Imperial P&F