Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Estudantes de Medicina da FASB realizam projeto social com a campanha ‘Maio Roxo’, em Barreiras

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 / Região

Alunos participantes de duas ligas acadêmicas do Curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) deram início a uma importante campanha em prol da saúde da população barreirense: o ‘Maio Roxo’. A primeira edição do projeto foi realizada na praça Castro Alves, em Barreiras, na manhã de sábado (18), com orientações sobre a prevenção das doenças inflamatórias intestinais, testes de glicemia capilar, pressão arterial e os testes rápidos de HIV e hepatites B e C. A iniciativa foi organizada e promovida pelas ligas LAG, de Gastroenterologia, e LASF, de Saúde da Família.

“Conhecemos o Maio Roxo por meio de pesquisas sobre o trabalho de ligas acadêmicas que atuam pelo Brasil. É uma campanha muito importante, devido aos altos índices e a gravidade das doenças inflamatórias intestinais, mas não é tão conhecida como outras, a exemplo do Novembro Azul, contra o câncer de próstata e o Outubro Rosa, que informa sobre o câncer de mama. Então vimos a necessidade de contribuir com a saúde da população, informando sobre esse tema, porque muitas vezes as pessoas têm os sintomas, que são dor abdominal, febre, diarreia com muco ou sangue, e não sabem que podem estar desenvolvendo as doenças”, disse a acadêmica Manoela Castro, uma das organizadoras da ação.

O médico Pedro Ivo Bittencourt Santana, que atua no Posto de Saúde da Família Dr. Eduardo Medrado, acompanhou a atividade e fez uma avaliação. “É importante esse contato com a população, desde o início do curso, para que os estudantes possam desenvolver a percepção e a sensibilidade que o médico precisa ter. Ao médico não é suficiente ter apenas a capacidade técnica, ele tem que compreender os demais aspectos do ser humano para conseguir realizar uma abordagem terapêutica melhor e alcançar os objetivos do tratamento”, disse.

Antonio Porto dos Reis, de 74 anos, aprovou o atendimento recebido. “Meu filho me informou que estavam realizando esses procedimentos por aqui e eu vim participar. É uma boa ação desses jovens, que mostra que vão ser médicos preparados e humanos”, disse. “É o exemplo de que a FASB está cumprindo seu papel social, trazendo para a praça a saúde, gratuitamente. Essa triagem que eles fazem aqui, num posto de saúde pode demorar muito tempo. Os estudantes têm condições técnicas para contribuir com o diagnóstico de alguma dessas doenças por conta do conhecimento que adquirem na faculdade, e, com isso, eles já vão estabelecendo esse laço com a população”, disse Lucivânia Pereira dos Santos, que foi atendida pelos acadêmicos.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Forte Grãos Kenni Henke Grupo Marabá G7 Fontana Silvano Santos DPVAT Barreiras Extreme MaxCar Dr. Márcio Rogério Dupará Açaí DM Reparos Fashion Work Evolucao Elo Aço Paraíba Mineiros Sportime Unopar PM Neli Dique Denuncia CISO Epis BA Guarda Municipal Vida Farma Rabelo Click Tec Luz motos Imperial Mimoaço Casa da Ferramenta Coyote P&F Jaú Bem Brasil Pastel Oeste Manutenção Contabilidade Rondon Delicia Sutrans Global Polícia Civil DBT