Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Estudantes de Vitória da conquista e Barreiras aprendem a fazer jogos e animações digitais durante o evento mundial Scratch Day

Segunda-feira, 13 de Maio de 2019 / Região

 

Os estudantes dos Centros Juvenis de Ciências e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista e de Barreiras participaram de mais uma edição do Scratch Day, no sábado (11). A novidade é que, desta vez, o evento – que acontece simultaneamente em todo o mundo e por meio do qual o público aprende a criar seus próprios projetos de animação, jogos e programas interativos a partir de uma linguagem gráfica de programação – aconteceu em praça pública das respectivas cidades. No Scratch Day dos CJCC, além de atividades que envolvem tecnologia, realidade virtual, games, programação e robótica, foram promovidas ações envolvendo aprendizagem criativa e cultura.

O Scratch Day nos dois municípios teve como monitores os próprios alunos dos CJCC que, durante o ano letivo, participam das oficinas de Scratch realizadas nessas unidades da rede estadual de ensino, durante o ano letivo. Na Praça 9 de Novembro, a mais movimentada de Vitória da Conquista, crianças, jovens e adultos aproveitaram a oportunidade de aprender a fazer jogos e animações através da tecnologia. A estudante Márcia de Souza Santos, 17, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Adélia Teixeira, uma das monitoras, destacou a facilidade com que as pessoas aprendem o programa. “A linguagem do Scratch é muito fácil, todo mundo pega rápido e logo começa a fazer os seus joguinhos ou animações. E o bom é que esta plataforma estimula a criatividade a partir do uso da tecnologia. Então, criamos o nosso próprio jogo e outras pessoas vão interagir com o que produzimos. Isto é muito legal”.

Na Praça Castro Alves, mais conhecida como Praça das Corujas, em Barreiras, os estudantes do CJCC também estavam empolgados para ensinar a comunidade os seus conhecimentos de Scratch. Cerca de 20 mesas com notebook foram instaladas ao ar livre para quem quisesse conhecer o universo da plataforma digital. A estudante Eudiles Barbosa de Melo, 17, 1º ano do Colégio Estadual El Shadai, nunca tinha sido monitora, muito menos para um público extra comunidade escolar. Mas, segundo ela, a experiência foi válida. “Por ser uma plataforma que incentiva não só a jogar, mas também a criar os programas, desperta a curiosidade das pessoas e, quando elas vão para a prática, percebem que é muito acessível. É como se fosse um quebra-cabeça fácil de montar”, relatou a aluna, acrescentando que o Scratch é instigante porque ajuda a desenvolver o raciocínio e relaciona a mente a várias áreas do conhecimento, como a Matemática, a partir de operações matemáticas básicas (adição, multiplicação, subtração, divisão).

A vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Souza, destacou que há três anos o evento era realizado dentro da própria sede do Centro Juvenil, aberto a comunidade externa. “Mas, este ano, resolvemos levar o Scratch Day para a rua com a proposta de ampliar mais o acesso do público a um programa que, além de trabalhar a criatividade e o raciocínio, o oportuniza a desenvolver os seus próprios projetos”, afirmou. A diretora do CJCC de Barreiras, Laísa Brandão, acrescentou que em pouco tempo de oficina as pessoas já tinham aprendido a elaborar um projeto simples e de forma lúdica. “É a segunda vez que o CJCC de Barreiras realiza o Day Scratch, mas desta vez a ideia foi a de que os nossos alunos ensinassem para a comunidade em geral o que aprenderam”.

Além das oficinas de Scratch, o público participou, em Barreiras, da atividade “Mão na massa”, voltada a aprendizagens criativas, como a confecção de chaveiros de bonecas abayomi – símbolo da resistência e luta pelo fortalecimento e reconhecimento da identidade afro-brasileira, feitas com retalhos de tecidos, sem costura ou cola, moldada com nós. Antes, houve o café da manhã na praça para as mães.

Sobre o Scratch – O Scratch foi criado para auxiliar jovens e crianças na Matemática e na Lógica, sem que tenham envolvimento técnico com a linguagem de programação. O Scratch pode ser acessado via on-line (scratch.mit.edu) ou por meio de download e está disponível em mais de 40 idiomas, inclusive em Português. A plataforma é gratuita e acessível, pois utiliza uma interface gráfica que permite que programas sejam criados como blocos de montar, tipo um quebra-cabeça, o que simplifica o entendimento de alguns elementos que, quando postos de forma escrita, são de difícil compreensão, como Funções, Laços de Repetição e Condicionais. Os países e locais que comemoraram o Scratch Day podem ser conferidos através do https://day.scratch.mit.edu/.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DPVAT Barreiras Dupará Açaí Neli Oeste Manutenção Imperial Mineiros Delicia Vida Farma Kenni Henke Forte Grãos Evolucao Guarda Municipal P&F Click Tec Sutrans Elo Aço Dique Denuncia Unopar Fontana G7 Luz motos MaxCar Mimoaço Extreme PM Sportime Jaú Rabelo Silvano Santos Grupo Marabá DBT Bem Brasil Pastel DM Reparos Polícia Civil Global CISO Paraíba Coyote Casa da Ferramenta Contabilidade Rondon Dr. Márcio Rogério