MídiaOn

NOTÍCIAS

Governo adia horário de verão para 18 de novembro

Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018 / Brasil

Ministério da Educação havia pedido mudança na data por causa da realização do Enem

O Palácio do Planalto confirmou, na noite desta quarta-feira, 3, que excepcionalmente o horário de verão só terá início este ano à zero hora do dia 18 de novembro. É quando os relógios serão adiantados em uma hora. 

É a segunda mudança de data. A primeira foi por causa do segundo turno das eleições. Agora, a alteração atende ao Ministério da Educação (MEC), considerando a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois primeiros domingos de novembro – 4 e 11.

Com o recuo de uma hora nos relógios mantido para 16 de fevereiro, o horário de verão 2018-2019 terá 91 dias de duração, 35 a menos do que em 2017-2018. No ano passado, o governo Michel Temer chegou a cogitar acabar com a mudança, que atinge sobretudo o Sudeste. 

No dia 26, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, solicitou formalmente ao presidente Michel Temer que adiasse o início do horário de verão. O MEC temia que candidatos pudessem perder o exame, caso ocorresse no mesmo dia da mudança dos relógios. Outra dificuldade seria a logística necessária para a aplicação da prova no Norte do País, onde alguns municípios ficariam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília – que define início e término do exame. 

Um decreto do dia 15 de dezembro do ano passado definiu o início do horário de verão para o primeiro domingo de novembro. Antes do decreto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia solicitado que a mudança não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para 28 de outubro. A mudança normalmente ocorre em outubro. Só que isso levaria o segundo turno a ter apurações com horários diferentes em alguns Estados que não adotam a medida. 


Blogbraga/Estadão

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Rabelo PM AUTOCAR G7 CISO Mundo Verde Casas Baiana renda extra MaxCar Neli Protegendo Seguros Digital Informatica Click Tec Sporttime Querência Máquinas Agrícolas SKY Segurança em Eventos Pantanal Kenni Henke Polícia Civil G&G Magazine Real Compre Bem Contabilidade Rondon P&F Grupo Marabá Guarda Municipal Gil Unopar Global Extreme Effect Expressofia Mineiros DPVAT Barreiras Delicia Mimogás Mimoso Segurança Coyote àguia motos DM Reparos Evolucao Luz motos Dr. Márcio Rogério Clinica Vitoria Imperial Cultura Oeste Manutenção DBT Silvano Santos Fontana Dique Denuncia Online Celulares