Modelo Gestão Bahia Bahia Farm Show

NOTÍCIAS

Governo da Bahia e Anatel discutem licitação inovadora para contratação de serviços da Rede Governo

Sábado, 30 de Março de 2019 / Bahia

O Governo do Estado está inovando ao preparar uma ampla licitação para a contratação centralizada de diversos serviços na área de telecomunicações e conectividade que serão disponibilizados através da Rede Governo. O assunto foi debatido nesta sexta-feira (29), pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, e o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Aníbal Diniz, além de técnicos das secretarias de Administração, Segurança Pública, Planejamento e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

“Esta é a primeira experiência de licitação desse porte que o governo vai fazer, trazendo outra qualidade para a prestação de serviços na estrutura pública e também para a sociedade, para resolver, por exemplo, a questão do controle do acesso de pessoas nas escolas com a tecnologia de vídeo-monitoramento e a oferta de banda larga onde o prestador ofereça, de fato, a velocidade contratada. A mesma coisa da garantia de se trabalhar com telemedicina, com atendimento à distância, melhorando as condições de conectividade pra nossa Parceria Público-Privada da imagem. Portanto, chegar com serviços de qualidade de ponta de primeiro mundo. Na área de Segurança Pública, ampliar o que já testamos aqui no carnaval, que é a questão do reconhecimento facial, além de uma melhor cobertura do ponto de vista de vídeo-monitoramento com a garantia de uma maior segurança para nossa população”, destacou Pinheiro.

O secretário disse ainda que quatro termos de referência já foram publicados e que nos dias 8 e 9 de abril irão ocorrer audiências públicas no Parque Tecnológico, para colher sugestões da sociedade. Além disso, Pinheiro revelou que o Estado deve firmar um termo de cooperação com a Anatel para garantir a qualidade dos serviços a serem contratados. “A discussão com a Anatel foi muito no sentido de buscar do órgão regulador algumas das boas práticas, como, por exemplo, a questão da métrica, da qualidade e como mensurar, como avaliar, como é que a Anatel faz isso hoje fiscalizando os contratos. Portanto, é a Anatel passar essa expertise para os nossos técnicos do estado para que a gente possa também compor isso de duas formas: uma do ponto de vista do edital, que deve ser elaborado após as audiências públicas, usando essas boas práticas para que o edital saia com todas as condições, e a outra é preparar também a nossa equipe técnica para o pós licitação, do ponto de vista do acompanhamento e da fiscalização desses contratos”, disse.

Aníbal Diniz ressaltou o ineditismo e a abrangência da iniciativa. "Recebemos com muita alegria essa ousadia do Governo da Bahia em fazer uma licitação diferente, no sentido de contratar a prestação de serviços, e fazer uma política de completo incentivo à expansão do acesso à banda larga nos mais diferentes municípios da Bahia. É muito bom a gente ter contato com uma equipe que planeja e que passa um tempo de qualidade reunida para buscar as melhores soluções. Nós, enquanto Anatel, queremos também dar a nossa parcela de contribuição, firmando provavelmente um termo de cooperação com o Governo da Bahia, e a nossa presença aqui é justamente no sentido de juntar os elementos para ver de que maneira a gente pode também prestar a nossa colaboração para o sucesso deste empreendimento. Então estamos na torcida para que essa licitação seja bem sucedia, que haja contratação dos serviços e que o Estado da Bahia seja um exemplo a ser seguido pelos demais estados brasileiros na busca de soluções para a conectividade do povo brasileiro", disse.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Sportime Rabelo Dr. Márcio Rogério Click Tec Ademilar Oeste Manutenção G7 Rede Multiassistencia Cultura Imperial DPVAT Barreiras Digital Informatica Delicia AUTOCAR Jaú Forte Grãos Coyote Polícia Civil Dupará Açaí Extreme Bem Brasil Pastel CISO DM Reparos Mimoaço Evolucao PM Aliança DBT Vida Farma Silvano Santos Elo Aço P&F Pantanal Global Mineiros MaxCar Unopar Guarda Municipal Grupo Marabá Kenni Henke Online Celulares Contabilidade Rondon Casa da Ferramenta Fontana Neli Paraíba Mimoso Segurança Dique Denuncia Sutrans Luz motos