Embasa

Governo da Bahia
SICREDI
Ação
NOTÍCIAS

Governo do Estado volta a pagar conta de água de cerca de 860 mil baianos por três meses

Segunda-feira, 05 de Abril de 2021 / Bahia

Assim como aconteceu em 2020, cerca de 860 mil baianos terão novamente a conta de água e esgoto paga pelo Estado da Bahia por um período de três meses em função da pandemia, o que representa um desembolso total de mais de R$ 17 milhões. A medida é válida para os clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com Cadastro Social e consumo de até 25 metros cúbicos de água por mês. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, no dia 18 de março, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais e que também contemplou ações para prorrogação do pagamento de IPVA de veículos do transporte escolar.

A medida entrou em vigor na quarta-feira (24), após aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa da Bahia. O objetivo do pagamento da conta da Embasa é, mais uma vez, aliviar a situação financeira das famílias mais vulneráveis, em meio à nova fase emergencial da crise sanitária. Em abril de 2020, o governo baiano já havia tomado decisão semelhante e também quitou por três meses as contas de água deste mesmo perfil de consumidor. Os tributos referentes a essas contas de água também serão pagos pelo Estado.

Que tem direito à isenção do pagamento da conta de água? Perguntas e respostas:

1.     Quem tem direito à Tarifa Social da Embasa?  A Tarifa Social está disponível para imóveis residenciais com apenas um domicílio, e que estejam sob a responsabilidade dos beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal. 

2.     Qualquer imóvel pode ter Tarifa Social? Não. Mesmo que o titular seja um beneficiário do Programa Bolsa Família, o imóvel precisa atender aos seguintes critérios físicos (verificados em vistoria): área construída menor ou igual a 60 m²; padrão Coelba mono ou bifásico; até o máximo de oito pontos de utilização de água; inexistência de piscina. 

3.     Se o cartão estiver em nome de uma pessoa e a ligação da Embasa estiver em nome de outra, pode ser concedido o benefício?  O titular da matrícula da Embasa precisa ser o portador do cartão do Programa Bolsa Família. Caso não seja, pode ser solicitada a alteração de titularidade, para que o beneficiário do Bolsa Família passe a ser responsável pelo contrato de prestação de serviços da Embasa. 

4.     Como é possível solicitar a Tarifa Social? Diante da situação atual, em que as lojas de atendimento presencial da Embasa estão fechadas, o serviço pode ser solicitado através da Agência Virtual (site www.embasa.ba.gov.br e App Embasa). 

5.     Como o cliente inscrito na Tarifa Social vai saber que sua conta foi paga pelo Governo do Estado? A isenção do pagamento será discriminada na fatura contemplada pelo benefício da lei e emitidas a partir da publicação da lei.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Ofertas - Hiper Santo Antonio P&F Contabilidade Rondon Oeste Beton Delicia Minas Aço AFS Online G7 NET Imperial Paraíba Global ASMAT Sutrans Rivaldo DPVAT Grupo Marabá LH Madeiras JBJ Dique Denuncia Casa do Marceneiro Vida Farma CISO Neli Extreme Dupará Açaí DBT Guarda Municipal PM Casa da Ferramenta SBS Luz motos Jaú Sportime ORIX