Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Governos da Bahia e Nebraska ampliam debate sobre gestão dos recursos hídricos

Sexta-feira, 03 de Maio de 2019 / Bahia

Termina hoje (03) a agenda do secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, em Lincoln - Nebraska, EUA. Ao lado dos secretários de Agricultura, Lucas Costa, e de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Leonardo Góes, o secretário João Carlos realizou ontem (02) uma visita técnica às instalações da fazenda experimental e centro de extensão da Universidade do Nebraska. A comitiva baiana conheceu o histórico da fazenda experimental e as ações de pesquisa e transferência de tecnologia. Na área de recursos hídricos foi implementada no Nebraska uma ampla rede de assistência técnica com unidades de demonstração em propriedades rurais espalhadas por todo o estado.

O intuito da viagem, iniciada no último dia 29 de abril, foi conhecer o sistema de monitoramento e gestão dos recursos hídricos do estado que é referência nessa área no mundo. O Nebraska é o estado com a maior área irrigada nos EUA. Cerca de 85% dos 3,5 milhões de ha irrigados são abastecidos por águas subterrâneas bombeados do aquífero Ogallala, em mais de 100 mil poços. A gestão das águas subterrâneas é realizada por 23 Distritos de Recursos Naturais (NRDs) formados por representantes da comunidade. 

Durante essa semana, também foi realizado o Water For Food Global Conference 2019, com a participação de pesquisadores e entidades de referências no mundo em estudos de recursos hídricos. Durante o evento, foi apresentado o Estudo do Potencial Hídrico da Região Oeste da Bahia: quantificação e monitoramento da disponibilidade dos recursos do Aquífero Urucuia e superficiais nas bacias dos rios Corrente e Grande. 

O trabalho na Bahia é formado por um conjunto de projetos colaborativos desenvolvidos por pesquisadores e técnicos das Universidades Federais de Viçosa e do Rio de Janeiro, com apoio da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual da Bahia, e foi financiado pela Aiba, contam com recursos do Prodeagro e do CNPq, em acordo de cooperação técnica com secretarias e órgãos do Governo do Estado da Bahia (Seagri, Sema, Inema, SIHS).

Finalizando a agenda, os membros da delegação se reúnem amanhã com a Secretaria de Recursos Naturais do Governo de Nebraska. Como produto da viagem, eles irão compor um documento para estabelecer parcerias e ações futuras para a gestão dos recursos hídricos.

Além dos secretários do Governo da Bahia, fazem parte da comitiva: Celestino Zanella, presidente da Aiba; Júlio Cézar Busato, presidente da Abapa; Elisa Zanella, produtora rural e associada a Aiba; Rubem Branquinho, produtor rural e associado da Aiba; Aziz Galvão e Everardo Mantovani, professores da Universidade de Nova Viçosa.


Blogbraga/Ascom/ Sema

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
G7 NET Mineiros DM Reparos Guarda Municipal Jaú Dique Denuncia Fontana Apple Shop Click Tec Mimoaço P&F DBT PM Fashion Work Paraíba Vida Farma Elo Aço Luz motos Evolucao Coyote Rabelo Dupará Açaí Imperial Sutrans Casa da Ferramenta Capital Imóveis Oeste Manutenção Neli Epis BA Bem Brasil Pastel DPVAT Barreiras Polícia Civil CISO MaxCar Global Sportime Delicia Extreme Contabilidade Rondon Grupo Marabá Unopar CMO