Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Ibametro: Operação fiscaliza produtos juninos

Terça-feira, 11 de Junho de 2019 / Bahia

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) realiza até o dia 13 de junho, a fiscalização de produtos juninos. “O objetivo da operação é intensificar a fiscalização de itens cujo consumo aumenta mais nesta época do ano para a festejos de São João, em supermercados, mercados de bairro, mercearias e padarias”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Entre os produtos fiscalizados estão produtos derivados do amendoim (pé-de-moleque, paçoca, cocadas), leite de coco, canela, milho e seus derivados farináceos (farinhas, fubás, milho de pipoca, milho para canjicas), doces, bebidas (licores, batidas), misturas para bolo e queijo cuia (tipo reino).

Os fiscais recolhem amostras para exame em laboratório metrológico. Os produtos estão sendo vistoriados no aspecto quantitativo (para checar se a quantidade do conteúdo dentro da embalagem está em conformidade com a quantidade indicada no rótulo) e no aspecto formal (para checar se as informações descritas no rótulo da embalagem estão de acordo com o que preconiza legislação metrológica em vigor).

Penalidades - Uma vez confirmada a irregularidade em laboratório, a empresa está sujeita ao pagamento de multa que varia de R$100 a R$1,5 milhão. A empresa tem até 10 dias para apresentar a defesa. Consumidores podem contatar o Ibametro pelo 0800 0711888 e registrar uma denúncia para apuração.

Atenção à quantidade: Produtos pré-embalados (aqueles medidos longe da presença do consumidor) devem declarar, de forma clara e na vista principal da embalagem, a quantidade que está sendo comercializada. O chamado conteúdo nominal (a quantidade declarada) deve ser apresentado em cor contrastante com o fundo onde estiver impresso, de modo a facilitar a identificação da informação pelo consumidor.

Foco na etiqueta: Alguns itens muito procurados nesse período – como doces e bolos – podem ser embalados e/ou etiquetados pelo próprio estabelecimento. Nesses casos, a indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara). O mesmo vale para embutidos, como salsichas para cachorro-quente e salsichões.

De olho na balança: Ao comprar qualquer artigo a peso, lembre-se que as balanças usadas no comércio devem ser aprovadas e verificadas pelo Inmetro. Para saber se a aprovação está em dia, observe se ela tem o selo de “verificado até 2019 (ou 2020)”. E se a balança tiver informações como peso e preço em inglês, desconfie! E denuncie ao Ibametro pelo 0800 071 1888 para verificação se a balança está correta para uso comercial no Brasil.


Blogbraga/Ibametro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Mineiros CISO DPVAT Barreiras Paraíba Elo Aço Unopar Dique Denuncia Silvano Santos Fashion Work Dupará Açaí PM Delicia DBT Guarda Municipal Click Tec Oeste Manutenção Fontana Mimoaço Sutrans Bem Brasil Pastel Contabilidade Rondon Rabelo Vida Farma Dr. Márcio Rogério G7 Evolucao Casa da Ferramenta CMO Coyote Extreme Polícia Civil Epis BA Jaú DM Reparos Kenni Henke Sportime Capital Imóveis Imperial P&F MaxCar Luz motos Forte Grãos Neli Global Grupo Marabá