Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Inaugurado há cerca de um ano e meio, Baixio de Irecê ainda continua sem produzir

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019 / Região

As Etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, inauguradas no dia 23 de março de 2018, adicionaram 16 mil hectares irrigáveis à estrutura local de produção agrícola.

O projeto está situado em áreas dos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê e possui um canal de 42 quilômetros de extensão, para captação de água do rio São Francisco.

À época da inauguração – há quase um ano e meio - as estimativas eram de que essas duas primeiras etapas do projeto gerassem cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos em empreendimentos de pequeno, médio e grande portes. Mas até o agora, o Baixio de Irecê continua sem produção. O projeto foi inaugurado pelo então presidente Michel Temer (lembre aqui).

Agricultores e a população da região questionam o não funcionamento do Baixio de Irecê. Até o momento, não foi construída uma estrada asfaltada entre a cidade de Xique-Xique ao povoado de Boa Vista, onde está localizado o projeto de irrigação, para facilitar a trafegabilidade de veículos de carga para o escoamento de uma possível produção.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a implantação do projeto de irrigação foi planejada para ocorrer em nove etapas – quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa é de que o projeto gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos – a lista de culturas potenciais inclui frutas, legumes, algodão e cana-de-açúcar.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Sportime Sutrans Online Celulares Extreme AFS G7 NET Paraíba Grupo Marabá P&F DBT Neli Guarda Municipal Dupará Açaí Global Odontolessa Imperial Minas Aço CISO Delicia ORIX Polícia Civil Dique Denuncia LH Madeiras Contabilidade Rondon PM DPVAT Casa da Informática Luz motos ASMAT Casa do Marceneiro Vida Farma Midori Paisagismo Casa da Ferramenta Ofertas - Hiper Santo Antonio Jaú Mineiros Oeste Beton