MídiaOn

NOTÍCIAS

Investimentos na apicultura e pesca potencializam agricultura familiar no município de Morpará

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018 / Região

Comunidades rurais do município de Morpará, no Território de Identidade Velho Chico, celebraram nesta quarta-feira (07), entregas e assinaturas de convênios com o Governo do Estado, que irão promover a qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares. 

“Essa é uma continuidade das entregas que vem sendo realizadas pelo Estado, resultado de um compromisso firmado no Programa de Governo, que, no município de Morpará, estão fortalecendo cadeias produtivas como a da apicultura e pesca”, destacou Jerônimo Rodrigues, secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

No âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), foram selecionados, no município de Morpará, dois projetos, que totalizam investimentos da ordem de R$ 640 mil, que beneficiarão diretamente 52 famílias. Foram selecionadas, por meio de editais de chamadas públicas do Bahia Produtiva, a Associação Comunitária do Povoado de Benedita e Região e a Associação de Pescadores de Morpará (Assopesca), com projetos voltados para a apicultura e pesca, respectivamente.

“É Governo do Estado ajudando a consolidar a cadeia produtiva do mel em Morpará e região”, ressaltou o prefeito de Morpará, Sirley Barreto, afirmando que esse foi um dia de colheita e de festa para o município.

Na comunidade Bandarra foram entregues a Casa de Extração de Mel e 50 kits apícolas à Associação Flor de Cactos. O secretário Jerônimo Rodrigues também visitou a antiga casa de extração de mel na comunidade.

Já na sede do município, foi realizada a assinatura de um convênio do Bahia Produtiva com a Assopesca, uma visita à unidade de beneficiamento de pescado da associação, além da assinatura de convênio com a Prefeitura Municipal de Morpará, para a implementação do Programa de Mecanização Rural (Promer) emergencial, e um protocolo de intenções sobre o Mais ATER, para a execução, em parceria com o governo estadual, do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) no município. Na comunidade rural do Poção foi realizada a entrega oficial de um viveiro de mudas.

Participaram das atividades em Morpará representantes da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), Itamar Queiroz e Jucelino, consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Taciana, coordenadora pedagógica da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran).

Estavam presentes também representantes do poder legislativo municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o prefeito e secretário de Agricultura de Brotas de Macaúbas, Litercílio Junior e Ailton Alcântara, respectivamente, o assistente territorial do Bahia Produtiva/CAR/SDR, Gilmário Mendes e o secretário e o assessor técnico da Secretaria Municipal da Agricultura de Morpará, Eunício Pereira e Fabiano Souza.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Protegendo Seguros AUTOCAR àguia motos Casas Baiana Imperial CISO Unopar Kenni Henke Silvano Santos Mimogás Expressofia renda extra Mimoso Segurança DBT Online Celulares P&F Segurança em Eventos Dique Denuncia Rabelo Click Tec Sporttime G&G Magazine G7 Gil Dupará Açaí Evolucao Delicia MaxCar Fontana Effect Pantanal SKY Luz motos Clinica Vitoria Extreme Mundo Verde Digital Informatica Cultura PM DM Reparos Grupo Marabá Compre Bem Mineiros Guarda Municipal DPVAT Barreiras Neli Coyote Real Oeste Manutenção Global Dr. Márcio Rogério Contabilidade Rondon Polícia Civil Querência Máquinas Agrícolas