MídiaOn

NOTÍCIAS

LEM: Parque Vida Cerrado comemora nascimento de cervo-do-pantanal

Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 / Cidade

Cervo-do-pantanal  - Imagem Ilustrativa

Fêmea é o quarto exemplar da espécie nascido no local

O cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) é a maior espécie de cervídeo da América Latina, com um peso médio de 100 kg para as fêmeas e 130 kg para os machos. O animal habita várzeas das planícies de inundação dos grandes rios e seus afluentes e, no Brasil, sua área de ocorrência original abrangia as cinco regiões, inclusive o oeste da Bahia, onde é considerado extinto. Em 2012, a população estimada no País era de 25 mil indivíduos.

A espécie passou por diversas ameaças, como a alteração e eliminação de habitats devido ao avanço das fronteiras agrícolas e urbanas, as doenças introduzidas por bovinos e atividades predatórias de caça e, principalmente, a inundação das áreas de várzea para a construção de usinas hidrelétricas. Atualmente, o cervo-do-pantanal é considerado como “Vulnerável” (VU) na avaliação global da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O criadouro científico para fins conservacionistas do Parque Vida Cerrado, localizado entre Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (BA), mantém e reproduz indivíduos de cervo-do-pantanal desde de sua fundação, em 2006 e é, atualmente, a única instituição do oeste da Bahia e Matopiba (polígono formado pelos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins) signatária do plano de conservação da espécie. O programa em questão surgiu há 20 anos, como uma tentativa de manter em cativeiro uma representatividade da constituição genética de populações perdidas.

“Nos 12 anos de história, 13 cervos-do-pantanal já passaram ou nasceram no Parque Vida Cerrado, com quatro reproduções, sendo a última entre a fêmea Dora, que foi trazida em dezembro de 2017 do criadouro da Unesp Jaboticabal para se juntar ao macho Rick. A união resultou no nascimento de Lina, em setembro de 2018, que recebeu este nome em homenagem à D. Lina Galvani, matriarca da família”, conta Maria Fernanda Gondim, médica veterinária do Parque Vida Cerrado.

 “A manutenção e reprodução destes animais sob os cuidados humanos é uma estratégia fundamental para a conservação da espécie, além de ter a função de informar e sensibilizar a comunidade quanto aos desafios relacionados à conservação da espécie em ambiente natural”, comenta Gondim.  

Em 22 de outubro, Maria Fernanda e a diretora-executiva do Parque Vida Cerrado, Mariângela Pinho  participaram da 4° Reunião do Programa de Conservação do Cervo-do-Pantanal, que ocorreu em Jaboticabal (SP) e teve como objetivo avaliar os 20 anos de conquistas e desafios do projeto em prol da conservação da espécie, sendo também um momento importante para envolver os técnicos das instituições signatárias e discutir os principais resultados e desafios visando o aumento da população em cativeiro. 

Sobre o Parque Vida Cerrado

Inaugurado em 11 de setembro de 2006 pela Galvani e o Instituto Lina Galvani, o Parque Vida Cerrado é o primeiro e único centro de conservação e educação ambiental do Cerrado baiano. Com 20 hectares de extensão, o parque atua por meio de ações educativas e continuadas, colaborando para o desenvolvimento socioambiental da região do Oeste Baiano. Em 12 anos de atuação, o Parque Vida Cerrado já recebeu mais de 25 mil visitantes.

O Parque tem como visão consolidar-se como referência em conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Cerrado do Matopiba. Sua missão é contribuir com a convivência sustentável da sociedade com o Cerrado.

Atualmente, o Criadouro Científico de Fauna Silvestre para Fins de Conservação do Parque Vida Cerrado possui cerca de 30 animais de 10 espécies típicas da região, sendo algumas ameaçadas de extinção.


Blogbraga/Grupo CDI – Comunicação e Marketing

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Effect Dr. Márcio Rogério Querência Máquinas Agrícolas AUTOCAR G&G Magazine renda extra Digital Informatica Evolucao DBT Unopar Polícia Civil Cultura Segurança em Eventos Dupará Açaí PM Dique Denuncia Expressofia Luz motos Click Tec Imperial CISO P&F Global Sporttime Kenni Henke Oeste Manutenção Casas Baiana Mundo Verde Contabilidade Rondon Gil DPVAT Barreiras Rabelo Grupo Marabá Silvano Santos MaxCar Online Celulares Coyote Neli Mineiros Extreme Clinica Vitoria Real Delicia àguia motos Pantanal Compre Bem Protegendo Seguros Guarda Municipal DM Reparos Fontana Mimoso Segurança Mimogás SKY G7