Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Médica que mora em Jacobina recebe primeira dose da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Oxford

Domingo, 26 de Julho de 2020 / Bahia

A médica Cilmara Melo, natural de Salvador e residente em Jacobina, município da Chapada Norte, foi a primeira profissional que atua na região a testar a vacina experimental contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. “É meu dever como profissional da saúde contribuir com a ciência e trazer essa segurança à população”, explica a ginecologista e sócia de uma clínica. Ela tomou a dose na última quarta-feira (22) e virou notícia na região.

Melo foi selecionada entre os profissionais da área da saúde que se voluntariaram, em todo o país, para a participar dos testes das vacinas. O ato de coragem e altruísmo da médica será fundamental para que os pesquisadores cientistas entendam o funcionamento da vacina e assim finalizar a última etapa na produção, que é a comprovação da sua eficácia. Cilmara recebeu a dose da vacina em um laboratório na capital baiana. Antes, passou por uma série de exames e avaliações do seu estado geral de saúde.

Os voluntários serão acompanhados por cientistas brasileiros e supervisão internacional por um ano, período considerado suficiente para coletar resultados que comprovem, ou não, a eficácia do imunizante. É regra, no mundo científico, que toda vacina deve, obrigatoriamente, passar por importantes fases até a sua aprovação e produção em escala: fase pré-clínica, estudos em animais e, por fim, em humanos. Só após essas fases é possível atestar se a vacina produz anticorpos, se é realmente eficaz e protege contra o vírus.

A vacina de Oxford foi produzida com a junção de proteínas do Sars-Cov-2 e o adenovírus inativado. Nesta última fase de testes a ideia é descobrir se a vacina produz uma resposta de memória imunológica nos pacientes testados. Em outras palavras, no organismo da ginecologista Cilmara Melo pode já estar circulando uma das possíveis saídas para a maior pandemia do século, que é, sem dúvida, um ato de coragem e de grande contribuição com a Ciência.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro/Fonte: Jornal da Chapada com texto base de Tamara Leal

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Grupo Marabá Odontolessa Casa da Informática Oeste Beton Extreme Luz motos Imperial Delicia Casa da Ferramenta Neli Online Celulares CISO DPVAT Vida Farma Contabilidade Rondon Global LH Madeiras PM P&F Guarda Municipal Paraíba Minas Aço Casa do Marceneiro Jaú ORIX Dupará Açaí G7 NET Sportime AFS Ofertas - Hiper Santo Antonio Polícia Civil Mineiros Dique Denuncia Sutrans Midori Paisagismo ASMAT DBT