MUNDO: Uma breve história do início dos jogos olímpicos
Estádio em Olímpia - Grécia (Foto da Internet)
Corrida antiga (Foto da Internet)
Símbolo das Olimpíadas representando os cinco continentes (Foto da Internet)
UMA BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS
OS Jogos olímpicos originara-se milhares de anos atrás, em 776 AEC, mas muitos dizem que sua origem remonta pelo menos cinco séculos antes, na cidade de Olimpia, na Grécia antiga e eram realizados em homenagem aos deuses gregos, em especial Zeus, que para os gregos era o rei dos deuses.
Acreditando que o atletismo agradava aos espíritos dos mortos, os gregos antigos realizavam festivais nacionais que misturava religião e esporte.
Nas olímpiadas originais havia só uma competição, uma boa corrida a pé. Com o tempo vieram a incluir outras competições, como corridas de carros romanos(bigas) e rigorosas provas de resistência.
O lema Olímpico é Citius, Altius, Fortius – mais rápido, mais alto, mais forte, em latim
A chama Olímpica queimava no altar de Zeus durante os jogos na antiguidade. Hoje, uma tocha é acesa pelos raios do sol em Olímpia, e daí é transportada para o local dos jogos.
Inicialmente competições eram vetadas às mulheres, que não podiam nem mesmo assistir as disputas. Com exceção das sacerdotisas de Dêmetra. As mulheres, contudo, tinham um torneio próprio, disputado pouco antes das Olimpíadas, no mesmo estádio de Olímpia, e que era batizado de Heraea, uma homenagem a Hera, esposa de Zeus.
Há exatos cento e dezesseis anos, em 11 de julho de 1900, a primeira mulher recebia um ouro olímpico. Foi a tenista britânica Charlotte Cooper, vencedora nas finais de simples e duplas mistas nos Jogos de Paris. Ao todo vinte e duas mulheres competiram em meio a 975 atletas homens. Competiram no tênis, vela, croquete, hipismo e golfe.
O símbolo das Olimpíadas é formado por cinco anéis entrelaçados, para simbolizar a amizade esportiva de todos os povos e que representa os cincos continentes, cada um representando uma cor:
OCEANIA - ASIA - AFRICA - EUROPA - AMERICA
Blogbraga/Repórter Paiva Compartilhar no Whatsapp