Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Na Bahia, Presidente Bolsonaro visita obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Sexta-feira, 11 de Setembro de 2020 / Bahia

Parceria com a Valec foi assinada durante visita do Presidente Jair Bolsonaro a obras da ferrovia

O Presidente Jair Bolsonaro visitou nesta sexta-feira (11), em São Desidério (BA), as obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que será uma importante via de escoamento de grãos e minério do estado da Bahia. Na ocasião, foi assinada uma parceria com o Exército para a execução de um trecho da obra.

A obra completa terá aproximadamente 1.527 quilômetros e ligará o futuro Porto Sul, em Ilhéus (BA), à cidade de Figueirópolis (TO), com um investimento previsto de R$ 8,9 bilhões.

Na cerimônia, o Presidente Bolsonaro afirmou que o objetivo é terminar as obras já em andamento. "Pouca gente pensou em investir em ferrovias e nós optamos - antes de investir, massivamente, em rodovias e ferrovias - é terminar as obras já começadas, porque isso demonstra que nós temos zelo pelo recurso público e realmente estamos investindo em algo bom para o nosso Brasil", afirmou.

"Então, essa grande obra que está sendo concluída aqui, que nos próximos anos será efetivada nos ligando com o resto do Brasil, para norte e sul; bem como  lá para o Sul, via Malha Paulista, entre outros, bem demonstra que a capacidade do Tarcísio em negociar, em convencer, é enorme e essas obras estão aos poucos aparecendo em nosso Brasil", finalizou.

Quando pronta, a ferrovia deve se tornar um caminho de escoamento do minério das cidades de Caetité e Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, e de grãos da região oeste do estado para os mercados interno e externo. A via deve ainda reduzir custos de transporte. Futuramente, a Oeste-Leste deverá se conectar à malha da Ferrovia Norte-Sul, o que traria vantagens competitivas e melhorias para a logística nacional.

Durante a visita às obras, foi assinado o termo de parceria entre a Valec e o Exército Brasileiro que será responsável pela conclusão de trecho de 18 quilômetros do Lote 6 da ferrovia próximo a Correntina (BA). A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura.

A parceria marca a retomada da participação do batalhão Exército às obras em ferrovias. É a primeira vez, desde 1990, que um batalhão assume uma obra de ferrovia.

Além de ampliar e melhorar a qualidade das rodovias, o Governo Federal também quer investir mais nas ferrovias nacionais, tornando-as uma alternativa logística com maior potencial para o escoamento da produção brasileira. Atualmente, o modo ferroviário corresponde a 15% da matriz de transporte brasileira. O objetivo é chegar a 30% nos próximos 10 anos. Para essa ampliação, o Ministério da Infraestrutura aposta na participação da iniciativa privada por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).


Blogbraga/Planalto - Gov.br/Fotos: Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dupará Açaí PM ASMAT ORIX Casa da Ferramenta P&F Paraíba Dique Denuncia Casa do Marceneiro Ofertas - Hiper Santo Antonio DBT DPVAT Contabilidade Rondon Imperial Delicia Neli Sportime Online Celulares Grupo Marabá Polícia Civil G7 NET Oeste Beton Posto Sutrans CISO AFS Jaú LH Madeiras Global Minas Aço Extreme Casa da Informática Rivaldo Midori Paisagismo Luz motos Vida Farma Guarda Municipal