MídiaOn

NOTÍCIAS

Na Semana do Cerrado, ABAPA apoia iniciativas que promovem a sustentabilidade e a preservação do bioma

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

Recuperação de nascente, Simpósio Regional e arborização integram ações apoiadas pela Associação na Semana de 11 a 15 de setembro

Durante toda a semana de 11 a 15 de setembro, as atenções se voltam para debates, discussões e ações sustentáveis em referência à preservação do bioma Cerrado, que tem no dia 11, o dia Nacional do Cerrado. Para a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) integrar as ações com este fim, é uma forma, também, de homenagear o bioma e os produtores que nele plantam, tiram o sustentam, mas, principalmente, que entendem a importância de mantê-lo preservado para as futuras gerações.

“A Bahia é o segundo maior produtor brasileiro de algodão e possui as maiores produtividade no milho e na soja. A cultura do algodão se destaca por gerar cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos apoiando a economia de uma região com a vocação natural para a agricultura. Apesar do crescimento da produção agrícola, a preservação ambiental não foi deixada de lado. Em parceria com os órgãos ambientais, os agricultores conservam em suas propriedades 37% de todo o cerrado baiano diante da imobilização das áreas com vegetação nativa, a um custo de mais de R$ 11 bilhões”, explica o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato. 

Quem participou da abertura do Simpósio Regional em Agronegócio e Conservação do Cerrado, realizado pela Universidade do Oeste da Bahia (Ufob), - evento apoiado pela Abapa -  na terça-feira (11,) pode conhecer um pouco mais da integração existente entre Cerrado e agricultura. Um dos palestrantes, o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, discorreu sobre o estudo que realizou na região para calcular a extensão de terras reservadas pelos produtores locais. Além do mapeamento por satélite, utilizou dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, do Ministério do Meio Ambiente e, como resultado, a confirmação de que o Oeste Baiano conserva 53% do seu bioma natural, num total de 4,2 milhões de hectares preservados. Destes, 35% estão nas propriedades agrícolas, o maior percentual de todo o país e um dos maiores do mundo. 

Durante o seminário, a Abapa realizou a distribuição de 400 mudas de espécies de árvores nativas do Cerrado a estudantes e público em geral. Esta ação também foi estendida, para o município de Riachão das Neves, com a entrega de 300 mudas de ipês, jacarandás, cedros, entre outras, às secretarias de Educação e Meio Ambiente que serão entregues a alunos de escolas públicas e também, plantadas ao longo de ruas e em espaços públicos da cidade durante a Semana do Cerrado. Esta ação teve a parceria da empresa SLC Agrícola. 

Recuperação de nascente – A recuperação da nascente localizada na comunidade de Boqueirão do Sirico, em Barreiras durou toda a terça-feira (11) e foi mais uma ação da Abapa na Semana do Cerrado. No local, foi realizado o isolamento da ‘veio d’agua’ que estava totalmente degradado pelo assoreamento e pisoteio de animais. Uma área de 200 metros quadrados em torno da nascente foi cercada, garantindo que as 18 famílias da comunidade recebam água em abundância para irrigar as plantações e para o consumo das criações. 

O Programa de Recuperação de Nascentes do Oeste da Bahia é uma iniciativa dos produtores rurais da região, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).  Dentro do projeto já foram recuperadas 24 nascentes dos municípios de Barreiras, Cocos, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Correntina e Wanderley, onde também já foram realizados os treinamentos práticos com os técnicos da Prefeitura e dos povoados.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Pantanal Dique Denuncia Extreme Clinica Vitoria Compre Bem Dr. Márcio Rogério Dupará Açaí Fontana Digital Informatica Unopar Neli Contabilidade Rondon Luz motos Casas Baiana Casa da Ferramenta Grupo Marabá Coyote Imperial Click Tec Online Celulares Delicia P&F DPVAT Barreiras Silvano Santos Querência Máquinas Agrícolas Rabelo Polícia Civil PM renda extra SKY àguia motos Mimoso Segurança Guarda Municipal Kenni Henke Mundo Verde DM Reparos G7 Expressofia CISO Oeste Manutenção Mineiros Segurança em Eventos AUTOCAR Mimogás G&G Magazine Global Sporttime MaxCar Effect Cultura Gil DBT Evolucao