Governo da Bahia

NOTÍCIAS

NOTA À IMPRENSA: MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Sábado, 23 de Março de 2019 / Brasil

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), participa a previsão de formação de um ciclone com possíveis características tropicais, a partir do dia 23, quando poderá ser classificado como uma Depressão Tropical. Caso a intensidade dos ventos observados venha a superar 61 km/h, o fenômeno será reclassificado como Tempestade Tropical “Iba”, expressão em tupi-guarani que significa “ruim”. A nomenclatura será oficialmente estabelecida por meio de Aviso Especial publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima nº 19, disponível em https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/normas-legislacoes. O ciclone pode permanecer atuando no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 26.

O fenômeno está associado a convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 29ºC e 30ºC, portanto acima de sua média climatológica para o mês. São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone. Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Linhares (ES) e Porto Seguro (BA), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, estendendo-se ao Sul deste trecho até Vitória (ES) e ao Norte até Salvador (BA), com ondas até 2,5 metros, entre o dia 23 pela manhã e o dia 24 à noite. A condição de tempo severo provocada por este sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico  https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

A Marinha do Brasil, o INMET e o CPTEC/INPE acompanharão a formação e a atuação deste sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites: https://www.marinha.mil.br/chm/, http://www.inmet.gov.br/portal/ e https://www.cptec.inpe.br/ ou pelo Facebook, em “@servicometeorologicomb” e “@inpe.cptec”. As informações também podem ser acessadas por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", que se encontra disponível para download na internet, tanto para o sistema Android, quanto para o IOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar
(RUMAR).

 Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. 


Blogbraga/Comunicação Social Diretoria de Hidrografia e Navegação

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DBT Extreme Kenni Henke P&F Bem Brasil Pastel Luz motos Click Tec Guarda Municipal Dr. Márcio Rogério Polícia Civil Contabilidade Rondon Grupo Marabá Mimoaço DM Reparos PM Dupará Açaí MaxCar Vida Farma Sutrans Silvano Santos Jaú Mineiros DPVAT Barreiras Evolucao Forte Grãos Imperial Dique Denuncia Elo Aço Coyote Fontana Sportime Global Unopar Delicia CISO Oeste Manutenção Rabelo Neli Paraíba Casa da Ferramenta G7