Governo da Bahia

NOTÍCIAS

O COTIDIANO DAS PESSOAS DE LEM, REGIÃO E DO BRASIL: RÉVEILLON DE COPACABANA/2016

Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2016 / Cidade

Um internauta do Blogbraga nos enviou fotos dele com os amigos no Réveillon no Rio de Janeiro em Copacabana/2016. Segundo o internauta Tassyo é fã do Blogbraga. 

A equipe do Blogbraga agradece ao internauta pelo carinho e atenção prestada ao mesmo. O Blogbraga mostrando o dia a dia das pessoas de LEM da região e do Brasil e a vida segue na normalidade.

HISTÓRIA DO RÉVEILLON DE COPACABANA

O Réveillon em Copacabana na década de 50 era comemorado por pequenos grupos de praticantes do Candomblé. Eles saudavam a chegada do ano novo vestidos de branco e com muitas flores. Reuniam-se ao longo da praia fazendo suas rezas e danças. De vez em quando, algum praticante entrava em transe e saia rolando pelo chão, emitindo estranhos grunhidos. No momento culminante, o grupo se encaminhava para o mar cantando hinos muito bonitos. 

Algumas mulheres entravam na água carregando um barco, provavelmente feito de madeira, que levava flores e outras oferendas, ultrapassando a primeira arrebentação das ondas. Elas colocavam o barco na água e o empurravam para o fundo. Se o mar levasse o barco embora era sinal de que Iemanjá tinha aceitado a homenagem e o ano seria bom. Se o barco fosse devolvido para a areia, era um mau presságio.

Aos poucos foi aumentando a quantidade de pessoas que iam assistir ao espetáculo. Tudo num silêncio mágico, que só era interrompido, durante alguns minutos, pela queima de fogos organizada por restaurantes e hotéis, já na década de 70, sem alto-falantes e sem holofotes. Um espetáculo ao mesmo tempo calmo e emocionante.

Percebendo o potencial de marketing do evento, que já reunia perto de um milhão de pessoas, em 1992, o antigo prefeito do Rio, César Maia, passou a utilizar o evento, como sendo da prefeitura, e a festa passou a ter grandes shows, muita luz e muito barulho.

Hoje, o Réveillon de Copacabana ganhou proporção de evento mundial, fazendo parte do calendário da cidade e tornando a temporada tão frequentada quanto o Carnaval carioca.

A festa de Réveillon em Copacabana é uma das mais bonitas e conhecidas do mundo. Inclusive, a celebração da virada de 2011 para 2012, foi premiada como a MELHOR DO MUNDO.


blogbraga/História do Réveillon/Google

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
G7 NET DPVAT Barreiras Jaú Imperial ASMAT CISO Coyote Online Celulares Oeste Beton Mineiros AFS Guarda Municipal Global LH Madeiras Minas Aço Luz motos Oeste Manutenção Delicia Midori Paisagismo Sportime Grupo Marabá Paraíba PM ORIX DBT Casa da Informática Contabilidade Rondon Extreme P&F Polícia Civil Casa do Marceneiro Dique Denuncia Dupará Açaí Neli Vida Farma Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa da Ferramenta Sutrans Odontolessa