GOV São Camilo

Corbã
SICREDI
Ação
NOTÍCIAS

O FONO FALA: A contribuição da Fonoaudiologia na Terceira Idade

Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021 / Cidade

Dr. Darkson

Dentro do processo de envelhecimento, um dos aspectos que fica mais evidente são as alterações da comunicação, o que pode levar o idoso a uma vida isolada e pouco ativa, algo que o impulsiona rumo à deterioração das condições psíquicas e físicas devido à solidão, ansiedade e baixa alto estima; tudo decorrente da incapacidade ou dificuldade de se comunicar. 

A explicação para muitos distúrbios da voz e da fala encontra-se na desarmonia do sistema neurológico, físico, psicológico e social. A gagueira, a rouquidão, os vícios de pronúncia, os tremores na voz, a rigidez na articulação, a mudança de altura e do tom, alterações na deglutição e etc, podem ser resultados de um mau funcionamento de um ou de vários dos conjuntos dos sistemas mencionados.

A presbiacusia caracteriza-se como um problema auditivo geralmente decorrente da idade. Com o passar do tempo o sistema auditivo perde algumas células ciliadas responsáveis pela audição. Desta forma, torna-se importante o idoso consultar o fonoaudiólogo para avaliar tal condição por meio de avaliação e exames específicos.

Dr. Darkson Marques
Fonoaudiólogo
CRFA 4 - 11000


Instagram: @darksonmarques                 Contato: 77 99962-5484


Blogbraga/Colunista - Dr. Darkson Marques

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Casa do Marceneiro Jaú UMOB Delicia Imperial Sutrans Casa da Ferramenta LH Madeiras Grupo Marabá CISO Extreme Açaí do Chiquinho Vida Farma ASMAT DBT JBJ Dupará Açaí Paraiba Minas Aço Online DPVAT Neli Contabilidade Rondon Oeste Beton P&F Paraíba Guarda Municipal Sportime G7 NET Xikito SBS Luz motos Global Ofertas - Hiper Santo Antonio PM Dique Denuncia