Governo da Bahia

NOTÍCIAS

O TJ-BA é um valor pétreo da democracia brasileira, diz Nelson Leal.

Sexta-feira, 08 de Novembro de 2019 / Bahia

Em moção pelos 70 anos do Fórum Ruy Barbosa e 170 anos de nascimento do jurista baiano, chefe da Alba destaca seus legados para recolocar o Brasil no trilho da normalidade institucional.

Ao se congratular com o Tribunal de Justiça da Bahia, pelas celebrações dos 70 anos do Fórum Ruy Barbosa e 170 anos de nascimento do jurista baiano que dá nome ao símbolo maior da Justiça do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Nelson Leal (PP), destacou a importância do TJ-BA no processo histórico de construção da democracia brasileira desde o Brasil Colônia. A moção foi apresentada à Secretaria Geral da Mesa da Casa, na manhã desta quinta-feira 7.

“O Tribunal de Justiça da Bahia, que é o primeiro das Américas, se constituiu num valor pétreo da democracia brasileira, em seus 410 anos de existência. A Corte foi instalada na Bahia em 1609, com a denominação de Tribunal de Relação do Estado do Brasil. O nome Tribunal de Justiça da Bahia veio somente com a Constituição Federal de 1946. Ou seja, desde o século XVII que a Corte trabalha na defesa do estado de direito e da democracia no país”, disse o chefe do Legislativo estadual.

Na moção, o presidente da Alba, além de sublinhar os valores abolicionistas de Ruy Barbosa e o significado histórico do Fórum para a Justiça do Estado, ainda exaltou o calendário de atividades do evento e o trabalho da Comissão Organizadora.

 “Muito ricas de conteúdo as celebrações do Tribunal. Foram uma aula de história do Brasil. Resgatar a memória e os princípios de Ruy Barbosa, um dos maiores brasileiros de seu tempo, contribui para a formação política de nossa gente. Aproveito para elogiar o esforço e o bom gosto dos desembargadores Lidivaldo Brito, Maria da Purificação e Maria da Graça Osório Pimentel”, enfatizou, Leal.

Presidente da Alba expressou, também, preocupação com a situação atual do Brasil, e o papel desempenhado pelo TJ-BA na crise. “O país atravessa um momento delicado, no centro de uma crise multifacetada, de caráter institucional, econômico, administrativo, social e até certo ponto, moral. Nesse contexto, a experiência secular da Corte baiana tem um valor inestimável, assim como dos demais tribunais do país e, evidentemente, das Cortes Superiores”, avalia.

Ao salientar o legado e a excelência no exercício de várias profissões de Ruy Barbosa (1849 - 1923), que completou na terça-feira última 170 anos de nascimento, o parlamentar exortou os homens públicos do país a investirem-se dos valores republicanos e democráticos do ‘Águia de Haia’.

“Ruy Barbosa deixou um legado nobre a toda humanidade, notadamente aos brasileiros, como homem público. Esteve à frente de seu tempo como jurista, advogado, político, jornalista, diplomata e escritor. Foi um dos maiores políticos da história brasileira. Abraçar seus valores contribuirá bastante na tarefa de recolocar o Brasil no trilho da normalidade institucional”, sugeriu o chefe da Alba. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Fontana Unopar Contabilidade Rondon Bem Brasil Pastel Mineiros Global Guarda Municipal Elo Aço Jaú Apple Shop CMO Mimoaço Casa da Ferramenta Sutrans Coyote Capital Imóveis Rabelo Epis BA Polícia Civil MaxCar Delicia DM Reparos Dique Denuncia G7 NET CISO DPVAT Barreiras Vida Farma Extreme Evolucao Oeste Manutenção Imperial Luz motos Paraíba Click Tec PM Neli Grupo Marabá DBT Sportime P&F Dupará Açaí Fashion Work