Bahia Farm Show Modelo Gestão Bahia

NOTÍCIAS

Oficina de requisitos básicos para o funcionamento de pequenos abatedouros é realizada em Salvador

Sexta-feira, 22 de Março de 2019 / Bahia

Mais de 160 representantes de municípios baianos participaram, nesta quinta-feira (21), em Salvador, de uma oficina de requisitos básicos para o funcionamento de pequenos abatedouros. A iniciativa faz parte da Formação do Sistema de Inspeção Municipal (FormaSim), uma estratégia da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para fomentar a implantação do Serviço de Inspeção nos municípios do estado da Bahia por intermédio de consórcios  públicos.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) pretende promover, além da formalização das agroindústrias, a valorização e melhoria da qualidade dos produtos de origem animal. 

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou que a secretaria criou um sistema específico para gerenciar e operacionalizar o SIM: “Temos um grande investimento nos quatros cantos da Bahia, em vários cenários para agricultura familiar, assistência técnica, consumo produtivo, agroindústria, através dos nossos projetos, a exemplo do Bahia Produtiva e  Pró-Semiárido e o Mais Ater. Hoje, consolidamos essa estratégia, com a primeira oficina para os técnicos contratados pelos consórcios aderirem a esse sistema”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apresentou as estratégias do Governo do Estado que estão sendo executadas por meio da CAR, a exemplo do SisSIM, Portal SIM, Forma SIM, ferramentas que possibilitam o acesso dos consórcios e prefeituras municipais a perfis agroindustriais de pequeno porte, além de materiais de divulgação e de formação para a implantação e fortalecimento do SIM.

Segundo Dias, a oficina foi pensada para que se possa obter uma ação proativa dedicada aos abatedouros: “Esta capacitação é para que os técnicos, gestores do SIM e os envolvidos nos convênios aqui presentes reúnam as informações básicas do que precisa ser recomendado para as plantas dos abatedouros já existentes”.

A veterinária e coordenadora de projetos do Consórcio Público Bacia do Jacuípe, Leia Ribeiro, destacou que o FormaSIM é um dos primeiros instrumentos importantes para a formação, pois traz o conhecimento e a comunicação entre vários técnicos que atuam na implantação do SIM nos municípios. Ela também observou que a  oficina permite ouvir outras esferas, de outros órgãos  de governo, a respeito  dessa reformulação  e construção do serviço de inspeção: “O SIM tem manifestado a necessidade desses municípios estarem  legalizando uma atividade  que já é feita há muito tempo e agora tem ganhado força através de todos os municípios  consorciados e não consorciados,  no sentido de impulsionar  o desenvolvimento da atividade por meio da formalização dessas agroindústria.

Palestra

O evento contou com uma palestra sobre a estruturação do SIM, visando a adesão ao SISBI, do representante do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Altair Oliveira, sobre o serviço de inspeção: Gestão e Desafios na Implementação, com o representante da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), aspectos técnicos e legais do abate de aves, com José Ramos e  Anete Cruz (ADAB), além de um Nivelamento Técnico e Operacional com as equipes de SIM, com Jocemari Santos,  do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) .

Estiveram presentes ao evento representantes da sociedade civil organizada, consórcios públicos, prefeituras, universidades, da Assembleia Legislativa  e do Governo do Estado.


Blogbraga/Assessoria de comunicaçao

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Grupo Marabá Online Celulares Sportime Fontana Imperial Dupará Açaí Kenni Henke Evolucao MaxCar DM Reparos Ademilar Mimoso Segurança Oeste Manutenção Forte Grãos Pantanal Dr. Márcio Rogério Mimoaço Jaú Digital Informatica DPVAT Barreiras Dique Denuncia Extreme PM Casa da Ferramenta CISO Sutrans P&F Neli Rede Multiassistencia Delicia Click Tec Guarda Municipal Aliança Paraíba Silvano Santos Global Mineiros Cultura Bem Brasil Pastel Contabilidade Rondon Unopar G7 Elo Aço Luz motos DBT Polícia Civil Coyote Vida Farma Rabelo AUTOCAR