Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Prazo para consulta pública do Relatório do ZEE-BA é prorrogado até 5 de dezembro

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020 / Bahia

O Governo do Estado prorrogou até o dia 5 dezembro o prazo para manifestações e contribuições do Relatório final do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Bahia, que está disponível no site: www.zee.ba.gov.br. A construção desse instrumento de política pública do Estado é fruto de uma parceria entre as secretarias do Meio Ambiente (Sema) e do Planejamento (Seplan).

Durante todo o processo de elaboração do ZEE, as equipes técnicas da Sema e da Seplan percorreram os diversos municípios representantes dos Territórios de Identidade. Depois de 14 audiências públicas, 27 escutas territoriais, canal aberto na internet e criação de WebSig (aplicação que oferece dados espaciais para os usuários), foram contabilizadas 1.757 diretrizes. Desse total, 69 foram incorporadas, o que correspondeu a alteração de 70% dos textos das diretrizes originais. 

“Este é um projeto que foi amplamente debatido junto com a sociedade, desde 2009, o que resultou nas diretrizes que compõem o documento técnico, que divide o estado em 36 zonas, levando em consideração aspectos geoambientais, da biodiversidade e das atividades produtivas. Atendendo a solicitações de diversos setores da sociedade, estamos prorrogando o prazo para a consulta pública", ressaltou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro. 

Após o dia 5 de dezembro, período de intervenção da população, a Comissão Técnica do ZEE-BA terá o prazo de 30 dias para analisar todas as contribuições. Depois de revisado, o documento final será encaminhado a Procuradoria Geral do Estado, que o transformará em Decreto para ser assinado pelo governador Rui Costa.

“O ZEE, como ferramenta de gestão, se faz ainda mais importante na pós-pandemia, pois propõe um desenvolvimento pautado no uso sustentável dos recursos naturais e no equilíbrio dos ecossistemas existentes, indicando os potenciais econômicos de cada área, sem deixar de lado a preservação ambiental e a qualidade de vida das pessoas", destacou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira. 

ZEE - é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/81, Decreto Federal n.º 4297/02 e Lei Estadual nº 10.431/06) que visa orientar o planejamento, a gestão e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, considerando as potencialidades e limitações ambientais e socioeconômicas, tendo por objetivo maior o desenvolvimento sustentável.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Sportime Midori Paisagismo Contabilidade Rondon Sutrans Neli Rivaldo Posto Oeste Beton Dupará Açaí Casa da Ferramenta LH Madeiras CISO Minas Aço PM G7 NET Imperial Grupo Marabá Jaú Ofertas - Hiper Santo Antonio Paraíba Global Casa da Informática Dique Denuncia Casa do Marceneiro ASMAT Vida Farma Luz motos DPVAT Delicia AFS Extreme Guarda Municipal Online Celulares Polícia Civil ORIX DBT P&F