Governo

Sicredi
NOTÍCIAS

Prefeitura anuncia parceria com rede de supermercados para produção de composto orgânico

Terça-feira, 28 de Outubro de 2014 / Cidade

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA), realizou neste sábado, 25, uma palestra educativa sobre a técnica para produção de Compostagem, na sede do Centro de Triagem da Coleta Seletiva Solidária de Luís Eduardo Magalhães. A capacitação teve como publico alvo os servidores da SEMA e membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Luís Eduardo Magalhães.

Para a secretária da pasta, Fernanda Aguiar, a ideia é que as ações, breve, envolvam toda a comunidade. “Vamos começar um desafiador trabalho de envolver os integrantes da Associação de Materiais Reciclados, a produzir e comercializar composto orgânico. Em uma parceria com o Hiper Mercado Santo Antonio, a Associação receberá os produtos orgânicos comercialmente inservíveis, para iniciarem a produção de Compostagem”, comentou, lembrando que 50% do composto orgânico será destinado ao Viveiro Municipal, para auxiliar no plantio de mudas na arborização urbana.

Na tarde da sexta-feira, 24, a secretária acompanhou a entrega de lixeiras recicláveis em escolas municipais do bairro Santa Cruz. A ideia é estender a parceria para que todas as escolas da rede também sejam contempladas. “É uma iniciativa que só tem a crescer. Esperamos que outras empresas da nossa cidade se inspirem no exemplo do Hiper Santo Antônio”.

Durante a palestra, ministrada pelo ativista social e ambiental Acássio Rivelino foram apresentados vídeos de experiências envolvendo a compostagem realizadas em outros municípios. O palestrante também comentou como é possível para a associação gerar renda com os produtos orgânicos que a cidade produz. “Além desse material que virá da rede de supermercados, poderão também incluir o lixo orgânico das residências na Coleta Seletiva” instigou o ambientalista mostrando questões técnicas de como produzir o composto orgânico, de acordo com a realidade da Associação.

O que é - A Compostagem é o processo de transformação de materiais orgânicos como restos de verduras , frutas, gramas e restos de podas em um composto orgânico utilizáveis na adução natural para plantas. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.


Ascom/Lem

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Casa da Ferramenta Online Grupo Marabá Sportime Neli Sutrans Transporte Guincho Jaú DPVAT Guarda Municipal UMOB DBT P&F Dique Denuncia Global SBS Delícia G7 NET CISO PM Dupará Açaí LH Madeiras Açaí do Chiquinho Paraíba Vida Farma Imperial Extreme Contabilidade Rondon Minas Aço ASMAT Casa do Marceneiro Luz motos