Governo da Bahia

NOTÍCIAS

PREFEITURA DÁ INÍCIO AÇÕES DE DESASSOREAMENTO DO RIO GRANDE, EM BARREIRAS

Sábado, 07 de Setembro de 2019 / Região

Uma ação prévia a Semana do Cerrado (comemorada de 9 a 14 deste mês) está sendo posta em prática pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Projeto Barreiras Bonita Por Natureza, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Barreiras, no leito do Rio Grande, no centro da cidade. Trata-se do projeto de desassoreamento do rio, elaborado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e que após ser validado junto ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no formato de inexigibilidade de outorga, começou a ser executado nesta quinta-feira (5).

Durante pelo menos 15 dias homens e máquinas irão trabalhar retirando bancos de areia que se formaram ao longo dos anos e que aos poucos foram comprometendo a vazão da água no local chamado de Baia da Guanabara. “Era um anseio da população de Barreias, as pessoas ficavam impressionadas com a imagem impactante da baixa no rio. Pensavam que o rio estivesse morrendo e modificando o seu curso”, explica o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior.

O prefeito Zito Barbosa acompanhou de perto o andamento dos trabalhos e falou da ação de preservação. “É uma intervenção de suma importância para a preservação do curso d’água e recuperação do leito do nosso Rio Grande, que é um cartão postal da nossa cidade, um patrimônio natural. Por isso após obtermos a autorização do Inema, iniciamos os trabalhos de desassoreamento, com o objetivo de preservar a beleza desse rio maravilhoso, bem como assegurar as condições da prática dos esportes náuticos em nossa cidade”, disse.

Amparado por um amplo e criterioso estudo, realizado na secretaria, o projeto prevê a retirada de bancos de areia em pelo menos dois pontos do rio, próximos ao Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha. O curso d’água permanecerá com as mesmas características e a retirada será apenas do material oriundo de assoreamento que foi acumulado. Com esta ação serão evitados danos a flora e a fauna, possíveis inundações nesse trecho e, ainda garantirá mais segurança à população, quanto ao risco de acidentes.

De acordo com a engenheira ambiental que trabalhou na elaboração do projeto, Marisa Rodrigues Costa, todo o levantamento técnico foi apresentado ao Inema em outubro de 2017, com total consentimento, por parte do órgão. “Este relatório foi elaborado com base na legislação ambiental vigente e normas técnicas existentes que tratam do assunto, considerados suficientes para o efetivo controle ambiental da atividade proposta”, explica.

Após a conclusão dos trabalhos de desassoreamento, já na Semana do Cerrado, um grande mutirão, no dia 14, unirá entidades e população para a limpeza do Rio Grande. Todo material retirado será levado a Praça Landulfo Alves e ficará exposto por um período, quando estudantes de escolas públicas, privadas e universidades passarão pelo local. A proposta da Secretaria de Meio Ambiente visa chamar a atenção para ações de prevenção e educação ambiental.

Sobre o Rio Grande – O Rio Grande é um dos mais importantes afluentes do rio São Francisco e nasce próximo à divisa entre Bahia e Goiás, na Fazenda Santa Emília em São Desidério, percorre 502 km até chegar ao Rio São Francisco, em Barra do Rio Grande. Da nascente à foz, há um desnível de aproximadamente 450 m. Os afluentes da margem esquerda têm maior potencial hídrico que os da direita. Devido a concentração de chuva e alimentação dos aquíferos. Na margem esquerda, os principais afluentes do Rio Grande são os rios das Fêmeas, de Ondas, Branco e Preto. Na margem direita é o rio São Desidério.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Dupará Açaí Grupo Marabá Dique Denuncia DM Reparos Extreme PM DBT Epis BA Oeste Manutenção Jaú Luz motos Fontana Capital Imóveis Imperial Global Click Tec Delicia Neli Bem Brasil Pastel Casa da Ferramenta CISO Polícia Civil P&F MaxCar Silvano Santos Evolucao Kenni Henke Dr. Márcio Rogério Sportime Contabilidade Rondon G7 Paraíba Elo Aço Fashion Work Mimoaço DPVAT Barreiras Coyote Guarda Municipal Unopar Sutrans Forte Grãos Vida Farma Mineiros CMO Rabelo