Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Prefeitura de Barreiras adere ao Programa Educação Empreendedora do Sebrae

Terça-feira, 11 de Junho de 2019 / Região

Durante três dias, a implantação do programa nas escolas municipais foi discutida por educadores no Hotel Fiesta, em Salvador

O município de Barreiras é o mais novo integrante do Programa Educação Empreendedora do Sebrae. O termo de adesão foi assinado no final do mês de maio, e as servidoras Neuracy Rosalina e Naiade Tavares representaram a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer na Semana de Educação Empreendedora, que aconteceu de 27 a 31 de maio, no Hotel Fiesta, em Salvador.

Durante três dias, 56 municípios baianos se reuniram para formação de 160 novos multiplicadores do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem a missão de repassar o conteúdo a professores municipais, que, por sua vez, levarão a metodologia para os alunos em sala de aula. A previsão para a disseminação da metodologia aos professores está programada para julho, e a partir de agosto, o conteúdo já deve ser aplicado em sala de aula.

O JEPP é uma metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora na educação básica, principalmente na educação fundamental II. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Em Salvador, as servidoras Neuracy e Naiade participaram das oficinas de aprendizagem e do Fórum de Educação Empreendedora com a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, que apresentou casos de sucessos de instituições que receberam as ações do programa do Sebrae na Bahia e em outros estados. O objetivo do fórum foi discutir e disseminar práticas de educação empreendedora existentes no Brasil como forma de incentivar os parceiros locais e professores.

“O programa é surpreendente, estamos ansiosas para iniciar a disseminação do conteúdo teórico e prático com os professores. Durante esses três dias captamos a importância do JEPP, que visa construir um projeto de vida empreendedor com os jovens e até mesmo desenvolver a mão de obra para o mercado de trabalho. Iniciaremos com duas escolas piloto, e vamos juntos identificar o potencial empreendedor e ajudar no protagonismo juvenil, elaborando projetos de vida”, disse a educadora Neuracy.
A secretária de educação Cátia Alencar explicou que o Programa de Educação Empreendedora e JEEP funcionará articulado com o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) e a Base Nacional Comum Curricular(BNCC), e será implantado nas escolas municipais.

“Debater educação empreendedora no contexto atual se tornou importante por se mostrar uma alternativa para as gerações que estão sendo formadas agora nas escolas e universidades. Em Barreiras, vamos apresentar aos professores formas de atuação através de palestra e diálogo semanais com os alunos sobre o empreendedorismo, iniciando com duas escolas piloto: o Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus e a Escola Municipal Santa Luzia na comunidade de Rio de Pedras, e no próximo ano estenderemos as escolas da rede de ensino”, garantiu a secretária.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Dique Denuncia Sutrans Fashion Work Evolucao Jaú Sportime Paraíba Mineiros Click Tec Mimoaço Extreme Fontana G7 CMO Casa da Ferramenta Polícia Civil DBT PM CISO Global Dupará Açaí DM Reparos Vida Farma Capital Imóveis Grupo Marabá Elo Aço Dr. Márcio Rogério P&F Delicia Coyote Oeste Manutenção Rabelo Silvano Santos Forte Grãos Bem Brasil Pastel MaxCar Imperial Unopar Contabilidade Rondon Epis BA DPVAT Barreiras Luz motos Neli Guarda Municipal Kenni Henke