Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Presidente da Abapa representa cotonicultores brasileiros em evento internacional em Genebra, na Suíça

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, representou nesta segunda-feira (7) os cotonicultores brasileiros no World Cotton Day [Dia Mundial do Algodão, na tradução em inglês]. Na função de vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), ele acompanhou a ministra da agricultura, Tereza Cristina, no evento realizado em Genebra, na Suíça. Organizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), ligado às Nações Unidas (ONU), o World Cotton Day tem o objetivo de marcar um dia de reflexão sobre a importância da cultura do algodão como vetor de desenvolvimento econômico e social em todo o Mundo.

Ao representar a presidência da Abrapa, Busato cumpriu uma agenda de reuniões ao longo do dia que tratou de temas como crescimento da produção, comércio internacional do algodão e perspectivas para o futuro do setor. “Este é um dia para os principais atores envolvidos diretamente no setor do algodão – governos, produtores, consultores, indústrias têxteis – de todo o mundo, debateram a importância da produção de algodão de forma sustentável para o desenvolvimento socioeconômico e geração de renda beneficiando famílias no campo”.  Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Produto Interno Brasileiro (PIB) da cadeia produtiva do algodão do Brasil movimenta cerca de US$ 74,11 bilhões, considerando as vendas de produtos de confecção. A cadeia gera emprego e renda para 1,2 milhão de trabalhadores.

Durante o discurso no evento, a ministra Tereza Cristina ressaltou o comprometimento do setor do algodão com o meio ambiente e a liderança brasileira quando se trata de Sustentabilidade. O Brasil é o segundo maior exportador de algodão e é líder mundial na certificação socioambiental do produto, com mais de 80% da sua produção certificada. A representante brasileira também destacou a necessidade de medidas que promovam um comércio internacional “justo, aberto, transparente e previsível”, conforme pretendido pela Organização Mundial do Comércio desde sua criação. Ainda segundo o Mapa, a produção nacional de algodão cresceu 226% nos últimos 20 anos. Na safra 2017/18, o Brasil colheu 2,2 milhões de toneladas de pluma, 11% da produção mundial.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Imperial Oeste Manutenção Guarda Municipal Extreme Neli Casa da Ferramenta Global Bem Brasil Pastel Sportime Apple Shop Contabilidade Rondon Kenni Henke Grupo Marabá Fashion Work Dique Denuncia Silvano Santos Evolucao Vida Farma Click Tec Rabelo Sutrans Jaú PM DBT Online Celulares Mineiros Polícia Civil Dr. Márcio Rogério Epis BA MaxCar DM Reparos CMO CISO Coyote Elo Aço Luz motos Paraíba P&F Dupará Açaí DPVAT Barreiras Delicia G7 Capital Imóveis Fontana Mimoaço Unopar